Duas Perguntas Bestas

    Autor Mensagem
    Sversut
    Veterano
    # fev/03


    1> Vocês sabem decor todas as notas da Escala? Ao menos até um certo ponto dela, tipo 10ª casa. Se for o caso, como decorar isso mais facilmente??

    2> Vocês sabem quem são os acordes (Campo Harmônico) de cada Tom?? Ao menos os acordes básicos. Por ex Tom F#, etc..

    Falowwww
    Sversut

    Digao
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    As notas da escala e facil de decorar, e so ir por oitavas... a corda mizona tem sua correspondente na re duas casas a frente e a la e a mesma coisa com a corda sol... a mizinha e igual a mizona (dãhh) e a si e oitavada com a re tres casas a frente... com esse macete nao precisa decorar... Apesar q com o tempo vc decora mesmo...

    E qt ao campo harmonico e so respeitar os intervalos e saber se e maior ou menor, nao tem muito segredo... IM IIm IIIm IVM VM VIm VIIm5-...

    MadMan
    Veterano
    # fev/03 · Editado por: MadMan
    · votar


    Cara, aprenda o Ciclo das 5as e o ciclo das 4as. Com eles vc montara os campos harmônicos de uma forma clara de aprendizado.

    CICLO DAS 5as

    Pegue a escala natural de C (Dó Maior):

    C <t> D <t> E <s> F <t> G <t> A <t> B <s> C
    t = intervalo de 1 ton
    s = intervalo de 1 semiton

    Este é o desenho da escala diatônica de C. Possui intervalos de semiton do 3º pra o 4º graus e do 7º para o 8º graus.

    Assim pegue a 5 nota (G) e aplique o mesmo desenho:
    G <t> A <t> B <s> C <t> D <t> E <t> F# <s> G

    Para adequar a escala ao modelo tive que colocar um sustenido no 7º grau (Fá#). Pronto agora vc tem G maior. Pegue o 5º desta escala e comece de novo até chegar em C#.
    As notas da escala são as notas que poderá aplicar no campo harmonico. Com base nesse exemplo, no campo harmonico de G maior a nota Fá será sempre sustenida (F#). VALEU????

    MadMan
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Sversut, estas perguntas não são bestas. Foram bem melhores que a maioria das coisas que rolam aqui no fórum...

    MadMan
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Depois que ficar bom nisso, vc monta os acordes, mas antes terá que estudar intervalos, vaelu? Sem saber os intervalos não dá pra montar o campo harmonico

    C Dm Em F G Am B° (Campo de C maior - básico)
    G Am Bm C D Em F°# (G maior e aí vai)

    Sversut
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Ok, Digão
    Legal esse Dãhhhhhhh
    São 3 atalhos que facilitam a decoreba...
    Mad> Com relação ao Campo Harmônico, sem problemas montar Escala e saber o campo Harm. de cada Tom, Intervalos, queria saber se é fácil decorar o time de cada Tom. Acho que uns 3, 4 acordes de cada Tom até não é tão difícil..
    Logicamente que o time de Dó é o mais fácil.
    Falowwww
    Sversut

    MadMan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    SversutEntão não entendi sua dúvida. Se vc conhece o campo harmonico, então vc conhece todos os acordes de cada tom. Não dá pra saber campo harmônico e não conhecer os acordes. valeu.

    Sversut
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    MaxMax,
    Sei montar o Campo do Tom. Só ver as notas da escala do Tom e ver os acordes que se formam só com essas notas.
    Mas não sei isso decor.
    Tipo C# não sei qual o time desse tom.
    Mas se eu pegar a escala do fera e vasculhar vou descobrir a turminha de acordes básicos.
    Só queria saber decor em todos os tons..
    Falowwwww

    MadMan
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    SversutNeste caso, só tem um jeito... decorar, mas acho que saber montá-los de cabeça é melhor do que decorar.

    Exemplo pra decoreba:

    C Dm Em F G Am B°
    1 2 3 4 5 6 7
    Maior Menor Menor Maior Maior Menor Diminuto

    Decore este modelo e assim fica fácil montar os outros.
    Ex: G maior
    VC sabe que o Fá é sustenido certo? Então aplique mentalmente
    Sol Maior - acordes
    G A B C D E F#
    fica assim:
    G Am Bm C D Em F#º

    É um jeito legal para decorar, valeu?????

    Digao
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Sver: Eu faco assim... E so se localizar pelo shape da escala mesmo, tipo num la a sexta vai ser F# entao o acorde q vai sair e um F#m, vc so tem q saber a sequencia dos maiores, menores e diminutos de cor... Dai pega no shape da escala e ve a tonica do acorde...

    Sversut
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Okei,
    Vou decorar aos poucos isso.
    Por sinal, te tando ver, já decorei o C, mas essa é mais fácil, pois não tem acidentes.
    Só que tem tb os acordes de 4 e 5 notas, mas aí só olhando...

    Overdoser
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    a escala de G (e Em claro) só tem o F# de acidente, essa tambem é facil de decorar, he he

    pergunta besta, resposta mais besta ainda

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duas Perguntas Bestas