Preencher espaço com a guitarra

    Autor Mensagem
    Lucas Novaes
    Veterano
    # nov/11


    Bom, em fevereiro vou montar uma banda de rock. Sempre achei que uma banda dependesse de duas guitarras por ouvir muito metallica, iron maiden, bullet for my valentine, megadeth, etc. Porém comecei a ouvir Red Hot Chili Peppers, Audioslave e Alice in Chains e percebi que eles fazem muitas músicas excelentes sem necessidade de um segundo guitarrista. Sei que existem outros tópicos falando sobre isso. Porém nesses tópicos a resposta é sempre ''arrume um bom baixista'' ou ''fale pro baixista preencher espaço e parar de bater na mesma nota'' ou ''vá procurar a música tal da banda tal e veja como ele faz'', enfim. Não se pode jogar tudo nas costas do baixista. Queria saber alguma coisa que eu poderia fazer pra segurar legal a guitarra e cobrir o vazio que talvez possa vir a existir. Obrigado =)

    herikguitar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Lucas Novaes

    Bom, da Audioslave eu conheço... O Tom Morello costuma fazer os Riffs sozinho, e a harmonia composta por Baixo, Bateria e Vocal algumas vezes, preenchem o espaço quando ele faz os riffs. Fora que ele usa também muito Delay e efeitos do tipo. Em muitos solos, na maioria das vezes quem faz a base é o baixista. Só que o baixista também usa muitos efeitos, então de certo modo o baixista funciona como baxista e como Guitarrista base...

    Abç!

    Lucas Novaes
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Lucas Novaes
    · votar


    Ok, obrigado =). Mais alguma ideia?

    Sr. Gasmo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Hum, a maioria das bandas que eu mais gosto tem apenas um guitarrista (Type O Negative, Led Zeppelin, White Stripes, Black Sabbath, etc), mas nesse caso, com exceção do White Stripes todas tem baixistas que trabalham muito bem dando suporte aos riffs de guitarra. No caso do White Stripes, que é uma banda apenas com bateria e guitarra, o Jack White costuma alternar muito entre riffs, bases e dedilhados, também vejo que ele usa bastante a mizona e a lá soltas entre os riffs.

    Filhada
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Eu acho que quando se tem um so guitarrista, os outros intrumentistas vao ter que ocupar o buraco. Se forem bons musicos, isso aumenta a possibilidade, fica com uma sonoridade diferente da classica "2 guitarras, batera, e vocal. As veses um baixo na tonica do acorde ocupando espaco no palco"
    O problema e os solos, fica sem peso a musica. Nesses momentos eu sinto falta da guitarra base...

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Ariel Ferreira
    · votar


    Filhada

    Arruma um tecladista ou violinista. =)
    Se não for possivel arruma um bom baixista, que tu com certeza não vai mais sentir vazios.
    Ou nos solos, tenta usar junto com as cordas agudas, tenta usar mtas graves também, tipo tenta fazer solos mais trabalhados, com acordes no meio, que isso "enche a música" entende?

    Sr. Gasmo
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Sr. Gasmo
    · votar


    Na minha opinião quem tem que dar peso é o baixo, assim a guitarra fica mais livre, mas pra isso só com um baixista muito bom, é algo que Geezer Butler faz muito bem por exemplo.



    Buja
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Buja
    · votar


    bom, conheco bem tanto red hot como manowar
    Estilos completamente diferentes mas com apenas um guitarrista

    É certo quando se diz que uma banda de apenas um guitarrista precisa de um bom batera, um bom baixista e claro, boa harmonia

    no caso do red hot voce mesmo conhece: ouça a musica hard to concentrate que vc ve que o flea faz quase tudo sozinho. Tambem, é um baixista incrivel.

    O manowar tambem nem se fala. Faz aquele "puro heavy metal" quase que só no baixo, que chega a ser pulsante na veia. Mas o joey deMaio segura a base como ninguem, deixando tranquilo pro guitarra fazer akelas milabolancias(what????) que ele faz. Ele tem espaço até pra imitar barulho de ronco de moto hehehe

    Entao, acho que é por ai. O baixista tem quer ser bom e tem que saber ligar muito bem a batera com a guitarra. Ele tem mesmo que fazer a cama pro guitarra solar na hora que precisa e tem que manter bem o ritmo junto ao batera. Slaps sao bem vindos em bandas assim.

    nicida
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    essa coisa de duas guitarras é mania de metalero.
    a verdade é que dá pra fazer um som muito bom, limpo, de qualidade, e com uma guita só.
    tem vantagens ter um só guitarrista: muito mais fácil de regular volumes e equalizações em um palco. com duas guitarras, essa parte pode ser um INFERNO... uma guitarra fica direto entrando nas frequências da outra... embola tudo.

    caso você não ache que uma guitarra só é o suficiente para dar peso, é mais questão de timbragem, coloque mais médios-graves.

    minhas dicas pra tocar como único guitarrista:
    -tente manter a coisa bem marcada durante as estrofes
    -em caso de músicas com mais de uma linha, toque sempre a mais audível, que geralmente é a mais aguda
    -na hora dos solos, faça arranjos que evitem que a música "caia", como por exemplo mudar a marcação na batera pra algo mais cheio, ou mesmo tentar colocar um baixo mais presente, com mais notas
    -se precisar de um gás em alguma parte, dê um jeito de aumentar o volume ou o ganho, pode ser por pedal, ou no botão da guita mesmo.

    espero ter ajudado, abraços

    Lucas Novaes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Obrigado pelas respostas aí, gente =)

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Lucas Novaes
    Mesmo nesse tópico a resposta continua sendo:
    arrume um bom baixista, fale pro baixista preencher espaço e parar de bater na mesma nota e vá procurar a música tal da banda tal e veja como ele faz

    Se vc pegar as músicas AO VIVO de bandas desse tipo, vai perceber que tudo o que vc não quis acreditar dos outros tópicos é o que tem nessas bandas. Só esqueceu de citar a levada do baterista tb.

    fellinguitar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    peguem o exemplo do grande dream theater, que é apenas um guitarrista, mas quando ele para de tocar não fica um vazio, o baixo preenche muito bem, tem a nacional dr sin tambem, do ardanuy !

    JJJ
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Já ouviste RUSH ?

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Lucas Novaes
    cara, existem infinitas possibilidades.

    pode ter duas guitarras, guitarra e violao, guitarra e teclado...

    existe ate a possibilidade de nao haver guitarristas!
    ouça alguma coisa de jazz pra ver, quem "preenche" é o piano, ou os metais.

    e existe inclusive a possibilidade de a musica nao precisar ser "preenchida".
    voce ve isso no red hot, a propria dinamica da musica deles faz com que as vezes a musica fique só bateria e baixo, deixando mais "vazio".

    pra inspirar:
    Scofield, Medeski, Martin & Wood - Chicken Dog
    Trio Teclado, Baixo e Bateria, com um Guitarrista convidado.


    nicida
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    kiki
    na verdade, essa música é de um álbum do scofield com o trio.
    Aliás, tá mais pra guitarrista com baixista, baterista, e tecladista convidados. Visto que o Scofield é o mais famoso dos 4

    covardia postar isso aí, né? com uma cozinha dessas... quem precisa de guitarra? fodido demais...

    paulosergio
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Lucas Novaes
    As vezes temos uma formação de banda com repertórios diferentes da nossa formação, inclusive aparelhagem, aí temos um ampli e uma guitarra pra querer timbrar outros amplis e guitarras, e isso com o baixista e batera. Então não dá pra seguir a risca como cover e aí é que deve entrar nossa criatividade e inventividade nos arranjos sem exageros. Ouvir bastante jazz é interessante pra banda pois essa formação com baixo segurando a base é normal daí aparecem as idéias sem tirar a identidade do estilo que vocês tocam.
    kiki e
    nicida
    Excelente gosto versátil

    kiki
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    nicida
    ah, nem conheço muito deles nao...

    como meu irmao me mostrou o trio, eu considero que ele é o convidado.
    =p

    valeu pela informação!

    paulosergio

    valeu!
    eu ouço pouco de coisas diferentes, ainda sou muito pop-rock, mas é ótimo abrir a cabeça pra repensar!

    danielfz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Lucas Novaes
    Existem músicas ótimas tanto com uma e com duas guitarras.
    Na minha opinião o segredo é evoluir a percepção e aprender a ouvir música, identificar cada instrumento em separado e como se completam para formar, identificando aquilo que lhe agrada, naquela musica e o que não lhe agrada, então, o que você deseja fazer... a compor. O que te agrada... O que te dá prazer de compor e tocar. É possível que com uma seja necessário preencher 'o vazio' com outros instrumentos como teclado, uma levada de baixo, mas por exemplo, reparar em uma música, quando você estiver solando, se não te faz falta, não tem nada, nenhuma base específica de guitarra que você gostaria de colocar naquele momento e que você ainda prefere substituir por outro instrumento e isto lhe agrada ainda mais do que duas guitarras, concluímos que você está caminhando para não necessitar de outra guitarra na sua composição. Mas se geralmente suas idéias envolvem uma composição onde duas guitarras se complementam, e o teclado naquele momento não te agrada, a substituição te deixa como se faltasse algo, você se sente frustado ao colocar um outro instrumento só para preencher o vazio (não ficou do jeito que você queria).... Neste caso, você caminharia para duas guitarras.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Lucas Novaes

    Penso que tríades, power chords e oitavadas bem colocadas fazem o som da guitarra. O resto é com a linha de baixo. Num power trio ou algo assim, a competência dos músicos tem que ser triplicada! hehe

    Abs

    Paulo Heineken
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    olá
    bem, sempre curti mais ser o unico guitarrista de uma banda..dois guitarristas podem sujar demais o som da banda com kilos e kilos de distorção e no final embolar tudo. Alem de dar mais trabalho vc se virar sozinho, e exigir mais do baixistas, que ficará mais contente por não ficar sempre escondido atrás desses drives.

    Uma manha que uso, é colocar um chorus inclusive nos drives, ou até um phase e se puder, deixa-los em estereo, melhor ainda! Dá uma sensação de som mais encorpado, tanto em um P.A como em um amp.

    mesmo tocando em um amp, tenho essa sensação

    O lance e saber arranjar tb, para ter uma informação legal tanto na harmonia como no fraseado, melodia etc.
    Ex: Deixe o trabalho sujo pro baixista! Esqueça as notas graves na guitarra, o baixista já tá fazendo, e busque explorar algumas triades, e fraseados em cima disso.. o resultado saíra bem legal.

    Abração e boa sorte.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Paulo Heineken: Ex: Deixe o trabalho sujo pro baixista!

    hehehe! Mais ou menos por aí! Diria que o baixista é fundamental. :)

    Abs

    Gabriel Laymann
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Lucas Novaes
    Pode chamar um tecladista; o baixo pode pegar um fuzz ou overdrive, ou mesmo "se virar" pra cobrir o vazio (junto com o baterista) ; e também, pode deixar o vazio. Em alguns casos pode ficar até melhor.

    Gabriel Laymann
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Paulo Heineken
    bem, sempre curti mais ser o unico guitarrista de uma banda..dois guitarristas podem sujar demais o som da banda

    sem falar nos duelos de ego que podem acontecer...

    Paulo Heineken
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Gabriel Laymann
    kkkkk
    infelizmente, em alguns casos isso é bem verdade..
    o problema é que surgir outro guitarrista, comigo acontece o inverso, eu paro de solar e fico preguiçoso, HAHAHAHAH

    Gabriel Laymann
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Paulo Heineken
    o problema é que surgir outro guitarrista, comigo acontece o inverso, eu paro de solar e fico preguiçoso, HAHAHAHAH

    ahuahuahuahuae sério? Primeira vez que 'vejo' isso. Já vi guitarrista sair no braço até - na verdade isso aconteceu em todas as bandas que entrei, salvo duas ocasiões:
    1. O guitarra base fazia base. Só base. Mesmo.
    2. As duas guitarras eram do mesmo guitarrista [se o outro brigasse, ficava sem instrumento]

    Lucas Novaes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    AUhuahUAHUha, ok. Obrigado pela ajuda ai, XD

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Gabriel Laymann
    o baixo pode pegar um fuzz ou overdrive
    Eu acho muito louco baixo com drive (ou seja lá o que for), tipo o Chris Squire do Yes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preencher espaço com a guitarra