Chiado no potenciometro. So trocando?

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# dez/18
· votar


LeandroP
O WD-40 não corrói e nem espalha a sujeira dentro do potenciômetro, até pq para ser espalhada tem que haver sujeira dentro do potenciômetro.

O WD-40 é recomendado pelo fabricante para uso em potenciômetros e ao contrário dos sprays de limpeza de contatos elétricos, cuja ação é temporária e tem que ser reaplicado após um certo tempo de uso, o WD-40 cria uma fina película protetora que impede a oxidação da trilha do potenciômetro e faz com que ele dure bem mais.
Inclusive eu já apliquei WD-40 na chave seletora de um multímetro analógico e ele parou de apresentar mal contato nas leituras.

Não tenho nada a ganhar com isso e tampouco conheço o fabricante, mas, eu acho que esse produto WD-40 é subestimado e achincalhado aqui no fórum.

LeandroP
Moderador
# dez/18
· votar


Ramsay

Eu não disse que enferruja rs Disse que prefiro o limpa-contato ao óleo WD.
Não tendo um, vai o outro. Mas, particularmente, eu prefiro o álcool isopropílico ou o limpa-contato.

Ramsay
Veterano
# dez/18
· votar


LeandroP
Eu tb não costumo usar WD-40 nos pots, mas, já usei e não causou nenhum problema.
A propósito, há muitos anos eu uso o spray de limpeza de contatos elétricos da Tekbond, cuja lata no começo era laranja e em 2018 ficou preta, mas, sempre com o mesmo formato em lata comprida e com tampa arredondada em cima e com encaixe para o tubo de plástico.

Semana passada fui comprar uma nova lata de Tekbond e, pra minha surpresa, a lata que encontrei é branca, mais larga, mais baixa, com tampa não arredondada e sem o encaixe para o tubo de plástico que é preso por fita adesiva.
Por confiar na marca comprei mesmo assim e inclusive o preço baixou de R$16,00 para R$12,90, sendo que a loja é de confiança e não trabalha com produtos falsificados.

Chegando em casa eu resolvi aferir a diferença e notei que enquanto a versão antiga mais cara era feita aqui (Indústria Brasileira) e tinha químico responsável, a versão mais nova é importada da china e comercializada aqui.
Sendo que a composição química dos dois produtos é diferente. Já usei os dois e confesso que não sei a diferença.
Mas, o que me deixa mais triste é constatar que a indústria brasileira está sendo derrotada pela indústria chinesa que oferece preços mais atrativos e ferra com a indústria nacional.

LeandroP
Moderador
# dez/18
· votar


Ramsay
a indústria brasileira está sendo derrotada pela indústria chinesa que oferece preços mais atrativos e ferra com a indústria nacional.

É o tal do capitalismo... :/

diegodavid
Veterano
# jan/19
· votar


Se não fosse o capitalismo, estaríamos pagando mais caro nos produtos do Brasil

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chiado no potenciometro. So trocando?