ajuda.. para guitarristas experientes

    Autor Mensagem
    feker
    Veterano
    # mar/04


    olá...

    será q vcs poderiam me dar dicas d como eu avalio uma guitarra antes d comprar?

    (o timbre.. as "peças".. a escala.. os caps.. etc)

    Valeu!!

    RATM
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    o timbre..

    Cada um tem seu gosto/estilo. Eu por exemplo, gosto de captadores com saida mais forte. Eu curto tbm com um clean estridente, e se eu for usar uma distorção, fica pesadao..(por isso q eu amo tele com Humbucking!!)

    as "peças"..
    Tarraxas: Tem q segurar a afinação. Dah uns bends fudidos de 29 tons(!) e se ela desafinar, eh ruim(mas isso tbm depende da ponte..), e se continuar afinada, pode ser uma boa!!
    Pups: Jah falei acima..
    Potenciometros: Sao quase todos iguais.. Soh muda os modelos, pq existe um modelo q enquanto vc vai virando o potenciometro, vc quase nao percebe diferença de som, e tem outro q enquanto vc o roda, vc ira perceber com certeza!!
    Ponte: se a guitarra for com floyd, e custar menos de R$500, a ponte eh uma merda(uma floyd original, custa em media R$550..).. Mas tremolo de strato normal, quase nao ha diferença perceptivel..

    a escala..
    Escala clara faz com q a guitarra tenha um som mais estridente. Escala escura, geralmente tem um som mais "aveludado" e "macio". Com a excessao(eh assim q se escreve?!) do Ébano, q tem um som , as vezes, mais estridente q algumas madeiras de cor clara..

    Bom, escrevi com um pouco de pressa mas acho q dah pra vc entender +-!!

    Abrax!

    feker
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    bah kara... valeu... ajudo pra karalho... só mais uma coisa q tu deve saber.. mas c naum souber.. valeu assim mesmo!

    tipo... eu levei a minha guita "oitavar".. e o kara simplesmente alinhou os carrinhos da ponte...

    mas nas minhas revistas... os carrinhos das guitarras dos karas sempre são totalmente desalinhados..

    e eu desconfio q ele não oitavou porra nenhuma... como eu faço para oitavar uma guitarra? e como saber c ela foi realmente oitavada?

    Valeu brother!!!

    srvaughan
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    RATM

    Legal, eu achei q "a cor da escala" era só questão de gosto, não sabia q influenciava... sempre tive o maior tesão numa Strato vermelha com a ecala clara...

    feker
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    ahh... uma última duvida sobre a avaliação... sempre me falam que a guitarra deve afinar em cima e embaixo... isso significa afinar nas primeiras casas e lá nas últimas manter a afinação?

    se a minha guitarra não afina nas ultimas.... como corrigir isto? oitavando ela? como? hehe

    Valeusão!!!

    RATM
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    feker

    PQP!! O cara eh um pilantra cara!!
    Isso nao tah certo nao!! Ele chegou a usar algum aparelho?? Vc viu?

    feker
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    naum... eu naum vi nada... mas desconfiei.... como eu dic... ele somente alinhou...

    no q consiste a "oitavação" d uma guita? usa aparelhos sofsticados? como c faz mais ou menos..?

    isso ñ tem como fazer em casa né?

    RATM
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    no q consiste a "oitavação" d uma guita?
    Tipo, qd vc afina a guitarra(normalmente), a afinação fica certa ateh algum lugar da escala..
    Ex: na primeira casa a afinação tah OK, mas na 12 nao bate, entendeu??

    usa aparelhos sofsticados?
    Pra fazer uma coisa bem feita, eh bom vc ter um afinador fudidaço pra coisa ficar perfeita(Isso nao eh frescura..)

    como c faz mais ou menos..?
    Dah sim, se vc tiver um otimo afinador.
    Afine as cordas normalmente.. De um harmonico na casa 12, se a afinaçao bater, a oitava dakela corda esta OK, se nao bater, vc mexe no carrinho, pra frente, ou pra tras..

    Cada vez q vc mexer num carrinho, vc tem q afinar todas as cordas novamente.

    Eh meio demorado e chato de se fazer, mas pelo menos vc vai economizar uma grana!!

    Abrax!!

    RATM
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    no q consiste a "oitavação" d uma guita?
    Completando.. Ai qd vc afina as oitavas, a afinação fica certa na escala inteira.

    feker
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    bah eu to ligado.... mas u foda eh q nem tenho afinador.. soh o da zoom mesmo hehhee... mas valeu kara!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuda.. para guitarristas experientes