microfonia ao utilizar captador da ponte

Autor Mensagem
    Sam_guitar87
    Membro Novato
    # 15/jun/24 19:29 · Editado por: Sam_guitar87

Olá pessoal

Pesquisei no fórum sobre esse assunto, porém não encontrei uma resposta satisfatória

Vamos lá, minha guitarra, uma Stratocaster montada, blindada em alumínio, quando seleciono o captador da ponte para usar com distorção de médio a alto ganho está dando microfonia. O captador é um mini humbucker little hb rails (chinês, possivelmente marca Fleor) Já utilizei em amp's e pedaleiras diferentes e também abaixei a altura do captador o máximo que pude, porém continua do mesmo jeito. Toco o mais distante possível do amp, também tento diminuir o ganho e agudo mas aí só tirando muito o ganho e descaracteriza muito o som. Única coisa que não tentei ainda foi colocar um equalizador.

Se eu colocar um captador de qualidade, resolve o problema?

Qual marca recomendariam? gostaria de um do mesmo modelo mini humbucker

Obrigado

Schelb
    Veterano
    # 16/jun/24 09:24
    · votar

Microfonia em captador costuma ter relação com o parafinamento dele. Pode ser que não tenha sido muito bem feito. Muita gente elogia a Fleor e outras marcas chinesas, mas no geral esses produtos chineses de muito baixo custo costumam ter um controle de qualidade meia boca ...
    Se for parafina, é coisa fácil de refazer em casa (só pesquisar videos no youtube) ou com algum luthier, caso você não manje de mexer com a instalação do captador.

Sam_guitar87
    Membro Novato
    # 16/jun/24 12:36
    · votar

Ok, obrigado pela resposta

Mas os captadores já vem parafinados de fabrica? No caso se eu comprar uma captador melhor, Malagoli por exemplo, ainda assim corre se o risco de dar microfonia e eu ter que parafinar?

Schelb
    Veterano
    # 16/jun/24 17:33 · Editado por: Schelb
    · votar

Por regra, todo captador vem parafinado, exceto alguns caps que pretendem reproduzir captadores muito antigos, mas daí isso ta escrito nas especificações. Esse que você comprou deve ter sido mal parafinado, no sentido da parafina não ter coberto tudo que deveria cobrir.
    Só pra você entender, a parafina preenche todos os espaços dentro do cap pra que nada vibre. Geralmente quando o captador tem esse tipo de microfonia é porque a bobina acaba vibrando em simpatia com o som que ta saindo do amplificador.
    Inclusive, um teste que vc pode fazer é tocar com a guitarra usando fones pra ver se ainda da microfonia .. se for esse problema de parafina, não é pra apitar tocando com fones.

Edit.: um captador malagoli ou de qualquer outra boa marca nacional vai ser sempre bem parafinado. Se, inclusive, um cap desses desse esse tipo de problema, eles com certeza trocariam pra você.

LeandroP
    Moderador
    # 17/jun/24 06:06
    · votar

Sam_guitar87
    Mas os captadores já vem parafinados de fabrica? No caso se eu comprar uma captador melhor, Malagoli por exemplo, ainda assim corre se o risco de dar microfonia e eu ter que parafinar?

Ainda sim correria o risco de microfonia, mas não pela mesma razão. Os captadores Malagoli são de excelente qualidade. Contudo, pode dar microfonia como qualquer outra marca consagrada. Volume alto, distorção de alto ganho e o captador na direção do amplificador é perfeito pra microfonia ou realimentação (feedback). Aí é uma questão de ajuste de volume, ganho e posicionamento. Recomendo substituir o captador da ponte por um Malagoli e se atentar aos detalhes que disse acima.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 17/jun/24 21:59
    · votar

Sam_guitar87
    É muito provavel que seu captador esteja danificado para produzir tal microfonia como você descreve.
    Troque-o.
    Abç

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a microfonia ao utilizar captador da ponte