♫♪ Jam Malandrinha - Resultado Final ♪♫

Autor Mensagem
_JCM_
Veterano
# 17/jun/26 10:59
· votar

PguitarMaxx

E na real, somando ao que você disse, é que no fundo a gente não precisa de muito além disso. Em termos de mixagem e música em geral, o que realmente vale ouro é o conhecimento. Se você der uma DAW padrão, um equalizador e um compressor na mão de quem realmente sabe o que está fazendo, o cara tira um som fudido com esse pouquinho. Acho que a galera às vezes cai no conto do 'plugin mágico' e esquece que o investimento mais pesado deveria ser em aprendizado. É aí que a magia acontece de verdade

É interessante este pensamento! eu comprei um curso antigo do Paulo Anhaia, indicado por um amigo. Ainda não terminei, mas faltam umas 3 aulas. A quantidade de informação que ele repassa é absurda. E em 90% da mixagem ele usa os plugins nativos do Reaper, até para mostrar que dá pra fazer muita coisa sem gastar um rim, mas com conhecimento.

Claro que não podemos menosprezar os plugins top, mas concordo 100% contigo que o aprendizado vale muito mais.

Comprei a Ampero a não muito tempo. Ainda estou apanhando um monte para timbrar do jeito que eu quero. E ainda não estou satisfeito com o som ao vivo. Mas o aprendizado que estou tendo está valendo a pena. Batendo cabeça e procurando o som ideal.

E acho que isto tambem se aplica a mixagem. Quanto mais investimos em aprendizado, melhor será o nosso resultado, seja com plugins top de linha, seja com os nativos.

PguitarMaxx
Veterano
# 17/jun/26 22:55
· votar

_JCM_
E se a gente parar para pensar no mundo analógico, os caras não tinham essa variedade de centenas, às vezes milhares de plugins e opções que temos hoje a uma clicada. Mesmo nos estúdios mais caros do mundo, o arsenal era limitado. E ainda assim, as melhores músicas da história foram gravadas ali e continuam sendo nossas maiores referências técnicas (mix e master) e artísticas até hoje. As vezes, a limitação é a nossa melhor amiga, porque força a gente a tomar decisões e focar no que realmente importa.
Sobre a Ampero, torço muito pra você achar o seu timbre nela! Um colega tem uma, no começo é uma surra mesmo, mas a praticidade e a economia a longo prazo que uma bichinha dessas traz compensam demais o investimento. Por curiosidade, você está usando os IRs de fábrica dela ou chegou a testar algum IR de terceiro? Às vezes um bom IR muda completamente o jogo

_JCM_
Veterano
# 18/jun/26 10:36
· votar

PguitarMaxx

Verdade irmão!

Sobre os IR´s, uso alguns dela própria e alguns que achei em alguns sites. Já vi que comprar um bom IR muda bastante o som. A pergunta é: Qual comprar? muitas opções.

Preciso ainda mexer muito nela. O que as vezes prejudica é o tempo... tá complicado de achar tempo para ficar realmente girando botão e acertando.

Como na igreja hoje é tudo em linha, fica mais fácil usar um equipamento tipo a Ampero.

Mas estes dias fizemos um som em uma praça aqui na cidade. Começamos as 14:00 e tocamos até as 17:30. Tudo aberto. Pude levar meu valvulado e abrir o som dele. Só tinha um pedal de drive e um delay. Não precisei de mais nada para tocar. Que saudade que estava de ouvir o som deste jeito.

Mas temos que nos adaptar a nossa realidade né?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a ♫♪ Jam Malandrinha - Resultado Final ♪♫