Corda sempre estourando no mesmo lugar

Autor Mensagem
    Joaoalen98
    Membro Novato
    # 14/fev/26 21:11

De uns tempos pra ca voltei a pegar minha guitarra novamente, mas ela começou a dar um problema que está me incomodando bastante (e desanimando um pouco também).
    Simplesmente a corda B sempre estoura depois de poucos dias, ja perdi uns 3 encordoamentos nisso.
    A corda sempre estoura na ponte, parece até que solta da bolinha que prende ela, porque ela vai pra um lado e a bolinha para o outro kkkk.
    Estou considerando comprar uma nova ponte, nao sei se o problema pode ser ela. Alguém tem alguma dica? Acha que comprar uma nova ponte é uma possibilidade válida?

LeandroP
    Moderador
    # 15/fev/26 12:24
    · votar

Joaoalen98
    A corda sempre estoura na ponte

Estou considerando comprar uma nova ponte, nao sei se o problema pode ser ela. Alguém tem alguma dica? Acha que comprar uma nova ponte é uma possibilidade válida?

É a ponte! Provavelmente alguma rebarba ou "canto-vivo", uma aresta cortante.

Se isso estiver na parte cromada, não tem como tratar sem danificar o cromo, o que posteriormente será um ponto de oxidação (a não ser que uma nova camada de cromo seja aplicada sobre a ponte).

O ideal mesmo é substituir por uma similar, de melhor qualidade. Pontes baratas não costumam ter um controle de qualidade ideal, e uma vez que ela foi cromada torna-se mais caro pra reparar, basicamente o preço de uma ponte mais cara e de confiança.

Eu poderia dizer que o encordoamento está com defeito, mas se é sempre a mesma corda e na mesma região, tudo indica que seja mesmo a ponte.

Recomendo você desmontar a ponte e avaliar os locais que fazem contato com a corda e verificar se essas arestas que eu mencionei estão arredondadas (como deve ser) ou se possui cantos-vivos, ou mesmo ferrugem, antes de subsitituir a ponte.

Wanton
    Veterano
    # 15/fev/26 19:58
    · votar

LeandroP
    antes de subsitituir a ponte.

Dependendo do caso, dá para trocar só o saddle.

Joaoalen98
    Membro Novato
    # 15/fev/26 22:48
    · votar

Dependendo do caso, dá para trocar só o saddle.

Esqueci de mencionar que a guitarra é uma stringberg les paul! A ponte é tune o matic, no caso eu teria que trocar tudo mesmo.

Joaoalen98
    Membro Novato
    # 15/fev/26 22:49
    · votar

É a ponte! Provavelmente alguma rebarba ou "canto-vivo", uma aresta cortante.

Se isso estiver na parte cromada, não tem como tratar sem danificar o cromo, o que posteriormente será um ponto de oxidação (a não ser que uma nova camada de cromo seja aplicada sobre a ponte).

O ideal mesmo é substituir por uma similar, de melhor qualidade. Pontes baratas não costumam ter um controle de qualidade ideal, e uma vez que ela foi cromada torna-se mais caro pra reparar, basicamente o preço de uma ponte mais cara e de confiança.

Eu poderia dizer que o encordoamento está com defeito, mas se é sempre a mesma corda e na mesma região, tudo indica que seja mesmo a ponte.

Recomendo você desmontar a ponte e avaliar os locais que fazem contato com a corda e verificar se essas arestas que eu mencionei estão arredondadas (como deve ser) ou se possui cantos-vivos, ou mesmo ferrugem, antes de subsitituir a ponte.

Irei fazer essa avaliação mesmo, mas quase certeza que compre uma de melhor qualidade e mais confiável. A guitarra é antiga e essa ponte ja deve ter um bom tempo...

LeandroP
    Moderador
    # 16/fev/26 10:25
    · votar

Joaoalen98

Imaginei que fosse do tipo trêmolo. Talvez apenas a substituição dos carrinhos seja o suficiente. Se encontrar em latão, é a melhor opção.

LeandroP
    Moderador
    # 16/fev/26 10:26
    · votar

Wanton

É possível. Imaginei se tratar de uma ponte trêmolo, e nem passou pela minha cabeça rs

Joaoalen98
    Membro Novato
    # 02/mar/26 23:54
    · votar

Pessoal, só pra atualizar. Eu lixei os orifícios do tail piece e coloquei um encordoamento novo, parece ter resolvido o problema, já estou a uns dias tocando e a corda continua inteira kkkk.
    Eu usei uma palha de aço mesmo para lixar os orifícios, vou acabar tendo que comprar uma nova ponte uma hora ou outra porque algumas partes dela e do parafuso já estão apresentando zinabre.
    Valeu toda ajuda!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Corda sempre estourando no mesmo lugar