Troca de captadores vs equalização

    Autor Mensagem
    Gui_guita
    Membro Novato
    # 13/jan/22 13:31


    Olá, gostaria de saber até que ponto vale a pena a troca de captadores de uma guitarra, visto que basicamente o que eles fazem é mexer nas frequências do som, deixando-o mais grave, mais médio, mais agudo, flat, etc... Utilizando apenas um bom equalizador não é possível de se chegar ao som de um Malagoli? Ou Dimarzio por exemplo? Pergunta de leigo... Se alguém já tiver feito algum teste a respeito seria interessante compartilhar essa experiência

    Delson
    Veterano
    # 13/jan/22 14:19
    · votar


    Captadores estão mais para timbre do que pra frequência. Então, respondendo a sua pergunta, vale a pena trocar os captadores quando você busca um timbre específico.

    Schelb
    Veterano
    # 13/jan/22 14:31
    · votar


    Existem nuances que você consegue acertar com equalizadores quando se trata de captadores parecidos. Porém captadores também divergem em como reagem a dinâmica da palhetada, clareza das notas, riquezas de harmônicos, saída e outras nuances ... captadores também se dão melhor em estilos específicos, um bom captador pra death metal (tipo um captador ativo) não se dá muito bem pra tocar um rock clássico por exemplo (que vai bem num PAF).
    Então se você já tiver um captador bom pro que você toca e só quiser um acerto de frequencias, um eq resolve. Se seus captadores não forem tão bem construídos, ou você quiser mudar de estilo .. aí vale a pena pensar numa troca.

    krixzy
    Veterano
    # 13/jan/22 18:19
    · votar


    Gui_guita
    Um captador faz muito mais do que mudar frequências, vale a pena sim colocar captadores descentes na guitarra

    GabrielFerreiraBlues
    Membro Novato
    # 13/jan/22 22:13
    · votar


    Vejo muita gente falando que captador "muda tudo" sem explicar o porquê, mas vamos la:

    Diferentes captadores vão ter diferentes pontos de overdrive e distorção por causa da impedância, a impedância influencia no quão forte será a capacidade de o captador pegar sons. Você pode ter certas diferenças no timbre por causa das características do material, mas no fim do dia você terá um captador capaz de te dar overdrive, Fuzzy, dist etc, desde que você saiba regular seu equipamento para isso.


    Outra coisa que pode afetar o timbre são os efeitos, entre eles o seu equalizador, o equalizador, assim como qualquer pedal te oferece infinitas possibilidades de alcançar novos timbres. Dessa vez por aumentar ou reduzir frequências mais graves ou agudas no espectro sonoro.

    Seu equalizador não vão servir para pegar "o som de malagoli ou dimarzio" mas sim para modificar as frequências do espectro sonoro, logo, se você quer alternativas para a mudança do seu som você deve pegar um equalizador, quando souber regular da forma como gosta.

    Já uma mudança de captadores serve mais para se livrar de componentes ruins (captador com muito ruído, estourado desmagnetizado etc) e adequar o ponto de quebra, bem como uma maior presença natural de graves ou agudos (clean dist overdrive fuzz) pro som que você quer tirar

    Ex: um singlecoil geralmente tem o som mais agudo que um humbucker
    Um captador de 9k vai, em tese, distorcer menos que um captador de 18k na mesma regulagem e por aí vai.

    Drinho
    Veterano
    # 14/jan/22 12:02
    · votar


    Utilizando apenas um bom equalizador não é possível de se chegar ao som de um Malagoli? Ou Dimarzio por exemplo?[b][/b]

    Um guitarrista proficiente consegue sem dúvida “simular” muita coisa pois além de saber tirar o som com a mão ele também saberá o que ajustar no equipamento para chegar aonde quer e mais importante do que isso, ele tem total clareza do que quer.

    Não é comum a gente trabalhar para ter “som de dimarzio”, normalmente a gente usa dimarzio como ferramenta para conseguir fazer um som adequado para a música x ou parecido com disco y.

    A diferenciação não deve ser feita apenas por parâmetro de frequência, além de você ter captadores com sons mais presentes e mais profundos, você também tem captadores mais comprimidos e menos comprimidos, mais e menos responsivos ao toque, mais ganho e menos ganho, tem a questão do ruído e tem a percepção e satisfação psicológica do próprio guitarrista tocando que na minha opinião é mais importante do que qualquer coisa.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Troca de captadores vs equalização