duvida quanto a improvisar em sweet home alabama (guitarristas experientes porfavor @judem-me

    Autor Mensagem
    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12


    ontem passei horas de frustração tentando improvisar sobre a bt a da musica e nada.
    a harmonia da musica é basicamente D C G . a musica parece estar no campo harmonico de sol maior . e quando analizado o solo original da musica ,obviamente eu percebo que foi construido na pentatonica menor de E (aquela basica 12 15 12 14 12 14 12 14 12 15 12 15) . eu ja domino todos os desenhos da escala pelo braço , ja até percebi que dependendo do acorde as melhores notas para repouso são D , B , e o G (este só no acorde de G mesmo) . mas ainda sim não consigo improvisar algo decente no maldito solo....

    o link de uma das tentativas para vcs terem ideia do problema.
    http://www.4shared.com/mp3/ohGQ3bvh/home_alabaa.html?


    alguem pode dar umas dicas?

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    link n ta funcionando .

    upei denovo
    http://www.4shared.com/mp3/ugMs1--w/home_alabaa_2.html

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    freudunddrums

    Dê uma lida neste tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/45653/

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    vlws cara tou lendo imediatamente , mas n fecha o topico ainda porfavor , q eu n sei se realmente vai esclarecer minha duvida , se for eu mesmo fecho

    Drinho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    freudunddrums

    Cara a questão é a seguinte.... mais vale um cara que não sabe nada e consegue fazer música com o nada que sabe do que um cara que conheçe um pouco a mais mas se torna um escravo mecanico do que conhece e nao consegue expressar sua musicalidade... evidente que o ideal é conhecer e saber fazer bom uso do que se conhece ....

    Você pelo que está falando me leva a crer que está preso nesses desenhos, nessas casas então enquanto você está tocando você não está preocupado em ouvir a música e tentar buscar com os dedos um som legal, você está preocupado apenas em não apertar a casa "errada" ....

    é dificil explicar como sair disso pois é uma coisa subjetiva eu desenvolvi o meu tocar por exemplo baseado em milhares de guitarras que eu gosto.... eu tenho um poquinho de influencia do santana, malmsteen, steve morse, edu ardanuy, guthrie govan, slash, joe perry, srv, andy timmons, richie kotzen, alex hutchings, satriani e milhares de outros caras que provavelmente você deve curtir também....

    meu conselho pra você é se preocupar menos em apertar a casa errada e se preocupar mais em ouvir o playback e buscar com seus dedos algo legal que seus ouvidos querem ouvir, se sair errado você vai perceber e vai corrigir e assim vem a fluencia e perfeição....

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP
    li teu post e sujestão das triades la no outro post . o problema q tenho com isso é o seguinte , pela descrição que o cara fez da musica parece ser algo tipo knocking on heavens door , o andamento é lento. mas nessa aqui (pelo menos pra min) a troca de acordes é muito rapida , n da tempo de pular de uma triade pra outra , o que eu faço ? :(

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Drinho
    acabei de tentar isso q vc falou , esquecer um pouquinho a teoria , fechar os olhos e mandar com o coração . melhorou um pouco o nivel , mas ainda n ta NAQUELA sonoridade sabe...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    freudunddrums

    Cara, não é tão complicado alternar as tríades como foi dito no outro tópico.

    E essa música usa e abusa das tríades. O lance é ver com calma, sem medo. Você já toca as tríades quando faz a base. Experimente pegar o desenho de cada penta (penta do acorde) e sobrepor ao desenho do acorde (sobrepor como uma máscara) e veja a relação que eles tem. Como eu disse, vá com calma. Isso não se vê assim do dia pra noite.

    mjcmello
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Tenho um amigo que chegou a me dar algumas aulas. A abordagem dele foi muito interessante e mudou a minha forma de pensar em relação a criar solos. Isso vai mais ou menos de acordo com o que o Drinho falou aí em cima.

    Escute a música. Imagina um solo na sua cabeça. Vai devagar, uma frase de cada vez. Agora passa isso pro instrumento. Isso funciona muito bem.

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    "Experimente pegar o desenho de cada penta (penta do acorde) e sobrepor ao desenho do acorde (sobrepor como uma máscara) e veja a relação que eles tem. "

    nunca tinha me vindo essa ideia na cabeça , vou estudar isso e ver se sai , vlws

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mjcmello
    só que o problema é que eu tou querendo adiquirir a capacidade de improvisar e não de compor , .

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    freudunddrums
    só que o problema é que eu tou querendo adiquirir a capacidade de improvisar e não de compor

    Só que improvisar é compor de forma imediata.

    O que o mjcmello disse está certo. O que o Drinho disse também.

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP
    então no caso treinar a capacidade , de transmitir as melodias imaginarias para o mundo real (ou seja compor) , e quanto mais treinada essa habilidade for mais facil vai ser de utilizala a de forma rapida(improviso)?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    freudunddrums

    Claro que sim!

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    LeandroP
    mjcmello
    Drinho

    vlws pessoal vcs me deram um caminho de estudo agora , vou manter o topico aberto até eu conseguir improvisar nessa musica de forma decente. quando eu conseguir eu posto no 4shared denovo :D

    Jinkxs
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    freudunddrums
    LeandroP

    Só que improvisar é compor de forma imediata.

    Ou colar licks (meu caso.... hehehe). Nessa progressão tem um monte que se encaixam.... fica show.... hehehe.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Jinkxs

    Sim, se você tiver bom gosto pode "colar licks" também.

    sidguitar1
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    freudunddrums
    alguem pode dar umas dicas?


    esse solo ta na penda de mi menor 7, mas a dica e a seguinte, tira o solo do jeito q e , pq essa musica e daquelas q merece ,abraço

    mjcmello
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    freudunddrums
    só que o problema é que eu tou querendo adiquirir a capacidade de improvisar e não de compo

    Mas improvisar é justamente isso. Na hora que tu tá solando vem uma idéia na cabeça e vc passa pro instrumento. Isso soa melhor do que ficar subindo e descendo escalas roboticamente.

    Só que isso envolve treino. Praticar as escalas e se habituar com a sonoridade delas.

    Jinkxs
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Jinkxs
    · votar


    LeandroP

    Sim, se você tiver bom gosto pode "colar licks" também.

    Bom gosto.... falou tudo!!!

    freudunddrums

    Falei lá em cima sobre "colar licks", porque na guitarra, assim como em qualquer outra atividade que depende de reflexos condicionados (treinamento), nossos músculos acabam repetindo movimentos automaticamente, sem a necessidade de pensar sobre eles.

    É como dirigir e conversar ao mesmo tempo.... para quem tem prática, é até natural, mas pra um iniciante é praticamente impossível.

    No improviso, muitas vezes, assim que pegamos a seqüência da progressão e encaixamos a(s) escala(s), os dedos passam automáticamente a repetir as figuras que estão gravadas no subconsciente. Isso chama-se colar licks.

    Um guitarrista pode ser medíocre (mediano, se preferir), mas se tiver bom gosto e bastante treino, pode criar coisas bacanas de forma muito simples. Já o bom guitarrista é o cara que vai além disso, escapando das figuras manjadas e buscando novas possibilidades dentro da harmonia.

    freudunddrums
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    descobri que jogar a pentatonica maior de sol no desenho da de mi , e jogar a menor de sol no ultimo acorde soa muito bem , isso tem sentido? ou é alucinação "audial" rsrsr auditiva minha?

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/12
    · votar


    freudunddrums

    Fred, na boa velho, não estou dizendo que eu esteja certo ou errado, apenas dizendo como sou para que cada um julgue e veja como quiser, mas de forma resumida, posso dizer o segiunte:

    "Conheço as escalas, acordes, campos harmônicos e etc, mas quando improviso, não sei nem o nome da última nota que toquei"

    Certo ou errado a teoria me ajuda a melhorar tecnicamente, mas meu improviso, é puramente intuitivo/auditivo.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    freudunddrums

    Tocar uma penta de Sol menor sobre um acorde de Sol maior vai trazer uma sonoridade mais blues.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida quanto a improvisar em sweet home alabama (guitarristas experientes porfavor @judem-me