Modos gregos

Autor Mensagem
ki_suco
Veterano
# jan/07 · Editado por: ki_suco
· votar


Penta_Blues
tem vezes que cai bem usar um D dórico numa progressão | D C9 G |

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Bom dia!!!

ki_suco
Concordo com vc!
Por isso eu evitei dizer que não se usava e preferi dizer que não é comum...
Prefiro pensar sempre que em música nada é proibido. Que existem orientações e até regras que lhe mostram o ideal, mas que por conta da liberdade da Arte vc pode fazer qualquer coisa musicalmente falando. Só depende da sua intenção e de seu julgamento para definir o que fica melhor ou o que não fica tão bom...
Valeu!!!

vto
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
Valeu!
Penta_Blues
Sim eu sei disso, acho que vocÊ interprtou minha duvida errada

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/07 · Editado por: João Pedro Strabelli
· votar


Deixa eu explicar o que eu acho (que é o que eu fiz para simplificar as coisas para mim mesmo).

Depois de ver um monte de garotos se matando para decorar os nomes e a digitação do modo grego, percebi uma coisa: se você estiver tocando em dó maior (C), resolver tocar o modo frígio (mi fá sol lá si dó ré mi — E F G A B C D E) você simplesmente tocou a escola de dó maior mudando apenas a nota inicial e a nota final.

Para ter um som e um campo harmônico frígio, você teria que usar a escala menor como base e usar as notas da escala começando no dó (dó réb mib fá sol láb sib dó — C Db Eb F G Ab Bb C). Aí, sim, você teria um modo frígio num campo harmônico frígio com som de frígio.

A propósito, os gregos (e o canto gregoriano, que herdou esses modo) não modulavam suas músicas. Elas nunca saiam de seu campo harmônico, um dó maior (C), por exemplo, jamais teriam um acorde de Lá maior (A).

Falou

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa noite!!!

João Pedro Strabelli
Cara, eu postei isso no outro tópico mas não sei se vc leu por lá. Então, aqui vai de novo como eu entendo os Modos Gregos.

se você estiver tocando em dó maior (C), resolver tocar o modo frígio (mi fá sol lá si dó ré mi — E F G A B C D E) você simplesmente tocou a escola de dó maior mudando apenas a nota inicial e a nota final.
Esta visão não é exatamente a que se deve ter quando vc emprega Modos Gregos. É evidente que todos os Modos dentro de uma tonalidade podem ser empregados, pois, como vc bem sabe todos são formados pelas mesmas notas.
O que se deve empregar são os Modos de uma determinada nota (nota esta definida pelo acorde onde vc pretende improvisar) dentro de variadas tonalidades. Aí sim vc sentirá a diferença no emprego dos Modos Gregos.

Para ter um som e um campo harmônico frígio, você teria que usar a escala menor como base e usar as notas da escala começando no dó (dó réb mib fá sol láb sib dó — C Db Eb F G Ab Bb C). Aí, sim, você teria um modo frígio num campo harmônico frígio com som de frígio.
Só que isto não é usual, aplicar um Modo Frígio em cima de um acorde Maior.
Analisando seu exemplo C Maior é formado por C - E - G. Como o Modo C Frígio (que está na tonalidade de G#) possui um Eb, esta nota se chocará com a nota E do acorde. Por esta razão é que quase nunca se ouve isso.

Valeu!!!

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues

É, faltou eu complementar. Quando eu disse campo harmônico frígio quis dizer menor.

Aliás, se quiser ver como é que fica, pegue uma partitura sem muitos acidentes e faça a transcrição para um desses modos. Já fiz e tem coisa que fica esquisita pra caramba. Já tem algumas que ficam legais. Ando pensando em estudar isso com mais seriedade.

Valeu

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/07
· votar


Sô completando: quando falei sem muitos acidentes, o correto seria dizer sem muita modulação de tonalidade.

Se alguém quiser, tentem com Asa Branca, que dá mais certo, já que ela é praticamente uma música modal.

Falou

nvm95
Veterano
# out/11
· votar


Se eu tenho a seguinte progressao no tom de Dó:
Jonio: C
Dorico: D
Frigio: E
Lidio: F
Mixolidio: G
Eolio ou Menor natural relativa: A
Locrio: B


se eu tiver no tom de Ré, será:

Jonio: D
Dorico: E
Frigio: F#
Lidio: G
Mixolidio: A
Eolio ou Menor natural relativa: B
Locrio: C#

Certo isso?

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


nvm95
cara tem um topico que eu eo unfigleness fisemos,olha no forum e vc acha

nvm95
Veterano
# out/11
· votar


Mas o que eu falei está certo?

RennanGuitar
Veterano
# out/11
· votar


nvm95
sim

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos gregos