Gostaria de saber como simular o efeito de Smells Like Teen Spirit com o pedal Fuhrmann Classic 800

Autor Mensagem
FredGracie
Membro Novato
# fev/20


Este é o meu primeiro pedal e eu estava querendo testa-lo com essa musica.

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


Conecte o cabo que vem da guitarra nele, no input / na entrada - usualmente o lado direito do pedal. Conecte um segundo cabo no output / na saída - usualmente do lado esquerdo - e a outra ponta, no input do amp.
Pise no foot para ligar/desligar o efeito.

FredGracie
Membro Novato
# fev/20
· votar


Conecte o cabo que vem da guitarra nele, no input / na entrada - usualmente o lado direito do pedal. Conecte um segundo cabo no output / na saída - usualmente do lado esquerdo - e a outra ponta, no input do amp.
Pise no foot para ligar/desligar o efeito.

Isso eu sei, mas queria saber, como eu posso simular o efeito de Smells Like Teen Spirit com os knobs dele.

Muito obrigado, Fred

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20
· votar


FredGracie
Isso eu sei, mas queria saber, como eu posso simular o efeito de Smells Like Teen Spirit com os knobs dele.
O pedal é seu. Sua obrigação é estudá-lo... Ademais, se vc quer exatamente a mesma sonoridade, desista; você não vai conseguir...
Simples assim...

FredGracie
Membro Novato
# fev/20
· votar


O pedal é seu. Sua obrigação é estudá-lo... Ademais, se vc quer exatamente a mesma sonoridade, desista; você não vai conseguir...
Simples assim...

Valeu cara, vou tentar chegar o mais perto que eu conseguir

Ismah
Veterano
# fev/20
· votar


É melhor mirar em tirar o melhor som do pedal, dentro da proposta dele, do que buscar de modo infindável esse timbre...
Recentemente, um rapaz chegou muito perto do resultado do Toni Iommi, e o próprio desmentiu ele, mostrando que várias das conclusões que tínhamos, eram equivocadas - ou ao menos, é assim que o Iommi lembra, já que o tempo passou...

O som, é diretamente ligado a uma penca de coisas: músico, cordas, captadores, instrumento, cabos, efeitos, amp, caixa e af's, captação (mic/mics), método de gravação*, pré e pós processamento, mixagem e por aí vai. O som do disco, é sempre um recorte do que realmente era.

Ao vivo, dá pra se ter uma noção mais próxima. Todo modo, pra piorar, o Cobain usava ao vivo uma configuração bem diferente do usual em guitarras e amp - nesse ponto, bem diferente do que esse pedal busca. E isso mudou ao longo da carreira. Não dá para saber qual que ele usou exatamente na gravação dessa música.

O teu pedal, busca a sonoridade do Marshall JCM800 no talo. Sonoridade muito marcante dos anos 80.
O que o Kurt usava, é relativamente fácil de achar na internet. Busque por "Kurt guitar rig", "Kurt gear", "Kurt setup". Assim como existem tutoriais mostrando como chegar próximo a esse resultado, com diversos equipamentos - e óbvio, SLTS por ser a mais conhecida, é uma das principais referências para o timbre dele.

* Tem um documentário feito pelo Grohl, falando do Sound City Studio, sua mesa de som (console), equipamentos para as gravações, periféricos e como isso soava mágico, blá blá blá..."Só isso"...

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


FredGracie

Vou tentar ajudar com o que posso, tanto porque, como todo mundo aqui, ninguem nasce sabendo
(me lembro bem da sensacao do meu primeiro pedal).

Seguinte:
Antes de mais nada voce precisa saber que esse é um pedal de distorcao, e praticamente nunca o nirvana usava distorcao. Eles usavam overdrives mais leves somados ao drive do amp.
Por esse motivo principal voce nao vai conseguir o timbre igual ao do disco (dentre varias outras coisas, certo!?)

Então, o que da pra fazer?

1 - Pra musica toda, coloque os knobs mais ou menos assim:
Level: 100%
Drive: 50%
Tone: 50%

Mas a intro parece ter um drive bem levinho, depois partes pesadas, depois quando o kurt canta fica levinho de novo, e no refrao pesado de novo, certo?!
Como fazer?

Use o knob de volume da sua guitarra.
Nas partes leves, use somente 50% do volume da guitarra.
Nas partes pesadas, use 100%.

Com isso voce ja vai conseguir tocar a musica satisfatoriamente, desde que toque certo.
Lembre que pedal nao faz bom guitarrista. Tocando certo, qualquer pedal serve.

Lelo Mig
Membro
# fev/20
· votar


Relaxa...

Ouve o cd, vai tocando junto, mexendo nas regulagens e tirando de ouvido... de resto esquece.

Até o tanto de cocaína que o sujeito cheirou no dia da gravação influi no som que foi gravado.

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/20
· votar


Buja
Antes de mais nada voce precisa saber que esse é um pedal de distorcao, e praticamente nunca o nirvana usava distorcao. Eles usavam overdrives mais leves somados ao drive do amp.
Será? Que eu saiba ele normalmente usava distorção (se não me engano o encarte de um dos discos passava os settings dele num Boss DS-1). Ele usou vários pedais da Boss, além de Distortion+ da MXR, Proco Rat... e claro, o famoso EHX Big Muff.

Não sei qual amp ele usou em SLTS especificamente, mas ele usava muito Mesa Boogie.

Configura aí um som bem ardido e foca no mais importante: tocar! O estilo do Kurt era cheio de sutilezas que você não pega de primeira. Essa fama de que ele era tosco na guitarra definitivamente não é merecida.

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


BrotherCrow
Essa fama de que ele era tosco na guitarra definitivamente não é merecida.


Nao sou la grande conhecedor de nirvana, mas que eu saiba o esquema dele era um boss blues driver + amp.
Logico que ele nao deve ter se resumido a isso, mas a ideia geral que eu saiba era over + amp.

Mas ninguem que chegou a fama pode ser uma pessoa muito tosca nao...nem tudo se resume a pedra e doidera.
principalmente pelas composições, que diga-se de passagem, eram simples, cuspidas, mas muito boas (imho)

Casper
Veterano
# fev/20
· votar


https://ask.audio/articles/nirvana-s-gear-in-the-nevermind-era

1965 sunburst Fender Jaguar

BOSS DS-1 Distortion
Electro-Harmonix Small Clone Chorus

Mesa/Boogie Studio .22 Preamp
Crown power amp
4 x 12 Marshall cabinets (x2)

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/20
· votar


Buja
Nao sou la grande conhecedor de nirvana, mas que eu saiba o esquema dele era um boss blues driver + amp.
Blues Driver com certeza não era. O Blues Driver foi lançado em 95, O Kurt morreu em 94.

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


BrotherCrow
Quem disse que o Kurt morreu ???????????????????

hehehe, mas internet é um treco fajuto e mintiroso mermo.
Juro que li tempos atras que ele usava com main pedal um boss blues driver, o azulzinho mesmo.
De chorus era um EHX mesmo, isso confere.

Del-Rei
Veterano
# fev/20
· votar


FredGracie
Considerando que você tenha mesmo 14 anos, vou dar uma colher de chá. Mas vou tentar ser o mais direto.

Reforçando a frase do Mauricio Luiz Bertola: O pedal é seu. Sua obrigação é estudá-lo

Esquece conselhos de ajuste no pedal e joga a preguiça pra lá. Liga tudo aí e vai mexendo. Esses pedais simples de 3 knobs não têm muito mistério pra descobrir o ponto ideal. Em meia hora, no máximo, você descobre.

Não adianta nada tentarem te ajudar porque tanto o amp quanto a guitarra (e ainda sua habilidade) são fatores que alteram consideravelmente o som final.

Um aceno de longe!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20
· votar


Del-Rei
Acho curioso essa molecadinha de hoje ficar querendo copiar timbres de fulano ou sicrano... Quando eu comecei a tocar quase que ninguém fazia ou queria isso (até porque não dava MESMO!).
A preocupação era tocar a música, aprender, nada mais...
No meu parco entendimento esse preciosismo acabar por prejudicar o essencial: tocar a p.... da música direito...
Abç

Del-Rei
Veterano
# fev/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Além de querer basicamente copiar, o que acho mais prejudicial é a preguiça. São muito imediatistas, impacientes. Ao invés de perder um tempo testando e explorando o equipamento, preferem pedir receitas de bolo... Que nunca funcionam.

Nesse caso ainda relevo pela idade, rs.

Um aceno de longe!!!

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


Pessoal, concordo com voces, logicamente, a gente ja sabe que ser imediatista ou nao ter paciencia pra fuçar equipo, ou querer copiar timbre é coisa de quem ta começando mesmo.

Mas tem 2 coisas que nao se pode esquecer:
1 - Ninguem nasce sabendo.
Quando comprei meu primeiro pedal, eu nao sabia o que era distorcao.
Alias, o comprei, decepcionado, porque quando pluguei minha jeniffer numa caixa multiuso, nao saia som de metallica.
Dai juntei juntei e juntei e comprei um behringer ultra metal.

Quando liguei ele, as meia hora de lua-de-mel junto as abelhas se passou, e nova decepcao.
Continuava nao saindo som de metallica.
E fiquei foi tempos batendo cabeça pra descobrir que nao conseguia de jeito nehnum.
Juro que se eu conhecesse o forum, teria pedido dica de regulagem.
Pra um completo leigo, que nao sabe nem se a guitarra ta afinada ou nao,
nao é simples ir girando knobs e achar o som que sonha.

2 - A era digital hoje torna os jovens mais imediatistas. Nao é culpa so deles.
É culpa de toda uma geração.

Nós, nascemos em frente a livros e revistinhas de cifras.
Eles, ja nasceram em frente a smartphones.
Pensa bem, quem tem hoje 14 anos, nasceu em 2005.
Quando o sujeito se deu por gente, la pelos 5 anos de idade,
ja estavamos em 2010. Ja exisita whatsapp. Com 7-8 anos, ja existia facebook a tempos.

Como fazer um jovem assim, que ja nasceu defronte a tela, ter mentalidade de sentar e desgustar
equipamentos, se talvez, até os pais já são bitolados com o instagram?

Nesse caso ainda relevo pela idade, rs.
É isso.

E olha que ainda ta saindo dessa geração um ou outro interessado em instrumentos. Ta otimo.

acabaramosnicks
Membro Novato
# fev/20
· votar


mano, o bagulho tem tres botoes e todos são entitulados
vai girando tudo que em 5 minutos ce ja entende mais ou menos como funciona o role

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Del-Rei
Pódiscrê!
Buja
Infelizmente cara, essa "era digital", como tudo na Realidade, tem seus prós e seus contras... O imediatismo (como você observou), a preguiça (como observou o Del-Rei) e a falta de criatividade e de aprofundamento, são a tônica dessas gerações mais recentes...
Mas espero que o garoto acima supere tais questões e aprenda à tocar de forma criativa em breve.
Abçs

Buja
Veterano
# fev/20 · Editado por: Buja
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ontem mesmo estava lendo um artigo da BBC falando sobre desafios
que os professores desses jovens (mais jovenzinhos) estão enfretando la (nos states).

A materia disse que numa media aí, os alunos so conseguem ter concentração ativa por no máximo 8 minutos.
Apos isso, é desatenção, preguiça, reclamacao, tedio, inquietação, e tudo mais.
E alguns, sao completamente incapazes de concentrar mais em livros e material impresso, nem por 28 segundos.

Eles então tentaram usar livros digitais em pdf e leitura nos tablets. Nao adiantou.
Nao é uma simples preferencia por telas ao invez de papel.
Eles não aprenderam a concentrar.

É resultado de uma era que vê a informação toda sumultanea, nada focada,
pulando em baloeszinhos multicoloridos na tela,
e exigindo cliques freneticos a cada segundo.

É triste, mas vejo esse efeito nos meus sobrinhos.
Um deles em especial, é injustamente zoado pelo proprio pai que o chama de burro.
Termo pesado e pejorativo, mas tambem, nem tão mentiroso assim.
O moleque realmente nao tem interesse em quase nada que exige concentração.
Só joguinhos. Passa o dia a ver stories no insta, sem mover sequer um musculo alem dos dedos.

Por mim, essa geração está perdida mesmo. A humanidade não está avançando.
Está emburrecendo.....mesmo....

Buja
Veterano
# fev/20
· votar


A reportagem é essa: https://www.bbc.com/worklife/article/20190220-how-can-a-distracted-gen eration-learn-anything

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/20
· votar


Buja
E também não é só isso. Tem coisa que parece óbvia, mas a gente precisa de umas dicas pra tirar 100%. Tinha um artigo no site do Gilmourish (um cara que ficou famoso por se especializar no timbre do Gilmour) onde ele conta como foi difícil aprender a usar um Big Muff pra conseguir o som que ele queria. Isso é um cara talentoso, que manja de gear e certamente se dedicou mesmo... mas ele só aprendeu a usar o Big Muff do jeito "certo" depois de pedir dicas em foruns da internet.

Meu primeiro amp "de verdade" foi um Marshall Valvestate VS15. Eu comprei usado, obviamente não tinha manual, e eu não tinha internet na época. Só fui entender de verdade como funcionam os dois knobs de ganho e o knob de "contour" quando consegui achar o manual online e li sobre essa série de amps em foruns. Eu até conseguia tirar um som legal antes disso, mas tive muito mais controle sobre o timbre quando alguém me explicou a interação entre os knobs.

E tem que dar um desconto aí. O moleque tá aí pedindo ajuda com um pedal porque o forum serve pra isso. Se não for pra ajudar um cara que tá começando, o FCC existe pra quê? Os caras que dizem que ele não tem que pedir ajuda, tem que se virar e aprender sozinho, às vezes são os mesmos caras que pedem pro filho ensinar a usar reddit.

Drinho
Veterano
# fev/20
· votar


Na minha época o guitarrista ruim era slash e Kirk hammet, isso aí era o piso do piso para se inserir na música, agora chutaram o pau da barraca, o cara compra pedal pra tocar Nirvana velho, nada contra, é uma banda que tinha seu valor, mas isso não pode servir de escola para a molecada pelo amor de Deus.

A gente via o steve vai e queria imitar aquelas baitolagens dele, queria tocar no nível dele, a gente mirava nuns caras impossíveis para tentar virar um guitarrista mais ou menos, agora os caras miram em kurt cobain pra chegar aonde?
Com todo o respeito, a humanidade não pode ir pra esse caminho.

Nao sei que que tá acontecendo com essa molecada que não sabe mais o que é ozzy, van halen, mr big, deep purple, malmsteen, hendrix, srv, santana.

Brother, quer usar esse pedal pra tirar um som nervoso?
Abre o iphone aí, liga o spotfy e põe lá:

ACDC - hells bells

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20
· votar


.....caramba....moleque de 14 anos, faz uma pergunta que qualquer um faz com 14 anos e é fuzilado. Por isso o fórum de guitarra ta morrendo, é pá de ouro que fala né? usa pra enterrar de vez.

https://forum.cifraclub.com.br/forum/3/331860/

Drinho
Veterano
# fev/20
· votar


Não, vamo ajudar o garoto, vamo só mudar a referência, num pode começar com nirvana cara, na boa, as vezes o cara tem um puta talento enrustido e vai desperdiçar...

FredGracie
Cara, no começo aí dessa musica do nirvana você pode usar a guitarra limpa, na sequencia vai entrar um som mais pesado aí você pisa no pedal.

Coloca o drive do seu pedal no máximo pq é bem sujo, o tone no meio ou talvez um pouco pra frente do meio e o volume do pedal quase no máximo ou no máximo, se este pedal estiver em um amplificador, deixa seu amplificador bem limpinho (gain menos da metade) bass middle treble tudo no meio e o volume master que o ambiente que você estiver permitir.

Deve funcionar.

Não haverá como você fugir de prestar atenção na música para ajustar alguma coisa, mas te dei uma referência.

E não nos leve a mal, aqui todo mundo é amigo e estaremos a disposição para ajuda-lo.

Bem vindo ao fórum.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Luiz_RibeiroSP
Não foi "fuzilado" coisa nenhuma...
O garoto foi devidamente ajudado. Os comentários posteriores nada tem à ver com a pessoa em sí, mas com a geração. Se você é incapaz de compreender isso, lamento, até porque ninguém mentiu aqui.

Lelo Mig
Membro
# fev/20
· votar


Relaxem!

Tem informação prá caramba aqui. Se o guri for esperto ele vai aproveitar muita coisa e rir de outras.

Its only rock'n'roll but I like it.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/20 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Não citei nome de ninguém, mas se a carapuça serviu....
Não é sobre a pessoa, mas sobre a geração, qual a geração da pessoa? e eu quem sou incapaz.


turbo distortion 2 ligado sozinho é diferente do som, mas ja consegui bons timbres só com chorus e DS-2

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/20
· votar


Luiz_RibeiroSP
Cara, você colocou uma questão equivocada: que o jovem autor do tópico foi "fuzilado"...
Basta ler as respostas e você verá que não foi nada disso - a sua incapacidade é a de não ter percebido isso e ter "acusado" à partir de uma leitura equivocada; e é só.
Depois a conversa tomou outro rumo: A da questão geracional (que, em sí, nada teve à ver com o autor do tópico). Daí, quase todos, e à partir de uma "fala" minha, concordaram com certas questões comportamentais generalistas, e que, repito, nada tem à ver com o jovem FredGracie...
Daí vc vei com essa de que a culpa do FCC estar supostamente em baixa foi desse tipo de questão crítica levantada nesse tópico. Análise simplista...

rafael_cpu
Veterano
# mar/20
· votar


FredGracie

Caso você ainda apareça por aqui...
O nosso amigo forista De Ros já fez review deste pedal. Dá uma conferida, pode ajudá-lo:



T+

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gostaria de saber como simular o efeito de Smells Like Teen Spirit com o pedal Fuhrmann Classic 800