PRS Silversky desafinando.

Autor Mensagem
luken200606
Membro Novato
# 03/fev/23 16:49


Comprei uma Prs Silversky SE semana passada, e eu estive tendo uns problemas muito chatos com a ponte tremolo dela.
a guitarra fica sempre muito bem afinada se eu fizer apenas bends, porém sempre que uso a alavanca, ela desafina. se estou tocando a nota G, na hora que eu mexo na alavanca ela pula pra G#. se eu decidir então afinar a corda de volta pra G e alavancar de novo, ela volta pra G tranquilho, porém no momento que eu fizer um bend, ela quer virar um F#.
cara isso ta me deixando mt chateado, paguei tão caro na guitarra esperando uma guitarra com um tremolo usável, mas não está sendo o caso. se eu ficar alavancando e depois afinando a guitarra até ela estabilizar, eu posso fazer literalmente o que eu quiser com a ponte, a guitarra não desafina de jeito nehnum, mas no momento que eu faço um bend, ela desafina...
alguem tem ideia do que pode ser? eu ja vi um youtuber famoso la da gringa com o problema identico, e o problema persistia nas 8 guitarras que ele tinha (até uma com floyd)
alguém sabe resolver isso? to desesperado. (ja passei grafite no nut, e joguei oleo nos saddles)

ejames
Membro Novato
# 03/fev/23 17:26
· votar


paguei tão caro na guitarra esperando uma guitarra com um tremolo usável

Isso depende muito mais do instrumento estar bem regulado do que do valor dele. Resumo: leve num bom luthier.

BrotherCrow
Membro Novato
# 03/fev/23 17:33
· votar


Velho. Eu tenho uma PRS SE signature do Mikael Akerfeldt. Pra mim o que funciona é puxar a alavanca pra esticar as cordas, e afinar com as cordas esticadas. Se faço um divebomb, o tom baixa. Mas aí puxo a alavanca pra trás de novo (sem necessariamente tocar nada) e volta ao normal.

Isso vale pra qualquer guitarra que tenha um vibrato sem ser Floyd Rose: acontece com as minhas Fenders (tanto strato quanto Jazzmaster), com a Bigsby da minha Gretsch, e muito mais com a minha Epiphone SG com vibrato Maestro.

Ramsay
Veterano
# 03/fev/23 21:54
· votar


luken200606
O procedimento correto pra evitar isso é quando trocar as cordas da guitarra dar vários puxões (uns três ou quatro) com a mão em cada corda na medida em que vai afinando o instrumento.
Isso resolve o problema que vc está tendo.

luken200606
Membro Novato
# 04/fev/23 11:12
· votar


ejames
Isso depende muito mais do instrumento estar bem regulado do que do valor dele. Resumo: leve num bom luthier.
concordo com vc, mas eu ja levei essa guitarra pra fazer retifica de traste, blindagem e regulagem. chegou aqui zerada, porém com esse problema no tremolo...

Ramsay
O procedimento correto pra evitar isso é quando trocar as cordas da guitarra dar vários puxões (uns três ou quatro) com a mão em cada corda na medida em que vai afinando o instrumento.
Isso resolve o problema que vc está tendo.

nossa mas eu queria muito que fosse assim kkkkkkkkkk
ja dei 200 puxões nas cordas, 500 alavancadas, 200 bends mas o problema persiste..
vou explicar melhor: sempre que eu afino a corda, eu dou um bend violento pra dar uma amaciada nela, a corda desafina, e quando eu pressiono na alavanca, ela afina de volta.
aparentemente todo mundo tem esse problema, ATÉ EM FLOYD ROSE
o que me deixa muito surpreso...

Drinho
Veterano
# 04/fev/23 12:29 · Editado por: Drinho
· votar


luken200606

Você sabe que existe uma lenda equivocada de uma suposta estabilidade garantida e inquestionável para sistemas de tremolo de alta qualidade.

Hoje como usuário de ponte fixa hardtail e tarraxa gotoh digo que nunca vi nenhum sistema de tremolo da ibanez prestige que fosse, chegar perto desse nível de estabilidade e confiabilidade,

Dito isso, é necessário verificar se a sua perda de afinação é tolerável para a sua forma de usar a alavanca ou se realmente está havendo um problema mecânico nesse sistema.

Como você diz que em alguns momentos está sobrando um bend, quer dizer, após usar a alvanca a sua afinação está subindo e em outros a afinação cai, procure prestar atenção em como ela responde em cada tipo de atitude com a alavanca.

Existem algumas medidas que você pode tomar para tentar remediar, mas em sistemas de tremolo é importante você aceitar que a instabilidade faz parte e o afinador a cada música será seu melhor amigo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 04/fev/23 12:33
· votar


luken200606
Sistema de alavanca algum com que eu já tenha trabalhado em 30 anos de luthiería e 100% estável. Isso é mito.
Você tem que puxar a corda (TODAS ELAS, UMA DE CADA VEZ), e reafinar, e puxar de novo, e de novo...
Verifique se a pestana está devidamente lubrificada com grafite em pó, e se as molas estão devidamente tensionadas - molas frouxas demais tendem a desestabilização. O ideal é usar 5 molas.
Abç

luken200606
Membro Novato
# 04/fev/23 22:36 · Editado por: luken200606
· votar


Como você diz que quem em alguns momentos está sobrando um bend, quer dizer, após usar a alvanca a sua afinação está subindo e em outros a afinação cai, procure prestar atenção em como ela responde em cada tipo de atitude com a alavanca.
a forma como ela desafina depende de como eu estiver afinando a guitarra.
se eu afinar a guitarra e fizer bends pra esticar as cordas, ela sempre vai desafinar pra cima quando eu usar a alavanca (se a nota for sol, vira sol sostenido)
se eu afinar a guitarra e dar alavancadas pra segurar a afinação, sempre que eu fizer bends, a guitarra desafina para baixo (se a ota for sol, vira fá sostenido)
Ou seja, normalmente eu afino a guitarra dando alavancadas, e sempre que eu fizer um bend eu pressiono na alavanca pra afinar a guitarra de volta. nesse caso as alavancadas sao 100% estavéis, nao importa o que eu faço com aquela alavanca, a guitarra está sempre afinada, porém na hora dos bends ela desafina kkkkkk, e para afina-la novamente, basta pressionar a alavanca.
isso funciona, mas é meio chato as vezes, por isso estou procurando uma solução.
gente, isso acontece com floyd rose também? floyd roses são 100% estáveis? tipo, eu posso fazer bends e alavancadas e a guitarra nao desafina dessa forma?

Drinho
Veterano
# 05/fev/23 08:37 · Editado por: Drinho
· votar


luken200606

Entendi, em um primeiro momento eu isolaria as variáveis.

Ancore a ponte e trabalhe só com bends (seja agressivo), não use alavanca e nos conte.

floyd roses são 100% estáveis? tipo, eu posso fazer bends e alavancadas e a guitarra nao desafina dessa forma?

Não são, se você é pentelho com afinação nem passe perto de alavanca seja lá qual for.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 05/fev/23 18:43
· votar


luken200606
Você leu o que escreví acima?
Fez tal procedimento?
Abç

luken200606
Membro Novato
# 05/fev/23 19:26 · Editado por: luken200606
· votar


Você leu o que escreví acima?
Fez tal procedimento?
Abç

Sim, usei grafite em todos os slots do nut, estiquei as cordas varias vezes.
mas eu uso 3 molas, ponte praticamente colada no corpo. (sem flutuar)

Ancore a ponte e trabalhe só com bends (seja agressivo), não use alavanca e nos conte.

ja fiz isso, a guitarra mantém a afinação muito bem fazendo apenas bends, e também mantém a afinação surpreendentemente bem apenas usando a alavanca. eu ja fiz o teste de fazer uns 50 dive bomb e a guitarra sair afinadíssima. o problema mesmo é combinar bends e alavancadas, se eu fizer APENAS bends, ela fica muito bem afinada, e se eu fizer APENAS alavancadas, ela também se mantém muito afinada, mas no momento que eu faço os dois o bixo pega kkkk.

lembrando que quando eu falo em fazer apenas bends, eu quero dizer literalmente remover a alavanca e usar a guitarra como uma strato com ponte hardtail. quando digo apenas alavancadas, eu quero dizer que eu abandono completamente a tecnica de bends e faço apenas alavancadas na guitarra.

em breve vou trocar o nut dela por um graph tech, pra ver se melhora o problema, e também por que eu nao gosto de ficar sujando o nut com grafite.
porém eu tenho um receio que este problema pode estar associado às cordas agarrando nos carrinhos (?)

luken200606
Membro Novato
# 18/fev/23 14:53
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=jFzf7pPRALM
galera, quem quiser saber, esse aqui é EXATAMENTE o problema que tem na guitarra, e de acordo com esse youtuber aqui, esse mesmo problema persiste em TODAS as guitarras dele (incluindo guitarras com FLOYD ROSE!!)
curioso né gente? vcs tem certeza que isso não ocorre na guitarra de vcs também?

makumbator
Moderador
# 18/fev/23 15:42
· votar


luken200606

Sim, esse problema é ultra comum. Acho que sua única solução seria uma guitarra tipo evertune.

ejames
Membro Novato
# 19/fev/23 14:43
· votar


luken200606
galera, quem quiser saber, esse aqui é EXATAMENTE o problema que tem na guitarra, e de acordo com esse youtuber aqui, esse mesmo problema persiste em TODAS as guitarras dele (incluindo guitarras com FLOYD ROSE!!)

Nos comentários a galera dá umas soluções, não sei se são realmente efetivas. Outros também já dizem: esse problema é característico dos sistemas, não há muito o que fazer.

Em suma, não existe guitarra com afinação perfeita, muito menos quando o assunto é alavanca. Dar um toque na alavanca pra voltar a afinação é a solução mais comum, é assim que se lida com o problema, seja ao vivo ou no estúdio. Acho que o "problema" de verdade é que você criou uma expectativa irreal.

luken200606
Membro Novato
# 20/fev/23 16:46
· votar


Sim, esse problema é ultra comum.
ate mesmo em floyds?

foca2
Membro Novato
# 21/fev/23 16:32 · Editado por: foca2
· votar


luken200606
ate mesmo em floyds?

Sim, até mesmo em Floyds, na maioria. Eu tive alavanca até da Schaller e nem ela era perfeita. Um pouco de lubrificação nos parafusos/"knife edges" da Floyd Rose ajudava a fazer ela voltar praticamente perfeita, mas na minha experiência dura pouco. E dependendo do lubrificante faz bagunça e junta poeira. Eu usava lubrificante de Teflon e achava ok. Muita gente acha que dá pra ficar perfeito, mas sempre tem uns cents de diferença que enchem o saco.

Obviamente tem gente que diz que a deles volta perfeita mas pra mim é igual Caviar. Nunca vi nem comi, só ouço falar. Aliás mentira pq Caviar eu já comi uma vez.

Agora: guitarra desafinando quase um semitom com bend é demais. O normal é desafinar só uns cents. E existe uma chance de não ser alavanca. Pode ser o caso de faltar pressão nas molas (compre mais duas ou aperte mais), mas chuto que seja algo diferente. Talvez as cordas não estejam esticadas o suficiente (apesar q vc disse q está), ou talvez o nut esteja mal cortado e está agarrando as cordas (vc mudou o calibre?), ou talvez até os saddles.

O recomendado é levar num luthier pra não ter dúvida.

luken200606
se eu afinar a guitarra e fizer bends pra esticar as cordas, ela sempre vai desafinar pra cima quando eu usar a alavanca (se a nota for sol, vira sol sostenido)
se eu afinar a guitarra e dar alavancadas pra segurar a afinação, sempre que eu fizer bends, a guitarra desafina para baixo (se a ota for sol, vira fá sostenido)


Como vc afina o instrumento? Existe um jeito que eu considero "certo" de afinar que faz uma diferença enorme em bends e alavancadas. Um amigo me ensinou a uns 20 anos atrás. É assim: por regra, vc só pode apertar as cordas via tarraxa antes de tocar. Se acontecer de vc precisar afrouxar, vc pode afrouxar, mas logo em seguida deve esticar ao máximo a corda (pra tirar a "folga") e daí vc aperta de novo na tarraxa.

Não sei se deu pra entender, mas sempre que eu afino de outro jeito eu tenho problema com bends e alavanca desafinando. Desde que aprendi a fazer isso eu não tive mais problemas.

Enfim, guitarra é um saco e bom mesmo é sintetizador. Apesar q sintetizador analógico desafina pra caralho tbm então dá no mesmo.

luken200606
Membro Novato
# 22/fev/23 13:21 · Editado por: luken200606
· votar


foca2
guitarra desafinando quase um semitom com bend é demais. O normal é desafinar só uns cents.
ultimamente nao vem desafinando tanto nao. eu nao sei quantos cents ela desafina, mas no afinador da pedaleira, ela desafina 1 pontinho ou 2 normalmente, e a diferença é quase inaldível. quanto maior o bend que eu fizer, mais desafina, por exemplo: se eu fizer um bend de 3 tons na corda SOL, ele desafina quase que metade de um semitom, mas se eu fizer os bends mais basicos de 1 tom ou até um tom em meio, ela desafina uns 2 pontinhos no afinador. bends de um tom tem uma diferença audível pequena, ja os de 1 tom e meio sao mais perceptiveis a desafinação. pra afinar de volta basta uma pressionada bem de leve na alavanca.

O recomendado é levar num luthier pra não ter dúvida.
ja levei e ele pedi pra trocar a pestana por uma de polioximetileno, o que melhorou a estabilidade da guitarra. ele me disse que acha muito caro 8000 reais numa guitarra feita na indonésia, e que essas pontes de dois pivôs das silversky provavelmente não são confiáveis. claro que eu achei essa fala bem duvidosa, e ele também me disse que este problema não acontece nas guitarras dele, o que também é meio duvidoso. Sinceramente, esse é o tipo de problema que você provavelmente não iria perceber a não ser que vc veja ele acontecendo em tempo real no afinador (iria achar que é apenas desafinação de ponte tremolo, sendo que o problema é bem consistente), acho que talvez este seja o caso dele.

Talvez as cordas não estejam esticadas o suficiente (apesar q vc disse q está), ou talvez o nut esteja mal cortado e está agarrando as cordas (vc mudou o calibre?), ou talvez até os saddles
com certeza estão esticadas, ja estiquei elas até demais kkkk. o nut foi feito pelo luthier recentemente, e ele parece estar bem feito, então acredito que este nao seja o problema. não mudei o calibre, uso sempre 09. ja os saddles eu tenho minhas duvidas... fico imaginando que possa ser eles, mas nao tenho muito o que fazer pra tirar a prova.

Como vc afina o instrumento?
Depende. Se eu for usar alavanca, eu primeiro afino esticando as cordas, pra amaciar elas, depois eu faço uma dive bomb pra destruir a afinação da guitarra totalmente, depois disso eu apenas vou afinando e fazendo alavancadas, mas sem fazer nenhum bend, até que a guitarra estabiliza. Desta forma, a guitarra se mantém muito bem afinada nas alavancadas, mas desafina nos bends.
Se eu for usar a guitarra como uma strato hard tail, eu apenas afino ela dando uns puxões violentos na corda pra tirar toda a folga dela, e vou retornando a afinação com as tarraxas. dessa forma aqui a guitarra vai se manter muito bem afinada com bends, mas no momento que eu colocar a alavanca na guitarra, ela vai desafinar com alavancadas.
então eu afino ela diferente dependendo do jeito que eu vou usar a guitarra kkkkk. mas a regra é: se for fazer bends, afina esticando a corda. se for usar alavanca, afina fazendo dive bomb.

Enfim, guitarra é um saco e bom mesmo é sintetizador.
isso que eu tava pensando hahaha. ser tecladista deve ser tão bom, nao tem que se preocupar com essas paradas chatas, só tocar e pronto.

JJJ
Veterano
# 23/fev/23 11:34
· votar


No vídeo do Darrell tem um comentário que é bem interessante e acho que, todo o resto estando OK (nut, tarraxas, lubrificação, etc), talvez seja uma explicação.

Quando a gente tensiona a corda G no bend, a reação a essa força extra é "distribuída" às outras cordas, soltando-as um pouco, a nível muito pequeno (quase imperceptível). Quando soltamos a G, sozinha contra todas as outras, ela não consegue fazer a tensão voltar ao normal, que só volta após uma batidinha na alavanca.

Alguém responde dizendo que, se a G fosse enrolada (como costumava ser nos primórdios da guitarra), ela teria essa força de fazer a afinação voltar, sem precisar mexer no tremolo... Vale a tentativa.

Só não entendi porque isso só se daria com a G e não com a primeira e a segunda... talvez elas tensionem menos o sistema...

makumbator
Moderador
# 23/fev/23 11:39
· votar


JJJ

Não lembro na guitarra, mas no baixo (inclusive nos modelos de 5 e 6 cordas) a corda mais tensionada é a ré. Com certeza tem essa informação nos sites de fabricantes.

luken200606
Membro Novato
# 23/fev/23 13:22 · Editado por: luken200606
· votar


JJJ
Só não entendi porque isso só se daria com a G e não com a primeira e a segunda... talvez elas tensionem menos o sistema...
ta mas o problema acontece com qualquer corda, nao somente a sol. se eu fizer um bend na SI, ela desafina, e na alavancada ela volta ao normal.

JJJ
Veterano
# 23/fev/23 17:41
· votar


luken200606

É que no vídeo, o Darrell usou só a G, se não me engano...

BrotherCrow
Membro Novato
# 23/fev/23 19:51
· votar


luken200606
Se eu for usar alavanca, eu primeiro afino esticando as cordas, pra amaciar elas, depois eu faço uma dive bomb pra destruir a afinação da guitarra totalmente, depois disso eu apenas vou afinando e fazendo alavancadas, mas sem fazer nenhum bend, até que a guitarra estabiliza. Desta forma, a guitarra se mantém muito bem afinada nas alavancadas, mas desafina nos bends.
Se eu for usar a guitarra como uma strato hard tail, eu apenas afino ela dando uns puxões violentos na corda pra tirar toda a folga dela, e vou retornando a afinação com as tarraxas. dessa forma aqui a guitarra vai se manter muito bem afinada com bends, mas no momento que eu colocar a alavanca na guitarra, ela vai desafinar com alavancadas.
então eu afino ela diferente dependendo do jeito que eu vou usar a guitarra kkkkk. mas a regra é: se for fazer bends, afina esticando a corda. se for usar alavanca, afina fazendo dive bomb.

Na minha opinião, SEMPRE deve afinar com as cordas esticadas. Essa tua estratégia de afinar alavancando pra baixo vai deixar as cordas mais frouxas e vai desafinar não só com bends, mas até com uma palhetada mais forte. Mas aí é questão de gosto e depende de como você toca.

Em todo caso, se você afina direito com as cordas esticadas e a guitarra desafina depois de um dive bomb, é só alavancar pra cima que a afinação volta (se o resto do setup estiver certo). Se você afina depois dos dive bombs, mesma coisa, mas vc usa a alavancada pra baixo pra afinação voltar.

Veja aí esse vídeo do De Ros (que infelizmente não aparece mais por aqui). Perceba que ele está com uma guitarra com Floyd, e mesmo assim desafina com alavanca. Ele afina alavancando pra baixo:



Moral da história: não existe ponte mágica que não desafina. Tem que se adaptar ao instrumento.

fontes_rio
Veterano
# 24/fev/23 08:51
· votar


Talvez isso ajude alguém:

AFINE SEU NOVO JOGO DE CORDAS NO TOM EXATO
Eis aqui uma dica dos profissionais para esticar e assentar totalmente seu novo jogo de cordas após instalados. Veja como:

Comece com a 6ª corda, colocando o dedo indicador da mão esquerda na corda no primeiro traste. Use sua mão direita para pressionar a corda e gentilmente arraste-a para frente e para trás algumas vezes. Em seguida mova o dedo para o segundo traste e repita a operação de arraste. Continue essa rotina até que seu dedo indicador da mão esquerda atinja o 12º traste. Em seguida reafine a corda e repita conforme necessário. Certifique-se de fazer isso com todas as seis cordas.
Uma vez que as cordas estiverem esticadas, afine todas elas, começando com a corda D (a 4a.). Afine a corda D e em seguida vá para a corda G (3a.). Uma vez que a G esteja afinada, retorne e toque a corda D. Verifique a corda G, e em seguida vá para a corda B. Afine a corda B, e depois verifique novamente as outras. Agora afine a corda A, seguida de ajustes nas cordas afinadas anteriormente. E finalmente, afine ambas as cordas E verifique novamente todas as seis cordas. Agora você está pronto para tocar!

Fonte: https://www.elixirstrings.com.br/dicas-para-musicos/guitarra-afine-cor das.

luken200606
Membro Novato
# 24/fev/23 12:05 · Editado por: luken200606
· votar


BrotherCrow
Na minha opinião, SEMPRE deve afinar com as cordas esticadas. Essa tua estratégia de afinar alavancando pra baixo vai deixar as cordas mais frouxas e vai desafinar não só com bends, mas até com uma palhetada mais forte. Mas aí é questão de gosto e depende de como você toca.

Em todo caso, se você afina direito com as cordas esticadas e a guitarra desafina depois de um dive bomb, é só alavancar pra cima que a afinação volta (se o resto do setup estiver certo). Se você afina depois dos dive bombs, mesma coisa, mas vc usa a alavancada pra baixo pra afinação voltar.

Veja aí esse vídeo do De Ros (que infelizmente não aparece mais por aqui). Perceba que ele está com uma guitarra com Floyd, e mesmo assim desafina com alavanca. Ele afina alavancando pra baixo:

cara eu nao entendi mt oq vc quis dizer, mas eu afino a guitarra identico ao video do marcos de ros, e o problema também acontece igualzinho ao do video kkkkk. faz um bend grande e ela desafina, mas quando toca na alavanca ela volta.
pelo menos agora eu sei que o problema realmente acontece em pontes floyd, pq o marco mesmo mostrou no video isso

makumbator
Moderador
# 24/fev/23 13:20 · Editado por: makumbator
· votar


luken200606

Então, como vc já percebeu, isso em larga medida é uma limitação desses sistemas. Em maior ou menor grau, ele sempre vai aparecer. O que vc pode fazer é minimizar (com boas práticas de afinação e manutenção) e correção (que é fazer essas mini alavancadas pra assentar de volta).

Ramsay
Veterano
# 24/fev/23 21:18 · Editado por: Ramsay
· votar


luken200606
Nas guitarras do Steve Vai ele chega a suspender as guitarras pela alavanca e nem assim elas desafinam.
Qual será o segredo?? Floyd Rose especialmente customizada pra ele ou o que??
Sugiro que pergunte a ele.

E quanto ao método de afinação proposto pela Elixir eu acho que é muito preciosismo e é a mesma coisa que dar vários puxões em cada corda nova, antes de afinar.

foca2
Membro Novato
# 26/fev/23 09:32 · Editado por: foca2
· votar


Ramsay
Nas guitarras do Steve Vai ele chega a suspender as guitarras pela alavanca e nem assim elas desafinam.
Qual será o segredo?? Floyd Rose especialmente customizada pra ele ou o que??
Sugiro que pergunte a ele.


Perguntei pelo WhatsApp e ele disse que o segredo dele é o "Tremsetter":

https://hipshotproducts.com/products/tremsetter

DJ Bozó
Membro Novato
# 26/fev/23 14:46
· votar


luken200606

É frustrante investir em um instrumento e ter problemas com ele logo após a compra. O problema que você está tendo com a ponte tremolo é relativamente comum e pode ser causado por alguns fatores, como o desgaste das molas ou a fricção dos saddles (apoios das cordas) na ponte.

Uma solução para o seu problema pode ser ajustar a altura dos saddles para que a fricção seja reduzida e as cordas não desafinem ao usar a alavanca. Também é importante verificar se as molas da ponte estão bem esticadas e se não há nenhum problema com os parafusos de fixação.

Caso você não se sinta confortável em realizar esses ajustes sozinho, é recomendável levar a guitarra a um luthier de confiança. Eles são profissionais qualificados que possuem ferramentas e conhecimentos específicos para realizar esses ajustes sem causar danos ao instrumento.

Em resumo, é importante investigar a causa do problema com a ponte tremolo e tentar solucioná-lo o quanto antes para poder aproveitar plenamente o seu instrumento.

luken200606
Membro Novato
# 26/fev/23 20:42 · Editado por: luken200606
· votar


Em resumo, é importante investigar a causa do problema com a ponte tremolo e tentar solucioná-lo o quanto antes para poder aproveitar plenamente o seu instrumento.

mas será que realmente existe solucao? pq no video do darrel ele mostra claramente q acontece em todas as 8 guitarras carissimas dele, ent eu n vejo qualquer motivo pra eu ser especial e o problema NA MINHA guitarra simplesmente sumir.
o darrel com certeza tem muita grana e disponibilidade pra mandar as guitarras dele em diversos luthiers e comprar diversas peças para resolver o problema, mas mesmo assim TODAS tem a falha. eu to começando a pensar q este problema simplesmente não tem cura...
ate na guita do de ros tem isso kkkkkkkkk

DJ Bozó
Membro Novato
# 26/fev/23 20:54 · Editado por: DJ Bozó
· votar


luken200606
E aí, irmãozinho! Então, tô ligado que tu tá com um perrengue daqueles com a ponte tremolo da tua guita, né? Mas fica susse, mano, que tem umas parada que tu pode tentar pra resolver esse problema.

Primeirão, dá uma olhada no ângulo das cordas na ponte e no nut, porque se elas tão muito retas ou muito inclinadas, isso pode causar umas tretas na afinação. E vê se a altura das cordas tá ok também, porque se elas tão muito baixas ou muito altas, pode influenciar na hora de usar a alavanca.

Outra parada é ver se as molas da ponte tão bem posicionadas e com a tensão correta. Se elas tão meio frouxas ou meio apertadas demais, pode dar uns rolês na afinação também.

E se nada disso resolver, pode ser que seja um problema com o próprio tremolo da guita mesmo. Aí, se tu já tentou tudo que é jeito e ainda tá desafinando toda hora, pode ser que seja hora de levar ela num luthier profissional pra dar uma olhada braba e fazer uns ajustes.

Mas não fica boladão não, slk, que isso é uma parada que acontece mesmo, até nas guitarras mais topzera. Só precisa ter paciência e ir testando as parada até achar o que funciona melhor pra tua guita.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a PRS Silversky desafinando.