UPGRADE: comprimento dos cabos X pedalboard X captação ativa ou passiva

    Autor Mensagem
    Wolfven
    Membro Novato
    # abr/20


    Opa, salve meus honrados!
    Seguinte, tenho uma guitarra ESP Ltd AX-50, naturalmente uma guitarra dedicada ao metal.
    O resto do meu set é uma POD HD500X, e um cubo simples (amplificador + caixa) para estudar em casa.
    Ensaio com minha banda em um estúdio, onde tem disponível equipamentos como cabeçotes Marshall Valvestate, e caixas acústicas Marshall também.
    Usei por muito tempo cabos George L's, sim os famosos. Até que perdi um deles em uma viagem.
    No caso, preciso de 2 cabos:
    - um para ligar o processador de efeitos (POD) no amplificador
    - e outro para ligar o processador de efeitos na guitarra

    Já que não gosto de comprar algo só pra "tapar buraco", acabei comprando UM cabo da Ernie Ball. O modelo se chama "Ernie Ball Braided", porém o bicho tem 7,62m de comprimento - sim, é cabo demais.

    Aí que vem a grande duvida...
    Quero muito comprar outro cabo igual, mesma marca e mesmo modelo. Porém no Brasil só encontro esses Ernie Ball Braided com mais de 5m (e a maioria tem cores... digamos, "exóticas"). O meu cabo é vermelho, pensei em comprar outro idêntico, ou então um na cor preto.
    De qualquer modo, se eu efetuar a compra, serão QUINZE METROS de cabo. Me parece exagero demais! E claro, meu medo é que meu sinal seja obliterado...

    Assisti vídeos, li tópicos e busquei me informar. Vi que algumas informações dizem que no caso de quem usa pedaleira/pedalboard/processador de efeitos (como é o meu caso, com a POD) não teria razão para preocupação, porque o importante é só a distância entre a guitarra e o pedalboard.
    No caso, a minha preocupação seria "só" os 7,62m de cabo que ligam a guitarra nos efeitos. E portanto, poderia comprar outro cabo de 7,62m para ligar a POD no amplificador, já que este cabo seria desconsiderado.

    Outros me aconselharam que como toco metal, não precisava me preocupar, já que o ganho vai ser explosivo de qualquer modo... O fato é que, apesar de eu ter uma banda de death metal, vez ou outra também curto tocar um blues, blues rock, e coisas mais leves...
    Ah, e também teve um cara que me disse que esse problema é exclusivo de captação passiva - que é o caso da minha guitarra atualmente - e que se eu trocar para captação ativa, aí sim não teria razão para me preocupar com o comprimento dos cabos.



    Enfim... Sei que já tem conteúdo sobre comprimento de cabos aqui, entretanto no meu caso existem algumas variáveis a mais e que me deixaram essa duvida.

    O que vocês me aconselhariam? Compro o cabo de 7,62m ou vou ter que esperar encontrar outro menor?


    OBS: sim, eu acredito que Santo Angelo, Tecniforte e outras marcas produzam cabos excelentes. Mas desta vez, faço questão de ficar com esses Ernie Ball.

    Obrigado pela atenção de todos, abração!

    LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar


    Wolfven

    Cara, eu procuro usar o cabo mais curto possível entre a guitarra e o pedalboard/pedaleira. Isso porque eu sou obrigado a ficar perto dos pedais de qualquer maneira. No meu caso, utilizo um cabo de 3m e já é mais do que o suficiente. Da pedaleira pro amplificador eu também procuro usar cabos mais curtos. Porém, como vai depois dos pedais, posso me dar ao luxo de usar um de 5m no máximo. Além disso, se quiser mais liberdade no palco, daí eu acho melhor usar transmissão sem fio mesmo. Se houver perda neste tipo de transmissão, ao menos eu ganho em liberdade no palco, já que cabos mais longos também deve haver perdas, além daquele bololô de fio pra gente tropeçar. Mas, a minha opinião é calcada meramente na minha experiência de palco. Se for pra falar em valores, deixo com os colegas do fórum que possuem um maior entendimento.

    Filippo14
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Você limitou a discussão a mudanças estruturais no seu som x cabos Earnie Ball Braided

    Muito melhor ficar então com o cabo de 7,62m mesmo. Uma ideia que poderia reduzir cabeamento para você é mandar o som direto para a mesa caso os lugares que você toca precisem de microfonação no amp. Se não, daria praticamente no mesmo.

    De qualquer forma, vi no site da Earnie Ball que eles possuem nessa linha cabos de 3m, 5m, e 7,6m. Eu não conheço essa linha de cabos, mas se você confia nela, basta comprar esses menores e pronto. Veja se tem alguma loja que venda os menores online. Mas assim, você ta sofrendo por besteira, pega logo um ou dois cabos bons de outra marca e seja feliz. Se quiser gastar dinheiro, compra um gringo mesmo e pronto.

    Se você mora em São Paulo, vai na Yashi Cables ou encomenda com eles lá uns cabos bons do jeito que você quer. Eles fazem até cabo Mogami.

    Abraço,

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    meu medo é que meu sinal seja obliterado...

    Conviva com isso. É o melhor conselho que podemos dar.
    Sempre que um sinal analógico (em domínio contínuo) viaja em cabos, esse cabo representa uma carga e uma capacitância em série, entre a saída e o instrumento. O que altera propriedades do sinal.

    Há uma paranoia com isso, como se o mundo fosse ideal em algum momeno. Veja os 12 AC30 do Brian May (Queen), o que nos levaria a crer que não tivesse perdas? Obvio que ali existem perdas e MUITAS PERDAS... Precisa-se conviver com isso, e aceitar que é parte.

    Dali que o mundo digital é fantástico. Por exemplo, o CD não desgasta, não depende de atrito, e nem das não-linearidades da cápsula. O timbre de um sistema wireless, de sinal analógico tem perdas razoáveis. Na transmissão de dados em domínio discreto, praticamente não há perdas. Portanto é bem diferente do timbre de um transmissor digital - esse é muitas vezes tido como pior.
    Se isso realmente te importa, pode usar a saída SPIDF da POD, para enviar a um conversor próximo ao amp. Agora, honestamente não sei se vais notar diferença. Certamente há mais perdas no "cubo simples de amplificador + caixa " (seja lá o que significar), que nos cabos.

    Como sugerido, é meio bizarro se preocupar com as perdas no cabo, e ignorar a captação do amp. Pro público, é o som da tua banda. Ninguém vai dizer que o som da casa era ruim, vai dizer que o som da banda era ruim - mesmo que o culpado não seja a banda.

    Voltando aos cabos... Vias de fato, alguns cabos tem respostas melhores ou piores. Assim como, muitos usam isso a seu favor - esse que escreve, por exemplo.

    Vi que algumas informações dizem que no caso de quem usa pedaleira/pedalboard/processador de efeitos (como é o meu caso, com a POD) não teria razão para preocupação, porque o importante é só a distância entre a guitarra e o pedalboard
    (...)
    Esse problema é exclusivo de captação passiva - que é o caso da minha guitarra atualmente - e que se eu trocar para captação ativa, aí sim não teria razão para me preocupar com o comprimento dos cabos.

    Menos impedância, implica em mais corrente, que implica por fim uma perda de graves. Esse é o """ segredo """ do timbre vintage, em quase tudo que é coisa.
    Realmente, depois de qualquer OpAmp, o problema é muio menor, dado que a impedância do próximo estágio, é quase que irrelevante. E de brinde, a relação s/n aumenta bastante, o que diminui as interferências externas. Então, sim... A captação ativa pode ajudar, agora se vai valer a pena, é outro papo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a UPGRADE: comprimento dos cabos X pedalboard X captação ativa ou passiva