Entenda de vez pra que serve cada frequência do equalizador

    Autor Mensagem
    Paulo Heineken
    Veterano
    # dez/21




    é isso aí, destruam seus timbres com essas pessimas dicas!
    desçam a lenha
    e feliz natal (peguem leve nas brejas nesse feriado)

    LeandroP
    Moderador
    # dez/21
    · votar


    Paulo Heineken

    Muito legal, man!
    Assisti aqui na página, mas fui pro YT só pra dar uma bica no like.
    Parabéns!

    Paulo Heineken
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    LeandroP
    o loco manoooo, muito obrigado!

    Ramsay
    Veterano
    # dez/21 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Paulo Heineken
    Paulo, os seus vídeos são sempre muito bons e a maior parte eu assisto.
    Num deles vc falou que o Jean Patton é um monstro, mas, ele não é, apesar de ser um ótimo guitarrista base.

    Monstro é vc que sola pra caralho e ainda mantém a humildade.
    Vc é tão bom que se entrasse no Megadeth no lugar do Kiko Loureiro eles nem iriam notar a diferença.

    Mas, o motivo principal da postagem é que eu acho que há algo de errado na sua captação quando vc grava os vídeos, não só nesse como na maior parte dos vídeos anteriores.

    Ou seja, tomando por base o vídeo atual, vc mexe nos knobs de frequência e pra vc aí deve fazer uma diferença enorme, mas, pra nós mortais do outro lado da linha, a diferença, quando dá pra ser notada, é muito sutil, quase imperceptível.

    Aí vão dizer: mas, vc usa duas caixas vagabundas de Pc.
    Não é o caso. Eu uso um sistema Creative/Soundblaster com 5 caixas+subwoofer.

    Não sei se é a posição do microfone, ou a configuração do software de gravação, mas, alguma coisa tem de errado aí.
    Será que assistindo a um vídeo seu no Youtube e comparando com a coisa ao vivo vc não percebe a diferença??

    krixzy
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    Ramsay
    Gravação nunca fica exatamente igual ao real, sempre tem pequenas diferenças que só percebe ao vivo.

    makumbator
    Moderador
    # dez/21
    · votar


    Ramsay

    Youtube por si só já tem uma compressão monstra pra otimizar o vídeo. Isso já gera diferenças. Uma prática para se reduzir esse efeito negativo é assistir sempre na qualidade máxima disponível, mas mesmo assim vai ter perdas em relação ao ao vivo junto de quem está gravando.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    Ramsay
    que isso manão, nem sei o que dizer! ce ta doido, perto do kiko eu sou tipo uma formiguinha, o maluco é brabo!

    acho que isso que vc sentiu pode ser um lance de percepção tb, alguns sao mais sensíveis a qq movimento de parametros, ainda mais qnd estão muito acostumados com o equipamento.

    tem um conhecido aqui que toca muito, que ele é muito sensível ao agudo...tanto que ele ZERA o bagulho no amp dele qnd toca! é muito doido isso né? ele quase não sente diferença nisso e eu já acho muito fechadão e anasalado, mas admito, muito bonito tb, combina com a pegada foda dele

    outra coisa que pode ocorrer é a compressão natural do youtube..eu tento enviar tudo de acordo com a plataforma deles que é o codec H. 264 e o audio 48000hz e 24bits.

    enfim, se tiver alguma ideia, me avisa que tento melhorar isso!

    mas mais uma vez obrigado pelo elogio aí e pelo comentario =D

    Paulo Heineken
    Veterano
    # dez/21
    · votar


    krixzy
    De fato, sempre dá uma comprimida no som!

    makumbator
    exatamente manão!

    mgustavo72
    Membro Novato
    # jan/22 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    Paulo Heineken

    Também curti o vídeo! Achei legal ter falado um pouco sobre as frequências de forma simples. Embora já tenha ouvido de outras fontes, de tanto ouvir a gente vem assimilando! : )
    Também esses dias vi um review do violão Tagima Dallas, que adquiri recentemente, onde a pessoa falou sobre o controle Presence (e mais um que não tem no meu violão) e achei útil pois eu achava que presença era um tipo de ganho! : S

    Ramsay

    Também complementando o que os colegas disseram, e com todo respeito, tem a questão da idade que conta.
    Eu estou com 49 e tenho feito audiometria regularmente, pois tenho uma queda moderada em 6 KHz, porém sinto que não atrapalha muito.

    foca2
    Membro Novato
    # jan/22 · Editado por: foca2
    · votar


    Ramsay
    Aí vão dizer: mas, vc usa duas caixas vagabundas de Pc.
    Não é o caso. Eu uso um sistema Creative/Soundblaster com 5 caixas+subwoofer.


    Eu consigo ouvir bem aqui, tô usando um fone de ouvido de celular, e olha q eu tô no metrô...

    Talvez seja qualidade do video como o makumbator comentou. Tem que colocar pelo menos 1080p.

    E eu não chamaria Soundblaster de vagabundo, mas é um sistema feito pra cinema e pra games, é consumer-grade. É difícil ouvir sutileza de instrumento nesse tipo de caixa. Não pela qualidade, mas pelo conceito mesmo: as 3 caixas pequenas extras foram feitas pra mixagens 5.1 de filme, então quando você ouve um som estéreo (ou pior ainda, mono), vai ter um monte de problema de fase que não existiria se fosse 5.1. O Subwoofer também deixa ainda mais complicado: ele vai enfatizar graves que num sistema normal são pura sobra, e em sistemas consumer sempre rola um baita boost de graves também, pra ouvir explosões e pop/hip-hop. As vezes alguns desses sistemas colocam umas simulações de ambiência ou equalizador diferente pra quando o som vem estéreo. O ouvido até acostuma e gosta do som mexido, mas isso tira os detalhes.

    É um clássico caso de "mais é menos".

    Eu recomendaria testar com um fone de ouvido (desde que não seja um fone com Bass Boost tipo um Beats by Dr Dre)... ou até com monitores de referência mais baratos (tipo Edifier).

    Ismah
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Tem um fator chave, que é onde entra o equalizador. Usando antes, vai afetar diretamente o conteúdo harmônico da distorção e compressão. Usando depois, praticamente não afeta nada disso.
    Segundo ponto, é a distorção de fase. Que é muito mais sútil, e mais influente na maneira que haverá a interação com outros instrumentos.

    rafael_cpu
    Veterano
    # jan/22
    · votar


    Paulo Heineken
    Muito legal o vídeo :))
    Parabéns!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entenda de vez pra que serve cada frequência do equalizador