Pentatônicas dúvidas (???)

    Autor Mensagem
    Jackson
    Veterano
    # abr/04


    Me respondam uma coisa, eu sempre soube que as pentatônicas eram escalas que evitavam as notas de tensão (a quarta e a sétima). Dando como exemplo a escala de Sol maior temos as notas de tensão no quarto grau e no sétimo grau, respectivamente Dó e Fá#, se temos 7 notas pra cada escala e tiramos duas, ficamos com 5 notas (pentatônicas) acho que estou correto até aqui!!
    Estava assistindo a vídeo aula de Pollaco e ele usa como exemplo o tom de Sol maior, mas ele coloca uma escala de pentatônica maior em Dó !!!! Ou seja, ele usou uma nota de tensão da tonalidade de Sol maior pra cria uma escala pentatônica!!! Me expliquem isso!!

    piratarix
    Veterano
    # abr/04 · Editado por: piratarix
    · votar


    tentei pensa aki mas num achei nada logico...

    mas sei lah....se isso ajuda C eh a quarta de G.;...uaehuahe

    ___LC___
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Pois na penta maior7 se retiram o terceiro e o sexto grau da escala, e apenas usou o quarto grau de sol q eh dó :]

    Jackson
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    ___LC___

    o terceiro grau???? a pentatônica retira o quarto e o sétimo grau, e na tonalidade de sol maior o quarto grau é DÓ! Então pq ele faz uma pentatônica de DÓ maior utilizando como exemplo a tonalidade de Sol maior??? Pelo que eu sei o Dó não pode nem ser tocado nas pentatônicas do campo harmônico de Sol maior/ Mi menor!!
    Me ajudem a entender isso

    FeRnAnDo_Z
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Jackson

    Pentatônica de DóM:
    Dó ré mi sol lá
    T 2M 3M 5J 6M

    Escala de SolM:
    Sol Lá si dó ré mi fá# sol

    Como vc pode ver as mesmas notas da escala de sol estão na pentatônica de Dó, por isso que o exemplo está certo. Pode ser usado uma penta em Dó para uma escala em sol sem problemas. Entendeu??

    thifm
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    FeRnAnDo_Z
    Eu poderia usar um Dó lídio?

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    Jackson

    Sua afirmação está correta. Existem pentatônicas que contém a sétima no lugar da sexta, mas se usa quando quer dar uma tensão mesmo. O bom é perceber as duas sonoridades pra saber quando usar uma e quando usar outra.

    O que o Polaco fez é dar uma sonoridade lídio.

    thifm

    Claro que sim:)

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04 · Editado por: LeandroP
    · votar


    thifm

    Mas evite repousar na nota Dó, use ela como passagem apenas.

    Isto sugere um acorde: G6(9)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pentatônicas dúvidas (???)