O culpado é a guitarra ou o Amp?

    Autor Mensagem
    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20


    Eu estive gravando minha guitarra esses dias e baixei um simulador de amp pra testar na minha Seizi Vision. Mas que chiado irritante!! Quando vou gravar com preset de metal ou distorção o chiado fica quase mais alto que o som das cordas, e mesmo que não fique, se eu parar de tocar por um segundo numa gravação surge o "BEENNNN" no fundo. Eu fiquei curioso de onde vinha esse chiado, então me dei conta que tinha conectado a guitarra no amp real, e do amp pra interface, e mesmo que eu abaixasse o volume todo da guitarra o chiado continuava. Então conectei a guitarra direto na interface, e depois de configurar ela um pouco testei dnv:
    A mesma bosta, a única diferença era que a guitarra tava um pouco atrasada no áudio e o chiado parecia barulho de água fervendo tipo "brrrrzzzz". Mesmo no clean o fundo fica com esse som de água fervendo mencionado anteriormente. No amplitube então...

    Agora eu me pergunto, se eu conectei direto na interface, n é o amp q ta berrando. Mas mesmo abaixando o volume da guitarra o chiado continua. Oque eu faço??? Cabo foi o que não faltou, já troquei três vezes, ou seja, o cabo não tem culpa dessa vez.

    (Lembrando que geralmente na transição entre os singles da minha guitarra tem menos chiado no amp, por exemplo, se eu colocar o da ponte e meio, ou meio e braço, o chiado diminui muito, mas no pc parece que isso nem existe.)

    Filippo14
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Isso pode ser muita coisa. Mal contato, problema nos conectores em geral (um oleo tende a ajudar), rede eletrica, problema de eletrica na guitarra, problema na interface (uma interface minha deu um problema de chiado e quando fui ver o conserto disso era o preço de uma nova), enfim, tem que ir testando.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Isso pode ser muita coisa. Mal contato, problema nos conectores em geral (um oleo tende a ajudar), rede eletrica, problema de eletrica na guitarra, problema na interface (uma interface minha deu um problema de chiado e quando fui ver o conserto disso era o preço de uma nova), enfim, tem que ir testando.


    eu to começando a desconfiar q é da guitarra mas nada confirmado ainda
    se levar no luthier n fosse tão caro eu ja teria pedido pra abaixar as cordas e dar uma revisada nessa parte eletrica. mas ta certo tenho q ir testando

    LeandroP
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    NickoSaturn

    Guitarra com captadores tipo single-coil (única bobina) produzem um ruído característico. Dependendo da configuração elétrica, a chave na posição 2 mistura o captador da ponte com o do meio, anulando este ruído (caso a polaridade do captador do meio seja invertida). Não quero afirmar que seja essa a causa real, mas, é um fator a ser considerado.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Guitarra com captadores tipo single-coil (única bobina) produzem um ruído característico.
    Sim, isso é fato bem interessante pra se lembrar. Quando comprei essa guitarra eu era bem leigo e achava que humbuckers eram só singles maiores com uma tampa de ferro em cima. Eu uso bastante os captadores da ponte (agudos) e o meio-ponte (agudos e médios) pq com o do braço ás vezes só os baixos já amplificam o ruído. O tal do Direct box serve para isso então?

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Deve ser o chiado normal da guitarra, somado talvez com o volume do input na interface alto demais. Procure esse controle do volume de entrada (pode ser um botão físico na interface ou um menu no computador, dependendo do modelo). Diminua o volume até o ruído ficar razoável, e regule os efeitos e nível de saída a partir daí.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20 · Editado por: NickoSaturn
    · votar


    LeandroP
    Eu pesquisei sobre esse suposto captador invertido que vc comentou. E ele cancela os ruidos quando combinado à outro, e isso é verdade testei agr. Só n entendo pq n funciona no pc e na interface

    Deve ser o chiado normal da guitarra, somado talvez com o volume do input na interface alto demais. Procure esse controle do volume de entrada (pode ser um botão físico na interface ou um menu no computador, dependendo do modelo). Diminua o volume até o ruído ficar razoável, e regule os efeitos e nível de saída a partir daí.

    De fato, a interface tem o botão de volume físico, nunca tentei isso. Daqui a pouco vou tentar

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    O tal do Direct box serve para isso então?

    Não cara, nada a ver.

    Tem que ir eliminando as possibilidades.
    Primeiro de tudo, se o ruído aparece na interface mas não aparece no amp, o problema não é a guitarra. Se o ruído aparece nas posições 1 3 e 5 mas não aparece nas posições 2 e 4, o problema pode ser a guitarra.

    Outra dica muito importante é tocar afastado de fontes de ruído. Nisso se inclui o monitor do PC e lâmpadas fluorescente.

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    Se essa guitarra nunca visitou um técnico, começa por ali. Não deve ter apenas um problema, mas vários... É um baita investimento.

    NickoSaturn
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Se o ruído aparece nas posições 1 3 e 5 mas não aparece nas posições 2 e 4, o problema pode ser a guitarra.


    Imagino que seja minha guitarra então, como o Ismah aí disse, vale mesmo apena visitar um técnico, nesse caso luthier. Mas é muito cara a blindagem? Eu vi pessoas fazendo em casa mas n confio muito na internet pra mexer no interno da minha guitarra.

    Ismah
    Veterano
    # mai/20
    · votar


    A blindagem não necessariamente soluciona isso. Tecnicamente o conceito não faz sentido, já que metade do captador não está na parte interna da gaiola.

    Em geral, é problema de dimensionamento do terra. A blindagem passa a atuar como um terra de massa. Funciona, mas não é por ser uma blindagem de Faraday.

    O custo não é alto, mas não é exatamente barato.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    NickoSaturn

    Bindar não deve resolver. O ruído de single é típico. Porém, se estiver em excesso, então o esquema elétrico pode estar com problema, desde os captadores, potenciômetros, jack de saída.

    Existem modelos de captadores do tipo single-coil que possui mais uma bobina com polaridade invertida. Esta bobina não interfere no timbre do captador, que continua produzindo um som de um típico single, porém, sem produzir ruídos (anulado pela polaridade invertida). São captadores do tipo Noiseless e não são nada baratos. Existe também captador humbucker em formato de single (duas bobinas). Semelhante ao modelo Noiseless, contudo, as duas bobinas trabalham em série (ou paralelo, depende de como você fizer a ligação caso ele tenha 4 fios) . Na parte interna, é importante trançar os fios positivo e negativo do captador até chegar aos respectivos pontos de solda. Esta parte pode ser problemática se os componentes forem de qualidade ruim e se você não souber como soldar. Também é importante aterrar todos os componentes, interligando as carcaças e jogando o aterramento em contato com a ponte - provavelmente deve ser no suporte de fixação das molas, caso seja com ponte do tipo trêmulo/flutuante. Ou aterrar diretamente na ponte, caso ela seja fixa.

    No mais, ruídos também podem ter origem na sua rede elétrica. Então antes de sair gastando por conta, faça algumas experiências, mudando o local de execução, mesmo que seja em outra residência, outro bairro. Observe as mudanças, caso identifique alguma mudança. A maioria das residências não possuem aterramento adequado, dependendo exclusivamente do aterramento na rede (que fazem isso usando o neutro - aff).

    Enfim, busque cercar o que está de errado. Em casos mais extremos, recomendo refazer por completo o esquema elétrico da sua guitarra, inclusive substituindo as peças. Ou trocar de guitarra.

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Por que trançar os fios?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O culpado é a guitarra ou o Amp?