Aprendiz de Luthier

Autor Mensagem
N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


Se eu colocar cordas de aço em um violão que é pra cordas de nylon ele vai empenar, né? porque?
VALEU!!!!!

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


RATM mas só usam cola, nada mais ??!! qual é a cola é a mesma que usa no braço? ei tens idéia de como é que o cara fez aquela águia no corpo daquela guitarra q eu coloquei o link acima? valeu!!!!
Eh soh cola. Mas eu nao vou saber qual eh a cola pra te fl.. Mas nao eh tao simples qt parece. eles colocam cola, e depois colocam numa prensa, q fica por VARIOS dias. Em relação a Aguia, nao me parece q tem nd de diferente veio.. Acho q eh soh um otimo artista q fez akilo!

Se eu colocar cordas de aço em um violão que é pra cordas de nylon ele vai empenar, né? porque?
Vai, principalmente se o violao nao iver tensor, pq a madeira do violao de Nylon nao foi preparada para aguentar a tensao de aço. Pra vc ter noção, corda de aço(0.9) faz uma tensao de 39kg!!! De nylon nao deve passar de 20kg..

Custa caro fazer aula de luthier?.Quais são as vantagens?
Alem de vc nunca mais precisar gastar grana com luthier, vc pode ganhar grana fazendo uns serviços!! R$135/mes.

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


RATM
Cara eu to com uma dúvida, aquela "regra dos 18", tá ligado, eu tenho que dividir a distância da ponte até o capotraste e dividir por 17.817 né? ae o resultado é a distancia do capotraste para o primeiro traste,
tamanho ponte-capotraste= 65cm
65cm/17.817= 3.648cm
ae eu pego o resultado, 3.65cm arredondando (eu posso arredondar??) e diminuo da distancia ponte-capotraste o que daria = 61.35cm e divido por 17.817 e assim sucessivamente estou certo??
valeu!!!
Rapaz vc tá me ajudando pacas valeu mesmo

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


ei quem sabe um lugar, na net, onde tenha dizendo como fazer um braço de guitarra, que tenha falado sobre tensor ?
valeu!!!!

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


Braços empenados e tensores

Guitarras mais modernas, com 24 casas, tipo Jackson e Ibanez, têm um braço "fino" e, como qualquer guitarra, sofrem muito a influência da temperatura, sobretudo aqui no Brasil, onde, num só dia, faz calor e frio, faz sol e chove, as guitarras demoram um tempo para se estabilizarem. O braço da guitarra é uma espécie de termômetro; basta uma mudança de temperatura, para ele também se alterar. E não existe nada mais frustrante e desagradável do que um braço "empenado". Portanto, aqui vão algumas dicas para saber se o braço de sua guitarra está ou não empenado.

Alinhe a guitarra de modo que se possa vê-la numa linha reta, podendo-se notar uma curva, para frente ou para trás, o braço está "empenado". Um outro detalhe: se um lado estiver mais empenado que o outro, o braço está "torcido"! Um grave problema. Outra forma usada consiste em pressionar, ao mesmo tempo, a primeira e a última casa do braço da guitarra .Olhando para o centro do braço, se a corda estiver alta, o braço está empenado.

Corrigir esse problema até que é simples, mas deve-se tomar cuidados importantissimos!! Por isso é importante conhecer bem o instrumento, para que outros problemas sejam evitados. Por exemplo, se o tensor já foi por demais utilizado - porque também ele tem um limite - está mais do que na hora de trocá-lo ou comprar outro braço.

O "Tensor" é uma espécie de barra de ferro que, localizando-se no interior do braço da guitarra, mais especificamente entre a escala e a parte de trás do braço, tem a função de tensioná-lo. A ponta do tensor (bucha) geralmente fica no "head stock" da guitarra, mas em algumas delas, pode localizar-se no começo do braço. Nesse caso, é preciso tirar o braço, para que se possa regular. Apertando (sentido horário) corrige-se a "empenada" para frente, enquanto que ao soltar está se corrigindo a "empenada" para trás. A "empenada" para frente dá aquela sensação que as cordas estão muito altas, a "empenada" para trás faz com que a guitarra "trasteje" muito (aquele som de lata). É importante checar se esse problema existe, pois se o braço estiver "empenado" ou "torcido" e assim permanecer por muito tempo, será difícil consertá-lo, porque ele poderá se estabilizar nessa situação.

Um outro cuidado básico é como guardar a guitarra -com a frente dela sempre voltada para a parede ou para o chão- pois assim você não se estará colocando mais pressão além das cordas sobre o braço.

Como já foi dito, guitarristas técnicos gostam das cordas "coladas" no braço, isto é, bem próximas a ele, mas reclamam que "trastejam" demais. É impossível uma ação de corda baixa sem "trastejo", mas ao meu ver, mesmo "trastejando", contanto que as notas não sejam "engolidas", não há motivo para se preocupar, procure sempre um bom "luthier"(pessoas especializadas em regulagens de instrumentos) para cuidar desse assunto.

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


Opa achei uma figura sobre o funcionamento do tensor ou tirante lá vai!

http://www.promusic-rio.com.br/imagens_colunistas/imagens_colunistas/T irante-Gil.gif

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


Ei será que alguém tem um esquema de uma explorer do james heitfild por ai não?

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


Cara eu to com uma dúvida, aquela "regra dos 18", tá ligado, eu tenho que dividir a distância da ponte até o capotraste e dividir por 17.817 né? ae o resultado é a distancia do capotraste para o primeiro traste,
tamanho ponte-capotraste= 65cm
65cm/17.817= 3.648cm
ae eu pego o resultado, 3.65cm arredondando (eu posso arredondar??) e diminuo da distancia ponte-capotraste o que daria = 61.35cm e divido por 17.817 e assim sucessivamente estou certo??
valeu!!!
Rapaz vc tá me ajudando pacas valeu mesmo


Certinho cara!! Lembrando q isso tem q ser MTO PRECISO. Se mudar 0.001mm vc fode tudo.

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


olha ae o site do luthier Paulo Gomes mostrando a construção de um BAIXO ACÚSTICO
http://www.paulogomes.com.br/sitenew/construindo.htm
eu acho que vai servir pra alguém que queira fazer uma guita semi acústica

CORVO
Veterano
# mar/04
· votar


RATM, aquela foto é da B&H, hein? Cortou a traseira do corpo que nem o Tagima, hein? A propósito o Tagima não tem estufa nenhuma na fábrica. ele já compra a madeira seca, embora tenha dado uns vacilos com isso ultimamente.

Mogno: entre R$4.000,00 e R$5.000,00 o metro cúbico e não quadrado, e com isso dá para fazer uns 500 instrumentos.

Sua guitarra vai ficar maneira! Parabéns!

caiohleal
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO
500 ñ, acredito q 10


e quanto a aquele slide, prefiro comprar um dunlop bonitinho do q ficar com um feio e ainda correr o risco de me cortar (cortar a mão é horrível pra quem toca guita, meio óbvio)

N3kr0N
Veterano
# mar/04 · Editado por: N3kr0N
· votar


CAIOHLEAL
ei o meu ficou maneiro, vc tem q arranjar a garrafa certa mas pagar 35 conto por um slide dunlop, aquela merda, nem a pau!

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


Ae galerinha mais um link com muitas fotos da construção de uma guita chamada VC

http://www.marchab.com.ar/construccionvc.html

VALEU!!!!

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO
Eu jah fui na estufa da Tagima, blz? E desculpa se eu falei metro quadrado..
RATM, aquela foto é da B&H, hein? Cortou a traseira do corpo que nem o Tagima, hein?
Eu nao entendi oq vc quis dizer com isso, mas se vc kiser, eu tenho uma foto com o Henry dentro da oficina..

N3kr0N
Cara, tem q ser q nem vc msm!! Faz os seus slides, e quem sabe um dia vc nao consegue abrir uma fabrica tipo a Dunlop!! "nd se cria, tudo se copia..."

CORVO
Veterano
# mar/04
· votar


caiohleal, 1.0 metro cúbico é quase uma árvore inteira (1.0m X 1.0m X 1.0m) e é uma quantidade que dificilmente caberia no seu quarto, por exemplo, a não ser que você more num quarto bem grande.


RATM, eu conheço bem o Seiji e o Ney, conhecia a fábrica antiga e conheço a atual no Ipiranga, onde já fui algumas vezes, e sei que na fábrica do Ipiranga não tem nenhuma estufa. De repente você se confundiu. Sei que eles têm outra instalação ali perto mas posso te dizer, até porque é o meu trabalho, que para a quantidade de madeira e o tipo de madeira que a Tagima/Marutec trabalha não vale à pena ter uma estufa de secagem. O que você viu pode ter sido o armazenamento deles, que é bem diferente da estufa climatizada. Nem a Gianinni, que foi a maior fábrica da qual já se teve notícia na América Latina, tinha uma. Quanto ao Henry eu também o conheço bem, assim como conheço a escola e o Márcio (Benedetti), inclusive eles já fizeram um post para mim no meu blog (http://tecnomusica.blogger.com.br). Na verdade quem não entendeu o que você quis dizer com essa parada da foto fui eu...

jimmypagelf
Veterano
# mar/04
· votar


cara to pensando em fazer uns cursos destes de luthier so que em brasilia não tem, eu sou dido para fazer tb um tele

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


RATM
É assim que se fala cara!

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


mais um link interessante:
http://www.buildyourguitar.com


valeu!!!

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO
Q eu saiba eles tem fabrica proximo a vila mariana..........RATM, aquela foto é da B&H, hein? Cortou a traseira do corpo que nem o Tagima, hein?

Coloque pontuação correta nessa frase q tah dificil de entender.. Nao dah pra saber se vc tah me zuando, ou se tah falando serio.

CORVO
Veterano
# mar/04
· votar


RATM, a pontuação está correta pois o sujeiro e a interjeição "hein" precisam ser precedidos de vírgula. De qualquer maneira estou te zuando mas ao mesmo tempo falando sério pois você cortou a traseira do entrocole do corpo com o chanfro que o Tagima usa, se bem que ele "colou" isso das JEM da Ibanez, e da foto falei porque reconheci a oficina onde o Márcio (B&H) dá aula ao fundo, se bem que essa mensagem possivelmente era para o N3kr0N... ou não?

Sim, a fábrica nova fica no Ipiranga na Rua Mont'Alverne, que é paralela àquela avenidona que tem um rio no meio (sou carioca e não sei os nomes de todas as ruas), bem no final da avenida, onde tem um posto Esso na esquina. A antiga era em Alphaville e só me lembro que era longe pacas!

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO
o foda eh q o cara duvida................

Eu nunca vi esse shape em nenhuma guitarra da Tagima.. Eu colei isso da minha cabeça e kero q se foda se a Tamija tem uma guitarra igual a minha e se ela tem fabrica no Ipiranga. Eu soh sei q eu jah estive com um amigo na fabrica da Tagima.. V.Mariana.

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


RATM

o Corvo tem razão velho, não estou dizendo que vc copiou a tagima, mas a ideia é a mesma...

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


Tripa Seca
Cara, eu kero ver uma foto dessa guitarra.

felipe_hendrix
Veterano
# mar/04
· votar


Alguem sabe dizer se quando vc compra captadores ativos eh facil de instalar ou tem que levar pra um luthier e serah q sai caro a instalação ?

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


RATM

olha a cover guitarra deste mes que tem um teste com a T735

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


Eh a Strato?????

Tripa Seca
Veterano
# mar/04
· votar


RATM

sim

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


Tripa Seca
A q se foda entao.. A minha eh tele.(dã)
CORVO
Esse shape vc acha q foi a Tagima q inventou???? Larga a mao de se burro e se informa mais..

N3kr0N
Veterano
# mar/04
· votar


felipe_hendrix
Veio tem uns esquemas pela net onde tem o esquema de guitarra de captação ativa, se vc souber um pouco da matéria de eletricidade do 3ºano, ou eletrônica vai ser bem fácil, se vc souber soldar,se não é melhor levar a um luthier, e o preço eu não sei, eu não to com os links aqui depois eu posto alguns.
Valeu!!!!

FINCH na veia
Veterano
# mar/04
· votar


RATM

A ultima foto eh a foto da ponte q eu comprei pra ela.. Original Fender USA.

e ai vei, quanto voce pagou na ponte e onde comprou?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprendiz de Luthier