Dúvidas bestas sobre guitarra baiana

    Autor Mensagem
    Sancast
    Veterano
    # nov/05


    Só por curiosidade msm... em torno de quanto gira o preço de uma guitarra baiana razoável (de um luthier menos conhecido)?? e qto custa uma top de linha, tipo akelas daquele luthier lá famoso, q faz as do Armandinho??

    E tb qual a afinação mais comum nesse instrumento???

    Sancast
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Lembrei o nome do tal luthier famoso... Elifas Santana, se eu não me engano...

    eeevee
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sancast
    o preço eu não tenho idéia, mas se não me engano a afinação é a mesma do bandolim (G-D-A-E, da grave pra aguda).

    Sancast
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pow... no site dele, achei uma resposta dele velha a um cara lá q perguntou o preço de uma guitarra baiana igual a do armandinho... 5800 pratas... sinistro!!!

    eeevee
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sancast
    putz, 5800 eu faço uma puta guitarra num luthier...

    Sincero
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Caceta..as ferragens devem ser muito caras...pq num vai quase nada de madeira

    Sancast
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sincero

    Não só as ferragens, como a mão-de-obra tb deve ser carinha...

    Falando em ferragem... que floyd rose é aquela pra instrumento de 5 cordas?? é alguma empresa grande que fabrica? ou é meio artesanal tb?

    Sancast
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    eeevee

    Pode crer...

    teuabreu
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: teuabreu
    · votar


    Tem um bem vagaba que vende por aí é uns 500 conto, tem um Luthier em Sergipe que faz altas guitarras baianas pra essa galera, não sei se é esse citado aí!

    Sancast
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    teuabreu

    É esse sim... Elifas... é o cara que faz as do Armandinho... lá de Sergipe... e cobra meros 5800...

    Al_Capone
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    que viajem ...

    Sancast
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Al_Capone

    pode crer...

    Pow... ninguém tem informação sobre a marca/modelo das floyd que ele usa??? e os captadores???

    LOW Fl
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sancast
    manda um email pro site e pronto

    Midgard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Perguntem pro urubu sobre isso o lutheir dele fazi guitas baianas

    Sancast
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    LOW Fl

    Mandei... mas não respondeu...

    FaRiNha
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    O Luthier se chama Elifas Santana mesmo.
    Ele é daqui de Sergipe. Já fez guitarra pra Armandinho, Moraes Moreira, Bel (Chiclete com Banana), Aroldo Macedo, Davi Moraes, entre outros... inclusive fez uma pra (pasmem!) Carlos SANTANA!! =)
    Ele é um ótimo luthier. É amigo de infância do meu pai =)
    Sempre levo minha guitarra para ele fazer revisão ou alguma manutenção que precise.
    Sobre a guitarra baiana não posso falar muito sobre as configurações.
    Qualquer dúvida entrem com contato com o próprio Elifas Santana através do Fórum do site dele.
    Entrem em www.elifas.com.br clique no menu "Fale com o luthier" e tirem suas dúvidas.
    Espero ter ajudado.

    FaRiNha
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Pelo menos Sergipe tem algumas coisas boas....
    E um dos maiores orgulhos é o Elifas!
    =)

    PseudoPunk
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Gente desculpa aih ressucitar o topico, mas eu queria saber onde eu posso escutar o som da guitarra baiana? Tipow q bandas/artistas a utilizam e em quais musicas ? Valew :D .

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    PseudoPunk

    Procure coisas do Armandinho.
    Ele é o mestre.

    bruno luan c
    Veterano
    # set/06
    · votar


    E ae galera..revivendo o tópico
    sou daki de aracaju e o nome do luthier é Elifas Santana msm, acabei de chegar de um show com Armandinho e Yamandu Costa...show da pesada...e o Armandinho fez uma demonstração da guitarra baiana, acreditem...o som eh muiiiiito bom!!!

    deoche
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    vou tentar esclarecer algumas dúvidas:

    as ferragens do modelo "star series" (usada por armandinho, luiz caldas, aroldo macedo) têm floyd rose GOTOH.
    Elifas adapta a ponte para apenas 5 cordas.
    as ferragens são todas gotos e a captação é EMG ativa.
    Kiko Loureiro também usa guitarra feita por Elifas Santana, mas não o modelo star séries, e sim o modelo "estúdio", que é mais simples, mas que também leva captação EMG e custa R$1600,00.

    vejam os seguintes sites:
    www.kikoloureiro.com.br
    www.elifas.com.br
    www.armandinho.com.br

    pra ouvir musicas de guitarra baiana, procurem os discos do trio elétrico dodô e osmar ou do "gringo" Alex Gregory.

    Pignaton
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    PseudoPank
    Pertenço a um grupo de choro de "Seu Chiquinho", 80 anos, toca desde os doze anos. Autodidata, afina cavaco em Sol-re-la-mi ou Re-la-mi-si (pela quinta, como nos tempo jesuíticos). Há anos conseguimos para ele uma guitarrinha baiana de quatro cordas; mas deu problema de captação. Há mais de um ano procuro pelos benditos captadores (dois) em vão. Peço ajuda a quem souber onde encontrar. --Quanto ao som, fizemos uma gravaçãozinha num CD de fundo de quintal. Não é lá essas coisas; mas dá pra curtir legal e vale a pena ouvir ( o velho não fica nada a dever a ninguém) . Se quizer, entre em contato comigo que lhe mando, numa boa, via Internet: gpignaton@terra.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas bestas sobre guitarra baiana