Duvidas

    Autor Mensagem
    Crom
    Veterano
    # fev/03


    eu queria tirar duas duvidas aqui... seguinte:

    - Quando abrimos a mão esquerda na escala, com o polegar por trás do braço, o mais baixo possível (o suficiente pra tocar e alcançar todas as notas), é normal o indicador ficar curvado??

    - Nao sou muito bom em teoria... na verdade, me explicaram pouca coisa, quase tudo o que eu sei (bem pouca coisa) aprendi fuçando na net mesmo, ou numa apostila qualquer... entendi que pra se improvisar (ou solar, mesmo) num tom X, devemos tocar escalas neste tom ou num de seus modos (relativo, ou gregos, estou certo?? nao entendi ainda muito bem modos gregos, por isso a duvida). Agora, a base de uma música nao fica obviamente em um acorde só. Consideremos que, quando a base esta em X, vc pode percorrer o solo em x notas. Quando ele muda pra Y, pela logica, vc teria y notas disponiveis (isso eh certo?). Agora, como essa mudança se dá, na pratica, eu nao entendi ainda... se é que realmente há uma mudança a ser feita (nao sei...)

    Crom
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Agradeço desde já se alguém tiver a paciência e a piedade de ajudar esta pobre alma que se aventura no meio musical, hehehe ;D

    nukebass
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Crom

    Cara... já existem molhões de tópicos aqui falando sobre modos gregos... em alguns deles eu explico bem direitinho esse lance dos modos e suas aplicações... use a busca pelamordideus!!!

    Ngm
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Eu não entendi bem como é q o seu indicador fica curvado... Não dá pra explicar melhor?

    nobre
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    quanto a improvisaçao, vc tem q saber um pouquinho de campo harmonico
    se uma base tem , digamos, C Dm G Am , se vc olhar as notas presentes em cada acorde : C ( C G E) Dm ( D F A) G (G B D ) e Am ( A C E) , todas elas estao na escala de C, entao esse eh o tom da sequencia, entao vc sola com escala de C (ou seus modos).
    eh possivel solar de acordo com o centro tonal de cada acorde, isso vc vai ver mais tarde...
    Pra reconhecer o tom da musica vc pode analisar os acordes como eu fiz, ou tb pode ver a primeira e a ultima nota da musica, em boa parte dos caso ela é a tonica. Ou entao vai tentando com as escalas, a que encaixar direitinho provavelmente eh a escala certa.

    Crom
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    er... nukebass, eu nao perguntei nada sobre modos gregos. Apenas comentei que não sei nada sobre eles (sei que posso buscar informações pela busca, o objetivo deste topico nao era esse)
    cara... curvado pra dentro... com a "barriga" se afastando dos demais dedos

    Ngm
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Crom
    Se eu entendi essa "curvatura" ai, comigo também é assim.

    Thiago
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Fica curvado mesmo...É a anatomia da mão ué..Quem conseguir ficar com o dedo reto parabéns! É um aleijado ahauhauhauhhau

    Ngm
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    hahaha

    Overdoser
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    vc sola no tom da musica e nao nos acordes que esta tocando, e ísso?

    Crom
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Overdoser: era isso mesmo que eu tava tentando perguntar...

    se alguem souber ae, plz, ficaria grato se nos ajudasse =)

    cabiludo
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    a música toda tem que tá no mesmo tom (acordes+solos), vc tb pode fazer arpejos, ai vc obrigatóriamente tem que usar as notas do acorde correspondente

    Digao
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Crom e Over: Vc sola nos dois ao mesmo tempo... pq o acorde esta no campo harmonico do tom da musica... Ou nao... mas dai e outra historia...

    Sversut
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Regra Geral só há um tom na maoria das músicas.
    Mas às vezes muda o tom no decorrer. Daí tb tem que solar noutra escala.
    Okei??
    Qual o percentual de músicas que alterar de tonalidade??
    10%
    Falowww

    Digao
    Veterano
    # fev/03
    · votar


    Na verdade quase todas as musicas tem uma especie de modulacao... q e chamado de dominante secundario...

    E tem a modulacao normal qd muda o tom mesmo... dai e so seguir o novo tom...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas