umas duvidas bestas

    Autor Mensagem
    joaormrt
    Veterano
    # jan/09


    Primeiro

    Se eu quero improvisar em cima de uma musica, e essa musica começa em C, o tom dela é C nao é? qual vai ser a pentatonica dele? vai ser penta de C tbm?

    outra coisa

    se a musica ta em Ré maior ou em ré menor, faz diferença na hora de improvisar na escala? tem q usar a maior e a menor? q pentatonica eu usaria pra improvisar em re menor e em re maior?

    desculpem a ignorancia

    victorrecife
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    nao necessariamente vai ser Do maior

    victorrecife
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    re maior e muito diferente de re menor.
    re menor e relativo de fa maior;

    DelayMan
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt

    se a musica ta em Ré maior ou em ré menor, faz diferença na hora de improvisar na escala? tem q usar a maior e a menor? q pentatonica eu usaria pra improvisar em re menor e em re maior?



    Sim, se o tom da música for Ré Maior você usará a pentatônica de Ré Maior, se for Ré Menor vc usará a pentatônica menor de Ré ou Fá maior (Ré menor e Fá maior são escalas relativas, assim como Dó Maior e Lá Menor).


    Espero ter ajudado ;)

    mjcmello
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Se eu quero improvisar em cima de uma musica, e essa musica começa em C, o tom dela é C nao é?

    Não necessariamente. Para saber se uma música é em C, você vai ver os acordes do campo harmônico de C.

    Tríades:

    C Dm Em F G Am Bm(b5)

    Tétrades:

    C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)

    Podem aparecer outros acordes diferentes destes, mas aí você precisa estudar mais. São acordes de emprestimo modal, dominantes secundários, II cadencial secundário, etc.

    mjcmello
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Dicas para achar o tom da música:

    1a dica - procurar o acorde maior com sétima (tipo G7). O acorde maior com setima (dominante) vai sempre procurar resolver na tônica. Esta não é uma regra geral pois temos os dominantes secundários. Podemos localizar os acordes dominantes da música e depois procurar outras pistas.

    2a dica - Acordes maiores com sétima maior (tipo C7M, F7M ou só tríades - C F). Eles indicam o I e o IV grau da escala. Escolhe um deles e começa a contar os intervalos. Se for um intervalo de quarta justa (dois tons e meio), o primeiro é a tônica e o segundo é o quarto grau (subdominante). Se for um intervalo de quinta justa (3 tons e meio), o primeiro é o subdominante e o segundo é a tônica.

    3a dica - Acordes menores com sétima separados de um tom entre si (Dm7 Em7 ou somente as triades Dm Em). A tônica está um tom abaixo.

    4a dica - Acordes com a quinta diminuta (Bm7(b5)) - A tônica está meio tom acima.


    Obs: estas dicas servem para achar a tonalidade de uma música em um tom que seja maior. Estas dicas são somente uma pista para se achar a tônica. Como eu disse antes, estudar teoria é muito importante.

    two
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Fica bem interessante tb vc usar o uma penta menor quando o campor harmônico for maior, por exemplo:
    Acordes da música:
    C G F Dm (música em C)
    Toque a penta de Cm, vai criar um som legal, meio blues.

    estúpido
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Cara isso vai do campo harmônico,,, O relativo de C é Am.. entaum vc pode utilizar a pantatônica de Am... Mais vc tem que conhecer o campo harmônico de C.. assim vc terá mais alternativas p/ fazer a improvisação..

    Qdo eu tiver paciência eu posto aqui no forum, o campo harmônico e seus relativos,,, espero ter ajudado um pouco.!!

    brenoteixeira
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tenho várias dicas sobre esse assunto no meu blog. Acesse:

    www.brenoteixeira.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a umas duvidas bestas