madeira influencia ou não?

Autor Mensagem
GuitarHouse
Veterano
# fev/04
· votar


Leandro
weh Mark Knopfler mesmo

GuitarHouse
Veterano
# fev/04
· votar


Leandro

Eu acho q a madeira influencia no som sim, pois mesmo q o captador não capte as ondas sonoras da madeira, elas influirão na vibração das cordas, q será captada.


pois eh...tb acho isso, pus num post ai pra tras

Leandro
Veterano
# fev/04
· votar


Reinaldo e GuitarHouse
Vlw! \m/

AllanFly
Veterano
# fev/04
· votar


amondin

Então guitarras idênticas quanto a circuito eletronico, braço, escala e etc, somente diferente no tipo de madeira, terão o som igual, Allan ?
Assim: Uma guitarra de Compensado terá EXATAMENTE o mesmo som de uma em Mogno ?


Cara eu já ouvi falar em guitarra de compensado mas não sei se existe. Compensado são várias placas finas de madeira coladas, é madeira mais frágil que certos aglomerados. Provavelmente ela vá sofrer empeno pela pressão exercida pela ponte e descaracterizar a construção.
Vamos escolher o cedro para comparação.
Respondendo:
A princípio sim, porém a junção do braço da de cedro deverá ser reforçado. Agora tem o seguinte, maquinário feito para construir uma guita de mogno deve ser regulado para construir a mesma guita em cedro, pois são corpos com diferentes densidades. E saca só: A placa que cobre as stratos não está sendo considerada por nós. Para este caso a afirmativa de influência sofre mais ainda, já que os captadores estão presos à placa e não na madeira, estes estão bem distantes com uma puta cavidade entre eles e a madeira. Cadê a interação entre madeira e o cap?

AllanFly
Veterano
# fev/04
· votar


crowley666
se a madeira num interfere, pq alguns guitarristas poem um pedaço de madeira de baixo do captador pra q ele tenha contato com o corpo? pq eles num tinha o q fazer com aquele pedaço de madeira?

Cara cada um age conforme suas crenças.

AllanFly
Veterano
# fev/04
· votar


Leandro
E tlvz não seja nem só por isso, pq uma vez vi (não me lembro onde) q antes de inventarem a guitarra, colocaram um captador num violão, mas ele quase não captava a vibração das cordas, pois a madeira tb vibrava muito e, consequentemente, o captador vibrava, de modo q o campo magnético não era estável o suficiente para q as cordas o influenciassem e dessa forma fosse induzido o sinal nas bobinas do captador. Daí fizeram um "violão maciço" para acabar com o problema, e chamaram de guitarra. Lindo neh?


Considere que antes das guitarras maciças apareceram as semi-acústicas. Outra coisa não pule enquanto vc toca, fique inerte pois senão o captador irá vibrar. Por isso que o som do Angus Young é ruim. Hahahhahaha.....

Dieselboy
Veterano
# fev/04
· votar


Pra quem diz q a madeira naum influencia.
Pense assim:
Onde a ponte ta presa?
NAum é no corpo da guitarra?
Entaum quer dizer q a intensidade da vibração da ponte é influenciada pela madeira naum é?
Entaum quando voce toca a ponte vibra naum é?
Pronto. Entenderam?

Leandro
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly
A madeira não influencia diretamente o captador, mas sim a vibração das cordas.

GuitarHouse
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly

Para este caso a afirmativa de influência sofre mais ainda, já que os captadores estão presos à placa e não na madeira, estes estão bem distantes com uma puta cavidade entre eles e a madeira. Cadê a interação entre madeira e o cap?

acho q desviou um pouco..nao eh a MADEIRA e os caps..e sim madeira e no som final (claro q por intermedio dos caps)

mas vc nao acha q a madeira interfere na timbragem da vibraçao das cordas?

Dieselboy
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly
faz um teste.
toca em uma guitarra de gelatina, em uma de ferro e uma de carbono e perceba a diferença.

Leandro
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly
Dã! Olha só a diferença da vibração de um pulo e da corda. O captador não funciona bem no violão pq ele vibra na mesma frequencia das cordas.

Dieselboy
Veterano
# fev/04
· votar


Leandro
caramba seu numero de usuario é 24
vc é um fóssil aqui no forum

Leandro
Veterano
# fev/04
· votar


Dieselboy
Mas será q eh isso mesmo? Quando me registrei (29/12/2002) jah tinha muita gente aki, acho q não eh isso não. =P

Leandro
Veterano
# fev/04
· votar


O Mkazan disse q frequenta o fórum desde q ele era hospedado pelo Geocities, e o dele eh 973 (ou 937, sei lá) =)

Leandro
Veterano
# fev/04
· votar


Ah eh... agora me lembrei... antes não era preciso se registrar, era só postar =]

Dieselboy
Veterano
# fev/04
· votar


caramba eu naum tinha nem nascido ainda

Leandro
Veterano
# fev/04
· votar


Dieselboy
huahuhauhauha... Então vai trocar sua fraldinha, vai! =)

Dieselboy
Veterano
# fev/04
· votar


Leandro
auahahuahuauahuahuahua

AllanFly
Veterano
# fev/04
· votar


Vou finalizar a minha participação.

Se vc pegar um bom braço de madeira boa (este sim eu sempre afirmei que faz diferença) e fixar bem em um corpo de uma guita. O conjunto Braço/corpo vão sofrer torções como um arco e flexa (pela tensão nas cordas). As torções certamente irão influenciar (responder a uma ação) nas cordas e isto pode mudar o grau de oscilações das cordas vibrando, e assim por diante. Considerando que todos os braços possuem tirantes e vamos supor que são todos de boa qualidade (o que não é verdade) e que a junção com o corpo esteja ajustada para cada tipo de madeira de forma que as torções e vibrações possuam graus aproximados. Para este caso as madeiras não apresentarão diferenças entre si e não influenciarão no som produzido.
Agora considerar som aveludado, maior agudo, maior volume, timbre seco, etc..., e atribuir isto a madeira. Pô, é demais, até este carinha aí do IGT que falaram. Ele é luthier e precisa ganhar a vida, logo não vai afirmar nunca o contrário, pois não quer matar a galinha dos ovos de ouro.
Os grandes fabricante devem saber bem disto e equipam as grandes guitarras com o que há de melhor, captadores, trastes, pontes, fixação de componentes, potenciometros, fios, etc... Falam da madeira, pois é marketing.

O curioso é que nenhum deles é capaz de vender uma guitarra devidamente aterrada. Foi isto que fiz na minha de MDF, plugo ela numa Marshall, jogo o volume no talo e não se houve um ruído sequer. Com um Hot rails na ponte, braço reforçado na junção (colei), bem regulada, aterrada, fiação trocada, equilibrio entre os captadores, banho de prata no jack, capacitores de poliester na tonalidade e potenciometros TBX. Porra cara, vou me incomodar com madeira.
Os coreanos já aprenderam a muito tempo a fazer guitarras, eles são metódicos, investem em pesquisa, e não é segredo guardado a sete chaves.

É por isso que sou fã do Ed Van Halen, ele faz as suas próprias guitarras, inventa ponte flutuante, afinação flutuante, e ainda barbariza tocando. Fazia os maiores rombos na sua guita para instalar humbuckers em stratos. Porra, não posso e nem quero mudar a opnião de vcs. Cada um com sua crença.
Grande abraço.

Leandro
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly
Flw aê!

Dieselboy
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly
é né cada um com a sua opnião

RATM
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly

Puts.. Vc ainda tah falando?

Jean
Veterano
# fev/04
· votar


AllanFly
Boa noite e dorme com os anjinhos!

nIgHtWoLf
Veterano
# fev/04
· votar


Veja se há no mundo algum guitarrista famoso que ache melhor o som do compensado do que na madeira?

regis yamamoto
Veterano
# fev/04
· votar


E no caso do piano? Meu professor disse que o dele é feito de Cedro. Guitarras tambeém são feitas de Cedro?

GuitarHouse
Veterano
# fev/04
· votar


regis yamamoto
algumas sim.

Jean
Veterano
# fev/04
· votar


regis yamamoto
sim

rocapi2000
Veterano
# mar/04
· votar


Viste o Site www.tocandoguitarra.com.br e leia a coluna "Dica do Luthier" deste mês que fala sobre todos os tipos de madeira usados nas guitarras e suas caracteristicas.

Rodrigo Almeida

CORVO
Veterano
# mar/04
· votar


RATM, depende do EMG. Existem mais de 20 tipos de EMG diferentes só para guitarra, todos com sonoridades diferentes. Qual deles você conhece?

killerman666, acho melhor você deixar esse assunto de lado e escolher a sua guitarra pelo som dela como um todo, a não ser que você pretenda ser luthier e desenvolver projetos de instrumentos. A propósito os sons das madeiras não são assim tão simples como você descreveu. Por exemplo, entre outras coisas, não se pode atribuir um sustain a uma madeira, apenas um timbre. Sustain tem a ver com outros fatores como construção, captação e etc, sendo o resultado do conjunto. Por curiosidade são pouquíssimos os instrumentos que usam corpo de Maple no mundo, até porque o hard Maple é o usado nos braços (muito pesado e duro) e no corpo quando usam é o soft Maple, que nos USA só cresce ali na região de Washington e não é uma madeira considerada das melhores para esse fim, embora eu conheça pouco desta em particular.

RATM
Veterano
# mar/04
· votar


CORVO
Como vc eh chato cara... Perseguição do caralho..

Claro q tem sonoridade diferentes(dãããããã), senao eu comprava o mais barato e jah era.. Cara chato do kct..

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a madeira influencia ou não?