Além da aparência , a ferrugem causa algum outro problema na guitarra ?

    Autor Mensagem
    Michael Mardegam
    Veterano
    # abr/10


    Usei a busca e não achei tópicos como esse.Obrigado.

    henriique
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    boa pergunta velho tambem num sei

    zugo
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Michael Mardegam

    Bem...
    eu naum sei se causa algum dano grave na guitarra, mas, o trimbre da guitarra fica ruim pra carai, além de naum manter a afinação! =/

    emaniox
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ferrugem nas cordas pode desgastar os trastes. Eles ficam mais planos (tipo com uns vincos) porque a corda enferrujada arranha o traste.

    acho que ferrugem em partes moveis (tais como tarrachas, pontes moveis) pode desgasta-las pela mesma logica, prejudicando o seu funcionamento.

    Talvez ferrugens em parafusos podem fazer com que eles nao prendam direito na madeira, mas acho que isso ia demorar muito tempo.

    Fora isso, acho que nao tem problema.

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    pelo q eu saiba nao.. conversando com luthier e outras pessoas q intendem eles me disseram que nao afeta em nada o timbre o captador enferrujado..
    quanto as cordas quando começam a enferrujar eh bom trocar pois alem do timbre ficar ruim vc ainda pode estragar os trastes da guitarra como o emaniox disse

    mzloko
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    corda enferrujada: o dedo não desliza!

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    corda enferrujada: o dedo não desliza!
    Corda enferrujada: o dedo até desliza.. so q vc provavelmente vai fazer um corte nele hahaha

    LeandroP
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    emaniox
    Talvez ferrugens em parafusos podem fazer com que eles nao prendam direito na madeira

    Pelo contrário, prendem meZmo.

    emaniox
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    LeandroP
    meZmo

    ?Z?

    d1rc3u
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    aí galera a ferrugem nas cordas desgasta os trastes muito rápido. tem traste de guitarra por ai que parece amassado á marteladas mas na verdade foi gasto por causa de corda velha.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    emaniox

    zZzzz.... °.° só pra enfatizar o "mesmo" ;)

    Fica difícil de rosquear porque a cabeça do parafuso acaba espanando. Mas quando a rosca do parafuso oxida dentro de uma bucha na madeira por exemplo, cola e é quase impossível tirar.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Vamos trocar o termo ferrugem por oxidação. Uma vez que a popular ferrugem só é reconhecida em superfícies de aço, enquanto que a oxidação atinge vários outros componentes, como potenciometros por exemplo. Perda de sinal, ruídos e mal funcionamento são típicos resultados de oxidação. Parafusos, tarrachas, Jack e outros acabam perdendo parte de suas funções resultando num desastre geral do funcionamento da guitarra.
    Prejudica sim, mantenham suas guitarras limpas.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    jimmy vandrake
    Vamos trocar o termo ferrugem por oxidação.

    Vamos!

    Michael Mardegam
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    minha maior dúvida é sobre oxidação na ponte , ela muda em algum aspecto ?

    Michael Mardegam
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Alguém mais tem alguma opinião ?

    edalko
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    É... por isso quem tem a popular "mão de mijo" tem que limpar bem a guitarra após tocar e passar silicone em tudo para não oxidar.

    Além da estética, a oxidação pode ficar tão séria que compromete os parafusos e o funcionamento correto de pontes, travas e tarrachas.

    Filippo14
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    nossa edalko disso eu num sabia, então oxidação pode acaba com a guitarra intera

    monteiro.rj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Só enxugar a mão e passar pano resolve o problema?
    Ou a oxidação é inevitável?

    Valotao
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu sou um desses.... que tem de limpar a guitarra só de olhar pra ela... Por isso faço tanta propaganda das elixir... antes delas, eu tinha de tocar guitarra com muita parcimonia...!!
    Se vc é como eu, nao adianta o quanto vc limpe... A oxidaçao sempre chega pros parafusos, saddles, etc... O que se pode fazer é adiar imensamente.

    É bom lembrar que o case da guitarra costuma reter umidade... e que se vc deixa ele fechado por grandes periodos com a guitarra dentro as consequencias virão. Por isso, é bom de quando em quando abrir o case e deixar no sol pra dar uma secada.

    monteiro.rj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    No meu caso é bag, mesmo procedimento pra ele de deixar no sol?
    E puts? lascou.. depois que já estiver tudo oxidado tem como resolver, ou só comprando guitarra nova?
    E aí quais as suas dicas para adiar imensamente essa bendita oxidação?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    monteiro.rj
    Os parafusos da minha ponte enferrujaram e consegui recuperar usando WD-40. Tem alguns tópicos bem legais falando sobre produtos e foram de combater a oxidação.
    Não é possível evita-la por completo, mas para amenizar eu uso aqueles saquinhos de sílica-gel encontrados no mercadolivre, coloca dentro do case, passo um produto da dunlop para as cordas, tem da GHS tmb e sempre limpo a guitarra com um flanela depois de tocar, eu uso aquelas de limpar tela de TV LCD. Sempre que posso deixo o case no sol.
    É o melhor que conheço.

    monteiro.rj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    a umidade aqui é bem baixa. rincipalmente essa época do ano, acho que não é o caso de silica gel por enquanto, mas vou procurar deixar a bag no sol, e vou procurar esse produto da dunlop ai, (vc sabe o nome?) pras cordas ne?
    Sempre que toco, passo um pano nela todinha.. agora a duvida que fica é.. WD 40.. porque o Bertola diz pra evitar e até mesmo não usar, enquanto outros falam que pode usar sem medo?
    Eu passei um pouco com pano nas cordas e nos parafusos, captadores e ponte, agora não sei se é o melhor a se fazer ..rsr cada um diz uma coisa não há nada conclusivo sobre o wd

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    monteiro.rj
    Eu li muitas criticas e elogios, eu usei e não vi problemas com WD-40, mas pergunte pra ele se estiver com receio. Eu usei só para tirar um parafuso que engripou por causa da ferrugem, e quando vou dar uma limpeza geral, eu passo um poco nas ferragens. Já usei para limpar um potenciômetro que estava chiando quando mexia, funcionou bem.
    O acido úrico do suor oxida bem a guitarra, por isso é bom limpar com um pano.
    O produto chama dunlop 60, mas outras marcas tem similar, são para as cordas.

    monteiro.rj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Ja perguntei duas vezes.. ele não quis entrar em detalhes.. só disse que aqui no fórum isso ja foi discutido diversas vezes e o melhor é não passar, ou "manter longe de qqr coisa que tiver haver com guitarra".. não entendo como o povo posta vídeo encharcando a guitarra com o WD e outros dizem pra nao passar nem em pensamento..
    Por enquanto vou continuar passando nas partes metálicas com cuidado pra ver se adia os efeitos da ferrugem e da oxidação.. vou trocar por cordas elixir na minha próxima regulagem e tomar cuidado na medida do possível

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    monteiro.rj
    achei este tópico onde ele fala sobre o uso de WD-40
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/224153/p23

    monteiro.rj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    "Cara, atente para o fato que WD-40 (e similares) é anti-ferrugem, portanto CORROSIVO."

    mas o WD não é corrosivo.. pelo menos não de acordo com o fabricante, tem muitos pontos sem nó nessa história, mas acho que o uso modesto e moderado com paninho nas partes metálicas não faz mal nenhum, vou manter essa prática

    vintagentleman
    Veterano
    # set/12
    · votar


    monteiro.rj

    Você pode amar sua guitarra e ser caprichoso, e comprar produtos específicos para cada uma das partes, e usar as melhores flanelas, mas ela não se conservará...

    Tudo são coisas, inclusive você próprio e nada se conservará, inclusive nosso universo tem data de validade, mas deve ainda durar vários bilhões de anos.

    É que nos sujeitamos a um processo físico chamado de entropia, que grosseiramente consiste na degradação natural das coisas num sistema desordenado.

    Isso não é religião, cara. É ciência...

    Desapegue-se dos seus bens porque eles perecerão... Encare a oxidação como um fato inevitável.

    Você também enferrujara um dia, se tiver sorte.

    Tudo é transitório, nada dura e o que é relacionado ao ser humano e suas dúvidas comezinhas pouco importa num contexto cósmico.

    "Carpe diem" e viva em paz!

    Abraço

    Valotao
    Veterano
    # set/12
    · votar


    vintagentleman

    Falou e disse...!!!

    "E fim de papo", como diria o away de petrópolis..!

    monteiro.rj
    Veterano
    # set/12
    · votar


    vintagentleman

    euaheuaheuaeh.. porra lições de vida no fcc!
    vc tem razão em partes sim! o problema é que eunquanto eu tiver vivo quero que minhas coisas durem pra eu poder usar! rsrsrs.. mas to zuando saquei a msg e concordo, agnte nao tem que pilhar com algumas coisas.

    Mas de qqr forma, depois de enferrujar, o luthier tem como "concertar" isso, ou só peças novas mesmo, ou nem peças novas?

    vintagentleman
    Veterano
    # set/12
    · votar


    monteiro.rj

    Cara, quando estragar você compra uma melhor. Vai por mim...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Além da aparência , a ferrugem causa algum outro problema na guitarra ?