Cordas para guitarra, material, núcleo, etc (dúvidas)

Autor Mensagem
    CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # ago/20

Bom, devido ao fato da mizinha de minha MG32 ter rompido, eu gostaria de saber, o que define se a corda é boa ou não? eu queria comprar um jogo de cordas igual ou superior as cordas da MG32, achei o modelo SG5145, mas não entendi nada sobre o material (revestimento de aço niquelado NPS e núcleo hexagonal de aço estanhado), tipo de tensão (leve), e a espessua (começa 09 termina 042), poderiam me dar um norte ou indicações? lembrando que sou iniciante, então só penso em comprar cordas 09 no momento.

Apenas_Um_Fãn_De_Megadeth
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar

Opa cara blz? Bem, se vc usa bastante drive no seu som acho que não da nem pra notar a diferença entre os timbres de cordas com configurações diferentes na construção, já no som limpo é outra coisa,enfim.
    Recomendo esses dois sets para vc https://www.daddario.com/products/guitar/electric-guitar/xl-nickel/exl 120-nickel-wound-super-light-09-42/
    http://solez.com.br/br/solez-strings/encordoamento-solez-para-guitarra -0-00
    Atualmente estou usando esse da D'Addario, e me adaptei bem a ele, faz mais ou menos umas duas semana que estou com ele.
    Pra saber sobre as diferenças entre timbres de cordas te recomendo esse video aqui do Fabio Lima https://www.youtube.com/watch?v=kHcIhBHeBy0
    Enfim,espero ter ajudado faloww

CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar

Enfim,espero ter ajudado faloww
    Ajudou sim amigo, muito obrigado, aliás vou começar a ver vídeos do saudoso Fábio Lima, abraço e obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/20
    · votar

CliffBurtondasalagoinhas
    Pra começar esqueça NIG e SG... Não são boas - servem como "quebra-galhos". Nacionais as boas são Giannini e Solez. Esqueça o resto
    Quase toda guitarra pode utilizar qualquer espessura de encordoamento, desde que devidamente regulada para tal por um luthier habilitado (vc já levou sua MG32 à um?), de forma que o ideal é experimentar. Como você é iniciante e já estava com 0.9 na guitarra, mantenha, e, ao levar sua guitarra para a regulagem, leve esse encordoamento (dessa medida) - mudança de espessura pede nova regulagem.
    Abç

CliffBurtondasalagoinhas
    Membro Novato
    # ago/20 · Editado por: CliffBurtondasalagoinhas
    · votar

Mauricio Luiz Bertola
    Eu vou escolher uma 09, só não entendi bem sobre o material do núcleo, nem tipo de tensão, revestimento, nickel plated, nem sobre halfwound, roundwound, ou flatwound, qual é o mais recomendado para iniciantes e tal, ou pelo menos, o mais comum.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar

CliffBurtondasalagoinhas
    Esse tipo de coisa importa pouco.
    A grande maioria das cordas de guitarra são de tipo "roundwound".
    As de tipo "flatwound" são de grande espessura (acima de 0.11), e geralmente usadas por guitarristas de jazz mais tradicional.
    As "half-wound" é uma mistura dos tipos acima, mas só conheço esse tipo para baixo.
    O revestimento de níquel é o mais usual. O de aço tem uma resposta mais "brilhante".
    Não existe isso de "mais recomendada para iniciante"...
    Não muito mais que isso...
    Abç

Gabriel Castro
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar

Aproveitando o tópico...
    Alguma opinião sobre as cordas Olympia pra guitarra?

Delson
    Veterano
    # ago/20
    · votar

Mauricio Luiz Bertola
    Pra começar esqueça NIG e SG
    A NIG eu até não falo muita coisa não porque tem uns bons anos que eu não mexo com elas, mas a SG melhorou muito a qualidade de uns anos pra cá.
    A Solez eu já instalei, a pedido, em um violão de um cliente, mas ele se arrependeu e também preferiu a SG. Pelo pouco que eu toquei com a Solez, me pareceu legal também.

Ismah
    Veterano
    # ago/20
    · votar

Tive sérios problemas com afinação das Solez. Já SG eu tive de dar o braço a torcer. Devo migrar para elas, se não achar nenhuma D'Addário no preço...

Mauricio Luiz Bertola
    half-wound" é uma mistura dos tipos acima, mas só conheço esse tipo para baixo

Se não me falha a memória, eu usei dessas. Se não me engano Solez ainda por cima, e não lembro o que era o caso, mas sei que tive problemas logo. Fui atrás delas para testar com slide, e ficou com som de guitar key... kkk

acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ago/20
    · votar

Tenho usado NIG porque comprei "no peso" por um preço ridículo. Isso deve fazer mais de um ano, e olha que eu vendi umas par para amigos!
    Há melhores, mas até agora não vi nada nas NIG que pudesse dizer que são ruins.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Cordas para guitarra, material, núcleo, etc (dúvidas)