Harmônicos... Zakk Wylde

Autor Mensagem
Paul Miander
Veterano
# abr/05
· votar


pererek
nas do meio ainda vai...
mas nas graves é foda... e o q marca nos do Zakk são os graves

francisco2004
Veterano
# abr/05 · Editado por: francisco2004
· votar


Já cansei desse papo de que harmônicos estão na mão do guitarrista.

A técnica básica para se tirar harmônicos é muito simples: achar onde palhetar (eu sempre procuro perto do captador do braço que é onde eles soam mais forte na minha Epiphone G400); abafar um pouco a corda junto com a palhetada, eventualmente dar um bend/vibrato e... pronto! feito o harmônico artificial!

O problema é fazer ele soar alto e com um super sustain, sem usar um ganho de abelha na distorção. Tirar um bom harmônico tem a ver com todo um conjunto, onde a mão do guitarrista (como muitos insistem) não é a maior responsável pelo sucesso. Claro, sem a pegada correta o harmônico não sai, mas pressupondo que o guitarrista domina a técnica simples descrita no parágrafo anterior, então, teríamos que ter uma combinação dos fatores abaixo:

- captadores com ganho alto;
- amplis valvulados;
- distorção (pode ser a do ampli mesmo; o ganho é variável, não precisa ser no talo para não ficar abelhudo demais);
- equalização puxada para o agudo.

Como podem ver, não é qualquer mortal que tem esse hardware para tirar uns harmônicos na sua guitarra de menos de 1000 reais.

Eu sou um desses caras, apesar de ter uma guitarra de mais de 1000 (uma Epiphone SG G400), um Laney TF320, um Cry Baby, um Trimetal e um SD1 para tentar fazer a mágica dos tais harmônicos (com qualidade). Não é nada muito iniciante, mas também não é nada de outro mundo. Passei trabalho para adquirir tudo isso e quase todo o meu equipamento foi comprado usado.

Alguém pode pensar: "com tudo isso, não consegue tirar uns harmônicos??"

Consigo, mas não chegam nem perto da qualidade que eu gostaria em termos de sustain e volume. O melhor resultado que eu consegui até agora foi ligando o cry baby e deixando ele todo aberto (agudo) com a distorção do Laney (a vermelhinha) no máximo. No entanto, o Cry Baby mata outras freqüências: o harmônico fica alto e definido, mas na hora da base e solos o som fica muito agudo. O ganho no máximo do Laney dá um bocado de ruído também, ainda que não fique muito abelha.


Bom, tudo isso foi para deixar uma pergunta: um equalizador (tipo o GE7 da Boss) ajuda na hora de tirar uns harmônicos? Talvez ressaltando os agudos eu conseguisse o resultado que eu quero sem perder graves e médios. O que acham? Ou o problema seria mesmo do ampli transistor (ou híbrido, que seja). Lembrando também que com distorção abelhuda é mumuzinho e isso eu não quero.

BlaCk LaBeL
Veterano
# abr/05
· votar


francisco2004
"Tirar um bom harmônico tem a ver com todo um conjunto, onde a mão do guitarrista (como muitos insistem) não é a maior responsável pelo sucesso. Claro, sem a pegada correta o harmônico não sai, mas pressupondo que o guitarrista domina a técnica simples descrita no parágrafo anterior, então, teríamos que ter uma combinação dos fatores abaixo:

- captadores com ganho alto;
- amplis valvulados;
- distorção (pode ser a do ampli mesmo; o ganho é variável, não precisa ser no talo para não ficar abelhudo demais);
- equalização puxada para o agudo.

Como podem ver, não é qualquer mortal que tem esse hardware para tirar uns harmônicos na sua guitarra de menos de 1000 reais."


Chapa... sou obrigado a discordar totalmente! Volto a dizer... o equipamento vai apenas encorpar o som, mas a técnica correta é o que importa.

João Henrique Pereira Farah Saliba
Veterano
# mai/05
· votar


o da minha fica bem parecido e os caps saum DiMarzio e tenho um Metalzone

Paul Miander
Veterano
# mai/05
· votar


mas a técnica correta é o que importa
pega uma tonante, e um amp brabus e grava pra gente

doidodesjc
Veterano
# out/05
· votar


Leandro

Mas o Malmsteen eh gordo e lerdo (tirando os dedos)! =P
huahuauhauhauhuha


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

doidodesjc
Veterano
# out/05
· votar


francisco2004


..falou tudo, cara!

heathcliff
Veterano
# out/05
· votar


Harmônicos + Vibrato animal + Wah Wah

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/05
· votar


Equipamento o caralho! Tirava fácil uns harmônicos legalzões na Tagima Strato. E, ao mesmo tempo, já cansei de ver nego com equipamento bacana e que não tira nada.

Sgt_ Pimenta
Veterano
# jan/06
· votar


como q dah um harmônico artificial???

Sgt_ Pimenta
Veterano
# jan/06
· votar


naum vô criar um tópico para fazer essa pergunta...

soh queria saber se tem um lugar específico para "encostar" o dedo....

chadox
Veterano
# jan/06
· votar


Leandro
Num viaja... é a pegada do cara..Nesse caso o bom equipamento vai modelar o som do cara, e não criar o som igual ao do ZW.
hehe

Deji
Veterano
# jan/06
· votar


Sgt_ Pimenta
pra fazer hamonico? vc tem que tocar a corda e aplheta ao mesmo tempo, mas deixando o dedo encostar de leve nas cordas.

Sgt_ Pimenta
Veterano
# jan/06
· votar


Deji

em qualquer lugar da corda???

JoeCruzGuitar
Veterano
# jan/06
· votar


Não li o topico todo.... mas de tanto q o chico2004 escreveu, sou obrigado a concordar com o q ele disse.

O Viking
Veterano
# dez/06
· votar


Para tocar Zakk Wylde, qual são os melhores captadores com ganho alto? E os que não são tão bons mas são mais baratos?
vlw...

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/06
· votar


O Viking
EMGs 81/89 :)

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/06
· votar


E os que não são tão bons mas são mais baratos?
Tem ativos nacionais, mas captadores ativos sinceramente eu ficaria com os EMGs.

UGO_RJ
Veterano
# dez/06
· votar


francisco2004

cara, eu ja vi video do zakk tocando em um mini amp de 15w e os harmonicos foram os mesmos

ta na mão dele e não nos equips... ele tb faz harmonico no clean

me desculpe se vc tem esse equip e não sai harmonico tem algo errado, pq eu na minha Tagima Strato ligada direto no PC com a distorção do ampli eu tiro harmonicos artificiais...

Eric Lance Abbott
Veterano
# dez/06
· votar


o equipamento influencia sim
de que adianta o cara saber tocar, ter uma gibson custom shop de 17 mil reais mas com braço empnenado, trastejando e toda desregulada?
não sai porra de harmonico nenhum
hiahia

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/06
· votar


eu ja vi video do zakk tocando em um mini amp de 15w e os harmonicos foram os mesmos
Eu tirava harmônicos com a minha jennifer ligada no thor plus. Mas não saíam nem parecido com um harmônico do zakk. Ele usa uma porrada de equipos, não é só a distorção do ampli não heheh

UGO_RJ
Veterano
# dez/06
· votar


zaqueu_grunge

ele usa a dist de um Marshall JCM800 + um Dunlop MXR Overdrive ZW

nada de alienígina ai não...

o sistema dele só tem uns 5 pedais, Overdrive ZW, Wha Wha ZW, Univibe, Chorus e volume se não me engano

guschard
Veterano
# dez/06
· votar


O problema é fazer ele soar alto e com um super sustain, sem usar um ganho de abelha na distorção. Tirar um bom harmônico tem a ver com todo um conjunto, onde a mão do guitarrista (como muitos insistem) não é a maior responsável pelo sucesso. Claro, sem a pegada correta o harmônico não sai, mas pressupondo que o guitarrista domina a técnica simples descrita no parágrafo anterior, então, teríamos que ter uma combinação dos fatores abaixo:

aff mano... a maum do kra importa bem mais do q os ekips... a técnica do harmonico eh simples, mas faze-la direito eh outra coisa...

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/06
· votar


UGO_RJ
comparando a outros fodões do metal como o kirk, james, e até mesmo o tony (ex-sabbath), ele realmente usa um set muito simples, tanto ele como o randy, o dime.. e esses fazem um puta som do caramba :)

Phantom Of Death
Veterano
# jan/07
· votar


Sgt_ Pimenta

em qualquer lugar da corda???

se for guitarra strato liga o captador da ponte, e vai tentando como foi explicado nas cordas mais agudas em varios lugares, onde saí eh o lugar correto...

lembre-se de ter uma distorção ligada pq sem distorção eh meio foda pra aprender a fazer harmonicos artificiais

Phantom Of Death
Veterano
# jan/07
· votar


eh impossivel dar akele harmonico diferente dos videos do alan matos...huahauhuha

q videos são esses?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Harmônicos... Zakk Wylde