Espaçamento entre cordas nas pontes Floyd Rose

    Autor Mensagem
    leonk666
    Membro Novato
    # 26/mai/22 00:16


    Galera, tenho um Ibanez dessas bem baratas e pensei em pegar outra guitarra um pouco melhor, mas com floyd rose. Minha guitarra tem espaçamento entre as cordas de 10,8. O que quero saber é se existem pontes Floyd rose com espaçamento maior e quais são elas?

    Wanton
    Veterano
    # 26/mai/22 04:21
    · votar


    leonk666

    Existem, a versão wide dessa dá 11,2 e cabe em Strato.

    https://cdn.shopify.com/s/files/1/1711/6239/files/Rail_Tail_Spec_Sheet .PDF?18431975728071674932

    Drinho
    Veterano
    # 26/mai/22 19:52 · Editado por: Drinho
    · votar


    leonk666

    Se você procurar nos sites dos principais fabricantes de pontes confiáveis tipo Floyd Rose provavelmente encontrará essa informação nas especificações dos produtos.

    Gotoh, Schaller e Floyd Rose.

    No caso de pontes que equipam guitarras de baixo custo, dificilmente encontrará essa informação.

    Lembrando que a Floyd Rose é uma patente e também um fabricante, diferentemente de wilkinson que é apenas uma patente.

    Sei que Floyd Rose em geral tem espaçamento maior, tanto é que os fabricantes de captadores fazem modelos específicos com polos mais distantes para essas pontes.

    Trembucker no caso de Seymour e F Spaced no caso da Dimarzio por exemplo.

    LeandroP
    Moderador
    # 26/mai/22 22:20
    · votar


    leonk666

    Conforme o desenho abaixo, o espaçamento é de 10,75mm. Se você mediu corretamente o espaçamento na sua guitarra, a diferença é de apenas 0,05mm. É insignificante esse 5 centésimos de milímetro no espaçamento. Quase o diâmetro de um fio de cabelo.

    Imagem:
    https://www.worthpoint.com/worthopedia/original-floyd-rose-o2000-serie s-pro-1772366004

    Ramsay
    Veterano
    # 26/mai/22 22:21
    · votar


    leonk666
    Não deu pra entender:
    Espaçamento entre as cordas de 10,8? Essa sua medida não bate com ponte nenhuma.

    O fato é que existem 2 tipos de pontes tipo Floyd Rose, uma com 52 mm de distância entre a 1ª e a 6ª corda que é para ser utilizada em guitarras tipo stratocaster e outras com distância entre a 1ª e a 6ª corda de 56 mm que é para ser utilizada em guitarras super strato, tipo as Ibanez, Esp e outras mais.

    LeandroP
    Moderador
    # 26/mai/22 22:26
    · votar


    Ramsay

    Isso mesmo, só que ao contrário rs Com espaçamento menor (52mm) nas superstrato e espaçamento maior (56mm) nas stratos convencionais. Tanto que para superstrato os pickups são f-spaced (52mm).

    Wanton
    Veterano
    # 26/mai/22 22:31
    · votar


    Ramsay
    Essa sua medida não bate com ponte nenhuma.

    Claro que bate! Nos blueprints dessas pontes, encontrei 10,8 e 10,7. É o intervalo entre cordas, tá? No wide - 56 mm - se você divide esse valor por 5 (intervalos entre as 6 cordas) dá 11,2 mm, conforme o exemplo que postei.

    Wanton
    Veterano
    # 26/mai/22 22:34
    · votar


    Direto do site da Floyd Rose, modelo original. Espaçamento total de 54 mm, e de 10,8 entre as cordas.

    leonk666
    Membro Novato
    # 27/mai/22 14:40
    · votar


    Então, galera, 10,8mm é a medida de espaçamento entre uma corda e outra, sendo que 54mm é a soma de todos os espaçamentos. A questão que quero entender é que será que dá pra achar alguma guitarra superstrato com floyd rose de espaçamento de 11mm ou até 11,2 mm entre cordas, 55mm no total somado de espaçamento??

    Drinho
    Veterano
    # 28/mai/22 21:44
    · votar


    A questão que quero entender é que será que dá pra achar alguma guitarra superstrato com floyd rose de espaçamento de 11mm ou até 11,2 mm entre cordas, 55mm no total somado de espaçamento??

    Vi que a gotoh é 10,8. Uma curiosidade, pra que a preocupação com 11 mm?

    leonk666
    Membro Novato
    # 29/mai/22 03:12 · Editado por: leonk666
    · votar


    A questão que quero entender é que será que dá pra achar alguma guitarra superstrato com floyd rose de espaçamento de 11mm ou até 11,2 mm entre cordas, 55mm no total somado de espaçamento??

    Vi que a gotoh é 10,8. Uma curiosidade, pra que a preocupação com 11 mm?


    #Drinho, Meus dedos são um pouco grossos pra a midida de 10,8mm, então isso me dá um pouco de dificuldade na execução das notas, porém, prefiro ponte flutuante floyd rose do que tremolo.

    Lelo Mig
    Membro
    # 29/mai/22 12:48
    · votar


    leonk666

    "Meus dedos são um pouco grossos pra a midida de 10,8mm..."

    10,8 mm para 11 mm = 0,2 mm.

    Você percebe diferença na execução com essa diferença insignificante de espaçamento entre as cordas? Caraca!

    makumbator
    Moderador
    # 29/mai/22 13:06 · Editado por: makumbator
    · votar


    leonk666

    Mas vc é um executante já experiente e observa esse problema ou é um iniciante que concluiu que as dificuldades que tem vem dessa diferença minúscula de espaçamento?

    Pergunto isso pois já tive vários alunos que reportavam a mesma coisa, e sempre era uma paranoia de iniciante.

    Tenho vários amigos que tocam violino em orquestra, e muitos deles tem as mãos relativamente grandes. E não há problema algum para eles tocarem um instrumento com espaçamento de notas (principalmente no agudíssimo) e entre cordas muito mais estreito do que a guitarra. O cidadão precisa ter um tamanho de mão realmente anormal pra começar a ter problema.

    Um dado interessante é que fui professor de contrabaixo acústico (aquele de orquestra) e tive vários alunos dizendo o oposto, que não conseguiriam tocar por acharem ter as mãos pequenas. Mas era tudo paranoia de iniciante. Minha ex-professora tem as mãos menores que as minhas (que não são grandes) e nunca foi um problema.

    LeandroP
    Moderador
    # 29/mai/22 15:46
    · votar


    Essa diferença pode gerar um problema. Dependendo do projeto da guitarra, se o braço não tiver largura suficiente, as cordas localizadas nas extremidades do braço (as duas cordas Mi) podem escapar.

    leonk666
    Membro Novato
    # 29/mai/22 18:04
    · votar


    uma paranoia de iniciante.
    E o que posso fazer pra isso não acontecer mais?

    ejames
    Membro Novato
    # 29/mai/22 18:53
    · votar


    leonk666
    E o que posso fazer pra isso não acontecer mais?

    Cara, o aprendizado é assim. Tem que insistir, tem que ter paciência, tem que compreender que os resultados aparecem passo a passo e não existe atalho nem solução mágica. Essas "paranoias" são, no fim, nada além de desculpas que são criadas dentro da própria cabeça para justificar o que só pode ser remediado com estudo e paciência.

    Resumo: esquece essa besteira e vá treinar.

    ProgVacas
    Membro Novato
    # 01/jun/22 21:26
    · votar


    Não sei qual é o espaçamento da Edge 3 da ibanez, mas para mim é o mais adequado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Espaçamento entre cordas nas pontes Floyd Rose