Elemento que não pode faltar no seu improviso - Respiração

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # jul/13


    Um ótimo gancho esse solo do mestre Scott Henderson para falar de um dos aspectos mais importantes no improviso e que, infelizmente, parece não ser perceptível por muitos músicos que estão mais preocupados com o fraseado, técnica, memorização de licks e esquecem de elementos humanos e essências como a respiração.

    Coloquei o vídeo direto do solo, a música é um fusion bem pop dos anos 70/80 com aquela onda smooth jazz.

    Percebam como o solo respira, como tem pausas extensas, principalmente no inicio do solo. O interessante desse improviso é que mesmo quando o solo se torna mais intenso e com bastante interação com a banda as pausas continuam presentes.




    felipelfln
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    mateusstarling

    Muito boom, essa elektric band tem vaaarias coisas boas. Chick corea é sempre coisa boa..
    É bem importante essa parte de respiraçao e poucos pensam nisso na hora do improviso. As ideias vem, as notas saem uma atras da outra e sobra pouco tempo pra respirar. O solo fica muito mais cansativo sem pausas

    Socomegaton
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    mateusstarling

    Muito bom o vídeo!

    Só não gostei de uma coisa: Pelo jeito o Chick Corea tem algum esquema ali pra mesclar o som do piano Rhodes com outra coisa, talvez via midi usando um módulo (isto é, se é que existe algum piano Rhodes com midi). Aí ele, no começo do vídeo, usou um som de violão fuleiro do caramba rsrs... isso sem falar que timbre de violão no teclado, por melhor e bem executado que seja, sempre me remete a teclados Casio.

    No começo pensei até que era um timbre tipo shamisen, esses aí exóticos. Mas tem uma hora que ele toca as notas graves, que denunciam que é violão mesmo. Isto é, tentativa de violão rs.


    Percebam como o solo respira, como tem pausas extensas

    Eu sempre deixo pausas extensas durante as minhas improvisações. É o tempo de eu pensar o que é que dá pra fazer de novidade só com as cinco notas da pentatônica rs.
    Sempre falho, e acaba saindo algo que alguém já fez rsrs.

    Socomegaton
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Socomegaton
    · votar


    Repetida

    Filippo14
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    mateusstarling
    Respiração é algo tão dificil, senão mais(para mim pelo menos) quanto qualquer tecnica que temos por ai. Tecnica é apenas treino, mas as pausas dentro do solo vem através de tocar muito e de ouvido, tem as horas certas para se fazer a respiração, e ela d um ar totalmente novo para o seu solo. Solo muito bom desse mestre ai. Mais uma vez, ótimo tócipo, parabéns.

    Abraco

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    A pausa é um treco bastante importante memo. O solo do vídeo tá ótimo, mas se fosse igual muitos improvisos sem respiração que se veem por aí, seria algo extremamente maçante.

    Rednef2
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Também curto improviso com respiração. Ainda da tempo pra pensar nas proximas frases.

    Mas mandar respiração num improviso em cima de um rock n roll daqueles bem matador é dificil pacas kkkk

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Valeu rapaziada.
    Na minha opnião pausas tornam o improviso mais proximo da relação de dialogo humano, por isso ela é tao importanta, pois nos deixa mais proximo do solista, fica algo mais humanizado e natural, fica mais espontaneo, mais verdadeiro e fresco.
    Essa timbragem ai é bem especifica da data que foi gravada, então, nesse sentido temos que dar um desconto, é um tipo de arranjo que eu não curto nenhum pouco, muito meloso, esta fora de moda a muitos anos, mas temos que analisar dentro do contexto historico que foi gravado, esse som ai tem mais de 30 anos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Elemento que não pode faltar no seu improviso - Respiração