potenciometro

    Autor Mensagem
    Cyber Vegeta
    Veterano
    # abr/04


    o potenciometro de volume da minha guita tá o seguinte:
    eu ponho ele no maximo, o som vai lá em cima. ok
    eu vou girando ele no sentido de diminuir o volume, e o volume diminui.
    chega um ponto em que nao há som
    mas nesse ponto, eu ainda dá pra girar o potenciometro mais um pouco, até chegar ao minimo dele..
    ou seja: tem um "pedação" do potenciometro que está sendo desperdiçada..
    aih eu contei isso prum colega meu, e ele disse que é pq o meu potenciometro é logarítimico.. alguem pode me explicar melhor isso(o cara até tentou me explicar, mas nao entendi hehe)? segundo ele, existe potenciometro logaritimico e linear, qual a diferença entre eles?

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    O linear aumenta e diminui em progressão linear e o logarítmico em progressão geométrica. De modo geral os pots de volume são todos logarítmicos mas o problema do seu pot específico não deve ser isso mas sim um provável valor de potenci6ometro baixo. Se a guitarra tem humbucker o valor seria 500KOhms e se só tem singles 250KOhms, embora ns funcionem com os outros. Veja se o valor do seu potenciômetro não é bem menor do que isso.

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    o valor q vc disse, 500KOhms, serve para qualquer configuração de captadores q inclua cap. duplo? no meu caso, são duplos na ponte e no braço, e um simples no meio..
    --
    progressão linear seria progressão aritimetica??
    --
    cara, ok, o pot. linear trabalha em progresão linear e o logarítimico trabalha em progressão geométrica, mas ainda não entendi oq isso significa na pratica..

    fazendo uma analogia com progressão aritimetica e geometrica da matematica, eu imagino que seja algo assim:
    no pot. linear, se eu girar ele em 5º no sentido de aumentar, o volume aumenta X.. se eu girar mais 5º no mesmo sentido, ele aumenta mais X...
    jah no logaritimico, se eu giro ele 5º no sentido de aumentar, o volume aumenta X.. se eu girar mais 5º no mesmo sentido, o volume aumenta mais 5X, se eu girar mais 5º, ele aumenta em mais 25X o volume..... seria isso ou viajei?

    CORVO
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Cyber Vegeta, sim, é mais ou menos isso mas não creio que esse seja o problema na sua guitarra. Já viu o valor do potenciômetro de volume?

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    ainda não fiz isso.. mas vou olhar..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a potenciometro