♪♫ Resultado Jam Like a Star - Ouça e Comente! ♫♪

Autor Mensagem
    Rochaff
    Membro Novato
    # ontem às 20:39

Todos de parabens! a BT era complicada, mas todos mostraram que: ou dava pra fazer algo bom e simples, ou algo bom e complicado! Acho que a ideia era essa mesmo.
    Gostei bastante do resultado, mas na próxima jam, vamos dar um passo mais safe com uma BT mais democrática, de apenas teclas brancas (mas vai ter pegadinha, claro)

>>> Link do RESULTADO <<<

_JCM_ - 0:56 ~ 1:51

EduJazz - 1:51 ~ 2:46

Rochaff - 2:46 ~ 3:41

PguitarMaxx - 3:41 ~ 4:36

esdras_63 - 4:36 ~ 5:31

BrotherCrow - 5:31 ~ 6:27

EduJazz
    Veterano
    # ontem às 20:59
    · votar

Amanha comento com calma mas, se nao em engajamento, em qualidade lembrou os tempos áureos desse boteco. Nenhum solo nem mais ou menos, tudo golaço.

esdras_63
    Veterano
    # ontem às 21:27
    · votar

Nível altíssimo!! Amanhã comento com calma, e já aproveito pra pedir desculpas por ter vacilado no volume do meu kkkkkk. Como o EduJazz disse, só golaço!

BrotherCrow
    Membro Novato
    # ontem às 22:00
    · votar

Último a mandar o solo, mas primeiro a comentar!

_JCM_ - 0:56 ~ 1:51: pô, redondinho. O timbre mais acústico ficou top e o uso da harmonia, inclusive nas partes com dois violões, ficou joia. Você teve a manha de colocar o violão extra nas partes onde cabia mesmo uma ênfase.

EduJazz - 1:51 ~ 2:46: ah, mano tá em casa. Eu tinha tido uma ideia similar de seguir o bandoneon, mas acabei separando um pouco. Ainda bem, senão ia ficar igual o teu nessa parte! Timbre ótimo como sempre, bem orgânico esse tremolo.

Rochaff - 2:46 ~ 3:41: outro que foi na pegada acústica. Nem tem o que falar, irrepreensível, tudo no lugar. Umas passagens aí ficaram bem fusion latino, quase flamenco né?

PguitarMaxx - 3:41 ~ 4:36: curti demais esse timbre. Limpo e bem comprimido. Achei teu approach na harmonia parecido com o meu, mas com mais maturidade. Tu deu uma cantada junto, muito bom!

esdras_63 - 4:36 ~ 5:31: foi o timbre com mais drive, e a pegada mais blueseira da jam. Gostei muito, foi o que mais se assemelhou ao tipo de som que eu normalmente escuto. Gostei muito de como o solo delineou os acordes no começo. Dá pra sentir que foi bem pensado.

BrotherCrow - 5:31 ~ 6:27: esse é o meu hehe. Sofri pra sair algo. Enfim, em termos de gear, acabei usando um equipamento de metaleiro pra tirar um som limpo: PRS SE Mikael Akerfeldt ligada no Orange Micro Dark, e um reverbzinho Holy Grail no loop.

Pessoal, parabéns a todos, foi um exercício ótimo pra sair da zona de conforto.

JJJ
    Veterano
    # ontem às 22:30 · Editado por: JJJ
    · votar

Cheguei a começar aqui. Acabei não fazendo porque achei que tudo que vinha ficava sem graça. Sei lá, acho que o estilo da BT não favorece solo de guitarra, na minha opinião.

Os solos conseguiram driblar perfeitamente a harmonia da base e a melodia da flauta no meio, que "competia" com o solo. Absolutamente nenhuma nota "fora" em nenhum solo (o que, confesso, me surpreendeu). Mas, assim como aconteceu com as minhas próprias tentativas, achei o resultado geral meio enfadonho... Não que eu não goste do estilo, só acho que não combina com solo longo de guitarra.

BrotherCrow
    Membro Novato
    # ontem às 22:49
    · votar

JJJ
    Cara, concordo em grande parte com vc. Inclusive demorei pra fazer o meu porque testei um monte de outras coisas antes de fechar com o solo de guitarra: tentei com gaita de boca, mandolin, tentei só fazer uma "harmonia em cima da harmonia" com lap steel... o problema é que a BT já era tão desafiadora pra mim que não tinha como eu fazer com um instrumento que tenho menos intimidade (e bem ou mal o que eu toco melhor ainda é guitarra).

Dito isso, acho que é o tipo de coisa que tem mais graça pra quem toca do que pra quem ouve.

JJJ
    Veterano
    # ontem às 23:02
    · votar

BrotherCrow
    é o tipo de coisa que tem mais graça pra quem toca do que pra quem ouve

Exatamente.

Buja
    Veterano
    # ontem às 09:04
    · votar

Graças a Deos nao mandei meu solo fretless....kkkkk
    To brincando, até que poderia ter ficado bom.

Realmente nao consegui parar pra gravar mesmo.
    Eu gravava, ficava ruim...tentava de novo.....ai tinha que levantar e resolver outra coisa......e o tempo se esvaiou rsrs......culpa minha mesmo.

Esse violao ai, bem morno, woman tone, ao meu ver matou a pau total nessa BT.

O Jazz no nick nao decepciona. Achei bastante bem colocado as notas e bem relaxado tambem

Flamenco! Rapaz, voce ta em dia mesmo nos estudos ai.
    Ficou supimpa!

Essa guitarra, rapaz....eu realmente achei dificil que alguem conseguisse botar guitarra nessa BT. E ficou incrivel. Bom trabalho mestre.

Aqui voce esquentou a BT. Cheguei a pensar que voce iria flertar ela no blues. Eu senti que voce quase quis crunchar, o monstro interno queria rasgar a pele e vir ao mundo. Ficou insano essas notas e timbres mano.

Aqui relaxou novamente. Senti ouvindo um professor da berkley.
    A escala que usou por ali, parecia coisa exotica.

esdras_63
    Veterano
    # há 22 horas
    · votar

Lá vai meu comentário. Já gostaria de começar dizendo que o resultado me surpreendeu bastante, achei que estaríamos muito pior em geral dado a complexidade da BT e o estilo totalmente fora da zona de conforto hehe

Ficou lindo esse violão, notas muito bem posicionadas, todas respirando bastante como deveria ser. Muito bem gravado também, depois manda a receita :)

Esse piano é seu também? Ficou tão bem encaixado que é difícil dizer qual parte você tocou e qual parte é da BT sem comparar com os outros. Ficou genial essa conversa do piano com a guitarra! E timbraço nas guitarra também.

O Nylon aqui mata a pau né? Maravilhoso o timbre que tirou, manda a receita pra gente da microfonação também hehe. O solo todo ficou irretocável, double-stops bem colocados, acordes e arpejos de arrepiar.

Conseguiu encaixar muito bem a guitarra aqui, bem parecido com a ideia que tive no início mas falhei miseravelmente em tentar seguir por esse caminho mais tranquilo e leve. O overdub com o solfejo ficou muito legal também. Super agradável de ouvir o solo todo!

De novo perdão pelo volume, deveria ter abaixado um pelinho.

Aqui usei:
    Gibson Les Paul (standard 50s, captador do braço que é algum Gibson 59) --> Marshall Studio Silver Jubilee no canal clean (sim kkkkk) --> SM57 na 2x12 da própria Marshall como faziam os incas.

Na DAW botei um reverb e um compressor (nessa ordem, reverb primeiro).

Bem legal as alavancadas, algo que eu nunca iria pensar em usar nessa BT, e ficou bom! Usou muito bem os campos harmônicos e fez o solo soar super bem, sem exageiros e sem faltas. No timbre talvez eu botaria algum compressor de leve pra dar uma engordadinha a mais, mas do jeito que ta está bem orgânico o que o compressor poderia atrapalhar um pouco.

---

BrotherCrow
    Pior que mirei no clean total mas fiquei tão preocupado com o solo em si que não percebi em quão saturado o amp tava hahahaha. No fim acho que gostei do crunch também. Valeu pelo comentário!

Buja
    Pois é, o Marshall não tava muito feliz no clean não hahahaha. Obrigado pelo comment!

Rochaff
    Membro Novato
    # há 22 horas
    · votar

Em breve venho comentar os comentários e os solos!
    Por ora, segue o video q fiz

EduJazz
    Veterano
    # há 18 horas
    · votar

Belo solo! Minha primeira ideia foi partir pro violão também, mas no dia de gravar não saiu nada legal e migrei. O seu ficou bem bonito!

Como se catar nota na guitarra já não fosse suficiente, vamos catar no piano também kkkkkkkkkkkkkkkk. No piano foi um vsti, provavelmente o da UAD. A guitarra foi uma Gretsch sólida (nunca lembro o modelo), ligada direto no Neural DSP Morgan (amp estilo Fender), com tremolo e compressão dele mesmo. A quem interessar, registrei em vídeo no Instagram

Mandou bem demaaais no nylon. Som muito bonito, brilhante. Fraseado então... coisa fina! Só uma coisa: adquire um pedestal pra esse mic aí kkkkkkkkkkkkkkkkk

Muito bem encaixadas as frases. Linguagem bem adequada, solo bonito! Também seguiu a gaitinha, menos literal que eu, mas mais bonito kkkkkkkkk. A voz foi um toque de mestre.

Timbrão cara! Eu gostei demais, do fraseado idem, tudo muito bem escolhido. Outro que seguiu a gaitinha, eu não consegui não fazer isso, a frase é linda!

Notas bem escolhidas! Bigsby na parada? Me parece que sim. Eu nunca me dei bem com isso! O seu ficou foda! Também seguiu a gaitinha né? Massa demais!

TODOS

Galera, to vendo vocês falarem bandoneon pra lá, bandoneon pra cá... isso aí é uma gaita cromática, não? Ou eu to completamente maluco?

_JCM_
    Veterano
    # há 18 horas
    · votar

Rochaff
    BrotherCrow
    Buja
    esdras_63

Rapazes! Muito obrigado por comentar! logo envio os meus comentários!

EduJazz
    Veterano
    # há 18 horas
    · votar

BrotherCrow

Valeu demais! Eu gravei sem o tremolo, mas aí no pós senti que faltou algo. Sorte que o próprio plugin já tem o "pedal" lá, ai foi só clicar.

Buja

Valeu demais! Falou a sua heim?!

esdras_63

Valeu meu brou! Sim, coloquei o pianinho também. Só uma frase que já tinha na BT, as demais são minhas. Sou totalmente néscio no instrumento, então fui bem pelo simples mesmo.

_JCM_
    Veterano
    # há 17 horas
    · votar

Seguem os meus comentários:

Tentei ser o mais simples possível para montar este solo, para deixar a harmonia brilhar. Uma harmonia destas, ao meu ver, merece o seu lugar de destaque! Fiz o meu solo e fiz mais uma tentativa de usar os baixos do violão, pois curto muito a idéia deste contraponto, estilo os chorinhos classicos.
    Usei meu violão com um mic condensador perto da boca do violão. Ate usei ele em linha também, mas preferi deixar mais o som acustico mesmo. Fiz uma dobra com a própria gravação.

Para quem quiser ver o resultado em vídeo, segue:

Timbre muito bem pensado! frases excelentes também! tudo muito bem encaixado com o que a BT pede. Muito bom mesmo! Parabéns!

Muito obrigado por organizar tudo, irmão! Achei a BT muito boa e desafiadora!
    Quanto ao solo, tirou onda! baita timbre e mandou demais nas frases! excelente solo! sempre com um toque diferente!

Cara, timbrão da guita heim? Foi muito bem nas escolhas das frases! bem na boa, tudo como manda o figurino! curti demais teu solo! top!

Outro com um excelente timbre! na medida! fraseado também bem aplicado! tudo no lugar! curti muito também!

Cara, timbraço! curti muito as tuas frases! casaram muito bem com a BT! mandou bem demais!

Parabéns a todos! ótimo resultado!

_JCM_
    Veterano
    # há 17 horas
    · votar

EduJazz

Valeu por comentar!

Rochaff
    Membro Novato
    # há 16 horas
    · votar

BrotherCrow
    Vlw cara!
    isso, usei menor harmonica nas passagens menores, a BT dava uma pequena brecha pra isso, mas teve um ou outro take sem isso que acho q gostei mais

Buja
    Vlw! Fez falta nessa hein!
    O violão flamenco ficou envergonhado, mas nao ligo kkkkk

esdras_63
    Vlw mano! Então, a dica de microfonação que posso dar é, aponte o microfone pro buraco kkkkkkkkkkkkk
    Foi literalmente e metaforicamente isso q fiz, ja q tava sem pedestal! Usei um shure 57 e um condensador q nao aparece no video pq tava posicionado porcamente (pior q o shure no caso), apesar de apontar pro buraco, o condensador tava pegando mais os ruídos ali da região do headstock.
    ai pendurei uns compressores da waves: maserati acg, c1 e oneknob (nao lembro qual)

EduJazz
    Vlw mano! Kkkkkkkkkk
    Olha, eu tenho pedestal, mas não usei pq pra pegar ele eu teria q derrubar minha esposa, q ja tava dormindo (os pedestais estão em baixo da cama box), Ai pensei, pesei os pros e contras e resolvi deixar os mics posicionados desse jeito merda aí! O condensador tava perto do headstock, tava pegando mais ruído q som. Inclusive no começo do solo da pra ouvir minha cachorra andando, q só aparece no condenser, no shure nao apareceu

Galera, to vendo vocês falarem bandoneon pra lá, bandoneon pra cá... isso aí é uma gaita cromática, não? Ou eu to completamente maluco?
    Vc ta provavelmente certo! parece muito com gaita tbm. Inclusive e especialmente com aquela que o Wonder usa em samurai do Djavan, q é a mesmissima pegada dessa track aí! Como esse timbre aparece algumas vezes nessa musica e ta sempre limpo (só uma melodia, sem aquela polifonia toda do bandoneon, é mais provavel q seja gaita msm!

_JCM_
    Eu quem agradeço a participação e comentarios!

JJJ
    Não que eu não goste do estilo, só acho que não combina com solo longo de guitarra
    Realmente essa BT é bastante avessa a guitarra, e é muito mais mais por isso q ela era complicada do que pelo fato de a harmonia ser tão complexa. Mas tbm pode ser q vc ouviu musica demais, a ponto de estranhar um love jazz com uma sessão de solos de guitarra, assim como seria estranho uma pilha de solos em uma BT de k pop, de forró, de musica sinfônica. Não é normal msmo, é o que vcs msm autodiagnosticaram, é mais algo pra quem toca do que pra quem ouve, mas o que me surpreendeu foi que ficou bom de ouvir. A galera conseguiu se virar usando como ferramenta principal o bom gosto, sem ter tantas referencias no estilo. Alguns se capilarizaram mais na harmonia, outros foram mais sóbrios nas escolhas e de maneiras diferentes chegaram em lugares parecidos.

eu fiz o caminho contrário do EduJazz, comecei na guitarra, fiz uns 5 takes, cheguei a gravar video, mas ainda tava só explorando a harmonia. Não foi nem um pouco de bate pronto, precisou lapidar bastante as ideias. Por fim, fui covarde e fui pro obvio nylon. Basicamente tirei os acordes mais detalhadamente e fiquei bastante tempo tocando em loop apenas os acordes, explorando inversoes e tentando criar voincings. Ai fui tentando conectar as ideias.

Proxima BT vai ser mais nossa praia, juro!

Rochaff
    Membro Novato
    # há 16 horas
    · votar

_JCM_
    QUE BAAAAAITA VIOLAO BICHO!! Parabens!!
    Sonho de consumo um Venutti!
    O que acha dele? faz um reviewzinho rapido pra gente!

BrotherCrow
    Membro Novato
    # há 13 horas
    · votar

Buja
    Senti ouvindo um professor da berkley.
    Hehe, menos, bem menos! Se tu visse a cacofonia que foi eu tentando compor um solo minimamente musical...

esdras_63
    Pois é, fazia muito tempo que eu não gravava microfonando amp (hoje em dia quase só uso simulação) e acabou ficando faltando uma compressãozinha ali. Até apliquei um compressor no Audacity mesmo antes de mandar mas não quis exagerar. A ideia das alavancadas era dar uma vibe menos jazz e mais neo soul.

EduJazz
    Bigsby na parada?
    Bigsby era a ideia original, tenho uma Gretsch G5129 que era o que eu ia usar nessa música. Mas aí, em nome da estabilidade de afinação, acabei gravando com uma PRS, alavanca normalzinha mesmo. Valeu demais!

_JCM_
    Valeu brother, todos de parabéns!
    Não sei pra vocês, mas pra mim o que mais valeu foi o desafio. O meu estilo sempre foi mais blueseiro, aquela coisa de pegar a penta e sair na base do feeling. Raramente paro pra pensar muito antes de solar.

Aliás, até queria saber qual foi o approach de vocês com essa BT. Porque o meu foi basicamente começar tentando tocar em D ou Bm, procurar quais acordes eram problemáticos e achar notas alvo nesses. Sei que a galera com mais base no jazz ouve a base e enxerga os padrões na hora, tipo "ah aqui tem um 2-5-1" e coisa desse tipo. Eu não desenvolvi essa percepção ainda.

Eu chamei de bandoneon porque o Alf falou e eu não tenho base hehe. Aí o JJJ falou que era flauta e eu não sei de mais nada.

Rochaff
    Membro Novato
    # há 12 horas · Editado por: Rochaff
    · votar

Lindo timbre, fraseado comedido, com um motivo que vai e vem marcando os acordes, pontuando uma ou outra nota outside que, diante da harmonia, torna-se in. Gostei do segundo violão contrapondo com licks graves, muito bom gosto! Belo trabalho!

Entrou de leve passando pela blue note. Criou perguntas e respostas com o piano q soaram maravilhosamente bem! Melhor ainda soou aquele lick mais agudo em unissono com o piano. Acompanhou a gaita, o que deveria ser uma escolha que todos deveriam ter feito (eu nao fiz, mas deveria). Essa gaita tava ai meio que pra isso. Mandou muito! Timbre animal tbm! Se quiser chamar isso de catar milho, pode ser, mas seria portanto um jacu o fazendo, em um processo ultra selecionado!

Pois é, botei os mic na mesa tudo, em um dos takes notei q o condensador tava mirado pro teto pq ele ficou rolando do lado do teclado HAHAHAHAHA

Não que o solo tenha ficado ruim, muito longe disso, mas eu gostaria de ouvir mais os vocais! Tanto em volume quanto em duração. Ficaram muito fodas!
    Timbre fechado, muito agradavel e condizente. double stops precisos, capturou muito bem a ideia da BT. Acompanhou de forma elegante o solo, não cravando a mesma melodia, mas se entrelaçando a ela, excelente! Fechou mto bem com o lick da blue note

Espetacular a transição q vc fez nos 2 primeiros acordes. Quando ouvi a primeira vez, pensei q vc tinha interpretado esse Dm6 como D°, mas peguei a guitarra aqui pra ver e, pra isso, faltou só a quinta diminuta mesmo. O resultado foi muito foda. Varios licks inteligentes nas mudanças de acordes. Excelente leitura da bt!

O solo com volume mais baixo da jam e tive certeza que foi o que melhor acertou nisso quando notei sua primeira frase se fundindo com a harmonia de uma forma muito agradável ali nos 5:36. O uso da ponte foi algo inusitado e q soou muito bem na BT. Ótimos licks com passagens cromáticas. Excelente!

Rochaff
    Membro Novato
    # há 12 horas
    · votar

BrotherCrow
    O que eu fiz foi botar a BT em loop e ficar uma meia hora só tocando os acordes, iterando sobre eles e diferentes padrões desses mesmos acordes, fazendo algumas inversoes pra criar voicings e melodias que pudessem interessar. Então aos poucos fui criando licks dentro desses acordes e tentando criar conexoes entre eles. Em 2 momentos eu usei menor harmônica. Quanto mais eu testava menor harmonica, mais eu ficava confortável em usá-la nessa BT. Mas pra usar em tudo eu teria que tomar cuidado com alguns avoid notes que surgiam em alguns acordes. Então me limitei a usar ela só nesses 2 momentos pontuais

PguitarMaxx
    Veterano
    # há 11 horas
    · votar

O resultado ficou incrível! Muito profissa

Logo eu vou comentar e responder todo mundo!

_JCM_
    Veterano
    # há 1 hora
    · votar

Rochaff

Sonho de consumo um Venutti!

Irmão... este violão foi um longo projeto! kkk.. conheço o Venutti pessoalmente pois estudei com ele no Conservatório aqui da minha cidade. É um cara extremamente gente boa, muito talentoso. Acompanhei o começo dos trabalhos dele. Foi um projeto bem legal. Mas fiquei na fila 2 ano para fazer o violão. Valeu cada centavo.

O que acha dele? faz um reviewzinho rapido pra gente!

Violão extremamente bem construído cara. O meu é um modelo L-00, com tampo em sitka e fundo e laterais em jacarandá. Tem muita projeção. Uma delícia de ouvir e tocar. E cada tempo que passa, ele abre ainda mais o som. Deixo ele sempre afinado 1/2 tom abaixo, por gostar dele mais grave. Pode ver no vídeo que eu uso um capotraste para gravar. Fiz ate um video dele pouco tempo depois que ele veio pra casa. Vou colocar o link aqui.

_JCM_
    Veterano
    # há 1 hora
    · votar

Rochaff

Obrigado por comentar, irmão!

JJJ
    Veterano
    # há 30 minutos
    · votar

Rochaff
    obvio nylon

Eu tentei uma guitarra pesadíssima com alto ganho...
    Claro que ficou completamente nada a ver! kkkkkkk

Proxima BT vai ser mais nossa praia, juro!

Ah, não se limite... Pode inventar à vontade. Eu até gosto de variar, só nessa que não saiu nada que me chamasse atenção.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a ♪♫ Resultado Jam Like a Star - Ouça e Comente! ♫♪