com usar pedal de pre amp + Caixa com power e falantes

Autor Mensagem
DaniMendes
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: DaniMendes


Então, to abrindo esse tópico porque achei várias informações espalhadas pelo fórum e nada muito certo, li vários e continuo com dúvidas.

é o seguinte, minha ideia era comprar um pedal que simulasse o pre e o cab (estilo iridium, joyo preamp house, etc..) e fazer uma caixa somente com o power e um falante de 12". Sei que eu poderia só pegar e ligar em linha o pedal, porém na minha igreja o sistema de áudio é péssimo, então eu queria uma caixa individual no tamanho de um amplificador de guitarra (tipo o que eu tenho - steel 70 gt). Não entendo muito do assunto, porém me viro em fazer sistemas. consigo monta-los mas não consigo cria-los, se alguém puder me dizer como fazer, o que usar e etc.

Eu também tinha pensado em montar a caixa dentro do meu amp atual, já que o som dele não me agrada, já estou com ele há 3 anos e não consigo tirar um bom timbre, não tem definição, é muito grave. Já testei diversos pedais, guitarras... Já me conformei que amp barato é assim mesmo.

Outra coisa que me disseram para fazer era por um falante de guitarra e desligar a simulação de gabinete. Porém quero versatilidade! Os ir's tão muito realistas, tive a oportunidade de testar um vox ac30 e a simulação + ir dele e é surreal, muito parecido...

Então é isso aí, por isso pensei em por falantes normais (sem ser de guitarra) e de qualidade

HortaRates
Membro
# abr/21
· votar


DaniMendes
A princípio você poderia utilizar só a "potência" do seu amplificador atual, e trocar o alto falante dele por um de uso geral. A modificação pra pular o pré e utilizar a potência teria que ser feita por alguém que entende de eletrônica. A troca do alto falante é mais fácil. Se você conseguir o esquema desse amplificador, posta aqui que tem muita gente que entende de eletrônica e pode te ajudar.

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21
· votar


HortaRates
blz cara, vou fazer o esquema dos circuitos dele (se é que se chama assim, sou meu leigo, entendo somente o básico) amanhã e posto aqui

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21
· votar


HortaRates
Gastei umas duas horas e não to conseguindo terminar o esquema, tem algumas linhas que tão meio complicadas de entender. Será que uma foto da placa não resolveria? os componentes estão todos nomeados nela, acho que quem entende só de bater o olho sabe onde tá ligado o que.

Djrafahh
Membro Novato
# abr/21
· votar


Amigo, qual seu amplificador?
Marca e modelo?
Se possível uma foto junto.
Eu talvez consiga te ajudar.

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21
· votar


Djrafahh
É dá marca WR Audio, modelo Steel 70 gt - Fotos dele

Essas são as fotos que tirei da placa:
https://ibb.co/TrYydN7
https://ibb.co/RYSSV0V
https://ibb.co/dK7WdB8
https://ibb.co/QvkfW47
https://ibb.co/nRN48fr

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/21
· votar


DaniMendes
Esse amp é muito ruim.
Venda-o e invista em algo de melhor qualidade, Gambiarras não vão resolver o seu problema.
Abç

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: DaniMendes
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como dito anteriormente, minha ideia era fazer uma caixa somente com power e falante (sem ser de guitarra) e usar um pedal para simular o pre + gabinete. Do outro amplificador, iria usar somente a estrutura de madeira. Pra mim isso não é gambiarra, só estou lidando com uma possiblidade de fazer uma caixa para não precisar ligar em linha, já que na minha igreja isso não é possível. Se necessário, monto algo do zero, por isso pedi ajuda. Sei que o mais "simples" seria comprar um ampli, mas não tenho condições de comprar algo com o timbre que eu quero. Se puderem me ajudar...

Djrafahh
Membro Novato
# abr/21
· votar


Estudando as fotos e a construção do amp, é um projeto mais antigo. O que seria bacana é utilizar o gabinete e o talvez o transformador e montar outro amp dentro dele.

O gabinete se couber um falante de 12 só trocar a madeira que fixa o falante, geralmente ela é parafusada por dentro.

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21
· votar


Djrafahh
Estou achando que não vai caber um de 12", vou ter que pedir outra estrutura. De qualquer forma vou pegar as medidas de um falante decente de 12 e medir, vai que cabe... Sugere alguma marca ou modelo de falante? Vale ressaltar que não quero falante próprio para guitarra.

Vlw pelas sugestões!

Djrafahh
Membro Novato
# abr/21
· votar


A pergunta é...
Se vai usar na guitarra, porquê não falante de guitarra?

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21
· votar


Djrafahh
Versatilidade, não sei se justifica, mas toco diversos estilos, desde daquelas músicas cheias de ambiências até Heavy metal. O falante intefere bastante né? Normalmente os falantes usados em caixas pra ligar com bastante distorção são diferentes e não ficam muito bons no clean.

Djrafahh
Membro Novato
# abr/21
· votar


Muito pelo contrário, falantes destinados a guitarra vão abranger toda área util de frequência produzida pela guitarra, mesmo tocando varios estilos ele vai se comportar bem. Um alto falante automotivo ou algum outro que não tenha uma boa faixa de frequência ou uma boa sensibilidade vai te decepcionar, se voce acha que seu amplificador é ruim entao use um falante impróprio que vai te deixar mais chateado ainda.
Muitas vezes um outro falante e um pedal equalizador pode dar vida ao seu ampli e te deixar um pouco mais contente e gastando pouco.

Mas em outro caso, procure por "mini head dapia"
Ele é um power de 60w digital ja usei e recomendo.
Com uma boa caixa 1x12 4ohms fica filé.

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: DaniMendes
· votar


Djrafahh
Comecei dar uma pesquisada extra e por acaso achei uma caixa da rox stage FRFR. O que acha você acha? Dá pra montar algo que nem ela?
Vi esse modelo aqui: https://www.roxstage.com.br/archives/produtos/monitor-ir70


Desculpa se estou sendo chato, mas eu gosto de muitas possibilidades de timbres, piro em timbre, todos os sons que consigo tirar com a guitarra, mesmo que eu não vá usar todos os sons que vou conseguir tirar, mas quando estou tranquilo, tiro um tempo pra brincar com o som e tal. Vejo muita gente tocando guitarra numa pressão, pra mim guitarra tem que ter dedicação, mas também é uma forma de relaxar.

sidguitar1
Veterano
# abr/21 · Editado por: sidguitar1
· votar


tive a infeliz ideia de montar uma caixa 2 x 12 com falantes novik instrumentos(uma serie q e pra ser meio q pra tudo q e instrumentos hehe..sqn) da vida pra ligar um cabecote oliver la por 1995 heheh(ficou muito ruim,embolado,sem medio,lastimavel), uma vez li em uma materia o faiska falando q ele dava mais importancia pro falante dq ate pro amp,tem falantes de guitarra otimos q equipam amps com clean top ,vide o clean de musicos de country ,problema q falantes especificos tipo celestion 30w vintage custam mais de 1.200 reais,os eminence q equipam varios amps bons deve ta por uns 700 reais,acho q vc ficou meio chateado com o Mauricio Luiz Bertola por falar q e gambiarra a parada,mas infelizmente se vc resolve por conta colocar falante q nao e os de instrumentos,altera a caixa pra mudar a polegada do falante vira gambi mesmo,eu acho q o resultado vai ser bem ruim.acho q se nao tem como comprar um amp bom uma boa ideia era colocar um eminence (deve ser 10 polegadas teu falante,pelo q vc falou q nao cabe o 12)ou mesmo q corte a caixa pra colocar um falante bom 12,acho q vai da uma melhorada no som,depois quando for montar o power mais top o falante nao e perdido,infelizmente a gente tem q ir fazendo oq o bolso pode,se vc combrar um bom falante,depois de um tempo junta dinheiro e compra um bom power,etc,abraco

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: DaniMendes
· votar


sidguitar1
Não fiquei chateado não, tô de boas. Mas tipo, se estamos num estúdio, lá tem monitores de áudio que reproduzem tudo. Se eu usar falantes daquele estilo full range flat, não vai dar certo? Não estou entendendo por qual motivo não daria, ainda mais que é reproduzido diversas outras coisas nele. Os falantes de guitarra não são feitos para acentuar algumas frequências? Esses de monitor só não acentuam elas, são flat (ou quase). No caso de pedaleira por exemplo, se eu não puder colocar na mesa, como eu usaria?

Me desculpem pelo tanto de pergunta e questionamento as vezes descabido, mas não entendo muito do assunto.

Não falei isso antes, mas os pedais que estou usando para simular o amplificador são o Joyo american sound e o Cab Box.

Djrafahh
Membro Novato
# abr/21
· votar


A muita coisa envolvida por detrás de caixas, falantes e amplificadores.
Mas pelo que você disse no começo do tópico, era pra uso em igreja. Eu não aconselho as caixas rox, monitores de audio são retornos pra você e não som pro público. Falantes de 6 polegadas não tem a tendência a jogar som muito longe com certa qualidade e spl.
Eu aposto no mini head e caixa 1x12.
Em contra partida. Falantes variam de projetos e casoa.
Um amigo tem uma caixa 2x12 com os novik instrumento musical que o nosso amigo Sid teve descontentamento ligados em um Carwin valvulado, e soa perfeitamente bem.
Vende seu ampli, compra um mini head dapia e uma boa caixa 1x12 e um falante que caiba no seu orçamento. Eu recomendo ultimamente os EldPower, sao muito custo benefício.
Pesquise sobre eles.

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: DaniMendes
· votar


Djrafahh
Dei só o exemplo dos monitores pro tipo de ligação que queria fazer, já que o sidguitar1 disse que se não colocasse falante de guita ia ficar ruim. 6 polegadas não dá mesmo não. Vi da EdlPower só que o modelo FRFR. Tem um cara fazendo umas caixas até que razoavelmente boas, pelo menos acho que vai dar pra o que eu quero. Vou entrar em contato pra dar uma olhada nos valores, se tiver muito caro, (o que eu imagino que vai ser o caso já que ele tem que tirar o lucro dele e fora que acredito que por só de levar o nome de FRFR já aumente um pouco o preço) vou ter que fazer uma. Afinal de contas, "não é um ampli normal, é uma caixa para reproduzir com definição o seu IR" e blá blá blá. É algo diferente, mas não é de outro mundo e pra mim não justifica pagar R$2000,00 na rox stage.

Outra duvida, se eu fosse montar a caixa com esse falante da ELDPower FRFR - Ele tem 12", suporta até 100 watts, e tem as opções de 4 e 8 ohms - compro com 4ohms mesmo né? O pre que você me indicou ta bom pra esse falante?

Edit: rodei a internet atrás desse mini head dapia e não achei, até que veio uma luz até mim e resolvi pesquisar micro Head... Achei. Ele usa uma Potência 60W TPA3118... então vou usar só essa potência + o pre da joyo que já tenho e o falante da EDLPower. Acha que ficaria bom?

Djrafahh
Membro Novato
# abr/21
· votar


Esse micro head é digital de 60w em 4ohms. Por isso falei do falante em 4ohms. Em 8ohms ele rende uns 35w. Não é vantajoso.
Ele tem um tone stack modulavel que você escolhe na compra com o Daniel.
Você pode escolher diversos pré ou perguntar pro Daniel como deixar sem pré.
Ou você pode comprar uma placa digital no mercado livre de 60w rms que é a mesma placa de power desse micro head. E comprar uma fonte de 22v 4Ah e ligar ele depois do seu joyo. Nao sei se consegue mas se tiver como me comunicar no particular cadastrado te mando videos de como fiz a minha.
Aqui eu estou no celular e não consigo anexar.

sidguitar1
Veterano
# abr/21 · Editado por: sidguitar1
· votar


DaniMendes
so comentar aqui q eu contei uma experiencia minha com falantes novik(esquema era poder testar,pode ser q vc tire um som maravilhoso com outros equipos,foda e comprar pra depois saber se fica bom ou nao),amigo nosso do forum falou q outro guitar usa e ficou bom,eu ja tive amps com eminence gb128,em caixas com1x12 e 2x12,ligados em um hand made valvulado 50w (horse power o nome se nao me engano- aqui do parana),ligado na saida de um fender roc pro 1000 pre valvulado,e em um cabecote peavey valveking 100w,eminence sempre ficou legal pro meu gosto,com clean bom,agora tenho uma 4x12 buguera e um cabecote valvulado 50w(oq sobrou),mas pra trabalhar uso um marshalzinho 30w transistor hehe, foda de tocar em boteco q nao da pra abrir o som,vc fica frustrado,acho q na igreja e na mesma linha,vc tem optar por qualidade e nao potencia,falante q achei som mais massa e o 30w vintage celestion q usei em um carvin q um amigo meu tem,so tentando passa alguma coisa q vivi e talvez de uma direcao,acho q na igreja vc deve optar por qualidade,como vai usar simulador e pelo q entendi nao quer usar pre de amp,tem pedais power q talvez deem conta dq vc quer,foda q se tivesse alguem pra vc testar teu setup ai ia no tiro certo,sem gastar dinheiro e depois se arrepender,da uma olhada em setups prontos dos brother daqui q comentaram como o Djrafahh,algo montado q ja chega perto do som q vc quer,ai nao tem erro,abracao

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21
· votar


Esse micro head é digital de 60w em 4ohms. Por isso falei do falante em 4ohms. Em 8ohms ele rende uns 35w. Não é vantajoso.
Ele tem um tone stack modulavel que você escolhe na compra com o Daniel.
Você pode escolher diversos pré ou perguntar pro Daniel como deixar sem pré.
Ou você pode comprar uma placa digital no mercado livre de 60w rms que é a mesma placa de power desse micro head. E comprar uma fonte de 22v 4Ah e ligar ele depois do seu joyo. Nao sei se consegue mas se tiver como me comunicar no particular cadastrado te mando videos de como fiz a minha.
Aqui eu estou no celular e não consigo anexar.


Vou te chamar no particular

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21
· votar


sidguitar1
Sei bem como é ter um amp que só é potente kkk, o meu é bem alto, nem parece que tem somente 50w. O clean dele é muito bom, só que não pode ligar drive nenhum... Já testei diversos pedais e guitarras nele, nada fica bom. 0 definição. Pelo menos serviu bem ao propósito dele que é ser de entrada, acho que não se pode esperar muito de um amp de 400 conto.

Pior que eu tava pensando nesses powers em formato de pedal, só que é tudo R$400 pra cima. Fiquei esperançoso ao ver que o power do Micro Head que o Djrafahh indicou custa R$25. Acredito que o power da tone inc (Acho que chama Granade) ou aqueles da electro harmonix (magnun 44 e tem outro modelo que não lembro o nome) com certeza são melhores.

Falei que ia entrar em contato com um cara que está produzindo essas caixas FRFR e acabou não dando tempo, amanhã vou mandar mensagem. É da MET - Marcenaria Ecológica e Tecnologia. O Power deles é o EcoPower. Vou ver o que eles tem lá e dou uma resposta aqui

Djrafahh
Membro Novato
# abr/21
· votar


O power da tone inc e o Magnum 44 são somente uma placa digital de 60w com um potenciometro pra regular o ganho de entrada.
Me manda msg privado que te mostro o meu.
O power head da tone inc que é completo com tone stack ou seja com pré e outros atributos. Mas o power de todos eles é um oamp digital. Vai ma fé que funciona.
Você pode de início testar com o gabinete do seu amplificador mesmo. Usando somente o falante até você conseguir seu 1x12 com um bom falante.

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21
· votar


Djrafahh
Tentei te mandar mensagem mas não deu, fica dando erro.

DaniMendes
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: DaniMendes
· votar


Olhei a caixa da MET e ta por R$1700

Djrafahh
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: Djrafahh
· votar


DaniMendes
Em se tratando de erro no forum creio que os moderadores deveria reportar ao desenvolvimento.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/21
· votar


DaniMendes
Me desculpem pelo tanto de pergunta e questionamento as vezes descabido, mas não entendo muito do assunto.
Normal...

Se eu usar falantes daquele estilo full range flat, não vai dar certo? Não estou entendendo por qual motivo não daria, ainda mais que é reproduzido diversas outras coisas nele. Os falantes de guitarra não são feitos para acentuar algumas frequências?
Não se usam AF's "full range" para guitarras. Em 1º lugar porque não precisa, e em 2º porque a faixa de frequência reproduzida é específica.
Os outros AF's do estúdio tem que reproduzir TODAS as frequencias audíveis e não apenas as da guitarra. Ao ligar guitarra em AF's "full range" o som reproduzido não será "fiel" e será estridente; ou, dependendo da equalização de seu amp, grave demais.

No caso de pedaleira por exemplo, se eu não puder colocar na mesa, como eu usaria?
Algumas pedaleiras mais avançadas tem "simuladores digitais" de caixas e/ou AF's, e podem ser ligadas direto na mesa. Mas isso só é factível se houver um esquema de retornos muito bons para os músicos se ouvirem à contento e aos seus outros companheiros de banda. Por isso um amp seu, pessoal (ou no caso, fornecido pela Igreja), é interessante - eu reputo como essencial e em minha banda TODOS tem seus amps particulares (Crate, Peavey, Fender e GK e Staner no meu caso).

Se você pretende comprar um amp de pedal (tipo o Magnum 44), NÃO ECONOMIZE.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/21
· votar


DaniMendes


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/21 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar



https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1580317058-kit-02-alto-falante s-guitarra-12-classic-65w-em-4816-ohms-_JM#position=15&type=item&track ing_id=dd203116-70c6-4480-a251-cfc54e442a81

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/21
· votar


https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1286309766-pedal-behringer-gdi 21-v-tone-guitar-driver-di-amp-modeler-_JM#position=4&type=item&tracki ng_id=6c316087-2bff-4a29-8525-2c6855c707e7

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1850930708-caixa-gabinete-hand made-1x12-p-guitarra-sem-falante-novo-_JM?searchVariation=81397945657# searchVariation=81397945657&position=22&type=item&tracking_id=95fff3f4 -69a4-43eb-8782-b5e441286ac2

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a com usar pedal de pre amp + Caixa com power e falantes