Autor |
Mensagem |
abiliao Veterano |
# 03/abr/23 16:02 · Editado por: abiliao
Olá
Como eu devo proceder para minha guitarra ter toda a sensibilidade possível ao toque?
Respirou ouvio.
Tanto em timbres limpos como em sujo?
Em geral.
Isso no sentido de ter muito mais timbres e ruídos somente nas mãos
Obrigado
|
Delson Veterano |
# 03/abr/23 17:12
· votar
Suas perguntas são, no mínimo, intrigantes.
Tendo em vista que os captadores de uma guitarra elétrica são magnéticos, o som captado vai depender da excitação da bobina, que é feita por meio da movimentação da corda que, axialmente, deve ser de metal que possa ser atraído por imãs.
Dito isso, tudo o que você ouve, que não seja proveniente da vibração das cordas, é um som "fantasma" e, portanto, indesejável (a não ser que o som procurado seja muito específico).
Mas se quiser "go crazy", tenha um captador de alta saída, um compressor no talo e um noise gate bastante veloz (se possível, elimine-o)
Pronto, pode colocar na sua tese.
|
abiliao Veterano |
# 03/abr/23 18:54
· votar
Delson
Não estou falando só de ruídos.
Estou falando também do timbre .
Como eu posso ter um timbre diferente quando toco com mais ou menos força/ intensidade?
De forma que a guitarra tenha vários timbres, fique bem sensível ao toque.
Muito obrigado
|
makumbator Moderador
|
# 03/abr/23 20:19
· votar
abiliao
Isso requer técnica. Saber tocar muito fraco, fortíssimo e tudo entre os dois extremos. Pode-se combinar o toque diferenciado com o uso do botão de volume (que é algo que muita gente esquece).
O instrumento vai responder dentro do normal. Obviamente que se socar drive e compressão vai perder boa parte desse campo de variação dinâmica.
|
abiliao Veterano |
# 03/abr/23 20:41
· votar
makumbator
Mas é possível em uma superstrato ?
|
Lelo Mig Membro
|
# 03/abr/23 22:19
· votar
abiliao
"é possível em uma superstrato ?"
É possível até num berimbau, numa caixa de fósforo, num penico...
|
abiliao Veterano |
# 03/abr/23 22:31
· votar
Lelo Mig
Eu estudo orquestração e é importante eu conhecer os instrumentos em detalhes.
Você conhece algum sites ou livro que descreva estes conteúdos em detalhes? Os conteúdos ligados à guitarra?
Muito obrigado
|
Lelo Mig Membro
|
# 04/abr/23 00:42 · Editado por: Lelo Mig
· votar
abiliao
A guitarra é um instrumento de cordas eletrificado. Não há segredo algum ou diferença significativa com relação a produção do som. É a vibração da corda no ar e a diminuição/aumento do comprimento da corda para produzir as frequências.
Não existe detalhe algum a ser descrito, é um instrumento simples, sem requintes construtivos, um instrumento tosco, um "pau com cordas", nem projeto acústico sofisticado possui... é muito mais simples que um violão.
Os captadores são, basicamente, imãs envoltos numa bobina que geram uma pequena tensão elétrica análoga a vibração das cordas atritadas que os imãs captam.
Não há nada em especial, é básico, é simples... uma busca no Google é suficiente para entender, é básico, é primário. Não existe este grau de preciosismo.
É um pedaço de madeira sólida com meia dúzia de peças. O amplificador, os efeitos e a pegada do músico produzem muito mais diferenças sonoras que uma guitarra de modelo diferente de outra. Dependendo de como eu gravar e tocar aposto um milhão que ninguém descobre com qual guitarra eu gravei. 80% do som de uma guitarra não se teoriza.
|
BrotherCrow Membro Novato |
# 04/abr/23 10:48
· votar
Considerando guitarra, pedais, amp e microfonação, as possibilidades são infinitas. Mas se você quer tirar mais com menos, a única coisa que funciona de verdade é treinar. Equipamento pode criar dinâmica nas músicas (por exemplo, ligar o drive e sentar a mão na hora do refrão), mas na minha opinião o melhor jeito de pegar o timbre "na mão" é praticar com violão. Toca forte, toca fraco. Toca perto da ponte, toca mais pro meio das cordas. Abafa com a mão direita, abafa com a esquerda. Presta atenção em como a mesma nota soa diferente em cada corda. Tenta com palheta, depois tenta a mesma coisa dedilhado. Tem muitos sons diferentes pra tirar sem nem ligar no amp.
|
abiliao Veterano |
# 04/abr/23 12:11
· votar
Lelo Mig
Na verdade na orquestração o importante são os sons dos intrumentos .
E como são feitos.
Obrigado
|
Delson Veterano |
# 04/abr/23 12:15 · Editado por: Delson
· votar
abiliao
Como eu posso ter um timbre diferente quando toco com mais ou menos força/ intensidade? De forma que a guitarra tenha vários timbres, fique bem sensível ao toque.
Tocando com mais ou menos força/intensidade.
|
abiliao Veterano |
# 04/abr/23 17:13
· votar
Delson
Na verdade foi algo que eu vi na internet a alguns anos atrás.
Guitarra com 3 timbres , mas usando pedaleira.
Obrigado
|
alfacorrea Veterano |
# 05/abr/23 12:38
· votar
Minha sugestão é separar o estudo em partes: (A) como funciona o som? (B) Como e onde é emitido o som? (C) Como e onde são amplificados os sinais elétricos? (D) Como e onde os sinais elétricos são transformados? (E) Como e onde a vibração das cordas são transformadas em sinais elétricos?
|
abiliao Veterano |
# 05/abr/23 18:18
· votar
Galera
Eu já conheço todo esse assunto mais básico.
O que eu quero aqui e o descrito na primeira mensagem. Sem tirar nem por
Eu já estudo orquestração faz tempo e estou me aprofundando na guitarra.
Muito obrigado pela atenção
|
Lelo Mig Membro
|
# 05/abr/23 19:02 · Editado por: Lelo Mig
· votar
edit
|
abiliao Veterano |
# 07/abr/23 12:45
· votar
Delson
Qual seria a especificação de um captador para ele captar com muita sensibilidade ?
Isso seria feito com um volume mais alto?
Obrigado
|