Como saber quais escalas posso utilizar na musica?

Autor Mensagem
Mamonas
Veterano
# mai/04


Que escala posso usar para construi frases em certa musica,ex: ( Me corrijam se eu estiver errado )
Uma levada bem manjada em / G / D / C / , pelas notas da Harmonia você vÊ que está em Sol Maior. Vou poder usar a escala de Sol Maior, a pentatonica da mesma, frases utilizando arpejos desses acordes, oq mais?

Mamonas
Veterano
# mai/04
· votar


tipo, eu posso usar uma escala de blues em Si?
--> B, D, E, F, F#, A, B <--
Pelas notas eu acho q não vai chocar..., o si está presente no acorde G da musica, e seria a setima do C, isso ajuda pra escala combinar com a musica?

thifm
Veterano
# mai/04
· votar


Mamonas
Dependendo de como vc vai tocar, pode usar alguns modos gregos para as notas acima...

Cada modo soa de um jeito... mais pesado, mais suave...

Mamonas
Veterano
# mai/04
· votar


Po, ninguém mais sabe????

Muriciobr
Veterano
# mai/04 · Editado por: Muriciobr
· votar


Tipo eu usaria em G a escala de D mixolídio (ou penta M7), em D usaria a escala de Si menor ou penta menor(que é relativa menor de D e terça de G). Em dó eu usaria dó lídio, e usaria o fá# pra voltar em G.

Bem, são apenas idéias

nothing else matters
Veterano
# mai/04
· votar


Mamonas
vc pode usar sim G,tah ceerto
todas do modo d G
mixolidio,frigio,lidio,...vc pode usar tecnicamente,..
claro q tem algumas q vao suar melhor no jeito q vc tah tocando mas eh claro q vc podee usa-las

Motley Crue
Veterano
# mai/04
· votar


pode usar tbm a relativa menor de G em todos os acordes, bem como as maiores em G em todos os acrodes, mas pode usar tbm modos gregos, soh que disso eu ja num entendo...

Spider Man
Veterano
# mai/04
· votar


como não aparecem acordes com 7 ou 7M:

Sobre G vc pode usar todos os modos maiores de G, G Jonio, G Lidio e G Mixolidio

Sobre D vc pode usar todos os modos maiores de D, D Jonio, D Lidio e D Mixolidio

Sobre C vc pode usar todos os modos maiores de C, C Jonio, C Lidio e C Mixolidio

Joonio
Veterano
# mai/04
· votar


Spider Man
isto vale pra todos acordes q nao sejam 7????

Spider Man
Veterano
# mai/04
· votar


Joonio
isso..

pq se tiver 7 tem que usar mixolidio, e se tiver 7M usa-se jonio ou lidio...

[]s

Metalero
Veterano
# mai/04
· votar


usa a escala de C maior e pronto....

gustavo macaco
Veterano
# mai/04
· votar


tem algumas q vao suar melhor

sim, mas so se tiver mto quente e for um ambiente sem mta ventilação

Lucas RX20
Veterano
# jun/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


olá pessoal, se uma musica (no tom de G) tem uma sequencia: G,D,C
e eu quero solar usando a escala pentatonica de G maior:
sol – lá – si – ré – mi – sol

o que eu faço quando cair no acorde de Dó? eu não sei, pois a unica coisa que sei de improvisação é que eu devo usar as notas da escala que eu quero no tom correspondente e iniciar a frase como a mesma nota do acorde que está sendo tocado, o resto é felling,,, me corrijam se este jeito que aprendi tiver errado, eu até suspeito que quando cai no acorde de dó (tom de sol maior) eu inicie a frase em mi e termine e sol(3ª e 5ª do acorde de Dó e que estão na escala pentatonica de G maior), mas não sei se está certo, agradeço a atenção!

____
off: to louco para aprender, eu fico emocionado quando vejo bb king solando então eu quero aprender mesmo, muito obrgado pessoal!

Lucas RX20
Veterano
# jun/12
· votar


UP (Ajuda por favor)

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Lucas RX20

Você pode usar as pentatônicas maiores de cada acorde sobre cada acorde.

Não precisa se afobar e querer tocar a pentatônica inteira dentro de cada acorde.

Veja as 3 pentatônicas:

G maior: G, A, B, D, E
D maior: D, E, F#, A, B
C maior: C, D, E, G, A

Agora veja as 3 tríades:

G maior: G, B, D
D maior: D, F#, A
C maior: C, E, G

Observe as notas em comum entre as tríades e as pentatônicas. As tríades são os próprios acordes G, D e C.

Por exemplo, a nota B da penta de G maior não está na pentatônica de Dó maior, mas se você tocar ela sobre o C maior ele terá uma sonoridade de um C7M, e essa nota por estar muito perto da nota C (só tem um semitom de diferença), exerce uma forte atração.

Se você tocar a nota F# sobre o acorde G ele soará como G7M também (como aconteceu com o C maior), e por estar muito próximo da nota G também exerce uma atração por estar apenas um semitom de distância da tônica. Mas ao tocar esta nota (F#) sobre o acorde D maior ele soará estável porque esta nota está na tríade do D maior (ela é a 3a maior do acorde).

Trabalhe com menos, use as tríades e veja que as notas das pentatônicas estão sempre ao redor delas, e aí você pode experimentar técnica de slide e ligadura entre as notas da tríade e da pentatônica. Faça o teste e preste atenção nessas notas.

Lucas RX20
Veterano
# jun/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


Você pode usar as pentatônicas maiores de cada acorde sobre cada acorde
hum... tipo se a base está em G maior em toco por exemplo um: G A B G
e quando passar para ré um: D F# A D e quando passar para C posso tocar: C E G C ???

mas quanto a este método que vi num video do proprio cifraclub:
Do tiro ao alvo: no 31:27


Este modo que vi no video é diferente, parece ser mais fácil pois pode ser utilizado apenas com uma escala (pelo geito acho q é assim) para todos os acordes....
agora não sei qual eu uso, me confundi... si puder me ajudar só mais um poquinho eu fico muito agradecido!

Marco A. SDD
Veterano
# jun/12
· votar


meu professor disse q escalas sao universais, n importa qual usar pra cada musica.
Agora, o Slash por exemplo n toca usando escalas, pq n gosta de ficar preso à uma forma. Eu tento fazer desse jeito e dá certo. só ver as notas q encaixam na musica mesmo

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Lucas RX20

Perfeito!

Veja no que dá se você somar as notas das pentas de G maior, D maior e C maior:

G, A, B, C, D, E, F#

Deu a escala de G maior, então "é" uma única escala na verdade.

Esta parte da vídeo-aula pega a tônica de cada acorde como nota alvo. É bem simples e serve pra entender melhor o conceito. Porém, você pode utilizar qualquer grau da tríade (T, 3a e 5a) como nota alvo também, pois a nota pertence ao acorde. Os intervalos de tônica e quinta da tríade são mais estáveis, enquanto que a terça dá ao acorde o sabor da tonalidade maior ou menor.

Lucas RX20
Veterano
# jun/12
· votar


Hum.. entendi quasi tudo, é que falta uma coisinha:
Na sequencia de G maior D maior C maior eu uso a pentatonica correspondente a estes acordes, ou seja as pentatonicas maiores, mas se aparece o Bm, ou seja um acorde menor, eu utilizo uma sequencia da escala:
si - ré - mi - fá# - lá - si (menor)
ou
si - ré# -mi - fá# - lá - si (maior)
? Muito obrigado!

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Lucas RX20

Se pintar o Bm você pode utilizar a penta de B menor. As notas desta pentatônica também estão na escala de G maior, como você pode conferir. Como disse, é uma escala, o que muda são as notas alvos, em função de cada acorde. Tome como notas alvos as notas do acorde. E na prática não é difícil se você observar que são as notas que formam o desenho do acorde no braço.

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Não tem porquê de tocar uma penta de B maior se o acorde é B menor. Toque maior somente se for o acorde.

Lucas RX20
Veterano
# jun/12
· votar


Ok mas como então no video o kra usa somente uma escala menor para todos os acordes maiores? Na sequencia de A7 E7 D7 ele usa a escala de Am e o tiro ao alvo e da certo... como isso? muito obrigado!

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Lucas RX20

Aí é intensão blues, é diferente. E não foge a regra. Só tem uma explicação diferente, mas que talvez fosse confundir a sua cabeça agora.

Pra resumir, toque uma penta menor sobre o acorde X7 e a intensão será blues.

Lucas RX20
Veterano
# jun/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


Então por exemplo quando o acorde tocado é C maior eu inicio com a nota alvo que pode ser a 1ª 3ª 5ª e posso utilizar todas as notas da escala pentatônica de dó maior por todo o braço e quando passar para um Bm eu toco a nota alvo (1ª 3ª 5ª) e faço a mesma coisa porém utilizando uma escala pentatonica menor, ou seja, A pentatonica de Bm neh? teoricamente é assim que se faz um solo?

muito obrigado!

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Lucas RX20

Não precisa começar da(s) nota(s) alvo(s). Você pode começar até com a "nota errada" se quiser.

É mais ou menos isso como você postou.

Lucas RX20
Veterano
# jun/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


É mais ou menos isso como você postou.
tirando a parte das notas alvo, e eu tocando somente a pentatonica correspondente ao acorde eu estarei solando ou não? é que certa vez eu perguntei isso e me disseram que eu não estaria solando se fizesse isso, veja o post:

Na maneira mais pop/rock de se tocar, tu junta vários acordes (ou todos) em uma unica tonalidade (casos eles pertençam ao mesmo campo harmonico, claro) e utiliza apenas uma escala (podendo incluir desde notas de passagens, cromatismos, arpejo e mil outras ferramentas).

Na maneiras mais "jazz", por assim dizer, tu vai usar uma (ou mais) linhas de pensamento para cada acorde. E muitas ferramentas de improvisação também!!

Quem me disse isso foi o usuario De ros, e ele diz que é só uma escala, e não uma para cada acorde... mas como você disse a soma das pentatonicas resulta na escala maior natural, porém se pintar um acorde menor ja ferra tudo... qui coisa eu so me enrolo cada vez mais si tu não se importar de me responder de novo eu agradeço!

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Lucas RX20

Vou fazer algumas observações pra você analisar melhor.

Você já viu que pegando a tônica, a terceira e a quinta nota de uma escala você monta uma tríade ou um acorde, certo?!

Partindo de uma simples escala diatônica (7 notas) você consegue construir outras escalas, seja suprimindo notas desta escala ou invertendo a ordem das notas.

A pentatônica é a escala distônica com duas notas suprimidas. Ou seja, das 7 notas da escala diatônica são suprimidas duas notas para ter a pentatônica (escala de 5 notas).

Então com uma diatônica em Dó maior temos:

C - D - E - F - G - A - B

Pra pentatônica suprimimos 2 notas: F e B.

C - D - E - G - A

Veja a tríade da escala diatônica:

C - E - G

Perceba que aqui foram suprimidas também as notas D e A da pentatônica. Então podemos tirar duas conclusões: a pentatônica é "a escala diatônica com duas notas a menos" ou a "tríade com duas notas a mais".

Observe como tudo isso faz parte de um único pacote, uma única escala como disse o De Ros.

Invertendo a ordem das notas da escala temos as mesmas notas dispostas de formas diferentes, de modos diferentes, e daí os "modos".

O modo que começa partindo do VIº grau da escala diatônica maior forma uma escala menor natural, e o seu relativo menor da diatônica maior.

Veja a escala diatônica de Dó maior e a sua relativa menor - Escala de Lá menor natural:


I II III IV V VI VII
C - D - E - F - G - A - B
.
I II III IV V VI VII
A - B - C - D - E - F - G


Se eu retirar as mesmas notas que retiramos da escala maior (notas B e F), temos a pentatônica menor:

A - B - C - D - E - F - G

A - C - D - E - G

Naturalmente a pentatônica de Lá menor tem as mesmas notas da pentatônica de Dó maior, porém há uma diferença nas notas da tríade:

A - C - E

Os outros acordes da tonalidade estão nas demais inversões da escala diatônica. Esses acordes são basicamente maiores e menores também, porém com algumas peculiaridades quanto a sua sonoridade, e é um estudo à parte (ver tópicos sobre modos gregos, campo harmônico e harmonização).

Assim como você inverteu a escala e começou outra do VIº grau e por conta disso criou um "modo", você pode fazer o mesmo partindo de outros graus, como o IIº, o IIIº, o IVº, etc...

Mas em suma, tudo isso e ainda mais com uma simples escala.

Lucas RX20
Veterano
# jun/12
· votar


ok entendi mas, pra simplificar tudo e acabar duma vez com essa minha duvida, me explique um jeito (pode ser qualquer um, quanto mais fácil melhor) de solar sabendo os acordes da musica, muito obrigado!

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


ok entendi mas, pra simplificar tudo e acabar duma vez com essa minha duvida, me explique um jeito (pode ser qualquer um, quanto mais fácil melhor) de solar sabendo os acordes da musica, muito obrigado!

Lucas RX20
Veterano
# jun/12 · Editado por: Lucas RX20
· votar


LeandroP
??? ('_')
vai entender esse fórum...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como saber quais escalas posso utilizar na musica?