Autor |
Mensagem |
Beto Guitar Player Veterano |
# fev/22
Eu não conheço e nunca ouvi a banda, mas abri o tópico para falar sobre o caso em si. Fiquei chocado... É possível isso? Alguém consegue entender o que possa ter acontecido?
Fonte.
|
makumbator Moderador
|
# fev/22
· votar
Beto Guitar Player
Claro que é possível. Se você for pesquisar vai ver alguns casos ao longo da história. Não é super comum acontecer a morte, mas é menos raro do que se pensa.
|
foca2 Membro Novato |
# fev/22 · Editado por: foca2
· votar
Tem um outro caso recente, no Brasil, inclusive: https://www.metal-archives.com/artists/Chapula_Davis/297563
Nesse caso parece que o problema foi aterramento incorreto, insuficiente ou inexistente: https://tecnicodesom.no.comunidades.net/aterramento
O terceiro pino deve ser ligado em hastes de aterramento, seguindo diversas normas técnicas, mas trampando como engenheiro, já vi muito eletricista picareta liga no "neutro" por achar que é a mesma coisa. Curiosamente esse aterramento chama "TNC", um nome bem apropriado, e é proibido no BR. Isso basicamente liga os seus pedais e suas cordas (!!!) em um dos pinos da tomada. Se rolar diferença de potencial no neutro, o seu corpo vira o "aterramento".
Se rolar inversão de fase acidental por qualquer motivo, suas cordas e pedais ficam ligados nos 127 volts da tomada. Creio que em festivais e coisas do tipo, é justamente isso que ocorre: as extensões tem essa gambiarra TNC e alguém inverte acidentalmente a fase em algum lugar antes.
Já se não tiver nenhum terceiro pino ou se ele tiver desligando de tudo, na melhor das hipóteses vai dar ruideira, na pior vai dar choque.
O lance de fio terra é um pouco mais complicado que isso, eu dei uma simplificada, mas resumindo, ou você faz o fio terra direitinho, ou você "TNC" mais tarde... kkk.
Uma solução pra isso era o famoso Transformador Isolador Microsol... eu levava um dentro do ampli... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1971291056 ... Hoje em dia tem esse genérico, que nem sei se presta: https://lista.mercadolivre.com.br/modulo-isolador ... Pena que os novos vem com "estabilizador" junto, que é uma grande picaretagem e gera ruído, mas se realmente tiver transformador isolador já ajuda bastante.
Outra prevenção é o no-break online mas aí já é caríssimo.
|
Del-Rei Veterano |
# fev/22
· votar
Aos entendedores: Usar um sistema wireless na guitarra não resolveria o problema?
Um aceno de longe!!!
|
makumbator Moderador
|
# fev/22 · Editado por: makumbator
· votar
Del-Rei
em parte sim (é o método que eu uso ao vivo para reduzir a chance de choque).
O problema é que inevitavelmente a gente precisa encostar em amp/pedais para regular (e aí nesse momento há o risco de levar choque em caso de ligação ruim).
Mas é melhor que nada, pois enquanto você não encosta em nada de equipamento além do instrumento não vai ter risco algum.
Um outro problema recente é usar in-ear sem ser wireless. Eu já toquei em shows em que usava wireless no baixo mas tive que usar in-ear cabeado. Caso houvesse corrente vindo através do cabeamento eu poderia em tese receber choque do aparelho portátil da equipe de som (que ficava junto do corpo para conectar o headphone do in-ear) mesmo estando com o baixo wireless.
|
Lelo Mig Membro
|
# fev/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Beto Guitar Player
"É possível isso?"
Se você pegar o plug do cabo de sua guitarra e "enfiar" na tomada ou encostar na barra de força do quadro de luz, você será eletrocutado. Então, sim, não só é possível como ocorre regularmente. Qualquer fonte de energia que encostar na ponta do seu cabo ele irá conduzir. A parte elétrica da guitarra esta ligada as ferragens, então do cabo para a parte elétrica e da parte elétrica para a ferragem e cordas. Você toma o tranco.
Quando isso ocorre, geralmente é problema com o ampli (seja de baixa qualidade ou sem manutenção) ou aterramento local feito de forma incorreta, como destacou o foca2.
Nestes casos uma corrente elétrica em fuga (por excesso, curto, etc) que deveria "fugir" pelo Terra, foge pelo cabo. Acontece muito também pelo (não deveria) congestionamento dos cabos de força (que alimentam a energia do palco) com os cabos de áudio. Aí, chão molhado, rachaduras nos isolamentos, qualquer brecha por onde a energia possa escapar e entrar no cabo da guitarra.
|
Fernando Veterano
|
# fev/22 · Editado por: Fernando
· votar
Essa chave teste que o T Miranda recomenda realmente funciona para prevenir acidentes desse tipo?
|
Beto Guitar Player Veterano |
# fev/22
· votar
Obrigado a todos que responderam. Hoje eu malemá toco em casa, mas na época de bandinha, já até derrubaram cerveja em mim e em cima dos meus pedais enquanto estava tocando. Corri riscos de vida sem saber.
|
foca2 Membro Novato |
# fev/22 · Editado por: foca2
· votar
Fernando Essa chave teste que o T Miranda recomenda realmente funciona para prevenir acidentes desse tipo?
Funciona sim.
Ainda mais considerando que custa uns poucos reais.
Ela é ideal pra aqueles famosos casos "putz deu um choque aqui" onde o técnico duvida e outro animal precisa ir lá testar com a mão e levar outro choque.
Tem outro aparelho que permite testar os buracos da tomada pra saber se o terra está OK ANTES de ligar o ampli/pedais, mas esse infelizmente custa 500-1000 reais e é um pouco mais caro.
|
JJJ Veterano
|
# fev/22
· votar
Esse caso só evidencia o quanto a questão da segurança é negligenciada. É prédio de areia, ponte mal dimensionada, aterramento merda... Assim caminha a humanidade (e mais ainda a parte da humanidade que vive em país de terceiro mundo).
|
makumbator Moderador
|
# fev/22
· votar
foca2
Essa chave é bastante útil, apesar de não impedir que um equipamento que na hora do teste estava ok seja comprometido posteriormente por conta de alguma mudança ou problema nas gambiarras que nego faz em elétrica de show.
Já levei uns choquinhos tocando ao vivo em casamento ao ar livre (nesses casos precisam puxar extensão lá da pqp e muitas vezes a coisa é meio improvisada). O mais forte foi um em que eu passei o casamento todo sem poder encostar no amp pra regular pra não levar um tranco. Pelo visto a captação piezo fazia alguma proteção, pois no baby bass que uso eu não sentia choque ao tocar nas cordas. Quando acabou eu desliguei o fio da extensão antes de encostar no amp.
|
foca2 Membro Novato |
# fev/22 · Editado por: foca2
· votar
makumbator Essa chave é bastante útil, apesar de não impedir que um equipamento que na hora do teste estava ok seja comprometido posteriormente por conta de alguma mudança ou problema nas gambiarras que nego faz em elétrica de show.
Isso é verdade.
Mesmo com o terra sendo feito, é impossível garantir 100% que ele não vai ser desconectado durante o show. Sem terra então, as diferenças de potencial podem mudar quando mais coisas são ligadas :/
Pra esses casos eu acho que só um transformador isolador... do tipo Microsol, ou até esses 110-220 conversores funcionam (se for isolante).
|
foca2 Membro Novato |
# fev/22 · Editado por: foca2
· votar
Del-Rei Usar um sistema wireless na guitarra não resolveria o problema?
Sim.
Outra ideia é usar um pedal com Ground Lift antes do amp. Como o Fulltone True-Path ABY, GigRig HumDinger, ou os switchers da Lehle. Creio que o Behringer GDI-21 também faz isso mas não confiaria a vida nele kkk.
Se você ligar o Ground Lift, tudo vai ficar separado por um transformador.
makumbator Um outro problema recente é usar in-ear sem ser wireless. Eu já toquei em shows em que usava wireless no baixo mas tive que usar in-ear cabeado. Caso houvesse corrente vindo através do cabeamento eu poderia em tese receber choque do aparelho portátil da equipe de som (que ficava junto do corpo para conectar o headphone do in-ear) mesmo estando com o baixo wireless.
Mas até onde eu sei os sistemas de in-ear não ficam "aterrado" no seu corpo como as cordas de guitarra, ou não? E mesmo se tivesse alguma parte metálica é só isolar com fita isolante...
|
Del-Rei Veterano |
# fev/22
· votar
makumbator foca2 Mas esse in-ear geralmente é à pilha, não? Assim como o wireless da guitarra. Ele não fica conectado a uma fonte 110/220V.
Esse tal pedal com Ground Lift... Nunca ouvi falar disso. Vou dar uma pesquisada... Valeu!
Um aceno de longe!!!
|
makumbator Moderador
|
# fev/22
· votar
Del-Rei
In-ear é geralmente um headphone passivo, mas tem uma caixinha pra receber o sinal da mesa via cabo ou wireless. Essa caixinha pode ser à bateria, mas pode ser phantom power vindo da mesa também. E além disso, tem o cabo de áudio (nos modelos não wireless) que portanto se conectam à mesa de som ou a alguma medusa distribuidora no palco. Logo, imagino que exista alguma chance de por algum problema passar corrente de alguma tomada por ali.
foca2
Mas tem uns modelos em que a caixinha que recebe o sinal que vai para o in-ear funciona por energia phantom power gerado pela mesa ou outro equipamento. Nos modelos em que a conexão é via cabo com o sinal sonoro que vem da mesma não há chance de entrar uma corrente indevida por ali?
|
Del-Rei Veterano |
# fev/22
· votar
makumbator Rapaz... Interessante. Não sabia que existia monitoramento in ear que não fosse nesse esquema wireless. Achei que no máximo o fio fosse só até a caixinha receptora, com pilhas.
Um aceno de longe!!!
|
foca2 Membro Novato |
# fev/22
· votar
makumbator Mas tem uns modelos em que a caixinha que recebe o sinal que vai para o in-ear funciona por energia phantom power gerado pela mesa ou outro equipamento. Nos modelos em que a conexão é via cabo com o sinal sonoro que vem da mesma não há chance de entrar uma corrente indevida por ali?
Chance tem, mas se não tiver nenhuma parte metálica fechando uma conexão com seu corpo, não vai rolar choque. Mesmo tiver vc pode isolar com fita isolante ou com alguma capinha, etc...
O problema da guitarra é que as cordas (metálicas) por regra são conectadas diretamente ao neutro do cabo (que por regra é conectado no terra da tomada).
|
foca2 Membro Novato |
# fev/22
· votar
Del-Rei Esse tal pedal com Ground Lift... Nunca ouvi falar disso. Vou dar uma pesquisada... Valeu!
Segue um exemplo: https://reverb.com/item/40747012-lehle-p-iso
É só um transformador, nem precisa de 9 volts.
E ajuda a tirar ruidos também. Especialmente qdo liga dois amplis juntos num pedal estéreo, as vezes só o fato de ter dois amplis ligados juntos já gera o ruido de 60hz, então precisa desse isolamento em um dos amps.
|
Del-Rei Veterano |
# fev/22
· votar
foca2 Rapaz... Que interessante. Descubro coisas novas a cada dia, rs. Obrigado, cara!
Um aceno de longe!!!
|
Lelo Mig Membro
|
# fev/22
· votar
Del-Rei
"Descubro coisas novas a cada dia, rs."
Principalmente quando é prá gastar dinheiro...hehe.
|
foca2 Membro Novato |
# mar/22 · Editado por: foca2
· votar
Lelo Mig Principalmente quando é prá gastar dinheiro...hehe.
Pedal novo por exemplo sempre aparece diariamente kkk
|
DJ Bozó Membro Novato |
# mar/22
· votar
O negócio é ir tocar sempre com bota de eletricista.
|
makumbator Moderador
|
# mar/22
· votar
DJ Bozó
E aquelas luvas especiais pra lidar com alta tensão. Segurança em primeiro lugar.
|
Del-Rei Veterano |
# mar/22
· votar
makumbator E aquelas luvas especiais pra lidar com alta tensão. Segurança em primeiro lugar.
Dizem que o dedilhado fica ótimo com essa luva.
Um aceno de longe!!!
|
makumbator Moderador
|
# mar/22
· votar
Del-Rei
Tapping fica elétrico!
|
Lelo Mig Membro
|
# mar/22
· votar
Del-Rei makumbator
Mas, depende muito do estilo. Prá fazer os arpeggios from hell, Malmsteen usa uma destas:
Luva
|