Malmsteen na Guitar Player - 05/2001

Autor Mensagem
paulao_jazz
Veterano
# mar/04


Alguns trechos da entrevista do malmsteen na Guitar Player Brasil, em maio de 2001:

GP: O que uma pessoa deve fazer pra se tornar um bom musico?

YM: O mais importante pra qualquer músico é tocar afinado, com boa entonação, ter um bom vibrato, saber quando e onde tocar rápido ou devagar. Vejo garotos tocando rápido e com boa técnica, mas quando se trata de conhecer as notas, eles se perdem, porque não se concentram nelas. (...) Você precisa escutar com atenção o que faço. Minhas músicas contêm de tudo. Não são apenas tocar rápido ou devagar, apenas blues ou frígio.Possuem variedade e caminhos diferentes. Se eu não tocasse dessa forma, seria monótono pra mim.

GP: Alguns músicos dizem que técnica em excesso faz com que haja perda de feeling. O que você acha desta afirmação?

YM: Não concordo. (...) Se você não tem conhecimento, pode sentir algo, mas como irá expressar o sentimento sem a técnica? O que chamo de técnica não é tocar rápido. Técnica pra mim é saber controlar o vibrato, a entonação, os bends... além de conhecer teoria musical. Não há outro caminho. (...) Quando toco "Adagio" todas as noites, coloco sempre tanto coração e sentimento que chego quase a chorar. Sei que toco com feeling e que possuo técnica. Consigo tocar rápido e devagar de forma expressiva.

(nota do copiador: sem opiniões, só jogando lenha na fogueira... hehehheheh, comentem aí!!!)

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


Concordo com o sueco obeso, a molecada ja começa estudando coisas rapidas tipo arpejos.. mas com uma pegadinha de "moçoira" faz bends errados e quando faz eh aquela coisa manjada e sem personalidade.. acho fundamental ter uma base mais legal de blues pra dai ir pra as paradas neo-classicas.. Acho q o topico do G3 por si so ja encheu o saco de tanto falar mal d malmsteen

HARD_ROCKEIRO
Veterano
# mar/04
· votar


O Malmsteen ta totalmente certo... o pessoal quer partir para coisas mais complicadas antes de saber o básico...como já foi falado aki no forum, tem gente q sabe até tocar rápido, mas mal sabe dar um bend ou mesmo um vibrato, ou então não sabe fazer uma base decente de guitarra. E quando consegue fazer bend, vibrato, bases, é sempre sem pegada e personalidade, como disse o stratopeido.
Enfim, Malmsteen rlz

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


Mas quem daqui não começa errando?

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


Há muito tempo atrás eu arrumei uma video aula do Malmsteen, assisti e fiquei boquiaberto. Depois com mais calma, começei a ver a fita toda, nossa, quanta repetição, é tudo igual, fiquei boquiaberto outra vez, mas com a mediocridade do sujeito. Ele possui um mérito, foi um dos primeiros Shreds e inseriu musica clássica na guitarra (talvez pq não tivesse idéias próprias). Meu irmão idolatra este cara e já me fez ouvir quase todos os discos dele (que sofrimento), nem fazendo cover ele presta. Ele realmente é muito técnico, impressionante, veloz, conhece teoria, som limpo, etc.... Mas falta música e emoção. Já li muitas entrevistas com esse cara, realmente ele sofre de problemas de personalidade.

É simples opinião.

paulao_jazz
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
"faça o que eu digo e não faça o que eu faço..." hehehehhehe

niredsystalaringologista
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly
Ele realmente é muito técnico, impressionante, veloz, conhece teoria, som limpo, etc.... Mas falta música e emoção

entaum vc fala de seu gosto só ne? naum q ele seja ruim

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


AllanFly

O meu caso ja eh totalmente diferente do seu.. Antes soh ouvia blues, jazz, bandas anos 60-70, tocava guitarra totalmente voltada pra esse tipo de som.. Ja tinha ouvido satriani, vai esses caras... e nao curtia nem a pau o som deles, (achava o timbre horrivel, composiçoes estranhas.. enfim..) mas quando ouvi malmsteen.. a primeira musica q eu vi dele foi d um video do Alcatrazz, "Evil Eye" foi como se tivesse descoberto outro mundo.. ate tinha ouvido falar d malmsteen mas nem me interessava muito.. bixo, eu era o kra mais enjoado do mundo com musica, soh ouvia aquelas bandas q eu considerava a "elite" e nem dava bola pras outras.. ano 80 pra frente p/ mim era lixo ehehehe.. falar q malmsteen eh repetitivo eh cair em redundancia.. Que guitarrista não eh repetitivo? Questionar a pegada dele? aff.. O Timbre entao nem se fala..

ramaione
Veterano
# mar/04
· votar


Com certeza o Malmsteen é um dos 5 melhores do mundo, na minha opinião. Mas não curto o som que ele faz, e o acho muito metido tb.

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


Ele chamou os brasileiros de porcos e caipiras huahuahha

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


Jean

A treta q eu fiquei sabendo era q o tecladista escreveu isso.

Jean
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido
tb

bocao
Veterano
# mar/04
· votar


"faça o que eu digo e não faça o que eu faço..."
Resumiu a parada toda.

rka
Veterano
# mar/04 · Editado por: rka
· votar


foda eh q tem mta gente que considera feeling tocar devagar e ficar soltando bend... nao eh bem assim

e sinceramente, soh começaram essas porradas de criticas em cima do malmsteen depois do show dele no brasil, depois daquele incidente todo mundo soh mete o pau nele, antes questionavam apenas a atitude e personalidade, agora metem pau nele em todos os sentidos... agora reclamam de tudo nele

AllanFly
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido

É cara eu digo repetitivo pq ele usa as mesmas escalas e arpejos o tempo todo em todas as músicas. Meus sobrinhos de 12 e 15 anos viram um clipe do Malmsteen na MTV e ficaram impressionados, gravaram numa fita e ficavam vendo o tempo todo. Um dia eles foram a minha casa conhecer a discografia do cara (meu irmão é fã incondicional do cara), ouviram apenas dois discos e pediram para ouvir outra coisa. Eu perguntei a eles o que acharam do Malmsteen, e eles me responderam: "Fora o riff principal, os solos são todos iguais em todas as músicas, não precisamos ouvir os outros discos". Foram embora e provavelmente desgravaram o CLIPE.

gunsnzeppelins
Veterano
# mar/04
· votar


Isso aeh, o obeso fritador tá certo!

darknid
Veterano
# mar/04
· votar


com certeza ele esta certo aho q o fundamental é não só a velocidade e sim o sentimento com qual se toca!!!!!!!!!!!!!
valeu malmsteen

stratopeido
Veterano
# mar/04 · Editado por: stratopeido
· votar


Allanfly

Meu amigo acho q ja ta virando um cliche chamar malmsteen de repetitivo e sem feeling, na verdade quando se xinga malmsteen, a pessoa (muitas vezes leiga) associa ele a mero shredder q toca rapido, e a midia poe na cabeça de que quem toca rapido eh sem feeling, outras coisas q faz o individuo falar mal dele:

1)Do carater dele, das entrevistas e shows
2)Inveja (sim, aposto q tem muita gente q nao admite mas que queria tocar metade do q ele toca)
3)Não curte o estilo shredder (bem esse eh um caso a parte.)
4)Viu alguem falar mal do malmsteen, e eh maria vai c/ as outras..

Iron maiden eh repetitivo, black sabbath eh repetivo, jimi hendrix eh repetitivo, bb king, srv.. TODOS SAO, pra quem afirma q malmsteen eh repetitivo, eu pergunto? OQ VC QUER Q O KRA FAÇA?? o kra eh sucesso, um dos maiores guitarristas da atualidade, revolucionou muito junto com van halen a linguagem da guitarra, ele ja achou o caminho do ouro dele.. vai querer q o kra toque algo jazzado, comece a tocar d traz pra frente? eu heim..

thiagomalmsteen
Veterano
# dez/04
· votar


stratopeido Vc está totalmente correto.

Pq todo mundo fala mal do cara ??????
Resposta:Pq está entre os melhores( se ñ o melhor ).

lula_molusco
Veterano
# dez/04
· votar


Malmsteen é Malmsteen. Ame ou Odeie hehe EU acho muito legal o trabalho do cara e acho que ele demonstra sim muito feeling em suas musicas, as vezes mais feeling que tecnica...em adagio no hsow do g3 live in denver dá pra sentir a emoção do cara

Dunha
Veterano
# dez/04
· votar


Foi o sherinian q chamou os kras de Porto Alegre de porcos!!!

Rafael J Petrucci
Veterano
# dez/04
· votar


Meu amigo acho q ja ta virando um cliche chamar malmsteen de repetitivo e sem feeling, na verdade quando se xinga malmsteen, a pessoa (muitas vezes leiga) associa ele a mero shredder q toca rapido, e a midia poe na cabeça de que quem toca rapido eh sem feeling, outras coisas q faz o individuo falar mal dele:

1)Do carater dele, das entrevistas e shows
2)Inveja (sim, aposto q tem muita gente q nao admite mas que queria tocar metade do q ele toca)
3)Não curte o estilo shredder (bem esse eh um caso a parte.)
4)Viu alguem falar mal do malmsteen, e eh maria vai c/ as outras..

Iron maiden eh repetitivo, black sabbath eh repetivo, jimi hendrix eh repetitivo, bb king, srv.. TODOS SAO, pra quem afirma q malmsteen eh repetitivo, eu pergunto? OQ VC QUER Q O KRA FAÇA?? o kra eh sucesso, um dos maiores guitarristas da atualidade, revolucionou muito junto com van halen a linguagem da guitarra, ele ja achou o caminho do ouro dele.. vai querer q o kra toque algo jazzado, comece a tocar d traz pra frente? eu heim..
(2)



Kra vc falo tudo tudo mesmo num tem nem o q descutirem pq isso q c falo é verdade teh mais.......malmsteen foi o kra q me levou a toc guitarra assim como levo a muitos outros flws........

funtastic
Veterano
# dez/04 · Editado por: funtastic
· votar


Em nenhum estilo não tem como não ser repetitivo, pois se não o houvesse, não haveria cliches.


Quem fala que o malmsteen não tem feeling pra mim desconhece musica.

Homem Cueca
Veterano
# dez/04 · Editado por: Homem Cueca
· votar


paulao_jazz
Agora vc comeu merda...eu tenho essa revista e posso colocar aqui oq esta EXATAMENTE escrito lá...leio e releio aquela revista todo dia...então...cala a boca e para de mentir sobre malmsteen, porque ele não disse isso.Na minha revista ele só comenta pouco e não fica se amostrando que nem vc disse.

Homem Cueca
Veterano
# dez/04
· votar


Quem me inspirou a tocar guitarra foi Angus Young e Malmsteen...quando eu era mais novo meu pai trazia CD's do Malmsteen e AC/DC pra cá...eu ficava bobo...agora...feeling não é tocar devagar ou fica fazendo bend que nem loco, é sentir oq tá tocando.

felipe vai
Veterano
# dez/04
· votar


Homem Cueca
Acho que vc ta se confundindo...eu me lembro bem dessa entrevista...ele disse isso mesmo!
Mas idai que ele se axa kra?? Coitado de quem vive com ele...mas a gnt q só ouve as musicas nem devia falar mal dele...se ele eh cuzao...metido....azar dele...da mulher dele...sei la de quem dele...nao da gnt...nao eh mesmo?

Homem Cueca
Veterano
# dez/04
· votar


felipe vai
É que eu tenho a revista aqui...ele num diz exatamente isso...eu acho que o paulao ando inventando umas merdas dele...mas foda-se...num é pq ee é cusão que vo parar de ser fâ dele...

Xander
Veterano
# dez/04
· votar


azar dele...da mulher dele

a duvido q a muieh dele liga pra isso...ela deve adora e deve c senti tbmmm...o cara eh rico e da oq ela keh ehuaehua ela deve adora c esculaxada ehauheuahe...e eh isso ai...c o cara eh cuzao eu num conheco ele..oq me importa sao as musica...e nao personalidad

paulao_jazz
Veterano
# mar/05
· votar


caraca, meses e meses depois é que eu vi essas respostas, só agora... desculpem o up, mas eu tive que responder ao colega Homem Cueca:

vc disse:

Agora vc comeu merda...eu tenho essa revista e posso colocar aqui oq esta EXATAMENTE escrito lá...leio e releio aquela revista todo dia...então...cala a boca e para de mentir sobre malmsteen, porque ele não disse isso.Na minha revista ele só comenta pouco e não fica se amostrando que nem vc disse.

cara, acho que vc que não entendeu a finalidade do trecho que eu pus. A finalidade do meu post é mostrar que, nessa entrevista, ele REALMENTE fala coisas legais, ele fala que "tocar rápido por tocar rápido é babaquice", ou seja, tudo o que as pessoas dizem do Malmsteen, que ele é shredder, que só quer aparecer, e tal, nessa entrevista ele diz (veja bem, diz) que tem que se ter consciência musical, e não ficar tocando rápido por tocar rápido.

Ele diz (veja bem, diz) que a técnica pela técnica é besteira, que o que vale é a música.

Por isso pus o post. Aliás, nós concordamos!! Eu não acho que ele fica se mostrando, muito pelo contrário, ele dá boas dicas e se mostra um cara consciente da música, NA ENTREVISTA!

E é aí que está o paradoxo: as músicas dele, na minha modesta opinião, não mostram isso. As músicas revelam o Malmsteen exibido e que só mostra técnica.
Mas, na boa, isso é opinião pessoal, é igual cu, não é mesmo...?

Nem sei se tu vai ler, mas é isso, só quero deixar registrado que copiei literalmente o que está escrito lá. As partes que omiti (entre parenteses) são só repetições ou exemplificações do que ele acabara de dizer.

E, do jeito que vc se dirigiu à minha pessoa, dá vontade de te mandar tomar no cu, mas vou fazer isso não, pq sei que é só raivinha de momento da minha parte (e da sua tb), vc nem me conhece nem eu te conheço, então fazer as coisas na raiva, pela internet e ofendendo as pessoas num fórum é uma coisa sem nexo, sem inteligência. Beleza?

abraço e espero que tenha me entendido

Rock Botton
Veterano
# mar/05
· votar


O malmsteen tem feeling sim, ouçam o solo que ele faz no dvd do g3,da musica litle wing do jimi hendrix. e também da musica tema do Zelda do super nes e far beyond the sun.

Apesar de ele ser um pig fat, ele é capaz de tocar o que ele quiser, com feeling ou sem feeling.

porque ele tem principios guitarristicos baseados no blues. não só na musica classica, e ele também é fã do Michael Schenker.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Malmsteen na Guitar Player - 05/2001