É necessário trocar os trastes dessa guitarra ou posso utilizar assim

    Autor Mensagem
    MrCreowl
    Membro Novato
    # set/19


    Bom pessoal, negociei uma guita minha em uma tagima blues 3000, a guitarra está excelente, sem lascados, captação 100%, regulada e sem qualquer tipo de trastejamento ou dificuldade para tocar.

    Porém hoje percebi que alguns trastes estão amassados, alguns de modo mais aparente, outros de maneira imperceptível praticamente, principalmente no ponto situado abaixo da corda G, é na 3a e no 5o traste que se nota os maiores amassados (vide fotos abaixo),

    Será que preciso efetuar a troca deles de imediato? digo isso pois toco cerca de 3-4 horas por semana no máximo, e a guita não apresenta trastejado ou qualquer poluição sonora (inclusive fiz testes de afinação casa a casa e parece estar ok, o Rocksmith também não tem nenhum problema em identificar as notas) Além é claro do valor absurdo cobrado hoje em dia para se realizar a troca de trastes, que no local onde eu moro beira os 700-800 reais.

    Caso eu não troque, em quanto tempo provavelmente eles chegarão a uma situação crítica onde a troca será imperativa?

    Pensei em, se fosse possível, mais adiante, daqui a alguns meses, mandar fazer uma retificação, será que no estado atual resolveria?

    Desde já agradeço à todos!

    Link para as fotos dos 2 amassados mais sérios: https://imgur.com/a/4ZDbS5i

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/19
    · votar


    MrCreowl
    As fotos não aparecem.
    Seu luthier deverá avaliar a guitarra para ver se é necessária a troca dos trastes ou apenas uma retífica nos mesmos.
    Abç

    T-Rodman
    Veterano
    # set/19
    · votar


    isso não parece marca de uso, e sim de batida.
    Mas ainda acho que dá pra levar pra alguém dar uma arrumada, fazer retífica nos trastes, depois nivelar tudo novamente.
    Se não te atrapalhar tocando, não tem problema.
    Você geralmente vai levar se tentando regular as cordas começar a notar trastejamentos.
    Mas como você disse que não te incomoda, no momento, acho que não precisa fazer nada.

    amplexos

    T.

    Drinho
    Veterano
    # set/19 · Editado por: Drinho
    · votar


    MrCreowl

    Se o braço da guitarra está reto (ou quase reto), não há trastejamento e você está conseguindo tocar você tem que simplesmente tocar até moer o traste, depois que moer e começar a trastejar você sobe a ação da corda que vai ficar difícil de tocar (uma escola maravilhosa) mas provavelmente vai parar de trastejar, ai você termina de moer até o traste ficar parecendo uma folha de sulfite.

    Ai sim você gasta dinheiro pra trocar por traste de inox uma vez na vida e não vai se preocupar tão cedo....

    Não fique rasgando dinheiro não, eu gastei umas duas guitarras americanas em luthier pagando por serviço desnecessário durante a infância....

    ejames
    Membro Novato
    # set/19
    · votar


    Será que preciso efetuar a troca deles de imediato?
    Se não tá criando problemas, não existe necessidade de troca imediata.

    em quanto tempo provavelmente eles chegarão a uma situação crítica onde a troca será imperativa?
    Pensei em, se fosse possível, mais adiante, daqui a alguns meses, mandar fazer uma retificação, será que no estado atual resolveria?

    Não dá para responder isso por fotos. Só um luthier fazendo a medição apropriada poderia dizer isso. Outra opção também seria uma troca parcial, substituindo apenas os que estão mais críticos e retificando o resto.

    T-Rodman
    isso não parece marca de uso, e sim de batida.
    Esse tipo de marca "sulcada" é bem característico de trastes de menor qualidade que passaram por donos que insistiram em usar cordas oxidadas. Eu chutaria que foi esse o caso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É necessário trocar os trastes dessa guitarra ou posso utilizar assim