preencher buraco no corpo da guitarra

    Autor Mensagem
    Caiobezz21
    Membro Novato
    # jan/22


    Olá, comprei uma guitarra de segunda mão e ela veio "personalizada". O antigo dono fez um buraco na guitarra pra encaixar um pingente com a letra M, depois retirou e colou um símbolo do capitão américa de borracha no local. eu gostaria de tirar esse símbolo, mas pra isso preciso preencher o buraco. Qual material vocês recomendam? eu pensei em durepoxi mas não manjo nada de materiais pra reparos.

    buraco


    símbolo de borracha

    LeandroP
    Moderador
    # jan/22
    · votar


    Caiobezz21

    Você pode recorrer algumas técnicas e uma delas é a marchetaria. Contudo, é uma tarefa que requer bastante habilidade. E se você considera repintar a guitarra, então podemos pensar em outras soluções mais simples e barata para tampar este furo.

    Você pode fazer uma massa de farelo de madeira e cola branca (cola de madeira) e preencher o buraco. Ao secar a massa ela deve se contrair e você repete o processo até que seja possível nivelar com o corpo. Outra opção é massa plástica ou massa epoxi. O processo de secagem é muito mais rápido e muito menos contração que a massa de farelo de madeira.

    JJJ
    Veterano
    # jan/22 · Editado por: JJJ
    · votar


    Ficar igual ao acabamento é quase impossível. Pode encher o buraco com massa para madeira, deixar secar, lixar, e depois pintar de vermelho com alguma tinta que pegue em madeira, mas vai ficar feio, certamente.

    Talvez o melhor seja tapar o buraco mesmo, mas com algo mais discreto do que o escudo do Capitão América... Pode ser um vinil vermelho.

    Bom mesmo só refazendo o acabamento. Conserto apenas no local, só se o pintor for MUITO fera.

    Wanton
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    LeandroP
    Você pode recorrer algumas técnicas e uma delas é a marchetaria.

    Também foi o que me veio à cabeça.

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/22 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Caiobezz21
    como vc mesmo falou,guitarra de segunda mao, se fosse pra ficar top so um luthier pra fazer um enxerto de madeira,depois de lixar a guitarra inteira e pintar(varias demaos)lixar,polir,etc, ficaria top,mas nao ficaria barato com certeza,oq eu faria em um instrumento meu mais barato(deixaria assim hehe)outra soluçao q fica bem em conta,vc pode desmontar a guitarra(se tiver conhecimento pra isso,pq depois vai ter q soldar os fios do jack,do aterramento,etc,nada de muito complicado)levar o corpo em um latoeiro(alguns estados chamam de funileiro,essas oficinas de pintura de carro ok),se vc conhecer algum,nao precisa nem ser os top das galaxias(qualquer um q pinte carro e tenha um pouco de experiencia faz,sempre tem umas oficinas mais em conta),o proprio latoeiro da uma massa plastica ai,depois pinta,fica muito mais barato,esses dias comprei um pouco de tinta pu pra pintar uma peça do meu carro q tive q trocar (quebrou,comprei outra em um ferro velho mas era de outra cor ) custou 18 reais(eles vendem por quantidade q vc vai usar)tem tintas ate mais baratas(sintetica,duco,etc),mais uns trocados pro catalisador(algumas tintas precisam) e pra lixa, enfim,se o latoeiro for teu conhecido faz por uns 50 reais esse serviço(leva o corpo da guita e pede orçamento,é serviço facil pra esses caras hehe),e fica bom pq a tinta pu cobre esse reparo(da massa ou cola com serragem depois de lixada) com certeza ,a tinta automotiva fica show,parece guitarra nova,claro q tem os profissionais da luthieria q nao gostam,pra instrumentos mais caros usam outras tecnicas e materiais,mas fica ai ideia q com certeza fica mais em conta e com um bom resultado q nao pareça caseiro(tipo pintar em casa com spray),abraçao

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Caiobezz21

    Tudo que a galera aí acima falou tem fundamento e conhecimento. Mas... tudo depende muito, também, do nível de qualidade e aparência que você quer chegar. Se for uma guitarra barata, usada e de pintura colorida, acho que muitos resultados "caseiros" ficam bastantes satisfatórios.

    Eu faria o seguinte: (não pode ter pressa e têm de ser caprichoso, e alguma destreza com ferramentas e reparos em geral)

    1- Lixaria bastante bem o buraco removendo qualquer resquício de cola ou qualquer outra coisa dele.

    2- Faria uma massa de pó de madeira e cola branca e preencheria o local com uma espátula.

    3- Espere secar bem e repita a operação quantas vezes for necessárias até que não haja mais rachaduras e vãos nessa massa (porque quando ela seca ela tende a retrair)

    4- Lixa o excesso até igualar ao corpo.

    5- Lixaria de uns 3 a cm abaixo do buraco até a ponta do "chifre" da guitarra.

    6- Spray com um vermelho um pouco mais escuro e pintava deste ponto até o "extremo do chifre"... ou seja fazia um degradee, do vermelho natural da guitarra até um vermelho mais escuro.

    7- Pinte e lixe com lixa superfina, pinte e lixe, pinte e lixe, pinte e lixe... até ficar perfeito. (não esqueça de proteger todo o resto com fita papel/plástico + fita crepe) para não pintar o que não deve.


    Até estranhei nosso "Gambiarreiro Master Plus" JoJo Jack não dar a letra!

    obs: (Gambiarreiro no bom sentido!!)

    JJJ
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Lelo Mig
    Até estranhei nosso "Gambiarreiro Master Plus" JoJo Jack não dar a letra!

    Por dois motivos:

    1) Por mais detalhista que se seja (e você foi bastante!), ainda acho que é praticamente impossível ficar perfeito. Só se o sujeito foi muito, mas MUITO fera mesmo.

    2) Não tenho mais essa sua paciência para descrições longas... hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a preencher buraco no corpo da guitarra