Ajuda Com Encordoamento

    Autor Mensagem
    JoãoSRV
    Membro Novato
    # dez/20


    Olá, sou novo aqui e preciso de ajuda com minha guitarra.

    Levei minha guita para regulagem, e pedi para que o luthier colocasse um encordoamento 0.011 ( sempre toquei 0.09 até então).O problema é que ao tocar com ela já regulada e tals, só percebi diferença nas cordas mi lá e ré, enquanto as outras cordas (Sol si e mi) não pareciam ser 0.011, estão tão leves quanto as 0.09. Daí eu não sei se o cara deixo as mesmas cordas de antes, ou se o encordoamento é leve assim mesmo. Sou iniciante e não manjo muito disso :/

    ejames
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    Cara, existe diferença sim. Mas se você é iniciante e não explora muito bends, não vai notar grande diferença.

    Mas por que você decidiu fazer essa mudança de pular logo de .009 para .011?

    AmonSakurasou
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    JoãoSRV

    Quando era iniciante, também fiz essa mesma troca do calibre das cordas de .009 pra .011, simplesmente por não conhecer os calibres e tbm não senti nenhuma diferença, até meu professor começar a me ensinar a fazer bends e vibratos. Ele fazendo bends de 1 tom e 1/2 na maior tranquilidade e eu me matando pra subir a corda, até que eu comentei com ele que havia trocado o encordoamento recentemente e coloquei uma tal de corda 011 kkkkkkkk

    Enfim, como o ejames comentou, pra iniciante que não utiliza muito de bends não vai perceber a diferença. mas a diferença principal é que esse calibre é mais grosso e consequentemente gera uma tensão mais forte.

    Valeu!!

    JoãoSRV
    Membro Novato
    # dez/20 · Editado por: JoãoSRV
    · votar


    ejamesPorque eu estava comparando as minhas 0.09 com as do Srv e percebi que o timbre era bem sem vida, e tambem porque eram muito leves qualquer bend que eu fazia elas estouravam.

    ejames
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    JoãoSRV
    Porque eu estava comparando as minhas 0.09 com as do Srv e percebi que o timbre era bem sem vida

    Então, eu perguntei isso justamente pois pensei que o motivo era exatamente esse. É um assunto polêmico, mas sinceramente na minha opinião isso é uma grande besteira. O próprio SRV parou de usar cordas grossas assim quando percebeu que a única coisa que isso trazia eram lesões nos dedos e mãos. Cordas precisam ser de boa qualidade, estarem em boas condições (leia-se não enferrujadas) e serem confortáveis para você, só. Timbre é você quem molda com todo o resto do seu equipamento.

    porque eram muito leves qualquer bend que eu fazia elas estouravam
    Isso pode ser várias coisas. Pode ser que sua guitarra esteja com algum canto vivo onde as cordas repousam (ponte, nut, abaixadores de corda, tarraxas), pode ser devido a cordas colocadas erradas, pode ser por estarem velhas ou simplesmente talvez você esteja exagerando em força na palhetada e nos bends.

    Além disso, ouça o Billy Gibbons, do ZZ Top. O cara tem um dos timbres mais gordos, ricos e dinâmicos do classic rock/blues e usa cordas .007. E adivinha? Ele também pensava que precisava tocar com cabos de aço para ter um timbre cheio, até tocar na guitarra do BB King e ver que ele usava cordas leves. Daí percebeu que o timbre vem do resto - principalmente das suas mãos - e não depende das cordas. Eu sei que parece heroico, foda pra caralho a ideia do bluesman que usa cabos de aço no lugar das cordas e toca espancando a guitarra. Mas na realidade isso não é prático por muito tempo, como o próprio SRV percebeu depois de parar de se entupir de pó e uísque antes de cada show. Em resumo, desencana dessa besteira e toca com o que te deixa confortável.



    Drinho
    Veterano
    # dez/20 · Editado por: Drinho
    · votar


    JoãoSRV

    Minha sugestão para você é que sempre use cordas de maior calibre.

    0,10 ou 0,11, mais que isso acho que fica desnecessário porque você tende a atrapalhar o bend que é uma técnica comum para 99% do tempo.
    Não que não dê pra fazer, mas entendo que já seja um incômodo desnecessário.

    0,10 e 0,11 são legais.

    Muita gente diz que cordas mais pesadas dão “mais som”, eu não sei se procede e acho que isso não é importante porque a guitarra é elétrica e o amplificador faz qualquer um com corda 0,8 ter um grande som.

    Mas estou convicto que cordas mais grossas fazem melhores guitarristas, por ficar muito rígido você não outra saída que não seja tocar muito firme e direito, dificulta para ficar roubando e mascando notas.

    Quem toca firme tende a ter um excelente som de guitarra.

    makumbator
    Moderador
    # dez/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    Drinho
    Muita gente diz que cordas mais pesadas dão “mais som”, eu não sei se procede

    Não é necessariamente uma verdade. Já vi muitos testes mostrando que outros fatores provavelmente pesam mais (sem contar que essa coisa de "mais som é muito subjetiva).

    Um teste interessante (mesmo sem ter uma conotação científica) é esse aqui:

    https://www.youtube.com/watch?v=wGXj_NQONYM


    Mas estou convicto que cordas mais grossas fazem melhores guitarristas, por ficar muito rígido você não outra saída que não seja tocar muito firme e direito.

    Tenho dúvidas disso também. E pode-se pensar o oposto: cordas pesadas podem obrigar o instrumentista a tocar mais forte, e com isso reduzir a já pequena paleta dinâmica da guitarra elétrica (ou seja, o músico torna-se um executante menos refinado). Sem contar que iniciantes teriam um risco maior em desenvolver problemas físicos atrelados à aplicação errada de força (por conta de terem menos técnica que instrumentistas mais experientes).

    Eu já passei dessa fase de ficar querendo corda pesada. E olha que eu toco tanto o baixo elétrico quanto o contrabaixo acústico (sendo esse último um instrumento mil vezes mais duro que qualquer guitarra). Hoje em dia eu prezo pela durabilidade, estabilidade de afinação, timbre e conforto. E no caso do contrabaixo acústico, a potência sonora (algo irrelevante em instrumento elétrico) e resposta ao arco também me importa muito. E tento equilibrar tudo isso com o fator preço.

    Drinho
    Veterano
    # dez/20
    · votar


    makumbator

    No vídeo, com relação ao som me baseei no primeiro tiozinho com 011 e 010, percebi maior brilho na 10, mas não que uma fosse melhor que outra.

    Agora, com relação a performance, isso é verdade, quem está habituado a tocar em corda pesada tem uma tendência a perder um pouco de sensibilidade a dinâmica, não é que vai perder, mas é uma tendência indiscutível e ai também tem muito a ver com o estilo do cara, mas quem vive com 0.8 desde o início sofre para pegar um violão que é naturalmente um instrumento mais rígido e tocar legião urbana cara, não acho legal não. Eu me policio a ficar na 0.10 pra não ficar um cabo de aço mas também para não me acostumar na mão de alface.

    E o maior risco de lesões, sem dúvida mas eu tenho uma crença sobre lesões e não é o aquecimento.

    Vamos pegar 4 bons guitarristas que tocam em alta performance, 2 com técnica efíciente e 2 não.


    John petrucci
    Steve Morse

    Do outro lado:

    Paul Gilbert
    Yngwie Malmsteen

    O primeiro grupo vive lascado sofrendo com dor e o segundo não. O primeiro faz alongamento e o segundo não.

    Se reparar neles tocando, verá que o segundo grupo coloca esforço em uma região muito pequena da mão enquanto o primeiro coloca um nível de tensão muito maior no braço, tensão que deve se espalhar pelo corpo até chegar no outro braço.

    Acho que tem gente que está fadada a isso e a única coisa que pode salvar o cara é instrução no início por parte de alguém experiente, do contrário o cara vai se lascar também com 0.9. A forma de tocar vicia e é quase impossível mudar.

    Mas isso que eu tô falando não sei se vale pro baixo.

    Eu não acredito até agora que você é baixista cara, fiquei desiludido com essa notícia.

    LeandroP
    Moderador
    # dez/20
    · votar


    Toquei um bom tempo usando cordas 0,008" e na época o som que eu tocava era pesado. Não sentia falta de peso em razão das cordas. Eu acabei mudando pra 0,009" posteriormente porque eu mudei o meu repertório, ironicamente mais leve (pop). E o que me motivou a mudança foi a minha dificuldade pra executar os acordes entonados.

    JoãoSRV
    Membro Novato
    # dez/20 · Editado por: JoãoSRV
    · votar


    Drinho Então cara, eu curti o som da 0.011 mas estou pensando em ir logo pra 0.013, que chamou ainda mais a atenção.Não vejo muita em dificuldade em dar band, só depois de muito tempo tocando, porque a ponta dos dedos começam a "arder".

    JoãoSRV
    Membro Novato
    # dez/20 · Editado por: JoãoSRV
    · votar


    AmonSakurasou vlw!

    Drinho
    Veterano
    # dez/20 · Editado por: Drinho
    · votar


    mas estou pensando em ir logo pra 0.013

    Bem pelo seu nome deve gostar de Vaughan.

    Embora eu seja mais focado em rock e fusion, sou louco por vaughan e sempre tento imitar ele e lhe digo que não há a necessidade de usar um calibre tão alto como este.

    Segundo o Rene Martinez, guitar tech do srv por anos, nem ele usou altos calibres por tanto tempo assim.

    Mas claro, os dedos são seus, se quiser dilacera-los fique a vontade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda Com Encordoamento