Les Paul Number One irá a leilão.

    Autor Mensagem
    Luiz Almeida
    Veterano
    # set/21


    Tida como a “guitarra número 1” da parceria do guitarrista Les Paul com a Gibson, a primeira guitarra Gibson Les Paul da história será leiloada em Nova York (EUA) no dia 13 de outubro. Projetada e feita por Les Paul entre 1951 e 1952, o modelo da guitarra que carrega o seu nome revolucionou o universo das guitarras elétricas e mudou toda a indústria da música desde que foi lançada.

    Quem conduz a operação é a casa de leilões Christie’s.

    https://www.istoedinheiro.com.br/primeira-guitarra-gibson-les-paul-mod elo-de-astros-do-rock-sera-leiloada/

    Luiz Almeida
    Veterano
    # set/21
    · votar


    https://www.christies.com/about-us/press-archive/details?PressReleaseI D=10168&lid=1

    Gibson Incorporated, Kalamazoo, Michigan, Circa 1951-52
    The solid-Body Electric Guitar, Known as Les Paul’s “Number One”
    Les Paul Model Artist's Prototype
    Estimate: $100,000-150,000

    JJJ
    Veterano
    # set/21
    · votar


    Histórica. Mas é feia pra burro.

    Delson
    Veterano
    # set/21
    · votar


    Na verdade, Lester William Polsfuss teve muito pouco a ver com o modelo Les Paul. O desenho e as especificações estão mais a cargo do diretor da Gibson na época, Ted McCarty. Lester era um inventor de mão cheia, mas no modelo final da guitarra ele só cedeu o nome.

    Quanto ao visual, eu creio que tenha sido largamente customizada pelo Les Paul, que não tinha pena de meter a chave/serra nas guitarras que a Gibson mandava pra ele.

    Mas, sem dúvida nenhuma, é um pedaço da história da guitarra, o que justificaria seu preço quase tão alto quanto o da picanha.

    makumbator
    Moderador
    # set/21 · Editado por: makumbator
    · votar


    Se eu fosse milionário compraria logo três número um. Não me digam que isso é impossível. Pra quem é super rico nada é impossível.

    LeandroP
    Moderador
    # set/21
    · votar


    neim mim falarão

    Delson
    Veterano
    # set/21
    · votar


    makumbator
    Pra quem é super rico nada é impossível.

    É impossível para um super rico ficar preocupado com o fim do salário no dia 10. kkkkkkkkkkkk

    renatocaster
    Moderador
    # set/21 · Editado por: renatocaster
    · votar


    150 mil dólares? Uma pechincha.

    Mas imagino que o valor final do arremate será bem maior que esse.

    Grimc
    Veterano
    # set/21
    · votar


    Por que ela tem 2 jacks?

    Lelo Mig
    Membro
    # set/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Grimc

    "Por que ela tem 2 jacks?"

    Sei que o Les paul fez uma série de modificações, pessoalmente, nesta guitarra. Não sei se é o caso nela, mas já li algo sobre outras Lespas em que ele colocou um jack de saída de alta impedância, e a guitarra ficou com 2 jacks.

    Não é tão incomum isso em guitarras dos anos 50 (você vê bastante nas Mosrites dessa época). Nos 80 houve um "revival" disso, mas era diferente, era um outro sistema que simulava stereo.

    Grimc
    Veterano
    # set/21
    · votar


    Lelo Mig
    Nos 80 houve um "revival" disso, mas era diferente, era um outro sistema que simulava stereo.


    Soa como algo que o Brian May faria

    lamas92
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Soa como algo que o Brian May faria
    Imagino a guitarra do Brian May, então, o quanto não vale...
    Exemplar único, feita artesanalmente por ele e pelo pai e usada em praticamente todos os shows de uma das bandas mais famosas do mundo.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # set/21
    · votar


    lamas92
    Imagino a guitarra do Brian May, então, o quanto não vale...

    Já li que foi feita com madeira de uma lareira.

    Grimc
    Veterano
    # set/21 · Editado por: Grimc
    · votar


    Imagino a guitarra do Brian May, então, o quanto não vale...
    Exemplar único, feita artesanalmente por ele e pelo pai e usada em praticamente todos os shows de uma das bandas mais famosas do mundo.


    Acho que assim como o Bass of Doom do Jaco Pastorius, é um item que não tem preço porque o dono não está disposto a vender e provavelmente nunca vai (no caso, o Brian e a família do Jaco).

    Luiz Almeida
    Veterano
    # out/21
    · votar


    Gente, eu não inglês, será esse o preço?

    https://reverb.com/news/les-pauls-number-one-sells-for-930000-dollars- at-auction

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Les Paul Number One irá a leilão.