[AUDIO] Troca imã cerâmico para alnicoV em um captador single coil

    Autor Mensagem
    mano_gibson
    Veterano
    # jan/21 · Editado por: mano_gibson


    Fala galera,

    Tava navegando nas interwebs da vida esses tempos atrás e me deparei com alguns vídeos no youtube sobre o assunto e resolvi pesquisar mais

    Descobri que é possível substituir os imãs de um captador single coil estilo CHINA (o pq do single coil chinês? pq a maioria deles tem uma construção baseado em uma bobinade plástico que isola os fios dos polos do captador, diferente da construção de single coil classico fender, com os fios sendo enrolados diretamente nos polos do captador) com certa facilidade e como eu tinha um single do braço de uma condor rx20s jogado por aqui, resolvi testar.

    Pesquisei os imãs de alnico v para a compra e encontrei um joguinho com 6 polos de alnicoV por R$ 25,00 reais no aliexpress, comprei

    Depois de uns 7 dias, recebi os mesmo na porta de casa e fui fazer a troca.

    O procedimento foi bem simples, eu basicamente tirei tirei o imã cerâmico em barra que fica em baixo do captador, ele vem preso com uma cola, mas no meu caso, foi bem simples de tirar, só levantar o imã com a ponta de um estilete e ele já pulou fora, depois, para tirar os polos de que ficam na bobina, eu assentei o corpo do captador em uma superfície plana que possuía um buraco suficiente para que um polo do captador passa-se quando eu der uns leves pancadinhas na cabeça dos polos, de cima para baixo, usando uma chave e um martelo, para que eles saíssem da bobina. Eu bati eles até uma certa altura e depois só puxei a ponta com um alicate, claro que tudo isso ai com o maior cuidado possível para evitar que algo acontecesse com a bobina de plástico do captador ou com os fios. Após sacar os polos antigos, foi só fazer o trabalho inverso e colocar os novos polos de alnico no lugar.

    Verifiquei a polaridade de cada um dos seis polos e os instalei com o norte apontado para cima, em direção as cordas. Após isso, foi só recolocar a capa plástica por cima e instalar na guitarra para testar :)

    Custos da modificação:

    R$25,00 reais 6 polos de alnico V (+R$6 reais de frete)

    Gravei um antes e depois bem simples, só com som limpo pois estou sem o meu tubescreamer no momento para dar uma sujada no som, desculpe quem esperava um drivezinho. Ah e também não reparem na minha técnica inexistente na hora de tocar kk.

    Detalhes da gravação:

    Guitarra: Uma stratocaster sem marca, com corpo de freijó e braço em maple, escala em rosewood
    Amplificador: Borne t7, valvulado, 7w, falante 12,bem na vibe dos fender champ da vida, single ended com uma 12ax7 no pré e uma 6l6 no pós
    Efeitos: Nenhum
    Gravação: Celular a uns 50cm do amp

    Guitarra com as mesmas cordas, amplificador com os mesmo presets de volume, ganho e tone em ambos os áudios, celular gravando na mesma posição e distancia em ambos os casos, amplificador na mesma temperatura (gravei depois de uns 15min ligado em ambos).

    Recomendo a utilização de fones de ouvido.





    O que eu achei depois da trocar? gostei bastante do brilho adicionado pelos imãs de alnico, o som ficou bem estalado, padrão stratocaster. Também achei o som um pouco mais claro ao se tocar acordes, os graves mais definidos e menos embolados do que com o imã cerâmico. O som perdeu corpo em relação ao cerâmico? sim, mas para o meu gosto ficou ótimo, lembrando que esse captador estava aposentado em um canto há um certo tempo. Valeu os 25 reais dos polos? na minha opinião, sim, valeu o investimento.

    Ah e pra finalizar, não estou incentivando ninguém a fazer o mesmo, se o fizer, assuma os riscos da modificação. Estou apenas relatando o meu parecer da modificação.

    Edmarcio
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    Eu fiz essa modificação a alguns anos atrás. No caso, fiz em um Fender Stratocaster Standard (mim) 1998. Os captadores originais era com ímãs cerâmicos e a base do enrolamento é plástica.

    Particularmente, acredito que com esse valor que pagou, compraria o jogo de todos os captadores (18 pinos).

    É a forma mais barata de modificar o som e buscar mais dinamismo.

    sidguitar1
    Veterano
    # jan/21 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    mano_gibson
    show, acho q o negocio e esse mesmo, EVH ficaria orgulhoso hehehe, alem de sem massa fazer as experiencias, pode se chegar a um som customizado, se o cara tiver recurso da pra muda os nr de voltas das bobinas, testar outras impedancias, tem um camarada meu q compra fio pirelli(ele fala q e o mesmo fio q grandes marcas usam)acho q oq deve da mais diferenca e o material do ima mesmo ,muito massa ,sou fa do faca vc mesmo,parabens

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [AUDIO] Troca imã cerâmico para alnicoV em um captador single coil