Guitarra e ferrugem

    Autor Mensagem
    abiliao
    Veterano
    # 23/mar/23 12:10


    Olá Como eu devo proceder para minha guitarra nova não enferrujar? É minha guitarra velha que já está enferrujada? Como eu posso concertar ela ? Obrigado

    alfacorrea
    Veterano
    # 23/mar/23 12:41
    · votar


    Cara... Tenho visto suas perguntas... Estou curtindo... Mas me permita uma brincadeira: parece o chat GPT. kkk Mas, vou tentar contribuir... "Olá Como eu devo proceder para minha guitarra nova não enferrujar?" As peças de metal, um dia vão enferrujar, mais cedo ou mais tarde. Ainda que vc use tudo feito de aço inoxidável na guitarra, um dia vai perder aquele brilho original. Uma dica é ter sempre uma flanela ou pano de microfibra no bag e sempre enxugar e dar uma limpada rápida nas cordas, no braço e no corpo da guiatrra depois de tocar. É isso que eu faria para evitar a ferrugem. "É minha guitarra velha que já está enferrujada? Como eu posso concertar ela ?" Para consertar as partes enferrujadas, não sei o que fazer a não ser trocar as partes que enferrujaram. Não acho que vc vai ter muito sucesso usando bombril e esfregando, mas vc pode tentar.

    abiliao
    Veterano
    # 23/mar/23 12:53 · Editado por: abiliao
    · votar


    alfacorrea Existe algum mau em deixar a guitarra enferrujada? É imensamente enferrujada? Quais são os problemas de deixar a guitarra enferrujada? Obrigado

    alfacorrea
    Veterano
    # 23/mar/23 13:15
    · votar


    Há 2 aspectos a considerar na ferrugem: quando uma parte está enferrujada atrapalha ou prejudica o funcionamento ou quando uma perte está enferrujada apenas como sinal estético e representa o uso e a idade da guitarra. Um potenciometro, por exemplo, quando está enferrujado e traz estalos no som, não funciona corretamente ou falta som; entendo que pode ser um caso de ferrugem que precisa ser descartada a peça e trocada por outra. Uma tarracha que esteja muito velha e tenha problemas de afinação, eu também trocaria. Se as cordas estiverem enferrujadas, nem pensar! Tem que trocar na hora. Mas, algumas peças da ponte, da canoa do jack e da própria parte de fora do captador, dependendo de como está, eu não trocaria nem limparia. Eu curto uma guiatrra relic, usada, antiga, que traz consigo a caminhada do músico, que tenha algumas lascas na pintura, etc. Se a sonoridade estiver boa, não vejo problema em esteticamente ser uma guita que parece ser velha.

    abiliao
    Veterano
    # 23/mar/23 13:25
    · votar


    alfacorrea Vale a pena levar uma guitarra nova de preço baixo, 500 reais, para regular no luthier? Obrigado

    abiliao
    Veterano
    # 23/mar/23 13:26 · Editado por: abiliao
    · votar


    alfacorrea Vale a pena levar uma guitarra nova de preço baixo, 500 reais, para regular no luthier? E velha? Obrigado

    macaco veio
    Veterano
    # 23/mar/23 13:33
    · votar


    Desmonta tudo e pinte as partes metálicas com spray clear (incolor) brilhante, de preferencia automotivo que é mais resistente e não escorre. Treine antes pintando uma lata velha qualquer porque não pode ser nem muito pouco nem muito muito. Já a enferrujada, existe uns cremes cor de rosa pra tirar ferrugem, se tiver muita ferrugem aí é dificil de tirar.

    abiliao
    Veterano
    # 23/mar/23 13:41
    · votar


    Qual é o encordoamento que dura mais tempo? Quanto tempo ele dura? Ele precisa de algum cuidado especial? Obrigado novamente

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # 23/mar/23 14:18
    · votar


    Quanto a questão de tirar ferrugem das parte metálicas, pode usar palha de aço com detergente que tira bastante o ferrugem. Em um Jazz bass que peguei uma vez, estava com o escudo dos potenciômetros todo enferrujado (ao ponto que estragou os potenciômetros que emperraram. ), e ficou bom. Quanto a questão de cordas que duram mais, tem as cordas revestidas que aparentemente duram mais (nunca usei). Para as cordas durarem bem mais, recomendo usar sempre uma flanela após o uso, e caso comece a oxidar e não tenha possibilidade de trocar, pode passar óleo de corrente de bicicleta que tira o ferrugem.

    abiliao
    Veterano
    # 23/mar/23 15:23
    · votar


    Existe problema de afinação em guitarra enferrujada? Obrigado

    alfacorrea
    Veterano
    # 23/mar/23 17:13
    · votar


    abiliao depende, se é a sua guitarra, é a única que vc tem e ela está muito desregulada, vc pode até se desmotivar de tocar se ficar malhando com instrumento desregulado.

    alfacorrea
    Veterano
    # 23/mar/23 17:17
    · votar


    abiliao a durabilidade das cordas depende muito da quantidade de suor e de ácido que você tem no seu suor. Se vc usa sua guitarra todos os dias e sua bastante, é bem provável que vc tenha que trocar de cordas todos os meses ou a cada 2 meses. Se o seu suor é muito ácido, também pode precisar trocar todos os meses. Se vc não usa tanto ou não tem o suor muito ácido, pode durar uns 2, 3 meses. Não acredito que existam cordas que tenham um bom timbre depois de 6 meses, então esse seria o prázo máximo para troca. Assim, dependendo do caso, vc vai trocar com periodicidade de 1 a 6 meses.

    alfacorrea
    Veterano
    # 23/mar/23 17:20
    · votar


    abiliao A afinação não está obrigatoriamente ligada à ferrugem. Pode ter uma guitarra bem antiga, bem velha, com várias partes bem enferrujadas, que conseguem manter bem a afinação. Por outro lado, tem muita guitarra nova, que está brilhando, e tem problemas de construção que não permitem manter a afinação. As guitarras são meio que parecidas com pessoas: apesar de caracteristicas semelhantes, cada guitarra é um instrumento único. Uma mesma marca, mesmo modelo, mesmo lote de fabricação pode sair com uma guiatrra que tem problema de afinação e outras que não tem problema.

    abiliao
    Veterano
    # 23/mar/23 20:19
    · votar


    alfacorrea Usar álcool isopropilico , ou outro produto, em cordas elixir faz ela durar mais de 6 meses? Se sim : Qual produto? sempre quando acaba de tocar ? Obrigado

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 24/mar/23 09:18
    · votar


    abiliao Cara, minhas dicas (sou luthier à 30 anos...): Peça enferrujada - TROQUE. Ponto final. Prevenir oxidação - aplique COM PARCIMÔNIA WD-40 nas partes metálicas do instrumento, mormente na ponte. NÃO use esse produto em mais nenhum lugar. MANTENHA A GUITARRA LIMPA! Limpe as cordas e a guitarra SEMPRE que acabar de tocar - as cordas com um pano de algodão branco e limpo. Corpo com flanela. NADA MAIS. LAVE AS MÃOS ANTES DE PEGAR NO INSTRUMENTO. Cordas - assim que oxidar TROQUE. PONTO FINAL. - Guitarra precisa de manutenção e cuidado, e isso tem custo. Simples assim. Milagre não existe. Vale a pena levar uma guitarra nova de preço baixo, 500 reais, para regular no luthier? E velha? Obrigado - SEMPRE QUE SE COMPRA UM INSTRUMENTO, SEJA NOVO OU USADO TEM QUE LEVAR À UM LUTHIER. Ponto final. Usar álcool isopropilico , ou outro produto, em cordas elixir faz ela durar mais de 6 meses? Se sim : Qual produto? sempre quando acaba de tocar ? Obrigado - NÃO! Corda alguma dura 6 meses!!!! Isso é MITO! Álcool isopropílico serve para limpar potenciômetros, para cordas, pode-se passar um pouco no pano de algodão (como descrito acima) para limpar as cordas após tocar. Nada mais. Sempre confira a afinação de seu instrumento antes e depois de tocar (e depois de limpá-lo). Abç

    abiliao
    Veterano
    # 24/mar/23 10:36
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola Quanto você cobra por uma regulagem em uma guitarra usada que eu acabei de comprar? E nova? Onde você está? Obrigado

    abiliao
    Veterano
    # 24/mar/23 13:08
    · votar


    Eu tenho um amigo que borrifa wd nos captadores quando termina de tocar. É correto? Se sim: Onde eu devo passar wd quando eu parar de tocar? Obrigado

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 27/mar/23 08:53
    · votar


    abiliao Eu tenho um amigo que borrifa wd nos captadores quando termina de tocar. É correto? NÃO! Onde eu devo passar wd quando eu parar de tocar? Obrigado Não é "...quando parar de tocar..." mas apenas DE VEZ EM QUANDO. Quanto você cobra por uma regulagem em uma guitarra usada que eu acabei de comprar? E nova? Onde você está? Obrigado Resido em Niterói, RJ. Não comento preços aqui, é antiético. Abç

    dicq
    Membro Novato
    # 02/abr/23 14:50
    · votar


    Estou

    dicq
    Membro Novato
    # 02/abr/23 14:52
    · votar


    Para evitar ferrugem e tambem passando na corda, estou usando corrosion x, bom e barato

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra e ferrugem