Montar uma Guitarra 100% BR

    Autor Mensagem
    Turavin
    Membro Novato
    # abr/20


    Calma, eu explico.

    Olá pessoas. Estou querendo montar uma guitarra customizada e quero usar nela 100% de peças nacionais. Já sei onde fazer o corpo e braço (com madeira BR), captadores e cordas.

    Minha dúvida é se alguém sabe onde encontro ponte, tarraxas, knobs, chaves e outras peças pequenas (como aquele "parafuso" que segura a guitarra na correia, não sei o nome) fabricados aqui no Brasil, por empresas brasileiras.

    Alguém pode me ajudar?
    Obrigado

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Turavin
    Não existem mais fábricas nacionais de pontes e tarraxas ou qualquer outros "hardware" de guitarra.
    Antigamente havia a Horvath - cuja qualidade era de ruim à mediana, a a Sigma, que fabricava ponte de estilo Khaler mas com projeto próprio.
    Já captadores existem várias e boas marcas.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Turavin

    https://www.facebook.com/Christian-Bove-Custom-Hardware-11931175575058 52/?ref=py_c

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    LeandroP
    Verdade...
    Tinha esquecido dele...
    Pecinhas caras, hein...

    Turavin
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Valeu pessoas. Obrigado pela ajuda. Vou ver com o Christian.

    Turavin
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Olha só. Achei esse cara que fabrica umas pontes dele. Tem que escavar muito a madeira do corpo, não curti muito. Mas é legal divulgar trabalho nacional.

    https://web.facebook.com/novaguitarparts/

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Turavin
    Isso aí é específico para instrumentos "headless". E é caro também...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Tu não sabe A FOLIA que me meti... Apareceu um cabrón, fazendo essa pergunta. Uma das respostas, citava valorizar indústria nacional e blá blá blá... Eis que questionei quem fazia hardware no país em larga escala. Tirando casos como o LeandroP e outros, que faz sob encomenda, eu realmente desconhecia quem faça...

    Das dezenas de comentários, em que ele jurava haver indústrias nacionais, e que eu era a escória da sociedade, nenhuma ele apontou a fábrica... Uma hora apareceu o nome Graph Tech...
    Não associei nome e produto, e pedi o site... Depois de vencer ele na teimosia, ele me enviou o site do representante e importador...
    Quando vi que eles sãos os criadores do Tusq e por aí vai, entendi quem são... Mas de brasileira não tem nada, é uma empresa Canadense - e bastante bem conceituada, diga-se de passagem.

    Bicho, as pessoas abriram mão de vários direitos. Estou ultimamente, com a real impressão, de que estão abrindo mão do direito de pensar...

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Então mano Ismah,
    Eu só fazia sob encomenda mesmo. E o meu preço era mais caro em relação aos demais industrializados. Até porque eu fazia seguindo as dimensões dos eventuais clientes. Afinal de contas, embora as peças fossem usinadas em torno e fresa, o custo da hora deste tipo de máquina não é tão acessível, e eu compreendo bem isso. Até porque, como eu não tinha uma empresa especializada propriamente em hardware de guitarra, não tinha à disposição em estoque os materiais pra esta finalidade, como inox (caro) e o latão (mais caro ainda). Geralmente eu garimpava sucata de materiais mais nobres pra comprar pequenos lingotes de cobre, retalhos de chapa de inox, coisas do gênero. E daí acaba sendo mais caro mesmo o preço pelo peso do material.
    No fim das contas eu acabei me desfazendo das máquinas e não fabrico mais. A não ser peças que podem ser feitas em bancada, com ferramentas simples, como lima, broca, etc... Mesmo assim, não dá pra fazer barato a ponto de cobrir ofertas de chineses e ou mesmo marcas consagradas e respeitadas do segmento. Tenho uma guitarra strato que logo vou por à venda, e nela vai uma das pontes que fabriquei em inox e latão. Mesmo assim, creio que não vou conseguir o valor ideal no instrumento que justifique o hardware em questão (entre outros upgrades, como captadores, eletrônica em geral), e ainda é canhota rs.

    Mas, tem uma turma que pegou esse nicho e tá produzindo peças, como o Christian Bove, que faz peças lindas, e de qualidade indiscutível.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    LeandroP
    A qualidade das peças do Bove são indiscutíveis.
    Mas cara... 500 bozos por uma ponte "hard tail" que vc compra por R$ 50!!!
    Eu lamento mas não vou comprar...
    Embora tenha um respeito imenso por ele...
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # abr/20 · Editado por: JJJ
    · votar


    O problema é que, pra ficar barato, tem que produzir em quantidades chinesas... E se os insumos forem importados, aí é que ferra de vez, com esse dólar nas nuvens.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    JJJ
    O problema é que, pra ficar barato, tem que produzir em quantidades chinesas...
    Isso é literalmente IMPOSSÍVEL (no momento...).
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    E provavelmente por um bom tempo.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Sim, concordamos que o preço é bem salgado mesmo.

    É o dobro do preço de uma Fender Made In Taiwan
    (porém, essa Fender é bem furreca rs)

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1339625669-ponte-fender-hardta il-ou-sadles-carrinhos-importado-original-_JM?matt_tool=19811555&matt_ word=&gclid=CjwKCAjwv4_1BRAhEiwAtMDLsj6aFbSCW_qYqocA8CFyz5I_4QvAkFoKCG 5Si71OrHNjx9-NfC-NGRoCP2cQAvD_BwE

    Achei interessante esses carrinhos (não especificamente pra este tipo de ponte)

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1271255606-ponte-rolante-com-6 -corda-selim-hardtail-com-parafusos-chave-_JM?matt_tool=19811555&matt_ word&gclid=CjwKCAjwv4_1BRAhEiwAtMDLsikscGchPX9yfaFAA9BtDkvWV-GG3T-aDYO Is_M9Qte1aQOU7SLlThoCh9EQAvD_BwE&quantity=1

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    LeandroP
    Pódiscrê...
    Sobre a ponte... Não vejo o porque de carrinhos com rolete e ponte fixa...
    Mas esse tipo de rolete em carrinhos já existe a bastante tempo...
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Não faz sentido né rs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    LeandroP
    Para pontes fixas, não...
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    LeandroP
    Mauricio Luiz Bertola

    É pra reduzir atrito.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    JJJ

    Hum, não vejo atrito aí neste tipo de ponte.

    Tudo bem que o latão tem um coeficiente bem melhor que outro tipo de aço. Mas, a ponte é fixa. Não há a necessidade de ser roletado. O latão eu até entendo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    JJJ
    Seria... Se houvesse uma movimentação excessiva da corda no contato do carrinho. Numa ponte fixa tal é simplesmente desprezível...
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    LeandroP
    Mauricio Luiz Bertola

    É, numa ponte fixa, há pouquíssima movimentação ali. Mas... quando o sujeito afina e quando faz um bend... mexe um teco... hehehe

    Del-Rei
    Veterano
    # abr/20 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    JJJ
    Mauricio Luiz Bertola
    LeandroP
    Pelo que conheço do Christian, as peças dele são altamente customizadas, lindas, extremamente bem feitas. Não se comparam às peças tradicionais.

    Ele fabrica hardware para um nicho específico de clientes, e não pra quem busca preço barato.

    Aliás... já tive guitarra com ponte fixa e Bigsby. Quando coloquei esses roletes a afinação melhorou 200% nas alavancadas. Acho que todos que usam Bigsby deveriam usar pontes com roletes.

    Um aceno de longe!!!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Del-Rei

    Concordo!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Del-Rei
    Aliás... já tive guitarra com ponte fixa e Bigsby. Quando coloquei esses roletes a afinação melhorou 200% nas alavancadas. Acho que todos que usam Bigsby deveriam usar pontes com roletes.
    Fato.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montar uma Guitarra 100% BR