Trocar imã Cerâmico de Humbucker por AlNiCo - Vantagem ou Placebo

    Autor Mensagem
    Velvete
    Veterano
    # set/11


    Boa tarde galera,

    Eu tenho aqui um Stagg R 500 "original de fábrica" há uns três anos.

    A guitarrinha é razoável e desperta meu lado "hevay metal" da força.

    Mas indo direto ao ponto: eu sempre achei os captadores dela meio abafados e pouco definidos. Principalmente o do braço.

    Já juntei grana umas "n" vezes pra colocar algum na praia dos PAF, seja malagoli ou GFS.

    No entanto, como decidi investir nos pedais deixei a ideia de lado.

    Foi ai que, acompanhando um BLOG pensei em arriscar:

    - Comprei um imã de AlNiCo 2 e um de AlNiCo 5 no site da malagoli.
    - A instalação parecia fácil e, se desse errado ainda havia a possibilidade de comprar novos pick ups.

    Os "bendito" chegaram hoje a tarde e não resisti!

    Sai mexendo aonde não conhecia (com cautela) e depois de pronto liguei pra ver o resultado.

    EFEITO PLACEBO MODE ON (ou não)
    O som saiu mais articulado, com mais definição. Timbre mais "caramelado" (principalmente com um overdrive).

    O cap do braço deixou de ser abafadão e isso já valeu cada centavo que paguei (e não foram muitos).


    Resumindo:

    Teoricamente economizei alguns dolares GFS com uma guitarra que nem (talvez) merecia tanto investimento.

    Abraços

    PS:
    O Motivo do post e discutir a troca de imãs de humbucker, além de questionar se um investimento alto em pickups trás tanta diferença proporcional.


    Ramsay
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Velvete

    Vc trocou só os imãs, ou trocou também as peças polares??

    Velvete
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ramsay

    Opa!

    Somente os imas. Seguindo os passos do blog que citei.

    As peças polares seriam os pinos? Os quais também podem ser de AlNiCo, certo?

    abraços

    Fábio Santiago
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Velvete
    legal já fiz muito isso c/ pick ups basicos pra ver se melhorava o som,

    mas o importante de fazer isso é parafinar o imã tb, é isso mesmo o imã, pq todos de alta qualidade seymour ou dimarzio q já toquei tem uma leve camada de parafina no imã entre o imã e os polos q impede q o mesmo vibre c/ altas doses de distorção em volumes altos causando microfonias indesejadas.

    Velvete
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Fábio Santiago

    Po! Valeu pela dica.

    E como seria essa "pafafinagem"? Tem algum tutorial?

    Enquanto isso, vou deixando os imãs soltos lá dentro dando umas microfonias malucas. he he he

    brincadeira, pareceu ficar bem preso.

    Abraços

    Velvete
    Veterano
    # set/11
    · votar


    UP dominical!!!

    Velvete
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Arrumei um single cerâmico de telecaster da ponte. Estou pensando em trocar o imã por um de Alnico, mantendo os polos originais.

    Será que ficaria tipo um Humbucker Splitado ou um P90?

    Alguém?rs

    Abixibarraba
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    serve é umas caps de jazz bass q eu tenho..... alguém pode me responder?

    Velvete
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Abixibarraba

    Rapaz, os imãs que tem pra vender na malagoli são do tamanho de captadores de guitarra (tanto a barra pra Humbucker quanto os pinos pra single).

    Agora, se os captadores de baixo são de imãs de mesmo tamanho eu não sei.

    Tem uma foto do captador aberto?


    Abraços

    Fábio Santiago
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Velvete
    que eu saiba são maiores do que os da guitarra mais largos os imãs jazz bass de pinos, nunca vi jazz bass de captador barra de alnico.

    no seu caso vc vai trocar a barra do ceramico e colocar uma barra de alnico?
    o som vai ficar mais forte do que os de pinos,

    Enquanto isso, vou deixando os imãs soltos lá dentro dando umas microfonias malucas. he he he

    brincadeira, pareceu ficar bem preso.


    mais a microfonia ainda sim será um problema pq imãs de alnico tem mais sensibilidade a isso do que os ceramicos por mais firme que vc deixe nunca ficará melhor do que a parafina, já fiz teste com cola quente super bonder nada funcionou. procure um luthier ou o bertola.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Parafinando Cover de Captador:

    http://www.pauleiraguitars.com/como-fazer/parafinando-cover-de-captado r/#bloco-conteudo

    Abixibarraba
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    http://imageshack.us/photo/my-images/62/foto0431v.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/840/foto0430r.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/37/foto0429d.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/810/dsc01396qh.jpg/
    estão ae as fotos...mas é mais por curiosidade mesmo, mas qualquer coisa posso da uma "melhorada" nesses ai e colocar em um Sx de um amigo meu, ja que o som desse trash bass ai é bem melhor do que o do Sx dele....esse é um baixo eagle com braço de Jennifer, mas estou esperando chegar um braço GFS para por nele....e ele tem td uma historia.....ver topico http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/275117/

    Abixibarraba
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Velvete
    e ai posteis as fotos, será se da para fazer o esquema?

    Velvete
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Fábio Santiago

    Eu pretendo trocar o imã em barra cerâmico de um captador da ponte de telecaster por um em barra de alnico, pois estou com medo de romper o fio da bobina trocando pino por pino.

    Imagino que o campo magnético será outro, mas o som ficará mais forte.

    O esquema do P90 me pareceu algo semelhante.

    Abraços

    Velvete
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Sir.Paulo

    Valeu!

    Apesar de não ter tido problema com microfonias com os humbuckers, acredito que seja melhor parafinar...

    Pelo esses de tele, né!

    Abraços

    Velvete
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Abixibarraba


    no site da malagoli tem as medidas do imã.

    Se o imã do captador de baixa for do mesmo tamanho acho que vale a pena a tentativa.

    Mas fique atento para a polaridade do imã. Para isso, use uma bússula.

    Sobretudo, preserve o imã original. Pode ser que não dê certo...

    Abraços

    Velvete
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Opa!

    Só um adendo!

    Meus captadores humbuckers originais que troquei os imãs possuiam saída de 16k.

    Assim, entendo porque o do braço soava muito embolado com AlNico 2, embora o AlNiCo 5 na ponte ficasse até razoável.

    Resolvi arriscar e encomendei um Traditional HB da Malagoli... troquei o imã por A5, perdendo uma mordida de médios carnudos, mas ganhando o caramelado do AlNiCo.

    Com o tempo verei se vai sobrar agudos - qualquer coisa mudo o imã para A2.

    EduBluesMan
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Velvete
    marcando pra ler depois....

    Nefelibata
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Velvete

    Que bom! quando comecei ler achei q não faria tanta diferença pelos caps serem de saída alta.

    Em saídas menores é q parece q faz mais diferença.

    E é assim que foram criados aqueles modelos custom da seymour duncan. O pessoal pegava um 59 e trocava o ímã, por exemplo. Os resultados ficaram legais e a SD acabou adotando alguns em linha. Eles até fazem por encomenda.

    Velvete
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Nefelibata

    Faz diferença sempre. Os de alta saída mudaram muito! Mas o do braço/A2 ficou muito embolado.

    Há Cap de alta ganho em Alnico 5, talvez por isso o da ponte não tenha ficado tão ruim.

    Em baixo ganho a diferença não foi tanta, mas prefiro o "granulado" no Alnico à aspereza do Cerâmico.

    Abraços

    GabrielRhoads
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Aproveitando o tópico. Captador de Alnico não embola muito em altas distorções ??

    EduBluesMan
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: EduBluesMan
    · votar


    Velvete
    Confesso que achei o tópico e o blog LOUCO POR GUITARRA muito interessante.
    Li o tutorial nele postado de cabo a rabo e isso me ativou a GAS.
    Tenho uma guitarra em casa com caps xing ling e já encomendei três jogos de pinos de alnico V pelo e-bay, pagando a bagatela deU$6 por set dos pinos.
    Vou fazer a experiência pra ver se de fato muda algo ou não.
    A PROPÓSITO...ALGUÉM ENTENDEU O LANCE DA BÚSSOLA????

    Symptom
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Como uma pessoa que já teve diversas experiências trocando ímãs em humbuckers, posso dizer que a cachaça tá só começando. Tem vários tipos de ímas, sejam alnicos ou cerâmicos e todos eles afetam de forma diferente o som do captador.

    Assim, gastando bem pouco, pode-se trocar o seu timbre sem ficar comprando vários captadores. Minha regra é sempre tentar chegar no que quero com os ímãs e, se não der certo, partir pra compra de outro captador.

    Mas fique atento que, apesar de fazer diferença em qualquer captador, se ele é de baixa qualidade, vai continuar sendo de baixa qualidade, mesmo que você atenue algumas coisas que não gosta utilizando as características de determinados ímãs. Faça experiências nos captadores melhores e com certeza você vai gostar.

    Quanto aos captadores single coil, a troca não é como nos humbuckers, porque não tem aquele ímã em barra. Como minha experiência de troca é em humbuckers, não posso ajudar muito com o captador da tele, mas qualquer coisa, estamos aí.

    Velvete
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Velvete
    · votar


    Já troquei tanto imã em barra quanto em pinos com resultado satisfatório em ambos.

    A bússula serve para orientar a troca correta do captador.

    Coloque em cima do cap. e veja pra que lado aponta...

    Ao substituir o imã, a bússula deverá "apontar" na mesma direção.

    Velvete
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    GabrielRhoads

    Creio que muitas coisas podem embolar o som, mas como não tenho nenhum pedal ou amp high gain não sei dizer ao certo.

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar imã Cerâmico de Humbucker por AlNiCo - Vantagem ou Placebo