Amp novo ou pedal pre amp?

    Autor Mensagem
    notfeelgoodinc
    Membro Novato
    # 29/jun/22 13:48


    Toco guitarra há +- 7 meses e no começo desse ano adquiri um amplificador de 30W em uma loja da minha cidade, acredito que a marca do AMP seja extremamente regional pois nunca encontrei nenhum vídeo no youtube sobre ele ou coisa do tipo.
    De alguns tempos pra cá eu tive a oportunidade de tocar em alguns amps melhores como Marshalls e Meteoros e desde então fiquei meio desagradado com o timbre do meu amplificador, a questão é:
    Devo adquirir um PREAMP da Joyo como por ex British Sound, Orange Oxford, ACTONE, etc. ou adquirir um amplificador melhor? (estava em mente um VOX PATHFINDER 10 ou um Marshall MG15), iria comprar usado.

    Freedon
    Veterano
    # 29/jun/22 17:04 · Editado por: Freedon
    · votar


    Você já ouviu o som desses amplis/pré amplis que você tem em mente?

    Se toca a pouco tempo, tenta achar algo q seja um bom custo benefício. Não sai gastando grana em algo que não tem certeza.

    Pega uma pedaleira que é a melhor opção para você. Você vai ter varios tipos de som saindo do seu ampli, vai poder aprender a configurar ao seu gosto as distorções, delays, reverbs, chorus, etc...

    Agora qual pedaleira vai do seu orçamento, mas não recomendo gastar mais do que 2000 em uma nesse momento. (dá uma olhada na pod xt live usada ou boss gt-1 nova no ML)

    krixzy
    Veterano
    # 29/jun/22 17:33 · Editado por: krixzy
    · votar


    notfeelgoodinc
    Se você tiver um PC razoável, não tem custo benefício melhor que comprar uma interface de áudio e umas caixas de som boas pro PC e usar plugins, além de infinitas possibilidades de timbres com qualidade top você pode fazer gravações facilmente.

    Nenhum amp com 1x12 vai te dar uma qualidade melhor que esses plugins no PC, se eu fosse tocar fora de casa comprava um pré simulador de algum amp e um IR loader, e ligava numa caixa ativa, tem banda grande hoje em dia que faz shows apenas com esse esquema.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 29/jun/22 17:34
    · votar


    Não sei se eu entendi bem... Mas sua ideia seria comprar um amp melhor ou um pedal desses para usar no lugar do preamp do teu amp?

    Eu tenho um pedal desses da Joyo. Sobre os usos dele:
    O pedal pode ser usado na frente (INPUT) do amp como um pedal de overdrive/eq.
    Para usar ele como preamp (substituindo o preamp do teu amp) é necessário que o teu amp tenha um loop de efeitos. Caso tenha, você liga o pedal na entrada RETURN do ampli.
    Esse pedal também funciona muito bem ligado em linha ou na interface de áudio.

    Cloudkicker
    Veterano
    # 29/jun/22 23:25 · Editado por: Cloudkicker
    · votar


    notfeelgoodinc

    Depende do tipo de som que você pretende ter... Por exemplo, eu curto à beça amps da Orange, por isso o Joyo Oxford Sound é uma boa escolha pra mim. Considera bem isso antes de escolher. Ah, foge da série MG da Marshall, numa boa... o custo-benefício da marca tá na série Valvestate (até onde sei, pelo menos).


    Rei Arthur Pendragon

    Uma outra alternativa seria pegar um power amp à parte, não? É o que eu penso em fazer quando adquirir meu pedalboard, seria Joyo Oxford Sound > EFX Nano Power Amp (power amp de 60w em formato de pedal) > caixa 1x12 (quando microfonar) ou um IR loader (pra quando ligar direto na mesa), vou adquirir as 2 opções e alternar entre gabinete e IR conforme necessário, já que quero estar preparado para as duas possibilidades em futuros shows... pode ser que o lugar tenha um palco muito pequeno ou seja inviável carregar o gabinete, por exemplo, aí partir pro ampless seria melhor do que torrar grana alugando amp ou torcer pro amp do local não ser ruim.

    LeandroP
    Moderador
    # 30/jun/22 09:11
    · votar


    Meu bend:

    De repente a solução seja um desses pedais baratos onde você pode armazenar Impulse Response (IR). Assim, você pode mandar o sinal do pedal pra uma mesa de som ou pra outro amplificador que esteja disponível.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 30/jun/22 09:16
    · votar


    Cloudkicker
    Verdade. Eu quase montei um gabinete 1x12 (falante de guitarra mesmo) pra usar com um mooer baby bomb nesse sistema.
    Eu modifiquei meu Joyo American Sound pra adicionar uma chave que remove uma curva compensatória de eq, deixando ele efetivamente mais como um pré.
    Assim eu uso um ABY pra jogar uma saída pra um effects loop de amp ou uma potência como você quer fazer. A outra saída vai pro Nux Mini Studio IR loader pra mesa.

    Cloudkicker
    Veterano
    # 30/jun/22 16:38 · Editado por: Cloudkicker
    · votar


    Rei Arthur Pendragon

    Não sei se usaria as saídas diferentes, pois considero mais separadamente, uma ou outra alternativa conforme a ocasião (por hora, pelo menos, já que um retorno de amp pode ser valioso mesmo com IR às vezes)... mas curti a ideia de fazer um mod pra potencializar o uso como pré, obrigado pela ideia!

    Schelb
    Veterano
    # 01/jul/22 08:49
    · votar


    Uma coisa muito importante a se considerar aí é o falante desse amp. Pq o falante faz muita diferença no timbre, mais inclusive do que o pré amplificador. Daí se o falante do seu amp for muito meia boca, compensaria trocar o amp de um vez e pegar uma pedaleira mais pra frente como o pessoal falou, porque atualmente é sem dúvida a melhor opção pra alguém que está começando na guitarra. Agora, se o seu ampli tiver um falante razoável, daí eu já iria na pedaleira direto.
    Esses pedais preamp da joyo parecem muito bons pelo que vejo na net, porém você começar hoje a montar um set de pedais sai bem caro, sendo que as pedaleiras entregam resultados excelentes por um custo benefício muito melhor. Você já teria várias simulações de amps diferentes fora todos os outros efeitos que pode precisar usar um dia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amp novo ou pedal pre amp?