Modos gregos

Autor Mensagem
Monstéra
Veterano
# jan/07
· votar


Penta_Blues

Cara, sem problemas, sinal que li o seu post hehehe!
Mas vc me deixou com outra dúvida...

B) E por que vc usaria uma escala de G num Campo Harmônico de D? Em cima de qual acorde do Campo Harmônico de D vc pretende usar uma Escala de G?

1º Para fazer um D mixolideo, naum!?
2º Quando falamos em modos gregos, temos que falar em acordes? não em campos? Explico:
Se quero fazer um E MixolidioTenho que unicamente tocar em cima do acorde de E? ou posso usar o Campo Harmônico inteiro de E e continuar tocando a escala de A?
Vlw!

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Monstéra
Se digo que estou em G Mixolidio, o que realmente estou fazendo?
A) Estou no Campo Harmônico de G executando a escala de C ?
-> sim,exatamente,

Não cara. É o contrário. Vc está no Campo Harmônico de C executando uma Escala Maior de C, começando pela nota G. Isso se chama G Mixolídio.

B) Estou no Campo Harmônico de D Executando a escala de G ?
-> então a resposta B seria: D Mixolidio, não!?

Não, de novo. Não existe a escala de G no Campo Harmônico de D. Existe o Modo G Lídio que é diferente da Escala de G.

Qual o Campo Harmônico que o autor usou?
R:C
Não seria Campo harmonico de D e escala de C ?

Mais um não...rs. Para o cara ter usado um D Dório, ele obrigatoriamente tinha que estar no Campo Harmônico de C, pois só a Escala Maior de C possui D no II Grau, ou seja, D Dório.

Valeu!!!

Monstéra
Veterano
# jan/07
· votar


Penta_Blues
Putz.. agora me confundiu tudo! hehehe
Cara, isso aí foi o froggy que me explicou, ta na página 1!

Mas tocar a escala de C no Campo de C seria Jonico, independente de onde começa não!?
Vlw

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Monstéra
Vamos lá:
Quanto à primeira questão:
Aí é que está o ponto: D Mixolídio não está no Campo Harmônico de D.
A Escala de G possui as seguintes notas:
G - A - B - C - D - E - F#
O G que aparece no Campo Harmônico de D é G Lídio, composto pelas seguintes notas:
G - A - B - C# - D - E - F#
Percebeu a diferença?
Já a segunda questão, eu te peço um tempinho pra responder pois vou buscar meu filho na escola, mas volto logo, ok?
Valeu!!!

Monstéra
Veterano
# jan/07
· votar


Penta_Blues

Ok, aguardo, mas agora tenho q sair e só volto a noite, desculpe nao voltar ao tópico logo, mas assim q puder eu leio.
Abraços!

Se puder me add: marlonlf@hotmail.com

Guto Tomaz
Veterano
# jan/07 · Editado por: Guto Tomaz
· votar


Fear of the dark

Caro amigo, as pessoal vinculam modos à escalas. na verdade a visão se torna mais ampla e mais prática à partir do momento em que vc pensa nos modos como "eixo tonal" ou "Centro Tonal" de uma respectiva harmonia.

Exemplo:

Cmaj7 Dm7 Em7 Fmaj7 G7 Am7 Bm7(5b)
Jonio Dórico Frigio Lidio Mixo Eólio Lócrio

Vamos imaginar a seguinte Harmonia:

|| Am7 | Fmaj7 G ||

pelo fato da respiração da harmonia estar centrada em Am, mesmo estando no campo de C dizemos que o eixo tonal é Am eólio. aí vc aplica aqueles padrões que estão acima(comentáios anteriores). pois cada modo tem seus intervalos, caracteristicas, frases, notas evitadas, notas alvo, etc...por isso não vamos direto no Dó e sim no centro tonal!

|| Dm7 | G7 | Dm7 F ||

Bom, aqui a progressão pertence ao campo de C. mas o centro tonal é Dm Dórico pelo repouso da harmonia.

Qualquer dúvida:

guto.tomaz@hotmail.com

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Monstéra

Se digo que estou em G Mixolidio, o que realmente estou fazendo?

Está tocando uma escala de G com os seguintes intervalos: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

É praticamente igual a escala maior. A diferença está no intervalo de 7a.

O modo mixolídio é o Vº de uma escala maior.

*******************************************

"...esta música está em D dórico"

Qual o Campo Harmônico que o autor usou?


Usou o campo harmônico de D dórico. O D dórico é o IIº grau da escala de Dó maior:

Dó maior (jônio): C - D - E - F - G - A - B - C

Ré dórico: D - E - F - G - A - B - C - D

Pense nos intervalos de cada modo. Assim se você precisar de um D dórico é só tocar uma escala de D com os intervalos: T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8.

***************************************************

Não há nada de errado em dizer Lá eólio, Mi Lócrio.

Os modos são como adjetivos, que dão uma qualidade específica a sua escala.

Veja por exemplo essas diferenças:

D jônio: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8 (D - E - F# - G - A - B - C# - D)

D lídio: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8 (D - E - F# - G# - A - B - C# - D)

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa tarde!!!

Monstéra
Cara, com todo o respeito ao nosso camarada froggy, ou ele não explicou direito ou deixou a explicação incompleta...

Quanto à sua dúvida:
2º Quando falamos em modos gregos, temos que falar em acordes? não em campos?
Quando falamos em Modos Gregos, falamos em Campo Harmônico, mas quando falamos em aplicar os Modos Gregos, temos que considerar sobre que Acordes improvisaremos.

Se quero fazer um E Mixolidio...
O primeiro ponto a se observar é que sua abordagem está equivocada. Não se escolhe uma Escala ou Modo pra solar e em cima deste se constrói a Harmonia. Ou seja, pra vc fazer um E Mixolídio, a Harmonia deve permitir isso e não sua vontade.

Se quero fazer um E MixolidioTenho que unicamente tocar em cima do acorde de E?
É preferível que vc toque E Mixolídio em cima do acorde E, mas vc pode tocar este Modo em qualquer acorde que possua em sua formação as notas que compõem E Mixolídio.

ou posso usar o Campo Harmônico inteiro de E
Não entendi. Quando vc fala em Campo Harmônico, está falando no conjunto de acordes ou no conjunto de Modos dentro da tonalidade E?

ou posso usar o Campo Harmônico inteiro de E e continuar tocando a escala de A?
Esta Escala de A possui uma nota D que se chocará com alguns acordes do Campo Harmônico de E que possuirem a nota D#, então isso não é aconselhável.

Agora, como aplicar os Modos Gregos então?
Estou certo que tem um pessoal aqui que está enjoado desse meu passo-a-passo, mas ele é muito interessante:
Digamos que seu guitarra-base esteja tocando um acorde de C Maior.
Vc poderá usar todos os Modos que tenham o acorde C na sua respectiva Tonalidade. Pra saber quais são, responda às seguintes perguntas:
1 - Em que CH Maior encontraremos o acorde C?
R - Nos CH de C, F e G
2 - Em que Graus, dentro dos CH acima, aparece o acorde C?
R - I, IV e V
3 - Que Modos correspondem a estes Graus?
R - Jonio, Lídio e Mixolídio
4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde C, vc pode tocar qualquer um destes Modos (C Jonio, C Lidio e C Mixolídio). Experimente tocar todos eles em cima DO MESMO ACORDE e tente sentir a diferença no clima de cada um deles...
Preste atenção no fato de que estes Modos não estão no mesmo Campo Harmônico. Não é porque todos começam com a nota C que são do Campo Harmônico de C. Cada um deles está num Campo Harmônico diferente, por isso possuem um som característico.
Se vc fosse tocar em cima do acorde de C Maior os Modos C Jonio, D Dório, E Frígio, F Lídio, G Mixolídio, A Eólio ou B Lócrio, na prática estaria tocando a mesma escala, com as mesmas notas, só alterando a "nota de partida", mas sonoricamente não haveria diferença, pois são sempre as mesmas notas.
Da forma como eu mostrei um pouco mais acima, sempre haverá uma nota diferente justamente pra dar o que se chama de "intenção", ou seja, ao usar C Jonio vc está dando a intenção Jônia ao improviso, ao usar C Lidio vc está dando a intenção Lídia ao improviso e assim por diante.
Veja bem, em música nada é proibido. O que pode acontecer é que vc terá resultados mais ou menos satisfatórios, ou seja, algumas coisas soam melhor outras não, mas nada impede que vc experimente outras combinações.
Ufa!...rs
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Monstéra

E por que vc usaria uma escala de G num Campo Harmônico de D? Em cima de qual acorde do Campo Harmônico de D vc pretende usar uma Escala de G?

Pense assim:

Se eu tocar uma escala de G maior sobre um acorde D, eu estarei passando a este D uma característica mixolídio, por causa da nota C que existe na escala de G. Esta nota C sobre o acorde D é um intervalo de 7a menor, o que o caracteriza o D como mixolídio.

G - A - B - C - D - E - F# - G

inverta, começando pela nota D:

D - E - F# - G - A - B - C - D

Se você montar uma tríade desta escala, você terá: D, F#, A (T, 3 e 5)

Se você montar uma tétrade desta escala, você terá: D, F#, A, C (T, 3, 5 e 7) ---> D7, ou D7(9), ou D7(13), etc...

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa noite!!!

LeandroPanucci
Tá certo professor?...rs
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# jan/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Penta_Blues

Vai ganhar uma estrelinha ¤

:P

Monstéra
Veterano
# jan/07 · Editado por: Monstéra
· votar


Pessoal, desculpem minha insistência, mas com tantas explicações e exemplos algumas dúvidas persistem e vão surgindo dúvidas novas...
(Se alguém se encher aí, pode falar "pow cara, vai procurar um professor" rsrsrs)

LeandroPanucci

Usando seu exemplo:
D lídio: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8 (D - E - F# - G# - A - B - C# - D)

O que é realmente um D Lídio? (se possível, use notas na explicação, evite usar graus, pq se nao fica mto generalizado e é aí que as dúvidas ficam confusas, ok!? vlw!)

Pra mim seria tocar a escala de A (A B C# D E F# G#) em cima do campo harmonico de D (D Em F#m G A Bm C#m), correto?

Ou eu só poderei tocar a escala de A sobre o ACORDE de D?

==========================================

Pra mim esse negócio de de só pegar a escala de A e somente começar tocando na nota D (em cima do campo le A mesmo), não significa nada, pois ouvindo, de um modo geral , não irá fazer diferença nenhuma começar em uma nota ou outra. Até mesmo pq se vc for fazer um solo, não vai ser a 1º nota do solo que irá dar a intenção (alegre, triste, misterioso...) ao solo.

==========================================

Penta_Blues
4 - Então, quando a Base estiver tocando o acorde C, vc pode tocar qualquer um destes Modos (C Jonio, C Lidio e C Mixolídio).

De acordo com meu conhecimento:
C Jonio = Escala de Dó
C Lidio = Escala de Sol
C Mixo = Escala de Fa

Então, "tocar esses modos" é tocar a escala de C de F e de G em cima do acorde de C, correto!?
Posso tocar em cima de todo campo de C tb? (C Dm Em F G Am Bm)

Penta_Blues
Moderador
# jan/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Monstéra
De acordo com meu conhecimento:
C Jonio = Escala de Dó
C Lidio = Escala de Sol
C Mixo = Escala de Fa
Então, "tocar esses modos" é tocar a escala de C de F e de G em cima do acorde de C, correto!?
Posso tocar em cima de todo campo de C tb? (C Dm Em F G Am Bm)


Não, meu camarada.
O que está lhe faltando é noção de intervalo. Vou levar meu garoto à escola e na volta já te digo o que está faltando neste seu ponto de vista sobre os Modos.
Valeu!!!

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


depende também se a harmonia é modal ou tonal

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Monstéra

O que é realmente um D Lídio? (se possível, use notas na explicação, evite usar graus, pq se nao fica mto generalizado e é aí que as dúvidas ficam confusas,

Poxa, só faltou tocar um D lídio mesmo, porque eu coloquei os intervalos e as notas (entre parênteses).

O D lídio é uma escala maior com uma diferença no IVº grau (4a nota). A escala maior natural (modo jônio) tem um intervalo de 2,5 tons entre a primeira e a quarta nota, formando um intervalo de "quarta justa" (4J). Enquanto que a escala do modo lídio tem um intervalo de 3 tons entre a primeira e a quarta nota, formando um intervalo de "quarta aumentada" (#4).

O que caracteriza um modo são os seus intervalos, por isso é importante dominar esta parte da teoria elementar, senão você não vai entender os modos gregos.

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar



Um exemplo da sonoridade lídio:

D D4 D D D(#4) D

e---2--3--2---|---2--4--2---|--
B---3--3--3---|---3--3--3---|--
G---2--2--2---|---2--2--2---|--
D---0--0--0---|---0--0--0---|--
A-------------|-------------|--
E-------------|-------------|--

maior natural - maior lídio



ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
um exemplo ótimo do modo Lídio é a Flying in a Blue Dream do satriani.

e-----------2--2--------0--0-------------------------
B-------3---3--3--------1--1-------------------------
G-----------2--2--------0--0-------------------------
D----2-----------------------------------------------
A--3-------------------------------------------------
E----------------------------------------------------


Monstéra
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
Bom, então um D lidio é exatamente a escala de A!?

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


ki_suco

Ótimo exemplo. Esta é uma sonoridade que "só de ouvir" você já diz que é lídio.

Um outro exemplo bastante conhecido é o dedilhado de Wasting Love, do Iron Maiden:


Em9 C9(#4)
(eólio) (lídio)
e-------------------|--------------------|--
B-------------------|-----------3--------|--
G----------0--------|------0------0---0--|--
D------4-----4---4--|----4---4------4----|--
A----2---2-----2----|--3-----------------|--
E--0----------------|--------------------|--
deixe soar ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Monstéra

Bom, então um D lidio é exatamente a escala de A!?

Eu tomaria cuidado com esta afirmação. Na verdade não é!

O D lídio tem as mesmas notas da escala de A jônio, mas isso não quer dizer que é a mesma escala, por uma simples razão: a tônica muda, e em conseqüencia disso também mudam os seus intervalos.

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa tarde!!!

Monstéra

De acordo com meu conhecimento:
C Jonio = Escala de Dó
C Lidio = Escala de Sol
C Mixo = Escala de Fa

Bom, se vc está levando em consideração o aspecto, digamos, sonoro vc está com o raciocínio certo, afinal tratam-se das mesmas notas, porém, se vc pensar assim não existe razão de ser para os Modos, afinal todos possuem exatamente as mesmas notas da Escala que lhes deu origem.
Não é esta a forma de raciocinar com Modos Gregos.

Então, "tocar esses modos" é tocar a escala de C de F e de G em cima do acorde de C, correto!?
Não. Vamos analisar a diferença entre estas Escalas e os Modos que vc acha que são a mesma coisa.
Se lembra que eu disse que lhe faltava abordar as Escalas e Modos por seus intervalos? Então vamos lá:
O que está entre parênteses é o intervalo entre as notas. Por enquanto vamos ficar nesta diferença, depois podemos analisar a diferença entre nominalmente.
Escala Maior de C: C (T) D (T) E (ST) F (T) G (T) A (T) B (ST) C
Modo C Jonio: C (T) D (T) E (ST) F (T) G (T) A (T) B (ST) C
Por coincidência e por um fator histórico que não vem ao caso agora, trata-se da mesma Escala.
Escala Maior de G: G (T) A (T) B (ST) C (T) D (T) E (T) F# (ST) G
Modod C Lídio: C (T) D (T) E (T) F# (ST) G (T) A (T) B (ST) C
Escala Maior de F: F (T) G (T) A (ST) Bb (T) C (T) D (T) E (ST) F
Modo C Mixolídio: C (T) D (T) E (ST) F (T) G (T) A (ST) Bb (T) C
Confira a posição dos T (tons) e ST (Semi-Tons) e perceba que existem diferenças. São justamente estas diferenças que caracterizam Modos e Escalas e consequentemente as diferenciam entre si.
Conclusão, apesar de Modos e Escalas, dentro da sua tonalidade, possuírem as memas notas, não são coisas iguais.
Imagine o seguinte: duas metades, uma de cima e outra de baixo. Apesar de serem a "mesma" coisa, são diferentes...rsrs

Posso tocar em cima de todo campo de C tb? (C Dm Em F G Am Bm)
Se lembra do que eu disse? Em música vc "pode" qualquer coisa, mas não "deve"...
Neste caso, por que vc não deve?
Porque vc tem que analisar as notas que formam o acorde no qual vc pretende improvisar.
No Campo Harmônico de C vc não pode usar todos aqueles Modos, particularmente em dois casos:
No acorde de G, vc tem as notas G-B-D. Caso vc use o Modo C Mixolídio ou a Escala de F, usará nestas Escalas uma nota Bb que se "chocará" com a nota B do acorde.
Já para o acorde de Bm, vc tem as notas B-D-F. Caso vc use o Modo C Lídio ou a Escala de G, usará nestas Escalas uma nota F# que se "chocará" com a nota F do acorde.

Valeu!!!

Monstéra
Veterano
# jan/07
· votar


Penta_Blues
LeandroPanucci

Valeu pela atenção aí, principalmente pelo esforço de vcs ao tentar me ensinar, a final, vcs nem me conhecem e não estão ganhando nada com isso... Muito Obrigado mesmo.
Já estou coonseguindo assimilar melhor essas coisas todas, eu olho muito por escalas ao invés de intervalos...
O D lídio tem as mesmas notas da escala de A jônio, mas isso não quer dizer que é a mesma escala, por uma simples razão: a tônica muda, e em conseqüencia disso também mudam os seus intervalos
Nossa, isso ja fez eu ter outra visão da coisa, mas ainda tenho mtas duvidas que prometo q vou me esforçar lendo outras coisas para nao encher tanto o saco de vcs, hehhee!

Mas se não se importarem, gostaria de continuar discutindo sobre esse assunto com vcs, ok!?

=====================================

Penta_Blues

No acorde de G, vc tem as notas G-B-D. Caso vc use o Modo C Mixolídio ou a Escala de F, usará nestas Escalas uma nota Bb que se "chocará" com a nota B do acorde.

Mas não são essas notas que se "chocam" com a escala que dão o "colorido" (Intenção) para elas...? A blue note é um exemplo disto!¿

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


Monstéra
essas notas fora da escala (outsides) tem que usar com cuidado. a blue note é mais tranquilo de usar. no blues também tem outra: solar numa penta menor em cima de uma base maior.

tem umas outras loucuras, como usar a penta de F# em cima de um acorde C7M, mas isso é pra praia de fusion hehe

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa tarde!!!

Monstéra
Mas não são essas notas que se "chocam" com a escala que dão o "colorido" (Intenção) para elas...? A blue note é um exemplo disto!¿
Não. Não são estas notas que dão o tal "colorido". Observe que nos três graus do exemplo existem as notas características (estas sim dão o colorido pois indicam claramente o Modo utilizado) e nem por isso chocam com o acorde. Os três Modos possuem as notas do acorde considerado.
No que se refere ao Blues, a história é toda outra, a Escala é outra, a aplicação é outra, a Harmonia é outra, a razão de existir a Blue-Note é outra, etc, etc, etc. Ainda estamos falando sobre aplicação dos Modos, lembra?
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Monstéra

Mas se não se importarem, gostaria de continuar discutindo sobre esse assunto com vcs, ok!?

Mas é claro que sim :)

... e não estão ganhando nada com isso

Você é que pensa... ;)

vto
Veterano
# jan/07
· votar


Qual escala que ele executou?
R:D dórico

Bem, na verdade não exite uma "escala" correta, voce pode tocar D dorico em qualquer dezenho da escala de C maior.
Mas por enquanto esqueça o qu eu disse, pratique em cima dos dezenhos.

vto
Veterano
# jan/07
· votar


Uma duvida minha!
Eu queria saber que tipo de notas são mais adequadas para o "repouso" nos modos gregos. Por exemplo, se eu estou tocando numa base em C maior, e estou usando a escala de C jonio, as melhores notas para repousar seriam a TONICA, TERÇA E QUINTA, correto?!
Mas e se eu tiver tocando em outros modos, como mixo, dorico, lidio?!

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


vto
Por exemplo, se eu estou tocando numa base em C maior, e estou usando a escala de C jonio, as melhores notas para repousar seriam a TONICA, TERÇA E QUINTA, correto?!

Correto!

... Mas e se eu tiver tocando em outros modos, como mixo, dorico, lidio?!

Tônica, Terça e Quinta também.

Phantom Of Death
Veterano
# jan/07
· votar


to com dor de cabeça de tanto estuda isso hj , acho q ouve algo bloqueio mental pq n entro muita coisa na minha cabeça não hsduihsdui, amanhã vo ve com meu professor se ele me tira todas as duvidas shuidshuisd

modos gregos eh fodaa

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Bom dia!!!

vto
Mas e se eu tiver tocando em outros modos, como mixo, dorico, lidio?!
Cara, não é comum usar o Modo Dórico em cima de um acorde Maior, a não ser que vc esteja usando o Modo dentro da sua tonalidade, ou seja, D Dórico para este exemplo.
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos gregos