Aprendiz de Luthier

Autor Mensagem
Walquieri
Veterano
# jun/05
· votar


I ae galera meu nome é Walquieri Pires Lacerda moro em Ivinhema-MS, resolvi mi cadastrar nesse forum pq ja to revirando tudo na net e num to conseguindo achar nada na net sobre como fazer uma guita!!!
+ já percebi ki essa galera aki é muito massa!
Bom genti quem puder mi ajudar eu fico grato...
bom tipo eu preciso de um livro, apostila. tutorial qualquer coisa que ensine a arte de se criar uma boa guita nem pra comprar eu to achando quanto + pra fazer download...
Bom galera espero respostas..
abraços a todos

alam miranda paes
Veterano
# jul/05
· votar


eu moro em santa catarina......alguem sabe como compro madeiras
para fazer violão?.....afinal por aqui ~já procurei e não encontrei.....
agradeceria dos amigos um telefone para que eu possa comprar...
via sedex......

White Explorer
Veterano
# set/05
· votar


Esse topico era tam legal, mais agora ta mortinho...rsrs

Walquieri

Aki no forum se vc procurar vc acha mta informação, e na net tbm mais a maioria é td em inglês, recomendo esses:


http://www.projectguitar.com/
http://www.guitarbuild.com/index.php

To construindo mais intrumentos...

uma Telecaster, umar Warlock e to tentando construir o meu primeiro Baixo.

No site tem o link pra ver as fotos

http://www.rodguitars.cjb.net/

flw!

DaRk SlaYeR
Veterano
# set/05
· votar


Pod cre comecei a fazer a procura das coisas pra monta a guita jah
vo tenta uma flying v e uma LP vamu v nu ki vai da...
si alguem tive dica aii ou coisa assim pod fala ki vai c bem vinda
uhiuhiuhu

flw ai

Leonardo Aquino
Veterano
# set/05
· votar


RATM

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


muito legal esse tópico.
montei uma guitarra faz 2 meses e agora estou montando outras 2 no mesmo modelo.
coloquei algumas fotos do processo no meu álbum do terra.
é só entrar lá e procurar por "guitarra"; o nome do álbum é: guitarra do zé, pois meu amigo zé maurício decidiu comprá-la de mim.
Teve uma pessoa que perguntou da madeira GARAPA e como sou novo aqui no fórum eu não respondi antes, mas essa madeira é pesada e até serve para braços e corpo. Normalmente ela é encontrada por aqui (SP) como garapeira ou grápia (nas lojas de assoalhos).
Ela tem cor clara, amarelada chegando a ficar quase marrom. Normalmente apresentra grão revesso, então se escolher uma peça com corte radial serve muito bem para top´s decorativos.
Tem cheiro de chá (parecido com o da perobinha do campo) e é aconselhável que ela esteja absurdamente seca para trabalhar, senão ela acaba com o fio das ferramentas.
Não sou especialista, mas posso dar algumas dicas que não foram citadas aqui.
Para evitar rachaduas durante a secagem é aconselhável mergulhar a ponta (topo) das pranchas em parafina derretida, ou selar utilizando um chumaço de estopa embebido na parafina derretida (cuidado para não se queimar).
Isso dificulta a evaporação pelo corte transversal e a compressão acelerada das pontas, evitando assim as rachaduras; porém o tempo de secagem aumenta consideravelmente. Mas é ótimo para estocar.
Se tiver várias pranchas é bom tabicar as tábuas, para empilhamento, em intervalos regulares. Isso evita empenamentos e melhora a secagem, pois permite que o ar trafegue entre as pranchas.
Para quem tem pressa ou para madeiras de secagem muito demorada, pode-se mergulhar as peças de madeira em um recipiente grande de água, trocando a água no máximo de 5 em 5 dias, durante pelo menos 15 dias. Retirar da água e quando o excesso de água escorrer, selar as pontas e deixar secar por mais 7 a 14 dias secos.
Pode-se jogar a madeira num rio ou até no mar, contando que não deixe a correnteza levá-la.
Evite comprar madeiras secas em estufa. Elas ficam com aparência de seca, mas empenam feito madeira verde, além de provocar micro-rachaduras e algumas espécies como o Pau Marfim.
Na compra dê preferência às madeiras que estejam abandonadas no canto da madeireira, de cor cinza de tanto tomar chuva e sol.
Para comprar jacarandá, escolha sempre pranchas que estejam muito escuras, quase pretas. Em alguns lugares aqui em SP eu vi venderem pranchas recém cortadas de jacarandá, que não serve para fazer escala... só daqui a 30 ou 40 anos, talvés.
Pesquise e tenha sempre uma noção dos preços de cada espécie para não pagar mais do que a madeira realmente vale.
Em algumas madeireiras eles são amostras. Dê preferência à essas.
Conheça as madeiras mais caras antes de comprá-las. Eu já vi vendendo conduru na madesystem de pinheiros como sendo pau-brasil.
Com madeiras mais baratas não é necessário tanto cuidado, sendo até bom ter várias espécies para prabalhar e conhecer a diversidade e a característica de cada uma delas. Eu tenho aqui mais de 20 tipos diferentes de madeira (pedaços pequenos) e já trabalhei com mais de 40 espécies diferentes. Isso ajuda muito à reconhecer na hora de comprar e à fazer uma média com os donos das madeireiras ;-)

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


Eu já disse isso em outros tópicos e eu acho que vocês podem discordar, mas eu acho imprescindível que seja feito um protótipo antes de ser feito o primeiro instrumento. Eu, particularmente, não tive quem me ensinasse e aprendi tudo pela internet e com um pouco de experiência que eu adiquiri na oficina de cravo em que trabalho.
Eu visitei e conversei com vários construtores e depois da minha primeira guitarra pronta eu levei pro Ivan (Music Maker) dar uma olhada e em dar umas dicas.

Fábio Seiji
Luthier
# set/05
· votar


Puta merda! esse japa não para de falar !!! rs.
Desculpem-me se eu me delonguei

l.martins
Veterano
# set/08
· votar


Olá pessoal!!!,
Estou à procura de uma lista completa de ferramentas que um luthier precisa pra fazer um instrumento (violão/guitarra). Qualquer ajuda será bem vinda, pois eu tô começando do (ZERO) e o que sei é o que a internet tem a oferecer (quase nada)
Desde já muito obrigado!

l.martins
Veterano
# set/08
· votar


Quem quiezer manter o contato meu E-mail é l.cesar.martins@bol.com.br
Vlw!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprendiz de Luthier