Como saber quais escalas posso utilizar na musica?

Autor Mensagem
Lucas RX20
Veterano
# jun/12
· votar


alguém além do moderador pode me ajudar?
Alguém sabe um jeito (pode ser qualquer um, quanto mais fácil melhor) de solar sabendo os acordes da musica, muito obrigado!

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Lucas RX20
vai entender esse fórum...

Acabei de te explicar
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/45653/#8344906

Lucas RX20
Veterano
# jun/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


LeandroP
sim kra mas aquele monte de teoria eu até entendo mas me explique como seria isso na prática, um exemplo em uma musica entendeu?
eu sei que já tô incomodando mas to sem professor e sabe-se lá quando meu irmão vai pagar de novo, então estou dependendo da boa vontade de pessoas como vc! Muito obrigado!

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Lucas RX20

Você precisa ir com calma. Experimente montar (desenhar numa folha de papel) as tríades maiores e menores.

Escolha uma região do braço (3 ou 4 casas), desenhe as tríades e desenhe as pentatônicas do tom na mesma região das tríades.

Por exemplo, tríade de Ré maior na 5a casa:


e---------------------5------5-----
B---------------7-----7------7-----
G---------7-----7-----7------7-----
D---7-----7-----7------------7-----
A---5-----5------------------5-----
E---5------------------------5-----
|____ tríades ____| |_ acorde _|
.
e----------------------------5--7--7--5-----------
B----------------------5--7--------------7--5-----
G----------------4--7--------------------------etc
D----------4--7-----------------------------------
A----5--7-----------------------------------------
E-------------------------------------------------
Pentatônica de Ré maior na 5a casa.


Sobreponha o desenho da pentatônica sobre o desenho do acorde. Desta forma fica fácil visualizar as notas da tríade e as notas da pentatônica, e escolher as notas alvos, as notas de passagem, que notas não tocar, etc...

Mas isso tudo é com calma. É muito tempo só pra estudar isso (por isso as aulas são semanais com duração de apenas uma hora)... Não tem um toque mágico. É o tipo de coisa que você tem que perceber, fazer parte de você, sair de dentro de você, pra depois fazer um solo... Senão fica tudo "mais do mesmo".

Lucas RX20
Veterano
# jun/12
· votar


vlw kra me ajudou um monte! :)

tr.iCristao
Veterano
# jun/12
· votar


Agora, o Slash por exemplo n toca usando escalas, pq n gosta de ficar preso à uma forma. Eu tento fazer desse jeito e dá certo. só ver as notas q encaixam na musica mesmo


Vou contar uma breve historinha:
Qnd vc aprende tocar,aprende C-D-E-F-G-A-B...e suas menores...
Qnd aprendea solar aprende, Cromaticas, gregos pentas...
Qnd vc sola durante anos da sua vida aprende q qqr coisa ta certo...

Numa base chuleka de G-D-C, depende do tempo, e da agração e ataques que vc ta usando...vc pode solar com qqr coisa.

se estiver lentinha, usa pentaEm vai cair na boa...e vc pode ficar horas nisso.

se estiver meio-a-meio, vc pode usar a pentaEm, com ataques na CromaticaC-G-D e usar os modos gregos delas ligando as escalas, pra n ficar sempre com a msm coisa o tempo todo.

Mas quer testar as escalas, grava uma BT so com bateria e baixo com a nota G, tipo 2min pra na enjuar mt...e usa as derivações e veoq vc gosta, depois poe isso em outras bases do msm tom. Conseguentemente depois vc muda os tons e ainda tem os links da base anterior.

TendTudo
Membro Novato
# fev/19 · Editado por: TendTudo
· votar


Por exemplo, posso usar tons vizinhos?
na escala de Dó, posso usar Dó menor?
na sexta relativa de Dó, Lá menor...posso usar Lá maior?
e na relativa da relativa de Dó, posso usar Fá maior e Fá menor?
e também posso
sol lá si
fá sol la
lá si dó

Drinho
Veterano
# fev/19 · Editado por: Drinho
· votar


TendTudo

Cara, você toca o que a harmonia pede, não o que você quer, por isso é muito mais importante ouvir do que se preocupar em ter o maior repertorio do mundo, não é seu solo que soa maior, menor, lidio, harmonico, diminuto

É a harmonia que dá essa diretriz, você só segue, e a música popular se resume a uma parcela ínfima de recursos se formos comparar com o que há de disponivel por ai....

TendTudo
Membro Novato
# fev/19
· votar


Drinho
Não entendi.

Drinho
Veterano
# fev/19 · Editado por: Drinho
· votar


TendTudo

Por exemplo a primeira pergunta que você fez:

na escala de Dó, posso usar Dó menor?

Essa pergunta está errada.

A pergunta correta seria:

Em uma música que está na tonalidade de Dó (que possui os acordes que estão dentro do campo harmônico de Dó), posso usar a escala de Dó menor para improvisar?

Em uma situação como essa eu vou pensar em escalas ou estruturas que possuem as notas da escala de dó maior e nada além disso porque essa harmonia cita uma intenção sonora que me fará soar incoerente se eu optar pelo uso da escala de Dó menor.

Agora imagine um tradicional blues maior em dó

C7 F7 G7

Nesse caso eu usaria a escala de dó menor para tocar, provavelmente uma pentatonica pois a terça menor da escala de dó menor é exatamente o blue note, nesse caso eu soarei coerente com a voz que desejo buscar, essa harmonia pede isso (e um milhao a mais de coisas se voce quiser estrapolar) diferentemente da primeira que não me dá tanta liberdade de soar coerente com muitos recursos além do que é básico.....

No caso deste blues que dei de exemplo a sabedoria convencional busca esse tipo de voz partindo desta simplicidade de raciocínio, se você quiser extrapolar poderá enxergar 3 acordes dominantes com inúmeras possibilidades e ainda sim sendo coerente pois esta estrutura de acordes te dá essa liberdade (insisto)....

A sua pergunta não tem resposta objetiva porque depende da situação harmônica, saber disso agora não vai te ajudar em nada, acredite em mim....

Então o que eu te sugiro antes de querer extrapolar possibilidades é partir do principio...não tem como pular etapas

A improvisação tem muito mais a ver com assimilação de intenção sonora do que tocar muito ou saber muito, lá na frente você vai lembrar disso que eu estou falando....

TendTudo
Membro Novato
# fev/19
· votar


Drinho
Pow obrigado...
Vou começar a me preocupar com isto
O problema é assimilar tudo isto
Boa, brother

Drinho
Veterano
# mar/19 · Editado por: Drinho
· votar


TendTudo

Cara não se preocupe em assimilar tudo....se preocupe apenas em seguir o processo, lá na frente conseguirá juntar os pontos....

Ninguém é capaz de usar todos os elementos técnicos e teóricos de uma vez, na verdade é bem improvável que saia boa música disso....

Na verdade o ser humano sempre almeja ir além mas sua capacidade, se formos comparar com o que há de disponível para ser usado corresponde a muito pouco...

25% é técnica 25% é teoria e 50% é seu lado de criação e percepção

Acho que a equação deve ser invertida se sonhar em ser um professor



Eu acho que eu sei pouco

E mais ainda, não consigo usar com a qualidade que eu gostaria o pouco que sei e já são 16 anos tocando

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como saber quais escalas posso utilizar na musica?