acordes relativos duvidas

    Autor Mensagem
    speedoflight96
    Veterano
    # abr/12


    Ola estava dando uma olhada n9o forum para ve se esclarecia minha minha duvida ate que me deparei com a seguinte situaçao:

    "Acordes relativos São os acordes que possuem o (3º) e (5º) iguais , se eu fazer um (C) então terei o acorde de (A) então o acorde relativo de (C) VAI SER (Am) -- Todo acorde Maior o seu acorde relativo vai ser menor, e vice e versa..."

    tambem sei que:

    relatividades

    C-Am
    D-Bm
    E-C#m
    F-Dm
    G-Em
    A-F#m
    B-G#m
    C#-A#m
    D#-Cm
    F#-D#m
    G#-Fm
    A#-Gm
    as progressões no final da música ( I-VI ) tem função de continuação na musica


    "essas relatividades se dão pq as notas dessas escalas são iguais formando acordes iguais"verdade?

    "e o seguinte C e relativo de Am porque se voce pegar tanto o acorde qnto a escala as notas vao ser as mesmas, o que muda e o ponto de partida"v
    confirma?

    "e a escala de C seria relativa a de Am, e a de D seria relativa a de Bm... e por ai vai... sempre 1 tom e 1/2 atras"isso eu sei que e verdade!!!

    Desde ja agradeço pela atenção!

    ricolb
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    speedoflight96
    Tonalidades relativas são as que possuem a mesma armadura de clave:

    Por exemplo na armadura de clave de C/Am não existe qualquer acidente(#/b) , já na armadura de F/Dm, por exemplo existe um bemol na nota B (Bb) as escalas também são compostas pelas mesmas notas, o que é diferente é a disposição dos graus da escala:

    Por exemplo:
    D é o 2º grau de C
    D é o 4º grau de Am
    Esse D vai desempenhar funções diferentes em cada uma dessas escalas. ABÇS!

    antonio.peba
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Já tive (ou tenho) a mesma dúvida, por exemplo:

    Se eu solar em C usando a escala de Am em algum momento eu vou tocar um A (a 6ª de C).

    Digamos que eu segure essa nota, não vai soar estranho?

    Re: talvez, mas no geral pode solar com segurança usando a pentatônica. Depende muito do estilo né.

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    speedoflight96
    "essas relatividades se dão pq as notas dessas escalas são iguais formando acordes iguais"verdade?

    Mais ou menos. No modo menor, a escala "padrão" é a menor harmônica (o 7º grau vai ter uma alteração ascendente pra criar uma sensível). Na prática, os acordes são bem parecidos, mas as funções e as cadências vão mudar... aí muda tudo.

    "e o seguinte C e relativo de Am porque se voce pegar tanto o acorde qnto a escala as notas vao ser as mesmas, o que muda e o ponto de partida"v
    confirma?

    Isso é muito simplista, pode causar confusão em escalas com muitos acidentes. Prefiro pensar assim: Am é relativo de C porque ambas tonalidades compartilham a armadura de clave e campo harmônico, incluindo os vizinhos.

    antonio.peba
    Digamos que eu segure essa nota, não vai soar estranho?

    Geralmente não, vai depender de como conduzir a harmonia. vi é acorde substituto de I (tônica), assim como ii é do IV (subdominante) e iii do V (dominante). No geral, manter essa nota soando no acorde de C (tônica) vai dar sensação de repouso, mas não completamente (como daria o 1º grau). É legal pra criar uma certa melancolia, além de fazer ponte pra progressões tipo I-vi-ii-V7-I. Experimenta só.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a acordes relativos duvidas