Guitarra com som muito estourado com distorção.

    Autor Mensagem
    joaocansi
    Membro Novato
    # 02/fev/23 00:00


    Recentemente comprei uma guitarra usada para aprender a tocar. Como não tenho amplificador, utilizo um cabo USB para tocar no PC. Qualquer preset com distorção um pouco mais pesado o som acaba estourando. Isso ocorre apenas quando toco duas ou mais cordas em sequência. Nesse caso, com exceção da primeira corda tocada, todas as outras ficam ficam bem estouradas sendo quase impossível de ouvir. Isso é "comum"?

    krixzy
    Veterano
    # 09/fev/23 19:13
    · votar


    joaocansi
    Não é comum, tenta gravar um áudio ou filmar como você está ligando tudo pra gente entender o que tá havendo

    makumbator
    Moderador
    # 09/fev/23 19:29
    · votar


    joaocansi

    Por cordas em sequência vc quer dizer ao mesmo tempo? Acordes e power chords?

    Será que o problema não é pelo fato de ainda não saber “mutar” as cordas que não estão sendo tocadas? Como vc citou que é iniciante, isso pode estar acontecendo. E a distorção realça muito esse fenômeno.

    Quando a gente toca, precisa fechar o som das demais cordas que não estão sendo tocadas (caso contrário, a ressonância simpática faz elas soarem mesmo sem serem acionadas pelo executante). Pode parecer algo muito difícil de se fazer, mas é um procedimento que se torna automático após algum tempo de prática.

    Vc tem professor?

    Alzariel
    Membro Novato
    # 09/fev/23 20:19
    · votar


    Resta saber se ele sabe a diferença de tocar sujo e som estourado. Se for a ultima opção, seria bom explicar como esse som está sendo ligado.

    Delson
    Veterano
    # 10/fev/23 09:15 · Editado por: Delson
    · votar


    joaocansi
    Sabemos que dificilmente você voltará aqui pra saber das respostas, visto que você deve pensar que o FCC conta com algum meio de notificação para quando alguém responde em teu tópico, o que não é o caso. Tem que fazer "à moda antiga", voltando aqui.

    Você está usando uma placa de áudio?

    GabriaTzzz
    Membro Novato
    # 01/mar/23 23:31
    · votar


    provavelmente é esse cabo USB que esta entrado ja com muito ganho no computador e distorcendo, ja usei esses cabos P10/USB são uma porcaria mesmo, compre uma interface de audio descente recomendo começar de Behringer UM2 pra cima, abaixo disso são muito ruins. você vai ter que aprender a controlar o ganho de entrada e saída pra não saturar nos plug-ins também, e ativar o noise gate pra ajudar também , da uma estuda no assunto, guitarra no PC é meio chato pra iniciantes, recomendaria usar um ampli real mesmo, pra não ter dor de cabeça.

    DJ Bozó
    Membro Novato
    # 06/mar/23 15:47
    · votar


    joaocansi

    Cara, é normal sim que o som distorcido fique estourado se você toca mais de uma corda ao mesmo tempo. Isso pode ser porque seu cabo USB não aguenta o tranco da distorção mais pesada. Ou pode ser também que sua placa de som não seja das melhores e não esteja dando conta do recado.

    alfacorrea
    Veterano
    # 23/mar/23 17:30
    · votar


    joaocansi joaocansi provavelmente este cabo que vc usa para ligar a guitarra no computador está jogando o sinal com muito ganho. Seria quase a mesma coisa que fazíamos antigamente quando colocávamos um captador Sound Crystal com saída de fio e plugávamos direto no microsystem da casa. Existem umas variáveis de eletrônica (tensão de saída e impedância) que precisam ser equilibradas quando conectamos equipamentos. Como vc fala justamente que o som estoura quando vc toca duas cordas, estou achando que é isso. Quando a guitarra emite mais som, o que seria mais vibração decorda e consequentemente mais saída no captador, isso acaba se resumindo em mais sinal entrando na placa de som do computador.

    Dullandal
    Membro Novato
    # 03/jun/23 07:12 · Editado por: Dullandal
    · votar


    Opa, desculpe reviver o topico, mas nao quis criar outro.

    Tenho o problema parecido com o amigo do topico.
    Comprei uma Jackson Js22 nova e um amp Sheldon gt1200.

    Sou iniciante, e principalmente qnd ligo a distorcao do amp, o som fica muito estourado e esquisito.
    Tenho um cabo bom da santo angelo, mas mesmo assim eatou achando o som muito estourado.

    Principalemente qnd tento tirar musicas como symphony of destruction, holy diver, holy wars do manowar, o som fica muito ruim.
    Vejo alguns videos do amplificador, e usando mesmas configuracao do video, o som fica muito esquisito.
    Podem me ajudar?

    Schelb
    Veterano
    # 03/jun/23 13:35
    · votar


    Cara, pode ser mesmo só o som do amp. Ele tem falante pequeno, que vai privilegiar frequências mais agudas e ter dificuldades de reproduzir as mais graves. Você tentar contornar na equalização diminuindo os agudos, mas é bem difícil tirar um som muito bacana de amplis pequenos assim, que são mais voltados pro estudo. Nos vídeos que você vê, pode ser que a forma de captação do audio atenue essas frequências, como acontece quando você grava o som ambiente com um celular, por exemplo. Aliás, qualquer captação de som de ampli, mesmo as mais profissionais vão sempre resultar em algo diferente do que o som do ampli no ambiente, e essa diferença costuma ser usada inclusive pra tirar o melhor do ampli que esta sendo gravado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra com som muito estourado com distorção.