Hotrails e outro Seymour Duncan em guita de Alder

    Autor Mensagem
    Peck
    Veterano
    # abr/04 · Editado por: Moderador


    Alô pessoal, tenho uma dúvida que me atormenta: o guitarrista da minha banda tem uma www.ibanez.co.jp/world/products/eg/page/GRX40BK_u.html com corpo de alder e quer porque quer enfiar um Hotrails e um outro Seymour Duncan genérico qualquer (nem ele ainda sabe) na ponte. Acontece que, pelo que eu ouvi até agora da guitarra dele, aquela madeira não dá o menor sustain e o som é vazio demais.

    Eu tenho a impressão que se ele fizer isso, o som vai ficar uma porrada, mas meio etéreo, sem graça, sem sustain, sei lá! Ele diz que a madeira não importa, que o captador compensa. Será que minhas suspeitas se confirmariam?

    P.S: não entendo nada de lutheria.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    Peck

    A vantagem é que ele vai saber na prática e um captador Seymour Duncan é sempre um bom investimento. Se ele trocar de guitarra no futuro, ele destroca os captadores.

    Peck
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    LeandroPanucci

    Opa! Valeu, cara! Se alguém souber alguma outra coisa não deixe de postar!

    CORVO
    Veterano
    # abr/04 · Editado por: CORVO
    · votar


    Cara, não existe isso de que essa ou aquela madeira tem esse ou aquele som ou dá esse ou aquele sustain. A madeira tende a uma sonoridade mas ela não se resume à madeira do corpo apenas e sim ao conjunto, o qual inclui os captadores, os quais também influenciam bastante no som e no caso do Hot Rails a influência é ainda maior do que a dos captadores mais vintage. Só tenha cuidado com esse outro genérico porque se a saída dele não for condizente com a do Hot Rails (alta) a guitarra pode ficar desequilibrada. A dica do LeandroPanucci faz sentido porque no caso de ele querer vender a guitarra depois o fato de ela ter ou não captadores melhores não vai fazê-la valer mais, então vale à pena guardar os originais e vendê-la com eles se for o caso. Os Seymour podem ser vendidos separado ou guardados para a próxima guitarra.

    Ah, o sustain tem mais a ver com a construção em si do que com a madeira e a captação, ambora estas também influenciem.

    Jean
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    só sei que os captadores captam a vibração da madeira

    babirondo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    o cap naum pega vibracao da madeira e sim das cordas q estao oscilando.


    Espero naum ter falado besteira

    :)

    Jean
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    babirondo
    é mesmo,falei besteira.Mas então,se a madeira não influencia pq então as fender custão tão caras?

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Jean e babirondo, ambos estão certos mas a frequência de vibração das cordas depende do conjunto todo e o tipo de captador também influi no resultado sonoro final, ou seja, nem tudo é tão simples. Para os músicos basta saber se gostou ou não do som do resultado final do instrumento. Quanto às Fenders custarem tão caro a maior explicação é que elas têm escrito o nome Fender no headstock. Existem hoje guitarras bem mais legais e que custam menos, mas ainda existe gente que prefere pagar o preço da grife só para dizer que tem uma Fender.

    Peck
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Achei importante perguntar porque já aconteceu algo semelhante com outro amigo meu. Ele tinha uma Fernandes (com uma madeira que eu não faço idéia qual é) e enfiou dois DiMarzio nela, e de quebra ainda botou uma ponte móvel e microafinação, pra imitar a guitarra do Joe Satriani. Só que, em comparação com a Fender de um amigo nosso (descontada a questão da grife e tudo mais), o som era até mais alto, mas também tinha pouco punch, pouco grave e era vazio demais. A Fender tinha mais presença mesmo comparada à potência que ele tinha instalado.

    Talvez, como o Corvo tinha falado, dependa não só da madeira do corpo da guitarra, mas do conjunto inteiro. Obviamente que não era só pelo fato da outra guitarra ser Fender. De qualquer maneira, ainda não sei se ele nunca soube usar o equipamento, ou se o problema era mesmo com o corpo da guitarra. Estou na dúvida até agora, e me lembrei disso quando este meu amigo anunciou que iria turbinar sua guitarra.

    De qualquer maneira, vou transmitir estas e outras informações interessantes para ele. Obrigado!

    Dogs
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Quem falou que o alder não tem sustain?

    Magno Vilhena
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Dogs

    Se ninguém disse eu digo agora. Alder não tem sustain. Nem alder, nem maple, nem mogno e nem madeira nenhuma. O sustain vem da construção junto com a saída do captador e nenhuma guitarra é feita só de alder ou só de nenhuma madeira.

    Peck
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Dogs

    Fui eu, hehehe! Sem embasamento, claro, mas só de ouvir a guitarra do cara. Talvez a captação atual seja vagabunda, sei lá.

    DmS
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Quanto mais ou menos ta custando um hot rails? Fica bom se usá-lo no meio tb?

    Alex Pires
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Madeira só faz uma unica diferença que é no "acabamento" do timbre. O Alder é uma madeira extremamente equilibrada nas suas frequencias. Por isso que a Fender se utiliza bastante deste tipo de madeira.

    O sustain só difere na maneira a qual o braço é encaixado no corpo da guitarra. Braço parafusado tem menos sustain do que braço colado que tem menos sustain do que braço inteiriço.

    Peck
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Bem, discussões técnicas à parte, vocês recomendariam essas alterações?

    stratopeido
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    tu pode pagar quase 2k numa tagima custom seila oq.. mas ainda prefiro fenders.. acho q vc paga sim apenas pelo fender no headsock, mas ainda sao melhores q essas tagima da vida..

    Custom Model
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    O Hot Hail custa entre R$ 300,00 e R$ 330,00 mais que isso está caro. Valhe a pena dar uma olhada no site da Seymour Duncam para escolher os captadores seguindo as características de ganho e equalização que seu som necessita.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Hotrails e outro Seymour Duncan em guita de Alder