Ql diferenca dos anos da guita ? oq melhora ?

Autor Mensagem
Les Paul
Veterano
# mar/04


aew galera ... bl ?? =) ...

ql diferenca tipo uma guita de 62 e otra de 80 ?
melhora no q ? as de 62 do q as de 80 sao melhores ? piores ? rara ?

Errol
Veterano
# mar/04
· votar


raridade em bom estado = > preço, tirando isso, a maioria dea vezes, qdo uma marca lança uma reedição, (ex.: Gibson Classica1960). Essa marca sempre vai ter algo diferentezinhu, outra marca de captador, madeira, entre outros, e tb, devido a evolução da tecnologia, hà muita mais interferencia de máquinas no processo de fabricação.

Les Paul
Veterano
# mar/04
· votar


eu tenhu uma Shelter FST 62 ... ( replica da Fender Strato de 1962 ) e ela nao é raridade !! eu achu q nao ....pq? so pq eh replica ?

janick
Veterano
# mar/04
· votar


Errol
hm, n vejo voce aki no forum fz mto tempo mesmo . . . to reparando q tm alguns usuarios + antigos voltando . . .
bem, mas respondendo a pergunta . . . a madeira, dizem q ganha uma sonoridade especial . . . nao creio mto . . . mas uma coisa eh comprovada - o hardware pode enferrujar, os caps podem começar a falhar, a madeira vai escurecer bem, c tiver escudo(esse nao eh nem um pouco preocupante . . .), ele vai fikar bem diferente d qto era(c era branco amarelado, . . .), a parte eletrica pode soltar algumas coisas e dar alguns problemas, as molas da ponte podem estar com algum problema, as tarraxas podem nao estar segurando a afinaçao bem, . . . bem, isso q eu falei sao algumas coisas logicas(ou nao...) . . . acho q pode acontecer isso . . .

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


oxidação... o bagulho fica velho. intaum vira raridade mesmo, pq poucos vao tr algo assim

janick
Veterano
# mar/04
· votar


e se fika tpw uns 5/10/20, . . . anos num case, nossa o futum q num vai sai do case hein . . .

Les Paul
Veterano
# mar/04
· votar


eh ! mais ah Shelter FST 62 , REPLICA DA FENDER STRATO DE 1962 ...... naum seria rara por ser replica neh ?

GuitarHouse
Veterano
# mar/04 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Les Paul
nao, pq nao chega nem aos pes de uma fender 62...é replica apenas no visual. O acabamento, peças, etc, da fender tem qualidade muito superior. Podem ate ter a mesma madeira(nome) mas as da fender sao mais selecionadas, mao de obra altamente qualificada, etc, e sao carissimas(vintage!)

Outra coisa....raridade eh coisa rara, ou seja, q sao pra poucos ou poucos tem. a Shleter fabrica ainda, essa fender nao, eh como um Cadilac. CLASSICO. sacou?

janick
Veterano
# mar/04
· votar


nao . . . essa guitar nao eh rara nem . . . eh so um modelo normal com esse nome . . . replica eh pq essa guita copia identicamente a fender strato de 62(na aparencia), mas, eh claro, com peças bem inferiores, madeira inferior, . . . mas ainda sim continua uma otima guitarra no quesito custo-beneficio.

Les Paul
Veterano
# mar/04
· votar


um cap dimarzio usado ta quanto ?

GuitarHouse
Veterano
# mar/04
· votar


uns 350 cada

janick
Veterano
# mar/04
· votar


tpw, dessa questao de guitar vintage, eu preferia pegar uma nova pq eh nova, componentes novos, menos chances de dar problema, . . . sairia + barato e me agradaria + . . . e tbm pq eu prefiro mto + uma guita nova do q uma velha . . . nada contra, mas eu gosto de ver a guita com akele aspecto de novo e tal, mas uma vintage nunca cai mal!

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


janick
e se fika tpw uns 5/10/20, . . . anos num case, nossa o futum q num vai sai do case hein . . .
Cara!! Eu jah abri um case de uma guitarra, q fico 27 anos fechada no case sem ninguem nem abrir uma frestinha pra ela respirar!! Resultado: A guitarra mofo!! tava tudo verde e molhado, moh estranho.. Fikei uns 6 ou 7 dias enxugando a guitarra ateh parar de sair agua da bichinha!! E saia agua literalmente! Tipo, eu enchugava, e depois de uns 5 minutos tava tudo encharcado!! Mto loko!

janick
Veterano
# mar/04
· votar


hauehaueehaueh! tava nojento entao hein . . .

lagwagon
Veterano
# mar/04
· votar


askhbashgbhabw q foda... guitarra soltando agua

aposto q se tocava metal nela! coisa do demonio IEWHYEGIYEGIY

nukebass
Veterano
# mar/04
· votar


Hmmm... não tem muito a ver o que vocês estão falando... :-)

Na verdade, o que acontece é o seguinte:
Os instumentos eram fabricados antigamente num processo TOTALMENTE manual. Todos os componentes e a matéria-prima utilizada eram de 1ª qualidade, além da mão de obra também ser de 1ª.

Agora o mais importante: A MADEIRA!

Um instrumento com mais de 20 anos(por isso o nome vintage), já está com sua madeira quase que completamente ressecada. Isenta de umidade, a madeira proporciona aquele timbre fantástico que ouvimos de qualquer intrumento vintage! Gordo, com muuuuuitos harmônicos, e com uma ressonância incrível!

Instrumentos mais novos ainda têm a madeira "viva", ou seja, com muita umidade. Porém, alguns luthiers fabricam instrumentos de alta qualidade usando madeiras envelhecidas. Compraram peças de mogno a 15-20 anos atrás e agora elas estão hiper-valorizadas. O único problema é na hora de usinar(trabalhar/cortar) a madeira, pois esta já fica frágil depois desses tempo. Levem em consideração também que nem toda madeira antiga é boa. O método de conservação é MUITO importante, já que a peça deve estar longe da umidade.

É isso pessoal. :-)

Esse texto foi tirado da minha cabeça viu galera? :-D
Nada foi copiado da web! ;-)

______________________
Roberto William
nukebass@hotmail.com

Alguns solos caseiros:

Tapping Town
Impressions
A New Beginning
scythe!
In The Name Of Bach
Mach 7.9
J.S.Bach Prelude in G
J.S.Bach Prelude in C
Three Views Of A Secret

PeroaFrito
Veterano
# mar/04
· votar


vale dizer então que a tonante que meu tio tem é uma raridade? é velha pacas!

Passoka
Veterano
# mar/04
· votar


Acho que a única coisa que melhora deve ser a estabilidade da madeira. Pois se não acabou até agora, deve ficar do jeito que está.

Única coisa que fica melhor quanto mais se usa, acho que é alto falante

Homem Cueca
Veterano
# mar/04
· votar


num manjo nd de guitarras vintage...

edhunterbr
Veterano
# mar/04
· votar


Poxa, q eu saiba autofalante se zoa qdo usado mto tempo...

jimmypagelf
Veterano
# mar/04
· votar


Les Paul
[
madeira quanto mais velha melhor

thanatos
Veterano
# mar/04
· votar


guita soltando agua eh legal, mas soltando fogo ia ser mais loka.....alias, alguem ai tem fotos do hendrix tacando fogo na guita dele nakele show?

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


Pra se ter uma idéia, o som se propaga muito melhor nos líquidos do que nos sólidos... pergunte a qualquer professor de física que ele confirma. Já pensaram em uma guitarra com uma espécie de "casca" plástica e por dentro revestida com um fluído?.... he he he... guitarra hidráulica he he he he

segundo essa informação (naum me lembro qm falou....) naum era melhor ter uma guitarra umida mesmo?

the_paranoid
Veterano
# mar/04
· votar


¬¬

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


thanatos
hendrix tacando fogo na guita
Ele fez isso por puro sentimento,tenho uma reportagem dele em um jornal aqui!Ele amava aquela guitarra mas tinha uma tal historia,vo ve se passo aqui não sei como fui me esquecer pq aquilo lá é fantastico!

Fireman
Veterano
# mar/04
· votar


RATM

que guitarra era essa (a encharcada)? pq ela passou esse tempo todo fechada? prestava ainda?

Errol
Veterano
# mar/04
· votar


Les Paul
vale lembrar também, q nem sempre o ano vale como raridade, existem quitarras dos anos 70 muito mais raras e caras q algumas dos anos 50, 60.

janick

Fikei um período, entre novembro e fevereiro sem entrar por kausa de algumas responsabilidades, provas, depois minha banda foi chamada pra abrir o show do Andralls e em seguida uma mudança, sa São Luis pra Marília - SP. daih fikei um pouko ausente.

Black_Guardian
Veterano
# mar/04
· votar


se a madeira faz realmente diferença, uma coisa q muda eh o som pq antigamente naum existim leis de proteção e era comum as fabricas usarem madeiras melhores

nukebass
Veterano
# mar/04
· votar


the_paranoid: "Pra se ter uma idéia, o som se propaga muito melhor nos líquidos do que nos sólidos... pergunte a qualquer professor de física que ele confirma. Já pensaram em uma guitarra com uma espécie de "casca" plástica e por dentro revestida com um fluído?.... he he he... guitarra hidráulica he he he he"

Opa!!! Física já foi a minha área!!! Posso afirmar categoricamente que essa afirmativa é falsa!

Velocidade do som no ar: 340m/s(variando muito pouco de acordo com a pressão e temperatura)

Velocidade do som na água: 1450m/s(variando um pouco de acordo com a pressão, temperatura, e salinidade)

Velocidade do som nos sólidos: Depende de que sólido estamos falando. Quanto mais denso for o meio sólido, mais rápida será a propagação. No aço, a propagação pode chegar a 5000m/s!!! Hehehe... nem pensem em mandar fazer uma guitarra de aço! :-D
Vocês não aguentariam 2 minutos com ela no ombro! Huehuehhe!!!

É por isso que muitos músicos preferem aquela guitarra pesadona... se é pesada, é porque foi feita com uma madeira muito densa... portanto, tem muito mais ressonância e volume.

Leandro
Veterano
# mar/04
· votar


nukebass
É verdade isso aí... Mas tô pensando em mandar fazer uma guitar de aço pra tocar ela num apoio (tipo akeles de violão =P) hehe...

the_paranoid
Quem disse isso foi o Leandro Panucci... Viajou mesmo! =)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ql diferenca dos anos da guita ? oq melhora ?