História: Guitarra de Luthier é furada

Autor Mensagem
foca2
Membro Novato
# dez/21 · Editado por: foca2


A pior guitarra que eu já toquei é uma Hutsch Guitars que custou 4000 reais, de um amigo que mandou fazer.

Ela era pior que as PHX de 500 reais que assombravam o MercadoLivre.

O que o meu amigo pediu, o cara fez tudo o oposto:

- Ele queria uma pintura acetinada, o cara jogou tinta de carro direto na madeira, sem preencher os poros. A tinta descascava com a unha.
- Disse que não queria tarraxas Gotoh. O cara foi lá e botou tarraxas estilo Gotoh paralelas do jeito que o meu amigo falou q odiava.
- O cara errou o posicionamento de todos os knobs. Na verdade ele errou o número de knobs e quando meu amigo viu a cagada numa foto o cara fez de égua, disse que a foto foi "no meio do processo", foi lá e furou mais buracos, obviamente no lugar errado.
- O cara errou a grossura da guitarra. Era pra ser 5cm mas ficou mais fina que uma Ibanez S, em torno de 2,0cm a 2,5cm... parecia uma tábua fina com cordas, era ridícula.
- O meu amigo pediu belly contour estilo Stratocaster, aquele contorno traseiro. Mas o cara "esqueceu" de anotar! Obviamente com a grossura errada não dava pra fazer belly countour...
- A guitarra era pesada pra caralho, mesmo com a madeira fina pra caralho. Por causa da densidade da madeira ela não tinha som de nada... desplugada era ridículo, só dava pra ouvir ela de noite porque era muito silenciosa.
- O headstock ele inventou um modelo na hora... totalmente diferente do que ele disse que faria pro meu amigo.
- As cordas ficaram desalinhadas e a mizinha "fugia" do fretboard quando ele fazia pull-off.
- O cara pediu 30 dias pra fazer, mas no trigésimo dia meu amigo apareceu na loja e o cara não tinha nem começado. Demorou mais 60 dias pra entregar.
- Ele ficou inventando desculpa pra não repintar, meu amigo respirou fundo e pensou "foda-se".

Resumindo, ficou uma bosta.

Meu amigo é um dos caras mais gente fina que conheço. Ele tocava na noite e tinha Youtube... sempre tentava usar e fazer propaganda das empresas de pedal e amp locais de BH pra outros músicos... ele queria fazer o mesmo com guitarra.

A guitarra ficou um ano sem sair do bag.

No fim das contas eu descobri uma igreja onde duas pessoas tinham guitarras da mesma marca e eu intermediei a venda da bichinha pelos mesmos 4000 reais que ele pagou.

Depois dessa ele comprou uma Fender kkkkkk.

Alguém tem mais história?

ejames
Membro Novato
# dez/21 · Editado por: ejames
· votar


A frase correta deveria ser: guitarra desse "luthier" é furada. O mercado handmade brasileiro hoje tá mais aquecido do que nunca, tem muita coisa de qualidade e não dá para usar esse mau exemplo e generalizar.

JJJ
Veterano
# dez/21 · Editado por: JJJ
· votar


Uma coisa que eu acho furada e algo ultrapassado em guitarra totalmente artesanal é que simplesmente não vale a pena fazer shape do corpo na mão... As máquinas fazem muito mais rápido, mais barato e mais perfeito (se o molde e a CNC forem bons, claro). Óbvio que tem que dar o toque final, mas o shape bruto é bobagem fazer na mão. Leva um tempão (por isso vai ser caro) e, por melhor que seja o luthier, não tem como competir com a precisão micrométrica de uma boa máquina com um bom molde. A menos que seja um shape totalmente não-padrão... Mas se for Strato, Tele, Lespa, SG, etc... a máquina faz melhor e mais barato.

As peças e partes elétricas são compradas... Serão tão boas quanto a sua grana pode pagar.

Quanto ao acabamento... tem acabamento de fábrica bom e ruim e tem acabamento de luthier bom e ruim.

O braço, sim, merece um tratamento especial, particularmente os trastes. Isso faz toda a diferença do mundo! Um bom luthier compensa, nesse caso.

A regulagem e a montagem final são pontos cruciais. A "melhor" guitarra do mundo, se não estiver bem montada/regulada (ou se não "pegar" regulagem - o que é o pior caso), vai ser um pau com corda.

makumbator
Moderador
# dez/21
· votar


ejames

A frase correta deveria ser: guitarra desse "luthier" é furada.


Exatamente. fazendo um paralelo, seria também errado dizer que guitarra de fábrica industrializada é sempre furada, pois foi uma fábrica que fez as tonante.

Drinho
Veterano
# dez/21
· votar


foca2

Guitarra de Luthier é furada

Diria que mais de 90% das vezes é mesmo =(

renatocaster
Moderador
# dez/21
· votar


Já já aparece o abençoado que construiu esse instrumento pedindo direito de resposta aqui neste tópico, rs.

Delson
Veterano
# dez/21 · Editado por: Delson
· votar


Eu dei uma olhada no Instagram da marca, ME PARECEU (MINHA PRIMEIRA IMPRESSÃO MEU DEUS ME PERDOEM POR OUSAR DISCORDAR) que os instrumentos são de qualidade e muito bem fabricados. Pode ser que o caso do tópico seja pontual, mas vai saber.

Luiz Almeida
Veterano
# dez/21
· votar


Já já aparece o abençoado que construiu esse instrumento pedindo direito de resposta aqui neste tópico, rs.


https://www.youtube.com/watch?v=1zcDCG22aeA

kkkkk

NeoRamza
Veterano
# dez/21
· votar


foca2
Interessante o relato. Rola de postar fotos?

Juquinhaa
Membro Novato
# dez/21
· votar


Seu amigo que foi tolo, eu não pagaria por um negócio que não pedi. Enfim posta fotos ou vídeos aí vamos avaliar a situação.

Perdo
Veterano
# dez/21
· votar


Posta foto pra gente aí

GabrielFerreiraBlues
Membro Novato
# dez/21
· votar


Pelas fotos que vi no Instagram elas não pareciam mal feitas, apenas meio esquisitinhas

GabrielFerreiraBlues
Membro Novato
# dez/21
· votar


Pelas fotos que vi no Instagram elas não pareciam mal feitas, apenas meio esquisitinhas

Del-Rei
Veterano
# dez/21
· votar


Tem um tópico aqui no fórum sobre minha saga com a Dunamiz.
Guitarra boa, porém tive uns contratempos quando recebi.

Pra quem quiser saber:
https://forum.cifraclub.com.br/forum/3/339339/

Dificilmente eu voltaria a comprar equipamento de luthier hoje se não tiver em estoque e puder testar antes. Aguardar mais de 1 ano pra receber um instrumento não rola mais pra mim.

Meu conselho, é que quem for encomendar, fique no pé do luthier acompanhando de perto todo o processo.

Um aceno de longe!!!

GabrielFerreiraBlues
Membro Novato
# dez/21
· votar


Aguardar mais de 1 ano pra receber um instrumento não rola mais pra mim.

Esse é o motivo de eu não encomendar de luthier. Comprei um corpo da kaiser, já tenho os CAPS e comprei as ferragens, mas estou com medo de ter que esperar uns 6 meses se for encomendar um braço pra partcaster que vou montar (minha resolução de fim de ano era finamente montar uma partcaster)

Há um tempo atrás falei com um luthier, não lembro se era o dunamiz ou cassias: fila de espera mais o prazo de construção, não estou reclamando (isso significa que o produto é tão bom que tem fila para fazer guitarra com eles) mas eu ia acabar ficando louco com a espera, porém o resultado sem dúvida ia valer mais a pena que uma Gibson ou fender

foca2
Membro Novato
# dez/21
· votar


Delson
Eu dei uma olhada no Instagram da marca, ME PARECEU (MINHA PRIMEIRA IMPRESSÃO MEU DEUS ME PERDOEM POR OUSAR DISCORDAR) que os instrumentos são de qualidade e muito bem fabricados. Pode ser que o caso do tópico seja pontual, mas vai saber.

GabrielFerreiraBlues
Pelas fotos que vi no Instagram elas não pareciam mal feitas, apenas meio esquisitinhas


Olhando hoje em dia tá 10x melhor do que a guitarra que eu vi, mas eu ainda não teria coragem de fazer nada com esse cara.

---

Perdo
Posta foto pra gente aí


Eu tentei achar no Instagram do luthier e não achei nada. Considerando que ele posta todas as guitarras lá eu acho que faz sentido ele não postar justamente essa.

Pedi pro meu amigo procurar, vamos ver se ele consegue...

foca2
Membro Novato
# dez/21
· votar


Del-Rei
Tem um tópico aqui no fórum sobre minha saga com a Dunamiz.
Guitarra boa, porém tive uns contratempos quando recebi.


Eita, 18k e mais de um ano? Realmente é tenso. Eu pessoalmente acho absurdo. O caro de Gibson é a mão de obra Americana, não o material. Mas se o cara consegue vender e demora tanto assim pra entregar, então o preço está certo.

Eu tenho duas que são "de Luthier" mas eu comprei prontas: Nik Huber e Ruokangas.

Agora, comprar sem ver não compro nem a pau. :/

foca2
Membro Novato
# dez/21 · Editado por: foca2
· votar


Ah, achei uma foto na web:

https://i.imgur.com/gcAFbhB.jpg

Não sei se é a mesma, mas é 100% igual.

foca2
Membro Novato
# dez/21
· votar


Outra coisa que era óbvia era o excesso de espaço nos buracos do captador.

E os knobs que soltavam e não prendiam direito. Meu amigo socou super bonder antes de vender kkkkkkkkk

makumbator
Moderador
# dez/21
· votar


foca2

Até nessa da foto o espaço do captador da ponte parece levemente excessivo (e o captador parece estar minimamente torto. Mas pode ser impressão por conta do ângulo da foto.

foca2
Membro Novato
# dez/21
· votar


makumbator
Até nessa da foto o espaço do captador da ponte parece levemente excessivo (e o captador parece estar minimamente torto. Mas pode ser impressão por conta do ângulo da foto.


Era bem excessivo mesmo. O captador era 1mm/2mm menor do que o buraco nos lados. A escuridão da foto até disfarça.

Queria era saber por onde anda essa guitarra hoje.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


foca2

É…

Pela foto o abençoado colocou a ponte no lugar errado e exagerou no tamanho do box dos captadores…


O que deixa p da vida é ter que discutir atrocidades desse tipo em 2021…


Continuo indicando o Cassias que é impecável já estou no sexto ano com guitarra dele e continuo procurando ponto para reclamar e tem um tal de klimgen que parece estar fazendo o trabalho no nível do Cassias….

Quando tiver mais detalhes compartilho aqui, tô querendo visitar o showroom desse cara…

foca2
Membro Novato
# dez/21
· votar


Drinho
Continuo indicando o Cassias que é impecável já estou no sexto ano com guitarra dele e continuo procurando ponto para reclamar e tem um tal de klimgen que parece estar fazendo o trabalho no nível do Cassias….


Acho importante falar bem dos que são bons, porque são exceções raras. É como o parceiro falou acima: 90% das guitarras de luthier são pura furada mesmo.

Esse mercado sobrevive de gente inocente que nunca conseguiu tocar num instrumento top, mas acha que é só colocar a mesma madeira de Les Paul pra ficar igual. Meu amigo mesmo foi totalmente burro de achar que um zé ruela qualquer faria uma guitarra no nível que ele pagou.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


foca2
Meu amigo mesmo foi totalmente burro de achar que um zé ruela qualquer faria uma guitarra no nível que ele pagou.


Claro que tem vários tipos de guitarra, se você olhar pelo lado de uma guitarra acústica, o cara tem que ter um talento descomunal para entregar o serviço bem feito e acredito que a menor parte de clientela tenha necessidade de tal...

Se for uma guitarra convencional tipo fender, gibson e ibanez, no Brasil é comum o cara fazer esse tipo de instrumento na faca, provavelmente porque o mais simples dos maquinários deve ser inacessível.

Por mais que gostemos de romantizar guitarra com madeiras x, ferragem y e captador z, elas não passam de paus com corda em que é aceitável que o resultado sonoro seja incerto até porque o guitarrista participará muito desta parte e é inaceitável/inconcebível para 2021 que o resultado estrutural seja incerto.

Isso não vale só para luthier brasileiro, ou marca x.

Já disse uma vez que fico com aflição quando vejo string retainer em guitarra com headstock reto, existem fabricantes que já entenderam que não se deve inserir essa "tecnologia" no projeto, mas curiosamente, Charvel Custom Shop de 3500 dólares vem com o esse dispositivo que é um destruidor de afinação mesmo que a ponte seja hardtail.

É diferente de uma floyd rose opcional por exemplo....

Eu acho que as melhores guitarras sólidas vão sair das mãos de quem se preocupar mais com simetria, peso, estabilidade, afinação, robustez, durabilidade, dimensões, acabamento e menos com frescurites...

As peças serão boas, tipo gotoh e seymour duncan, nada de anormal ou de outro planeta..

Perdo
Veterano
# dez/21
· votar


O que vcs acham do Carroza? Peruzzo? Kaiser?

Drinho
Veterano
# jan/22
· votar


Perdo

Peruzzo e Kaiser desconheço.

Carroza eu já toquei uma vez em uma guitarra que tentava copiar uma strato fender (inclusive o headstock), eu particularmente não gostei muito do instrumento, porém por ser cópia e até pelo o estado de conservação que tinha, me leva a crer que é uma guitarra mais antiga fabricada por eles e provavelmente incompatível com que eles mostram no site nos dias de hoje.

Se pegar esses custom shop famosos do Brasil, sempre curti muito a zaganin, guitarra leve, confortável e um puta som (não sei se é durável e confiável no longo prazo e também não sei se continua assim nos dias de hoje).

6Strings
Membro Novato
# jan/22
· votar


No fim das contas eu descobri uma igreja onde duas pessoas tinham guitarras da mesma marca e eu intermediei a venda da bichinha pelos mesmos 4000 reais que ele pagou.

Isso sim é uma coisa rara de se ver: Vender instrumento de luthier pelo mesmo preço que pagou, ainda mais com todos esses problemas.

Se você não é um vendedor pense em entrar no ramo!

foca2
Membro Novato
# jan/22 · Editado por: foca2
· votar


6Strings
Isso sim é uma coisa rara de se ver: Vender instrumento de luthier pelo mesmo preço que pagou, ainda mais com todos esses problemas.

Se você não é um vendedor pense em entrar no ramo!


Hahahahahaha valeu! Olhando desse jeito realmente foi façanha. Vender guitarra é meu hobby numero dois, o numero um é comprar kkkk. Mas foi só seguir a trilha de clientes do cara que apareceu um fanboy. O que sugere que talvez as outras guitarras do cara sejam boas... vai saber.

Cloudkicker
Veterano
# jan/22
· votar


Perdo

Se for o Kaiser que eu tô pensando, parece ser interessante, embora ele não faça guitarras completas (incluindo pintura, elétrica etc.). É desse aqui que você tá falando? http://www.kaiserguitars.com/

Achei bem feito, com um preço justo por ser algo personalizado e já vi outras pessoas internet afora falarem bem. Só não sei muito bem o que dizer sobre uma guitarra com fanned frets que vi no site (e o próprio afirmou no post que foi desafiador fazer isso). Parece diferente em comparação com fanned frets de outras marcas, mas não entendo bem do assunto, já que sou apenas um guitarrista (parado há mais de 10 anos) e curioso sobre o assunto. Link em questão: http://www.kaiserguitars.com/2021/08/space-7.html

Cloudkicker
Veterano
# jan/22 · Editado por: Cloudkicker
· votar


(por algum bug, provavelmente do meu navegador, acabou saindo a resposta duas vezes e não encontro como deletar...)


Perdo

Se for o Kaiser que eu tô pensando, parece ser interessante, embora ele não faça guitarras completas (incluindo pintura, elétrica etc.). É desse aqui que você tá falando? http://www.kaiserguitars.com/

Achei bem feito, com um preço justo por ser algo personalizado e já vi outras pessoas internet afora falarem bem. Só não sei muito bem o que dizer sobre uma guitarra com fanned frets que vi no site (e o próprio afirmou no post que foi desafiador fazer isso, compreensível, já que é algo bem recente). Parece diferente em comparação com fanned frets de outras marcas, mas não entendo bem do assunto, já que sou apenas um guitarrista (parado há mais de 10 anos) e curioso sobre o assunto. Tive a impressão de que as divisões dos fretes são menos anguladas do que em outras guitarras do mesmo estilo (logicamente, fatores como ângulo da foto ou tipo de lente da câmera/do celular podem influenciar nessa percepção, já que não dá pra afirmar com precisão sem ter visto de perto) Link em questão: http://www.kaiserguitars.com/2021/08/space-7.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a História: Guitarra de Luthier é furada